sábado, 1 de janeiro de 2011

GOTHE CROMO GOL




O Gothe Gol abre 2011 com a série de sucesso GOTHE CROMO GOL, e mais um dos excelentes botonistas do Futmesa Brasileiro.

O tradicional técnico do Botafogo, seja no cavado ou no liso, Carlos Kuhn, chama a atenção pela boa técnica e reúne um bom número de títulos pelas entidades onde passou. Confira contado por ele mesmo, mais uma história de vida do Futmesa.

 " Nasci em Alegrete/RS, distante 500 kms de Porto Alegre.

Quando criança juntava tampinhas de uma marca de refrigerante que continha o desenho de uma estrela e também uma semente de cinamomo com o formato de uma bolinha, as quais acionando com o dedo e jogando no hall que tinha na frente da residência, formava no meu imaginário um time de futebol.

Algum tempo depois conheci os botões e comecei a jogar na garagem de casa. Mesa e traves de madeira, goleiros de caixa de fósforos (colocávamos peso dentro), botões de plástico, casca de coco, de casaco (alguns chamados cruzetas pois tinham uma espécie de cruz na parte interior, raros e muito requisitados), também uns brancos transparentes chamados de vidro de avião.

Nesta época, muito distante da capital e acompanhando somente pelo rádio, os clubes de futebol de maior projeção eram do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1962, o time da estrela solitária seria Bi-Campeão carioca.

Pronto, já tinha um time a escolher para meus botões: o Botafogo de Nilton Santos, e do maior ataque de todos os tempos (em minha opinião) Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagalo. Com este time ganhei minha primeira medalha de campeão em 1964 que guardo até hoje.

Passaram-se os anos e vieram os estudos, trabalho, casamento, filhos, etc.. quando redescobri o futebol de mesa no final de 1992 no Círculo Operário de P.Alegre, localizado na avenida Polônia onde ali encontrei o  Vito Castiglia, então presidente, e tantos outros que se tornaram grandes amigos. Fiquei encantado com a organização e a beleza dos botões e logo encomendei um Botafogo (que tenho até hoje) pelo mestre Salatiel/RN. Já na primeira competição (Torneio Início/93) acabei como vice-campeão. 

Ainda em 1993 nos transferimos para o Clube Caixeiros Viajantes.

Em 1994 fui apresentado e aprovado para ingressar no tradicional grupo Bola Branca onde joguei até 1998, solicitando meu desligamento no ano seguinte. Um grupo fantástico onde fiz novas e boas amizades e ainda hoje guardo ótimas recordações.

Em 1999 ainda representando o Clube Caixeiros Viajantes participei e conquistei o 3º lugar no Estadual Sênior, realizado na cidade de Rio Grande (lembro que fui eliminado nas semifinais, nos pênaltis, para o grande botonista e amigo Guido).

No início de 2000 fui trabalhar na cidade de Carazinho/RS onde fiquei sem praticar o futebol de mesa por longo tempo. No 2º semestre de 2002 conheci o departamento de futebol de mesa do Grêmio e lá permaneci até o encerramento das atividades no final de 2009. De janeiro a junho de 2010 aproveitei para treinar na Franzen (sinceros agradecimentos) e na AFUMEPA, hoje minha nova casa.

Ainda “sem teto” participei de um grande evento na modalidade Liso, os “Jogos Abertos de Caxias do Sul”, homenagem aos 100 anos da cidade e 45 anos de fundação da AFM, onde mesmo enfrentando grandes feras do Liso,  obtive com muita honra, o inesquecível título de Campeão.

É de ressaltar meu sincero agradecimento ao amigo Breno pela insistência de fazer com que eu participasse, inclusive dando-me carona.

A convite do amigo Sérgio Oliveira ingressei na AFUMEPA, entidade de maior tradição de Porto Alegre, onde fui muito bem recebido e lá permaneço com a maior satisfação.

Projetos para 2011: praticar somente a modalidade liso que é a que me traz maior alegria e vontade de jogar, bem como tentar participar de todas as competições desta modalidade (para isso será necessário estar ranqueado).

Maiores conquistas: As amizades efetuadas durante todos estes anos (talvez já tenham lido esta frase, mas é o que realmente acontece no futebol de mesa).

Times aos quais simpatizo:
Rio de Janeiro - Botafogo
Minas Gerais - América Mineiro
Argentina -  Racing Club

Time do coração: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, esse sim uma verdadeira paixão.

Concluo agradecendo ao prezado editor Ricardo Gothe pela lembrança do meu nome, ao mesmo tempo em que desejo a todos botonistas e familiares um Feliz 2011. "

* fotomontagem by Gothe Gol (Kuhn recebe de técnico do Espírito Santo, seu novo Botafogo assinado por Salatiel do Rio Grande do Norte)

3 comentários:

Rodrigo Bernardes disse...

Carlos Kuhn é craque!! Com estilo refinado e possuidor de uma grante técnica, o Botafogo de Garrincha lhe cai como uma luva.

Além de jogar muito é um verdadeiro gentleman. Como é bom tê-lo jogando conosco amigo Kuhn!!

Parabéns pela justa homenagem.

Feliz 2011 e um grande abraço!!

Afumtiba disse...

Excelente botonista e ótima pessoa! Tive o prazer de treinar com ele antes do início do Brasileiro deste ano em POA. Me fez um gol a bater de cinema... Justa homenagem.
Clair Marques

lhroza disse...

LH.ROZA...
"CARLINHOS"...comentar sua técnica é chover no molhado,desde o nosso 1º encontro no Grupo BBB, ficamos torcendo pela sua dedicação em prol do Futmesa.