segunda-feira, 16 de maio de 2011

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















Silvio (foto), não continha a tensão. Degani, a Riogradina, decidiam mais um título para o fantástico cartel daquela que é a mais vencedora das entidades do Futmesa da atualidade. Mais do que isso, agora era um título de liso, ainda inexistente.

Faltava pouco, o início tinha sido aterrador, 2 gols de Vinhas e Degani deixando escapar o título mesmo com a vantagem do empate.

As ligações para o celular de João Garima não paravam, de poucos em poucos minutos. Com a perna ainda praticamente imobilizada pela cirurgia de uma fratura recente, Silvio sofria em casa a decisão do Estadual Especial liso.

Degani descontou. Degani empatou. Degani passou a ficar com o caneco. Mais ! Degani espetacular virava o jogo. Silvio teclou logo no Gothe Gol e viu a vitória publicada, tudo era festa.

Num gesto rápido fez nova ligação para Garima, queria vibrar com Degani, houve uma pausa. Garima alega que ainda faltam pelo menos 30 segundos. Não pode ser ?! É Campeão ! Tá no Gothe Gol !

Faltavam ainda em torno de 2 minutos para o final do jogo quando o Gothe Gol publicou o post de Degani Campeão ! Quem acompanhou desde a noite de sexta a cobertura do Portal Diário do Futmesa, era o primeiro a saber do desfecho da competição do Clube Dunas em Pelotas. Os internautas mereciam.

Na verdade já haviam curtido durante a semana a opinião dos Web-leitores na ENQUETE, as projeções do Editor, a análise do CONEXÃOLiso com o Chambinho, e todos os detalhes com muita informação, todos os dias.

Fica aqui o meu agradecimento ao Presidente Vinhas e o seu FGFM Online, as fotos remetidas, e ao Moreira que monitorou a decisão. Não é fácil cobrir um evento estando a distância, sem o ambiente, sem a atenção aos detalhes, sem a percepção das reações, sem o ar que é respirado na competição.

É preciso descobrir conteúdos e formas que possam transportar o navegador ao torneio, somar dados, criar expectativas, gerar tensão. Mas a cobertura ainda não terminou, afinal, como foram nas mesas os botonistas que lá estiveram ? Qual o reflexo de mais esta vitória da Riograndina, agora na modalidade liso ? O internauta e amigo Dani Junqueira terá razão em seu comentário postado a certa altura, de que quem joga o cavado tem mais base para jogar o liso ? Isso por si só explicaria por que Caxias vai entrando em sua 3ª temporada sem um título, individual ou por Equipe, já que joga exclusivamente liso ?

Vamos por partes, todos esses temas vão estar por aqui em nossas próximas edições, nas análises de nossos colunistas, nas linhas de todos os nossos colaboradores. Um campeonato certamente não termina com a cerimônia de premiação, assim como não começa apenas com a sua primeira rodada. Uma cobertura completa também não se resume aos dias dos jogos. Então vamos para a primeira parte. Como foram os 40 botonistas que lá estiveram ? Confira, vamos lá !

Alex Degani (Riograndina) - É sempre mais fácil falar do Campeão, é claro. No quarteto das projeções do Editor e da escolha dos internautas na ENQUETE, ninguém duvidava da capacidade de Degani estrear com vitória. Mostrou cedo ao incorporar-se a modalidade, a intenção de ser um Campeão, como sempre foi nos cavados. Com muito jogo e determinação, fez a melhor campanha da competição e marcou o caneco com uma virada espetacular, sobre o não menos Campeão Vinhas da Academia. A Riograndina já é Campeã também no liso.

Marcelo Vinhas (Academia) - Bi-campeão, jogava em casa, havia se preparado e correspondeu. Perdeu a decisão, mas alguém conhece outro jogador com 3 finais de Estadual, 2 títulos e 2 terceiros lugares, um título de Campeão por Equipes, um TRI do Centro-Sul e um vice-campeonato brasileiro ? Eu não.

Robson Bauer (Sta.Vitória) - Líder técnico do time de Sta.Vitória que conquistou o Estadual de Equipes recentemente em Caxias, não deve nada a ninguém. Chegou entre os melhores e é um dos grandes TOP da modalidade, indiscutivelmente.

Rodrigo (AFUMEPA) - Competitivo no cavado e vencedor, talvez tenha sido a melhor suspresa da competição, chegando no quarteto premiado a frente de gente que no papel era mais credenciada, que joga liso a mais tempo.

