terça-feira, 25 de janeiro de 2011

GOTHE GOL NO URUGUAY

















Finalmente ! Depois de uma batalha incrível, consigo o último assento de um voo da Gol para Montevideo.

Saindo às 13:15hs desta quarta, encontrarei nosso colunista Rafa Tosh na capital uruguaya.

Na agenda, algumas Ziller já cedo, para encontrarmos a hinchada Gremista no Centenário às 20hs.

 Depois do jogo com o Liverpool pela Libertadores, certamente festa em solo uruguayo.

Sigo na quinta em Montevideo, pelo menos até à noite, vasculhando lojas de futebol, para então seguir via rodoviária até Rivera na fronteira com o Brasil, com hospedagem na casa do amigo Dr.Rubens Barros. Domingo ? GREnal !

* Mesmo com previsão de retorno a Porto Alegre somente na manhã da próxima segunda-feira, o internauta do Gothe Gol, não deve ficar sem sua página atualizada diariamente, seja de Montevideo, seja de Rivera.

Estamos tomando providências para a instalação de nossa Redação no país vizinho e trazer novidades dos jogos do Grêmio, da cidade e outras variedades.

LANCES RÁPIDOS

* Assim como no caso R10, reitero no caso Jonas. São negócios do futebol, cláusulas contratuais que devem ser obedecidas, e ponto. A atual Direção só é responsável pelos contratos de Vinícius Pacheco, o jovem e promissor Lins, e da renovação de Lúcio. Todos os outros compromissos são anteriores.

* Melhor que a torcida do Tricolor lembre de nossa tradição de fazer estrelas de verdadeiros João Ninguém, ou Jonas Ninguém, como quiserem, ou Jonas era o que, antes do Grêmio ? E Paulo Nunes e Jardel, terceiros reservas em Fla e Vasco respectivamente. Lamentavelmente diante do caso Jonas, estamos ouvindo muitas bobagens, até de Gremistas.

* Jonas vai descobrir rápido no Valência, que o que o fazia jogar bem era estar no Grêmio. Fora da Azenha é jogar bastante comum, como vários. Melhor jogar com a camisa do Grêmio por baixo da do Valência, para tentar se salvar no futebol espanhol.

* Site do Terra anunciou por volta de 19hs de ontem, que o Grêmio teria feito proposta pelo uruguayo Loco Abreu, em início de um litígio com o Bota. Desnecessário dizer de nossa opinião. Jogador de qualidade, goleador e com cara de Libertadores.

* O andarilho Rodrigo Borba jogará 2011 na Franzen. Bom botonista, bastante cigano, bom reforço para o submarino amarelo Porto Alegrense, que sofreu baixas importantes. Breno, Borba e Moretto formam uma boa base para o liso da Franzen.

* Informação chegada na Redação, dá conta de que a AFUMEPA poderá ganhar mais alguns jogadores nos próximos dias. O Mercado da Bolinha está atento.

* Dia de rodada no interno da AFUMERG.

* Dia de decisão nos cavados da Copa Porto Alegre Futmesa Clube, no Círculo Militar. Com a vantagem do empate, Carlos contra Caco, Yago contra Fof, Mallet contra Júnior e MauMau diante de Paulo Schemes. Depois seguem semi e final. Nosso palpite ? Caco e Yago fazem uma semi e Mallet e Paulo a outra. Mallet levanta o seu primeiro caneco no CM numa final diante do jovem Yago. Não tem muro aqui no Gothe Gol.

* O Gothe Gol estará esta noite no CM fazendo a cobertura dos jogos decisivos da Copa Porto Alegre, e o Flutmesa deve jogar mais algum amistoso, ou o Grêmio no liso, o seu primeiro do ano.

* Janeiro fechando e o Geraldo Santana fechado em matéria de torneios de pré-temporada. Complicado. É esta movimentação de pré-temporada que gera motivação e atualização de mensalidades também, etc.

* Vermelhos "A" voltaram aos treinos ontem, num calor que deve tê-los lembrado muito de Abu Dhabi, embora a tentativa seja de esquecer o recente Fiasco histórico FIFA.

