quarta-feira, 31 de agosto de 2011

COLUNISTAS

Brasília/DF - Vou pedir licença aos COLUNISTAS e publicar seus espaços entre imagens aqui da capital federal. Em parte porque no sentido inverso da maioria, gosto de Brasília, afinal são mais de 25 anos chegando aqui constantemente, tive mãe e irmã morando no DF, gosto da lógica da cidade, da arquitetura que combina com sua aridez, do clube do Congresso e suas quadras de tênis onde posso jogar ainda 3 sets sem suar (em Porto Alegre com umidade não jogo um completo com meus 103 quilos), gosto do Pontão do Lago Sul e sua sofisticação fora do meu alcance, gosto da agitação do Senado e da Câmara Federal onde se respira política por excelência, dos restaurantes. Parte porque tive pai fotógrafo, tenho o hábito de clicar tudo o tempo todo. Uma forma de homenageá-lo constantemente.

Na quinta vamos conhecer qual a figura que será publicada no GOTHE CROMO GOL do sábado, biografado por um colaborador do Blog. Vai ter muito Futmesa e muito futebol no LANCE NO BLOG. Na sexta a volta da Gabi, prometida para a semana que passou e que com nova atividade profissional, não conseguiu enviar seu espaço. Vamos em frente.

NA AVALANCHE por CRISTIAN COSTA




















Quase nenhum de vocês, meu três leitores, tem o desprevilégio (palavra criada por mim com auxílio do Magri) de conhecer o Antero. É o colorado mais chato do universo. O Roberto Teixeira Siegmann perto dele é de uma imparcialidade salomônica.
O Antero faz da minha vida e da todos os gremistas, que o conhecem, algo a beira do insuportável. A gente não torce pelo tricolor por amor, mas apenas para evitar os ataques sistemáticos do mais cruel dos filhos do Apocalipse.
Quem semeia vento colhe tempestade. A lógica indica troco em vitórias do Grêmio...porém nós, gremistas da galera, preferimos ignorá-lo solenemente. O desprezo por nós orquestrado em silêncio, deixa o nosso amigo publicitário (ainda bem que ele mora em São Paulo) nervoso. Ele quer ser agredido verbalmente como faz com a gente em sucessos do Internacional.
Mas nós somos inteligentes: se ele se alimenta de ódio, nós o desprezamos!! Esse sentimento o faz sofrer de verdade. Por isso, caros colorados, ou seja, um dos meus três leitores, não vou falar nada do grenal. Só vou rir e falar muito quando o Grêmio passar o Inter na tabela e  isso será logo, bem logo.
Aliás, o editor é pura felicidade com o triunfo no clássico. Sua fama de pé frio já vinha ganhando notoriedade no meio mesa botonístico. Aposto três a um hoje de noite em cima do timão. Tripleta do André Lima. Otimismo pouco é bobagem.
O Rafa Tosh e o Lima vão assumir funções no clube. Tosh será o responsável por receber as delegações adversárias. A ideia é levar os principais jogadores para os piores inferninhos de Porto Alegre. Ou colocar algo na bebida deles. Nada para matar, apenas para deixá-los sem sentido por uns quinze dias.
Com as táticas de guerrilha do Tosh comandando os bastidores do tricolor aposto em dez vitórias de goleada nos dez jogos restantes no Olímpico.
Rafael Lima vai cuidar do judiciário. Vai transformar a dívida do Grêmio com a ISL em meros centavos dado a sua habilidade para transformar números. Brincadeira gurizada. Desejo sorte aos dois nessa nova caminhada.
Ah, já ia me esquecendo: o Duda Kroeff, o segundo Duda mais famoso do RS, vai viajar com a delegação pra SP. Será que a guerra política que tritura o Grêmio há tantos anos teve uma bandeira branca.
Futebol de Mesa
Os bastidores do estadual só trouxeram boas notícias. Se a reversão da saída de Encruzilhada parece cada vez mais distante, Livramento (uma das associações mais tradicionais do Estado), Gravataí e Arroio Grande podem se incorporar a FGFM. As três participam do Lagoão.
No Geraldo Santana, a boa notícia é a volta ao departamento do Paulo César que mesmo residindo em São Paulo vai jogar com a gente. Valeu meu camarada!!



















