sábado, 26 de fevereiro de 2011

O PRESIDENTE NO BLOG

Mais um bate bola com os botonistas

Amigos botonistas,

A modalidade liso, muito pouco praticada no estado desde meados da década de 80 até os primeiros anos deste novo milênio, segue em ascensão. O Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre no ano passado, parece ter sido o marco da consolidação da modalidade no Rio Grande do Sul. Oficializado pela FGFM em 2006, o liso caminha para mais um ano de atividades e segue ganhando adeptos de forma constante.

Faltam poucos dias para a primeira competição oficial do ano, o Estadual por Equipes da Modalidade Liso, que teve sua primeira edição em 2009, quando apenas 5 equipes estiveram participando. No ano seguinte, esse número aumentou para 7. Para 2011 a quantidade de equipes participantes seguirá em progressão, com estimativa inicial de 8 clubes.

Em assembléia no ano passado foi votada a proposta para abertura de possibilidade de se realizar Estaduais de Liso com mais de 32 participantes (número limite até então), com aprovação. Sendo assim, estamos prevendo para o mês de Maio o primeiro Estadual Individual de Liso com mais de 32 botonistas.

Enquanto isso o cavado, a nossa maior tradição botonística, segue forte e não perde espaço, em virtude de todos os clubes que praticam o liso também praticarem o livre. A recíproca não é verdadeira, pelo menos por enquanto.

No mês de Abril teremos aquela que hoje é para mim a competição mais importante da modalidade livre, o Estadual Sênior e Júnior. No ano passado, em Porto Alegre, tivemos 10 juniores participando. Assim como ocorre nas competições de liso, nesse ano há também uma consistente estimativa de crescimento nos juniores.

Conforme instrução sobre a cobrança das taxas de anuidade de 2011 (disponível no site da FGFM), a Federação seguirá cedendo descontos para os clubes que enviarem juniores para as competições da categoria, oferecendo a possibilidade dos clubes terem suas anuidades isentas. Desde Janeiro, venho recebendo de algumas entidades novos pedidos de filiação de juniores. Ótimas notícias! Vale lembrar que não há custo para registro de juniores e ainda há tempo para mais registros!

Neste ano também teremos as primeiras competições oficiais da regra 12 Toques pela Federação Gaúcha. O calendário será divulgado em breve. De todas as nossas filiadas, podemos identificar duas que praticam as duas regras e outras duas que praticam exclusivamente a 12T, pelo menos por enquanto.

Somando-se as duas regras, hoje nossa Federação conta com 20 clubes filiados divididos por 11 diferentes cidades e mais de 800 botonistas registrados, embora nem todos estejam em atividade. É isso, pelo menos por enquanto. Ah, e ainda há tempo para mais registros!

Marcelo Vinhas.

2 comentários:

Cristian Ferreira da Costa disse...

Ótimas notícias, Marcelo. Parabéns, cara!! Um dia eu escrevi no meu blog que na tua gestão chegaríamos a 20 entidades filiadas e a transparência nos números. Dito e feito. Fiz essa análise em função do teu poder de diálogo. Acabou-se as rupturas para o bem do outrora tao ameaçado futebol de mesa.

ASSOCIAÇÃO RIOGRANDINA FM disse...

um abraço ao presidente!!!!