Yago (Círculo Militar) - Chegou nas quartas de final e ficou de fora das semi apenas no detalhe, nas penalidades, um título na modalidade é só questão de tempo. Talento de sobra aliado a natural maturidade de quem vai jogando, não demorarão a fazer de Yago um colecionador de títulos.

Mateus Pierobom (Academia) - Não é de graça que estava nas preferências do Editor e dos internautas, já dispensa faz tempo apresentações. Fez um belo brasileiro, lidera o interno de seu clube, e só ficou de fora da premiação devido a um empate com o Campeão. Precisa de alguma credencial a mais ?

Pedrinho (Academia) - Outra boa surpresa do torneio, não parece ter o mesmo foco de outros, alia melhor quem sabe, diversão ao esporte, mas não deixa de chegar na ponta.

Osmar (Academia) - A menção de Raposa do Areal que a certa altura o Gothe Gol fez, está longe de ser pejorativa, ao contrário, é de puro elogio. Dono de boa técnica, bom nível de concentração e de um jogo silencioso e experiente, é jogador que sempre almeja as melhores posições.

Augusto (Academia) - Jogador competitivo, fez bom campeonato. Venceu a Chave 10 na 1ª fase e foi 2º na chave 5 na 2ª fase. Caiu na 3ª fase no detalhe, com o mesmo número de pontos de Mateus, que seguiu em frente.

Jeferson (COP) - Foi o destaque do COP na competição chegando a 3ª fase. Venceu a Chave 6 na 1ª fase e passou com Vinhas na 2ª fase.

Mário (AFM Caxias) - A Chave da Morte na 3ª fase lhe fez vítima, pois tinha Vinhas e Robson de parceria. Fez bom campeonato dividindo a ponta de suas chaves com Osmar na 2ª fase e Vinhas na 1ª fase.

Daniel Maciel (AFM Caxias) - Uma 1ª fase sem sustos, mas uma 2ª fase que precisou de uma vaga acessória (2º melhor 3º), para ir em frente. Apesar de uma chave sem jogadores com grande experiência na modalidade na 3ª fase, não mostrou o brilho esperado.

Piruka (APFM) - Uma das decepções do torneio, a passagem em 2º na Chave 3 da 1ª fase já foi modesta e a luta na Chave 2 da 2ª fase, escassa.

Diogo (Círculo Militar) - Jogador considerado promissor no liso, teve um bom início, mas a campanha na 2ª fase foi pouca para desejar mais.

Bruno (Círculo Militar) - Foi uma das melhores surpresas da 1ª fase, mas o bom momento inicial não resistiu a fase seguinte.

Moreira (Geraldo Santana) - Outro de excelente 1ª fase, afinal venceu a Chave 8, mas não superou a sequência.

Aldyr (APFM) - Deixou o Campeão Sérgio no caminho da 1ª fase, mas foi só.

Felipe (AFUMEPA) - Jogador que chegou a competição com boa expectativa. Mas após a 1ª fase, naufragou forte na 2ª fase.

Ochoinha (COP) - Deixou o experiente Crosa na 1ª fase, mas somou um único ponto na fase seguinte.

Enio (AABB Caxias) - Numa chave igual, superou a 1ª fase, mas zerou a 2ª fase.

Garima (Riograndina) - Mesmo com 4 pontos caiu para Augusto e Rodrigo na Chave 10. O detalhe lhe tirou da 2ª fase.

Badia (COP) - Não foi mal em sua chave com 4 pontos na 1ª fase, ficou faltando 1 ponto para seguir em frente.

Sérgio (AFUMEPA) - Estar na competição diante dos obstáculos recentes já deve ser considerado uma bela conquista. Mais do que por ser o Campeão de 2010, merece a admiração de todos pela disposição de defender o seu clube.

Sergio (Academia) - Caiu em chave equilibrada. Qualquer um poderia passar a 2ª fase. Ficou.

Guido (Sta.Vitória) - Inegável que de Guido sempre se espera a briga por premiação, mas esteve a 1 ponto de brigar por uma vaga a 2ª fase.

Crosa (AFM Caxias) - A expectativa pela experiência era maior, não vingou.

Christian (Academia) - Da esquadra da casa, sem nenhum demérito, não era esperado que chegasse na frente.

Zilber (Academia) - O Chefe decepcionou. Se não era jogador para brigar por prêmio na modalidade, também não era jogador para se despedir no começo.