Futebol no Mundo
O campeonato Inglês vai para um dos times de Manchester. Minha torcida toda para o City. Na Turquia, o tradicional Fener deve disputar a segundona por compra de resultados. Para sorte dos nossos vizinhos, não existe tal tipo de punição no nosso território colonizado.
PSG gastando muito para finalmente vencer o campeonato francês. O terceiro clube que mais rouba jogador no mundo (o primeiro é o Inter e o segundo é o São Paulo) comprou o craque argentino Pastore e o zagueiro uruguaio Lugano. Aposto neles!
Campeonato Brasileiro
Anotem aí: Botafogo campeão. Borges artilheiro. Concordo com o Mário sobre os rebaixados, mas espero estar errado e que Atlético MG e Bahia se salvem da degola.
Outras séries
A Portuguesa, líder da série B, é por baixo, melhor que uns oito clubes da série A. O lateral direito Luis Ricardo, que jogava de atacante, joga demais. Se o Grêmio não tivesse o melhor lateral direito do mundo, Mário Fernandes, indicaria o jogador para o clube através dos meus contatos.
Brasil de Pelotas dando os doces na reta final. O negócio agora para a torcida do rubro-negro é secar o Santo André e se garantir na terceirona. E no ano que vem investir para voltar a elite do futebol gaúcho. Caxias, na terceira, e Juventude, na quarta, começam a atropelar na hora certa.
Dizem que o pé gelado do Pedrinho contribui e muito na derrota para a Chapecoense em pleno Bento Freitas. Mais do que na hora de Marcelo Vinhas comandar o Xavante e proibir a entrada de determinados torcedores no mítico estádio do clube pelotense.
As Aventuras de Caju
Poucas pessoas sabem, mas o primeiro sobrenome do Marcelo Caju é dos Santos. E como um bom dos Santos, ele foi torcedor vascaíno desde a tenra infância. Reza a lenda que era o único torcedor do Gigante da Colina no bairro de Bangu. Tinha até pôster do Roberto Dinamite no quarto.
Mas como isso se o cara agora é flamenguista roxo, indagaram alguns. Calma, senhores, na próxima coluna eu explico essa história detalhadamente.
Olimpíadas
Brasil deu show no mundial de judô. Em função da idade da Sarah (21), da Rafaela (19) e da Mayra (20) acredito que as três medalhistas vão repetir o feito em Londres.
Rafaela é cria do projeto social Reação do Flávio Canto. Ele funciona na Rocinha e já revelou além da medalhista de prata em Paris, outros atletas nas seleções de base. Enquanto isso, as confederações recebem milhões e não produzem absolutamente nada.
Fica cada vez mais difícil Tiago Camilo entrar para a história como o único judoca a ganhar medalhas olímpicas em três categorias diferentes. Ele não consegue se impôr nos -90kg. Falta força. Porém, como se trata do maior judoca desse país, eu ainda acredito.
A Fabiana venceu a gostosa da Yelena Isinbayeva e se sagrou campeã mundial no Salto com Vara. Acho difícil repetir o feito em Londres, mas aposto que volta com medalha da terra da Rainha e do Pedrinho.
Mauren, que já fez mais do que eu achava ao faturar o ouro em Pequim, saltou melhor do que eu imaginava apesar de ter queimado duas vezes. Como as outras atletas tiveram marcas inferiores a expectativa, nossa veterana saltadora tem chance de beliscar uma medalhinha na ilha do Almirante Nelson.
Basquete começou a peleia ganhando dos guris do Chavez. Fica a torcida!
Frase da semana
“Eu quero a sorte de um amor tranquilo”
Caju cantando, para o Mano no quarto de hotel, trecho da música Todo o Amor que Houver Nessa Vida do genial Cazuza.
Abraço aos amigos de boemia...e não esqueçam da minha ceva gelada e da minha cachacinha quentinha.




















* Até o início desta madrugada, a coluna de Guilherme Gonçalves não chegou a redação do Gothe Gol.

** fotos by Gothe Gol

terça-feira, 30 de agosto de 2011

GOTHE CAMPEÃO GAÚCHO !!!




















Brasília/DF - Confesso que desde que o Duda da Riograndina venceu em Pelotas a poucos dias o Estadual Especial de cavados, estava com vontade de postar no Gothe Gol o título acima, afinal somos todos um pouco Campeões, pelo menos eu e o Ivan Ribeiro. Eu porque como os internautas podem observar, faço parte do elenco original do time com que o Duda sagrou-se Campeão, e o Ivan porque foi quem fabricou o time vencedor.