AFUMEPA




















Desde que deixei a AFUMEPA em 1989, Campeão da segundona com o Talleres de Córdoba da Argentina (a sede ficava ainda na José Escutari), a única vez que havia retornado a entidade, foi para fazer a cobertura das semi e finais de um Estadual Gaúcho de liso, vencido pelo Pizza de Caxias do Sul, creio que em 2008.

Fazia na prática mais de 20 anos que não jogava numa mesa da entidade, onde comecei na regra brasileira em 1981 com a Roma, adquirida ao saudoso Claudio Schemes, o pai.

Falando em mesas, elas estão ótimas, trabalhadas que foram por Dani Junqueira, que me convidou para um amistoso na AFUMEPA. O espaço é generoso, as salas climatizadas.




















Além dos jogos amistosos, jantamos com o pessoal do Futmesa da AFUMEPA, que saudou assim o ingresso de seus novos sócios.

No "clássico" com Dani (foto), o nosso Flutmesa saiu em desvantagem contra o Chelsea, empatou com Fred, virou com Mário Sérgio, cedeu o empate, e a 1 minuto do fim venceu com um gol de Denilson.

No segundo jogo de cavados da noite, nova vitória com gols de Fred e Manfrini, diante de Marcus e seu Boca Juniors.




















Revejo também na AFUMEPA o botonista Carlos Kuhn, que nos convidou para um match no liso. Como não levei o meu Grêmio, dirigi o seu Bota, arranquei na frente com um gol de Heleno de Freitas, mas tomei a virada.

No entanto o 1 a 2 foi bem jogado, e o liso nos permite essa sensação de volta ao Futmesa descompromissado com os amigos na garagem, digno de uma boa ceva gelada, que eu é claro, tomei, e de um churrasco pela frente.

É mais fácil de jogar, sem a competitividade do cavado, jogo mais pegado, quase um xadrez, mais tenso. O bom é mesmo uma partida de liso entre as de cavado, para descontração.




















André (foto), ex-Riocell, enquanto isso, empatava pelo Torneio de Verão da AFUMEPA com Rodrigo, um dos TOP da entidade. André está sobrando neste início de pré-temporada. Lidera a sua chave.

* fotos by Gothe Gol

BRASIL















Gostei da convocação de Mano Menezes para o amistoso com a França em Paris no dia 09 de fevereiro.

A começar pela preservação de Victor que joga no dia 02 o jogo da volta contra o Liverpool no Olímpico, e seria submetido a uma correria para conseguir treinar e viajar com o grupo.

Mas também pela convocação de Hernanes (foto), para o meio, que está há muito tempo gastando a bola pela Lázio no calcio. Voltam Anderson do United, o goleiro Julio Cesar da Inter, Breno do Bayern de Munqiue é uma surpresa. Sandro que não vem jogando no Tottenham e Hulk do Porto que não faz meu estilo, deixaria de fora. Confesso que não lembro do futebol de Jadson do Shakhtar Donestk.

Meu abraço especial aos novos amigos de Lages em Santa Catarina, Sorriso no Mato Grosso e Ibitinga em São Paulo. Saudação aos Web-leitores de Santa Cruz do Sul e Uruguaiana no Rio Grande do Sul, Sorocaba em São Paulo, Brasília no DF, Vitória no Espírito Santo, Providencia no Chile e ainda Berlin e Hamburgo na Alemanha.

5 comentários:

Unknown disse...

Se a sala da AFUMEPA é climatizada, porque tua camisa esta suada em uma das fotos e porque todas as janelas estão abertas em TODAS as fotos.

É feio mentir, nobre editor.

Quanto ao Jonas, é muito fácil colocar a culpa na direção anterior. Sendo que a direção atual já trabalhava antes mesmo da posse, segundo informações dadas pelo próprio editor deste blog, e já sabia desta cláusula.

Permitiu que a janela se abrisse antes de fechar a renovação, ai fica fácil pra qualquer empresário vender o goleador do Brasileirão por 1,25 milhões de Euros.

O Assis tinha razão: a direção do Grêmio estava de férias e pelo jeito continua.

GOTHE disse...

Prezado internauta,

Quando você chega da rua, o suor é inevitável, rsrs.

Não sou o dono da casa, não mando fechar ou abrir as janelas, mesmo com o ar ligado. Na sala em que joguei no liso com o amigo Kuhn, também com ar ativo, as janelas estava fechadas. Uma questão interessante, por que no cavado não ? rsrs.