Otávio (Academia) - Outro jogador da casa sem maiores projeções.

Carraro (AFM Caxias) - Fica na turma das decepções.

Leon Amaral (Geraldo Santana) - Estreou na modalidade e numa chave com Mateus, Yago e Breno, fez o que pode.

Breno (Franzen) - Com a parceria de Mateus e Yago na briga por duas vagas, restava lutar. Parou cedo.

Bodur (AFUMEPA) - Para quem já decidiu um título na modalidade, fez muito pouco.

Rodalles (COP) - Na lista de qualquer um que apontasse favoritos, foi uma grande surpresa negativa.

Umberto (Sta.Vitória) - Não deu sorte nas parcerias da chave na 1ª fase e não conseguiu brigar por uma vaga.

Marcelo (APFM) - Ficou de fora da 2ª fase no detalhe.

Tiago (Academia) - Era possível esperar mais do jogador da casa, sua chave não era impossível de ser superada.

Borba (Franzen) - Jogador de qualidade e experiência, fracassou.

Edson (APFM) - O vencedor da seletiva de seu clube trazia uma esperança de bom rendimento. Zerou a classificação e disputou o lugar de defesa mais vazada.

Prezzi (AFM Caxias) - Colecionou gols negativos na disputa com Edson e zerou o percurso.

* foto by arquivos do Gothe Gol

LEANDRO DAMIÃO

















Se os vermelhos tiveram um grande jogador no ruralito que conquistaram ontem nos penais contra o Grêmio, ele se chama Leandro Damião (foto).

Não é surpresa para nenhum Web-leitor meu gosto por atacantes de referência, Maxi López, Loco Abreu, Luca Toni, enfim. Invariavelmente não parecem técnicos, mas são fatais, decisivos.

O Grêmio se recente desta figura, faz tempo, todos nós sabemos. O Tricolor deixou de ganhar o ruralito no 1º tempo do clássico de domingo, quando abriu o placar com Lúcio e depois deixou de consolidar a vitória. O gol de Damião, no giro quase sem ângulo, típico de um matador, foi o que definiu o título vermelho, na reação anímica, na mudança do momento psicológico da partida.

Julinho mexeu bem, não há dúvida, o Grêmio não jogou mal, mas não repetiu a jornada do Beira-Rio, e quando estava 3 a 1 para os vermelhos, não tinha mais a posse da bola no meio e força para reagir, e só fez o 2º gol que levou a decisão as penalidades, porque o goleiro adversário como sempre falhou.

O título não foi decido nas penalidades, mesmo que contar com Willian Magrão e Lins nas cobranças seja temerário. Adilson errou (havia acertado na disputa anterior de penalidades no clássico do Beira-Rio), mas o artilheiro Damião também errou, como estaria Damião se a vitória tivesse sido Gremista ?

Torço para que Mano jogue a Copa América para ganhar na Argentina, torço para que convoque os melhores do momento, e não apenas nomes, torço para que Leandro Damião e Rochemback estejam na lista, ninguém está jogando mais do que eles em suas posições.

Agora é campeonato brasileiro, hora de mexer nos grupos, o Grêmio precisando de pelo menos um defensor, um lateral, um meia de talento e atacantes, um veloz para cair pelos lados e um de referência, no mínimo. Os vermelhos precisam recompor a zaga, precisam urgentemente de um goleiro de verdade, um atacante de velocidade, Sóbis é ex-jogador.

Agora resta ao Grêmio explicar a razão da perda do ruralito, e aos vermelhos festejarem uma noite o que não mais acreditavam ser possível, esta é a realidade de quem perde e de quem ganha um ruralito, sempre. E que o brasileirão seja disputado até o fim, "sem desistências", em nome de algo que poderá se transformar em tragédia, ou outras surpresas, logo ali a frente.

O Brasileirão é o filé mignon dos grandes clubes, vale vaga na próxima Libertadores. Gremistas e vermelhos sabem que vencer o ruralito é o mesmo que sair com uma mulher feia, apenas para dizer que não se passou em branco numa balada (que as feias me desculpem o exemplo).

LANCES RÁPIDOS

* Nada de novo em Encruzilhada do Sul, além talvez do vento frio que andou soprando por lá. Joni atropelou a Luini em sonoros 5 a 1 e segue líder do Encruzilhadense 2011. Na sequência Luini recuperou-se goleando Francisco por 4 gols e assumiu a 2ª posição.