Como eu fui parar no time do Duda ? Bem, numa bela jogada de marketing, quando da fornada para o Duda, o Ivan incluiu o zagueirão da foto acima (apesar da camisa 10, sempre zagueiro), e o enviou com uma dedicatória no verso, na cava. Achei a atitude bacana, fiquei agradecido e merecidamente fiz do Ivan uma das matérias do dia 31 de janeiro de 2009 (  http://gothegol.blogspot.com/2009/12/o-lance-no-blog_31.html ).

Numa quarta-feira, 19 de março de 2008 eu na realidade já havia publicado post especial com Ivan Ribeiro ( http://gothegol.blogspot.com/2008/03/ivan-ribeiro-um-artista-do-futmesa.html ) sob o título "Ivan Ribeiro - Um artista do Futmesa". Foi 1º fabricante de botões a ter matéria especial no Portal do Futmesa.

É claro que muitos vão contestar e dizer que então foi a Adidas quem ganhou a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, pois tem seu nome nas camisas da Espanha, camisas fabricadas pela mão de obra barata chinesa de Hong Kong, que afinal foi Xavi, Iniesta & Cia, que afinal foi o Duda que ralou nas mesas para levantar o caneco, mas continuo pensando que o Ivan e eu somos também Campeões. Temos que levar em conta que algumas camisas da Adidas da Espanha também não entraram em campo na decisão do Soccer City em Joahnesburgo, e todas são Campeãs. Na lista da FIFA está a Espanha, na lista da FGFM está o Duda, mas os chineses, o Ivan, a Adidas e eu também somos Campeões.

Tive uma segunda-feira difícil, sabia que a noite me esperava uma longa e dura reunião do Conselho Deliberativo do Grêmio para decidir sobre o aditivo de 65 milhões de reais para a nova Arena, e que cedo embarcaria para nova missão aqui em Brasília. O dia se arrastou, cansativo, chato e até mesmo pouco produtivo. Antes de deixar meu gabinete na Prefeitura de Porto Alegre, me permiti fazer o que faço em algum momento todos os dias. Passei com atenção os olhos por algumas páginas de Futmesa na rede, porque gosto e porque igualmente são fontes de informação para o Gothe Gol.

Gosto nas segundas especialmente da página da Riograndina, é o dia da coluna do Presidente, de linguagem própria, inteligente e divertida. No entanto nesta segunda me chamou a atenção, tópico que desfralda uma verdadeira defesa da pessoa e do trabalho de Ivan Ribeiro, como se isso fosse preciso. Meu sentimento foi imediato de imaginar tratar-se de um "desagravo" ao post que publicamos no GOTHE CROMO GOL de Manoel Teixeira Gonçalves, com destacados elogios ao seu trabalho e a sua pessoa, todos corroborados por intervenções dos internautas na zona de comentários e em e-mails ao Editor.

Mas quem faz notícia tem a obrigação de conferir, e foi o que fiz. Minha impressão de uma "resposta" a merecida homenagem ao Manoel era de fato verdadeira ? Uma rápida ligação a um amigo local (Rio Grande) me confirmou de pronto as suspeitas. Houve um "desconforto" pela matéria do Gothe Gol, foram feridas sucetibilidades, houveram comentários e reclamações.

Levei 10 anos para conseguir do Manoel, com seguidos pedidos, que me enviasse fotos e dados para uma publicação em torno de seu nome, nunca me atendeu, nunca quis aparecer no Gothe Gol, para a minha decepção. O CROMO só foi possível por uma coincidência quando Chambinho no final de semana do Estadual o visitou em Rio Grande e me ligou, dizendo que via naquele instante o meu novo Cosmos no torno do amigo Manoel.

Não perdi a oportunidade e "exigi" do Chambinho fotos e informações do Manoel, finalmente eu faria a minha desejada publicação. As fotos vieram, as informações não. Tive que ligar para o Manoel e com muito trabalho obter as informações sobre sua data de nascimento e local, desde quando fabrica botões e qual a média que imagina fabricar por mês, não me disse nada mais do que isso.