Alguma coisa contra a AFUMEPA ?

Quanto ao Jonas, ele recebeu as propostas da atual Direção Gremista e não quis aceitar, preferiu ir para o Valência.

Como está dentro do direito das cláusulas de seu contrato, não há o que fazer.

O atual Presidente é o mesmo aquele que tirou o Grêmio do pior momento de sua história, me parece com crédito suficiente, mesmo que cometa eventual equívoco, o que não foi o caso.

É bom lembrar que alguns jogadores estão tranquilos, sem jogar, com contratos longos e altos salários, e os clubes não conseguem se livrar deles.

São várias as situações no futebol, depende de cada um ser oportunista diante destas que acontecem, para tecerem suas teorias e comentários.

O Gothe Gol faz suas projeções e comentários, sempre antes, não apenas sobre os resultados acontecidos.

Com relação aos vermelhos, avisamos bastante antes a possibilidade das areias movediças do deserto, por exemplo, basta consultar. Não corneteamos aproveitando apenas o Fiasco FIFA depois de acontecido. Já previmos.

Um grande abraço,
Gothe
Editor.

Unknown disse...

" A grandeza de um Clube se mede pela sua capacidade de NÃO frustrar seu torcedor"

Essa frase foi proferida pela presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, a poucos dias na apresentação de Ronaldinho.

Esse pensamento de pensar em "crédito" no futebol é uma filosofia bastante utilizada pelo Grêmio, que nas mãos de Paulo Odone vive um 2011 FRUSTRANTE, e vive argumentando em cima de um passado de Glórias, como se isso confortasse o torcedor que vive de vagas em competições importantes e campeonatos regionais a um longo tempo.

Porém Paulo Odone é um político sábio, já vive neste mundo a algum tempo, sabe tanto quanto eu que em 20 dias ele transformou o clube que dirige em piada nacional, que esta como se diz na gíria popular "pagando vale". Se não fosse assim não teria atirado no colo do Jonas a quantia milionária e estapafúrdia. Isso foi um nítido sinal de desespero.

Paulo Odone sabe que futebol não se resume a contratos e valores. Ao contrário do nobre Editor, ele sabe que futebol lida com imagem e motivação do torcedor.

Esqueceu que o Marketing gremista já possuia uma campanha publicitária pronta para o Jonas? Quantos novos sócios o Grêmio fará nos próximos dias? Quantos se manterão em dia?

O Editor poderia conversar mais com Paulo Odone, pois me parece que o Presidente do Grêmio, mesmo com todas as derrotas que vem enfrentando e as que ainda enfrentará, tem muito a ensinar sobre futebol ao conselheiro que de forma orgulhosa tanto o defende.

Sobre a AFUMEPA, mesas boas e grande estrutura não são o seu forte já a algum tempo. Os fofoqueiros, que o Editor carinhosamente chama de "fontes", comunicam-se com todos. Ter real informação de qualquer associação hoje em dia é tarefa fácil.

Sem mais para o momento, um fortíssimo abraço.

GOTHE disse...

Prezado internauta,

Foi intenção lhe dar a devida atenção, e um norte sobre os temas abordados.

Possíveis diferenças com a AFUMEPA, com algum (alguns) de seus integrantes, com o Presidente Odone, o Grêmio, ou mesmo o Editor, são direitos seus.

Confesso que nunca tinha visto atacar ar condicionado, rsrs... A ira pelo visto é enorme.

Posso lhe afirmar duas coisas. Que Abu Dhabi é o maior fiasco que a história do futebol já presenciou, desde que o futebol foi criado pelos ingleses, e que futebol é resultado, e que em 2011 não há ainda nenhum Campeão, Odone portanto...

Com tantas fontes fáceis, em tantos espaços por ai, é bom saber que você segue lendo o Gothe Gol.

Um abraço
Gothe,
Editor.

Unknown disse...

"No Fla eu faço que jogo eles fazem que pagam". Vampeta.

O Mengão deve pra Deus e o mundo e vai dever mais pro R10 e toda a turma. E ainda tem cara de pau que cita frase da presidente do Fla de exemplo. Bebeu meu irmão. E se não bebeu devia. Tu dever ser dos moranguimhos mofados de Abu Dhabi. Merece o nick.