* Mesmo com Estadual em Pelotas, o COP não deixou de ter rodada do interno de cavados no sábado. Edison saiu dela somando mais 4 pontos. O próximo sábado marca o inicio do interno de liso da entidade.

* O Leão da Fronteira começou de pé direito sua participação na 3ª fase da segundona Gaúcha. O 14 de Julho de Livramento venceu por 1 gol ao Glória de Vacaria jogando em casa, no João Martins.

* Palermo disputou no Clausura argentino seu último superclássico contra o River. Marcou o 2º gol do Boca na vitória por 2 gols. No 1º gol o goleiro Carrizo em grande fiasco marcou contra (não é só o Renan dos vermelhos que vive entregando). O River corre risco de rebaixamento.

* Domingo ruim no futebol para o Delegado Saul. Além do Grêmio ter tropeçado no maior rival, assistiu o Ajax depois de 7 anos voltar a ser Campeão na Holanda, onde é doente pelo PSV Eindhoven.

* No interno da Light do Grajaú no Rio, a liderança é do Real Madrid de Antonio Carlos. Nos critérios o Grêmio de Glaiton está em segundo.

* Dia de rodada do interno da AFUMEPA para a 1ª e a 2ª divisões.

* Começa nesta segunda o octogonal final do interno da Riograndina, sob ritmo de festa e sem o lesionado Silvio.

* Santos Bi-Campeão paulista. O velho Muricy segue o mesmo.

* Não foi só os vermelhos que se recuperaram de recente fiasco. O Cruzeiro de Cuca ganhou o mineiro.

* Se não estivermos enganados, o Santa Cruz de Recife é série D do brasileirão. Mas nem por isso deixou de reunir 62 mil torcedores no Mundão do Arruda e conquistar o regional pernambucano.

* Nada como o futebol. Firme na Libertadores onde eliminou seu adversário brasileiro no Beira-Rio e ganhou o primeiro confronto das quartas contra o Universidad Católica do Chile por 2 gols, o Peñarol depois de perder o clássico diante do Nacional na semana passada, fez pior em jogo isolado do Clausura uruguayo. Recuperando partida em atraso levou 4 a 1 do "poderoso" River Plate local. É claro que jogou com muitos suplentes pensando na Libertadores, mas ficou a 3 pontos do Nacional a duas rodadas do final do certame. Despediu-se também do título nacional, pois o Defensor venceu o Apertura.

* Napoli de Cavani volta a Champions League depois de muito anos, com a 3ª vaga direta italiana. Vai ser interessante ver o simpático time napoliano na próxima Champions, lembrando os tempos de Maradona, Careca e Alemão.

* Na edição de amanhã vamos publicar o post que estava pronto caso Vinhas da Academia conquistasse o TRI do especial liso e que por motivos óbvios não foi ao "ar" na rede. As duas versões estavam prontas na redação, para conforme o resultado, receber o enter a versão do verdadeiro Campeão. São os bastidores da redação.

RETA FINAL NO GERALDO
















Rodada quente nos cavados do Geraldo Santana nesta segunda. Pelo Troféu Expedicionário de cavados, jogam os principais atores que ainda sonham com o caneco. Paulo Fernando (foto), faz seu penúltimo jogo e justamente diante de J.Lucas, jogo que poderá definir a vice-liderança, que no momento é de J.Lucas.

Antes J.Lucas cruza com Leon que pode ensaiar uma reação. Juliano que vai crescendo na reta final precisa fazer o dever de casa e passar por Maurício e Paulo Dias, e o mesmo vale para Saul que igualmente enfrenta Maurício. Gothe joga com Paulo Dias e precisa da vitória para continuar aspirando ao título. Confira todos os jogos e a atual classificação.

Jogos da rodada de segunda

19:30hs

Régis x Lofrano
Maurício x Juliano
Moreira x Pirênio
Leon x J.Lucas
Paulo Dias x Gothe

20:30hs

Saul x Maurício
J.Lucas x Paulo Fernando
Juliano x Paulo Dias

Classificação

1º Cristian Costa com 27 pontos em 15 jogos;
2º J.Lucas com 22 em 12;
3º Cristiano Carneiro com 22 em 13
4º Paulo Fernando e Régis Castilhos com 22 em 14;
6º Gothe com 21 em 11;
7º Juliano com 18 em 12;
8º Fosca com 16 em 14;
9º Saul com 14 em 8;
10º Maurício com 14 em 14;
11º Moreira com 13 em 9;
12º Leon com 12 em 9;
13º Paulo Dias com 13 em 10;
14º Lofrano com 11 em 13;
15º Pirênio com 10 em 11;
16º Rafa Tosh com 9 em 14;
17º Bopp com 8 em 10