As pessoas são diferentes e isso é ótimo, cada um lida de maneiras diferentes com seu ego, com os holofotes, com as referências particulares e profissionais e não há nada de errado nisso. Nós botonistas escolhemos quem assinará nossos times por diferentes motivos, muitos deles subjetivos, as vezes até mesmo por parceria.

Considero o Ivan um artista, que merece ter seu trabalho comentado no mesmo perfil que o do Manoel, não como se estivéssemos falando do cartel de um lutador de UFC, não como se suas peças devessem ser julgadas como mercadorias que valem 10 ou 20 reais na troca do mercado de pulgas. O Ivan é um mestre, e sem dúvida merece mais do que isso. O Ivan produz arte.

Penso que quando temos 2 ou mais espetaculares profissionais na arte de algum processo, eles na verdade se diferem por detalhes as vezes intangíveis, por aquilo que chamamos de essência, e estou ainda mais convencido disso.

Mas na verdade só estranhei mesmo na coluna do Presidente que tanto aprecio as segundas, sou fã de carteirinha, a ausência em sua lista de vencedores, do botonista que mais nobre tornou com resultados a arte de Ivan Ribeiro nos tempos atuais no que diz respeito a Riograndina. Falo de Silvio Silveira, que entre tantos craques que o clube da Praça Saraiva possui, é o mais completo, dentro e fora das mesas.

* foto by Gothe Gol

FutRIOmesa por Alenio Cheble




















Dedico minha coluna esse mês a reta decisiva dos estaduais liso e livre no nosso estado e a uma pequena análise sobre os cavados nos dias atuais.

ESTADUAL LIVRE

Será disputado no dia 15/10/2011 na sede da Portuguesa a fase final do Campeonato Estadual Livre. Foram 3 etapas que definiram os 8 melhores atletas para a disputa dessa fase final. São eles:

GRUPO A
GRUPO B
ALENIO ( AAP )
ROBSON ( VASCO )
HORACIO ( AAP )
HERCULES ( AFUMIG )
WEBER ( VASCO )
MOYSES ( ECRSP )
CLAUDIO ( LIGHT )
ANDERSON ( AFUMIG )

Os 2 melhores de cada grupo se enfrentam na semi-final e os vencedores fazem a grande final.

Junto ao estadual ouro, será disputado o estadual prata classificando 4 atletas para a primeira etapa de 2012 completando 12 atletas com os 8 da série ouro. O estadual prata que contempla os atletas classificados de 9º a 16º são: Diego ( Urubuzada ), Bruno e Pedro ( AAP ), Waner ( ECRSP ) e Lucas, M. Galvão, Glaiton e A. Carlos ( LIGHT ). 

ESTADUAL LISO

Será disputado no dia 29/10/2011, tem a mesma fórmula do liso e os 8 classificados estão divididos assim nos 2 grupos:

GRUPO A
GRUPO B
M. MARTINS ( VASCO )
ALENIO ( AAP )
SIDNEY ( AFUMIG )
ROBSON ( VASCO )
ANDRÉ ( AFUMIG )
WEBER ( VASCO )
HORACIO ( AAP )
M. BARBOSA ( VASCO )

O estadual prata liso será jogado pelos seguintes atletas: Toninho, Vitor e Pedro ( AAP ), Anderson e Nathan ( AFUMIG ), Vitor ( Vasco ), Cláudio ( Light ) e Waner ( ECRSP ). Os 4 primeiros juntam-se ao 8 da Ouro formando os 12 atletas na Copa da Federação 2012, 1ª etapa do estadual do ano que vem.

ESTADUAL SENIOR

Nossos “Velhinhos” disputarão nesse mês de setembro a fase final de seus estaduais. Esse ano, tivemos a grata surpresa de presenciar a partidas de excelente nível técnico e como destaque principal é que sem perder a seriedade o campeonato dessa galera transcorre em excelente ambiente, harmonia e amizade entre os participantes. Dá gosto presenciar e apoiar essa competição pelo espírito de união dos atletas e pelas ótimas história e casos que costumam ser contados nas competições. Quer passar um dia com certeza de diversão? É só participar dessas etapas. Nossos “velhinhos” ( alguns nem tanto, rsrsrsr ) estão realmente Parabéns.

O livre será disputado na sede da LIGHT em 03/09 e o liso na sede da Portuguesa em 24/09.

LIVRE

GRUPO A
GRUPO B
PEDRO ( AAP )
MOYSES ( ECRSP )
CLAUDIO ( LIGHT )
WANER ( ECRSP )
THOMAZ ( LIGHT )
SABOIA ( ECRSP )
RAUL ( ECRSP )
JULIO ( AAP )


LISO

GRUPO A
GRUPO B
M. BARBOSA ( VASCO )
JULIO ( AAP )
PEDRO ( AAP )
ZE CARLOS ( AAP )
SABOIA ( ECRSP )
TONINHO ( AAP )
WANER ( ECRSP )
CLAUDIO ( LIGHT )

ANÁLISE SOBRE OS CAVADOS

Fico muito triste de ver o cavado sendo diminuído e esvaziado em nossas competições. Podemos ver que hoje, faltando pouco mais de 2 meses para o brasileiro, temos apenas 16 atletas para jogar o livre e apenas 3 equipes interessadas pelo brasileiro de clubes, que se mantendo dessa forma sequer será disputado.
Hoje o cavado está sendo tratado como uma espécie de série-B do liso, que já é inclusive chamado de especial.

Sabemos que aqui no RJ, no RS, em SC ainda temos uma galera que joga e gosta do livre, sendo que aqui no Rio por exemplo, todos os garotos que começam ainda começam pelo livre pela maior facilidade de controle dos botões. Além disso, a grande maioria dos nossos “velhinhos” jogam apenas essa modalidade.

Por outro lado, eu sou um atleta que pratico as duas modalidades, posso afirmar que o cavado está perdendo cada dia mais em interesse, muito por culpa dos nossos atletas. A maioria dos jogadores do livre hoje, jogam de forma retranqueira e acham o 0x0 um excelente resultado. Muitos de nossos atletas sequer buscam ganhar o jogo preferindo a troca de bolas no fundo da mesa e recuar botões a buscar um jogo mais ofensivo e de qualidade.

Acredito que apenas uma grande mudança poderá salvar os cavados, principalmente a nível nacional, porque da forma que estamos, e com dois brasileiros sendo disputados seguidamente na região Nordeste, Recife 2011 e Salvador 2012, os cavados estarão cada dia mais esquecidos.

Um exemplo, é que dificilmente se reverte uma vantagem de empate, no jogo de cavado. São retrancas, bolas no fundo, atletas que demoram mais de 15 segundos para cobrir uma bola curta ou fazer uma jogada simples.

Comecei no cavado, aprendi a jogar no cavado, desenvolvi meu jogo de liso pensando no jeito do cavado de jogar e acho que com um pouco de vontade e principalmente de coragem de nossos atletas, o cavado poderia voltar a ser como era, ou seja, um jogo que beneficiava quem atacava e criava e não aqueles que pensam somente em empatar ou jogar defensivamente ou não jogar.

Gostaria até de sugerir ao blog e aos demais atletas que gostam do livre que façam enquetes, conversem com os demais atletas e se possível até uma campanha com os amigos, sobre o que poderia ser feito para melhorar o cavado e ajudar para não deixar que nossos botões cavados saiam das mesas e das nossas maletas e fiquem guardados em nossos armários.

Ainda bem, que aqui no Rio, o cavado continua forte e a minha Matonense continuará por muito tempo em campo.

* logo by Gothe Gol

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















Rodada movimentada nos lisos da Academia no sábado e com destaque para Pedrinho Hallal, que de virada no instante final do confronto bateu a Marcelo Vinhas. E não foi só a vitória diante de Vinhas, o colaborador do Gothe Gol fez 3 a 0 em Cauane e 4 a 1 em Lucas e lidera a competição ao lado de Mateus que atropelou Osmar por 5 a 1 e fez 2 a 1 contra Pierobom. Entre outros jogos, Augusto sai do sábado com 4 pontos e Zilber amargou duas derrotas.

LANCES RÁPIDOS

* Semana promete. Nesta terça o Campeão Brasileiro de lisos Alenio Cheble assina o seu espaço no Gothe Gol, FutRIOmesa, falando do liso carioca.

* Quarta é dia de COLUNISTAS após o GREnal Tricolor, e sábado tem GOTHE CROMO GOL. A série que já trouxe grandes craques do esporte com suas histórias contadas pelo Editor ou por suas próprias teclas, inova. O próximo personagem, conhecido do esporte no Rio Grande do Sul e fora do Estado, vem biografado por um dos colaboradores do Portal do Futmesa em texto especial e original. Na quinta no LANCE NO BLOG o internauta ficará conhecendo a nova atração que será publicada no próximo sábado no GOTHE CROMO GOL. Imperdível.