* foto by arquivos do Gothe Gol




















O Equador vai chegando ao Gothe Gol com a sua capital, Quito, belíssima (na parte de cima da montagem acima). Eu que jurava que Bayeux fosse uma cidade francesa ou suiça, descobri que fica mesmo é no Brasil, na Paraíba e que também navega por aqui. Goianésia em Goiás (na parte direita embaixo na montagem), é outra cidade brasileira que se incorpora. A todos que vem chegando a nossa saudação sempre muito especial.

Mesmo com quase 16 horas sem colocar o REVISTA no ar na sexta (problemas técnicos do Blogger), ninguém desisitiu como achávamos na redação que aconteceria. Nosso agradecimento a todos os Web-leitores que já emendaram a navegação acompanhando de ponta à ponta a cobertura do Estadual Especial de liso, transmissão pelo tubo, típica de pura imaginação, com o apoio dos amigos de sempre.

Nosso abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Bagé, Passo Fundo, São Lourenço do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Alegrete, Torres, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville, Araranguá, Sombrio, Caçador e Lages em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá no Paraná, São Paulo, Campinas, Mogi das Cruzes, Barueri, São Bernardo do Campo, Piracicaba e Bauru em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Goiânia em Goiás, Cuiabá no Mato Grosso, Belo Horizonte, Campina Verde, Montes Claros, Santa Luzia e Juiz de Fora em Minas Gerais, Brasília no DF, Salvador na Bahia, Teresina no Piauí, Porto Velho em Rondônia, Belgrado na Sérvia, Stuttgart na Alemanha, e ainda São João da Madeira e Coimbra em Portugal.

* montagem by Gothe Gol 

8 comentários:

Daniel disse...

Grande, matéria Camarada.
Parabéns ao coirmão é campeão.
Mas não se engane guanharam de um timezinho mas tiveram muitoooo trabalho.
A nos terminou o engodo ou fazemos time, ou só vamos passear no brasileirão.
A Degani e a Rio Grandina mais uma vez meus parabéns, e a pergunta é, quem vai segurar estes monstros do futmesa.

Dani Junqueira

Maurício disse...

Ontem parabenizei o grande campeão Alex, hoje deixo aqui meus parabéns para FGFM e ACADEMIA pela grande organização, ao Gothegol pela divulgação e cobertura e à todos botonistas que fizeram parte deste excelente campeonato.... Aos finalistas também deixo meus parabéns pelas excelentes campanhas, principalmente ao grande botonista e amigo Vinhas que mais uma vez chegou em uma final de campeonato estadual!!!

Um grande abraço à todos!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

Rafa Tosh disse...

Parabéns ao Degani. Joga demais.

No Geraldo Santana, o título está nas mãos do editor. Só perde o campeonato se der uma de Grêmio.

GOTHE disse...

Camarada Rafa,

Como se diz por lá, na Cidade Desportiva do Bayern, está tudo em paz. Já faz 3 anos que não figuramos em lista de favoritos para os internos Grêmio/Geraldo e a situação não mudou. Nos falta jogo, tem gente que diz que sempre faltou, rsrs. Estamos no máximo tentando brigar por uma premiação porque no Geraldo ainda não vimos a cor de nenhuma.

Um abração,
Gothe.

Rafa Tosh disse...

É o favorito. No sábado, eu, o Jeff, Paulo Fernando, Cristian e Lofrano, fizemos as projeções e todos concluíram que dificilmente tu não será o campeão.

GOTHE disse...

Camarada Rafa !

Vou contratá-los todos para a comissão técnica do meu Bayern, rsrs.

Abraços,
Gothe.

Maurício disse...

Como é que é????

Gothe campeão no Geraldo?

Mazaaaaa galo cinza... Ta escondendo o jogo.... Hehehehe!!!

Concordo com o Rafa... O alemão é o favorito!!!

Grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

GOTHE disse...

Não vai na onda Chambinho. Isso é só um traço de preocupação dos adversários sem o menor sentido. É competição equilibrada e os favoritos são os mesmos de sempre. Já são 4 torneios realizados no Geraldo e eu sigo sem nenhuma medalinha, rsrs.

Abs,
Gothe.