* Em Cascavel começou a IIIª Copa Libertadores de cavados da AFUMECA. No grupo 1 Victor Mecking arrancou com duas vitórias, já no Grupo 2 apenas um jogo aconteceu, onde Rangel fez 2 a 0 em Ademir.

* No Rio definidas as semi da Copa Light do Grajaú. O Benfica de Claudio cruza com o Luquense de Evair, enquanto o Vasco de Hércules enfrenta o Grêmio de Glaiton.

* Nos jogos de sábado da Viamonense, só Adriano conheceu vitória. Todos os demais jogos terminaram empatados.

* O GEL neste sábado já esperando o Lagoão 2011 em São Lorenço do Sul teve rodada movimentada com 10 jogos. Darcy Levien venceu duas de suas 3 partidas e lidera o 3º turno do interno de cavados, perseguido por Ênero Cabaldi e Dr. Hammes.

* No Apertura uruguayo os grandes decepcionaram. O Nacional empatou a 3ª partida consecutiva em 3 rodadas, sem gols contra o Cerro. Já o Peñarol ficou na igualdade sem gols com o Cerro Largo, e assim River Plate e Cerro lideram a competição.

* O Bayern de Munique fechou a rodada da Bundesliga na liderança pelo saldo de gols, com o mesmo número de pontos de Schalke 04 e Werder Bremen.

* Falando em alemães, Sebastian Vettel venceu o GP da Bélgica de F1 e abriu 92 pontos de frente na disputa do Mundial de Pilotos. O Bi-Campeonato do alemão parece uma questão de... mais algumas provas.

* Segunda de rodada nos cavados do Troféu Geraldo Santana. Destaque para o clássico entre Leon Amaral e Paulo Fernando. Cristiano e Saul Martini também fazem jogo importante.

NO CONSELHO TRICOLOR




















A coerência deve ser mantida. Quem acompanha este espaço sabe que sempre analisamos os resultados negativos do Grêmio com tranquilidade, sem passionalismos. Sempre afirmei que eram produto de uma crise técnica muito forte, aprofundada pela intranquilidade que estes resultados produzem. Alguns jogadores não estão jogando um bom futebol e não jogarão, porque não tem qualidade. Willian Magrão, Rafael Marques e Lúcio (ex-jogador) são exemplos disso.

Outros jogadores podem jogar mais saindo da crise técnica, e quando isso acontecer os resultados positivos aparecerão. Entre eles estão Victor, Gabriel, Escudero, Marquinhos, Douglas, Miralles e Leandro, e até mesmo André Lima.

A vitória no GREnal é tão somente resultado de uma melhora do nível técnico de peças importantes. O que se viu foram menos passes errados, triangulações, passagens e alguma qualidade aliada a uma atitude positiva de movimentação e marcação.

Marquinhos centralizado pela 1ª vez funcionou com Douglas pela direita apesar do pé esquerdo, com Escudero (o melhor) pela esquerda chegando ao ataque e desonerando Rochemback para dedicar-se a marcação ao lado de Fernando, que fez uma boa partida, algo que só vinha fazendo em passagens pelas seleções sub do Brasil. Julio Cesar foi uma boa novidade, trouxe qualidade a uma posição que sofreu por muito tempo nos pés de Lúcio, Collaço e muitas improvisações. O miolo de zaga segue inseguro e com pouca técnica contando com Vilson e Saimon e seus balões, mas foi eficiente. Mário Fernandes... Bem, o Mário sobra sempre, atrás na marcação, no meio ao armar e ainda na frente quando chega para criar situações de gol.

Quando os jogadores rendem do ponto de vista técnico, até mesmo graves erros de arbitragem são superados e a vitória alcançada. A arbitragem foi um desastre, duas penalidades não foram anotadas. Os vermelhos que sempre reclamam de favorecimentos para o Corínthians, foram muito favorecidos neste campeonato contra o Cruzeiro e agora no GREnal.

Criticar diretamente este ou aquele jogador de forma isolada, o dirigente A ou B por isso ou aquilo e outras coisas mais no momento ruim é mesmo coisa de torcedor e legítimo, mas analisar futebol com alguma seriedade e crédito nos força ao sair do estádio como eu estava (na foto abaixo o local de minha visão do jogo), deixar a adrenalina de lado e verificar detalhes num contexto maior, amplo.

Acreditava na vitória pelo momento difícil do Grêmio somado a um adversário que vindo de uma conquista, imaginava jogar mais do que joga. Confundiu a série de bons resultados com bom futebol. Foi sofrível e teve dificuldades para ser campeão da Recopa contra um Independiente extremamente ruim no meio da semana que passou. Sua proposta de jogo vem se resumindo a uma bola jogada para o atacante que atravessa uma fase espetacular, muito pouco a mais. Vi ao longo da semana GREnal muitos Gremistas sem fé, alguns históricos e de quem sempre esperei muito mais. Esqueceram de vez como é o futebol, como são os clássicos e principalmente a história do Grêmio. Os adversários cometeram o mesmo equívoco.

Não creio que as dificuldades serão menores daqui para frente, teremos na semana o líder do campeonato, o Corínthians vindo de derrota. Mas se o nível técnico (insisto) do clássico for repetido, os resultados serão melhores. Mário Fernandes suspenso por cartão fará muita falta, Julio Cesar já é um acréscimo importante, tenho curiosidade de ver Edcarlos jogando, o ataque precisa ser muito melhorado, Adilson fica a disposição após suspensão, enfim.

Vamos conferir as atuações dos jogadores do Grêmio na vitória sobre os vermelhos.

Victor - Duas defesas importantes, voltará ao seu melhor junto com o time;

Mário Fernandes - O seu futebol segue sobrando em qualquer posição, é muito diferenciado. Tem que ser mantido na ala pela direita;

Vilson - Eficiente, mas limitado tecnicamente;

Saimon - Bastante inseguro, como Vilson exagerando nos balões como único recurso. Se saiu bem por ter com esforço anulado a Damião;

Julio Cesar - Para a estreia fez um bom jogo, mas não me pareceu um lateral ofensivo;

Fernando - Sua melhor partida com a camisa do Grêmio. Muito bem na marcação;

Rochemback - Pôde se dedicar a marcar sem se preocupar excessivamente em criar, assim foi mais equilibrado;

Douglas - Jogou com a qualidade que tem. No início reteve demais a bola e gerou contra-ataques, depois se corrigiu;

Marquinhos - Desta vez estreou no Grêmio, centralizado e tendo Douglas pela direita e Escudero pela esquerda para tocar a bola, fez o jogo andar;

Escudero - O melhor, articulou, tocou, deu movimentação e intensidade ao time partindo com a bola dominada para cima dos adversários. Foi decisivo;

André Lima - Melhorou no pivô, mas segue deficiente;

Willian Magrão - Entrou e é claro, não me agrada, saiu machucado;

Leandro - Sua entrada trouxe mais uma preocupação para a defesa adversária;

Edcarlos - Já no final ingressou para gastar o tempo, e com a lesão de Willian Magrão, para reforçar a marcação.

Celso Roth - Montou bem o time, mas não apreciei as saídas de Marquinhos e Escudero, era possível ampliar a vantagem.




















NAVEGANDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Paisley na Escócia (no alto), Iguatu no Ceará (no centro) e Carmo no Rio de Janeiro. Um abraço aos internautas de Washington no Distrito de Columbia (EUA), Belgrado na Sérvia, Montevideo e Salto no Uruguay, João Pessoa na Paraíba, Salvador e Feira de Santana na  Bahia, Vitória no Espírito Santo, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Uberaba e Campina Verde em Minas Gerais, Brasília no DF, Cuiabá no Mato Grosso, Rio de Janeiro e Teresópolis no Rio, São Paulo, Ribeirão Preto, Santos, Santo André e Guarulhos em São Paulo, Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá no Paraná, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Camboriú, Sombrio, Joinville, Brusque e Lages em Santa Catarina, Porto Alegre, Canoas, Passo Fundo, Novo Hamburgo, São Lourenço do Sul, Canguçu, Erechim, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Cachoeirinha no Rio Grande do Sul.

* montagem by Gothe Gol 

domingo, 28 de agosto de 2011

LANCE DE DOMINGO




















Foi sábado de estreia do Cosmos do Editor no Geraldo Santana. A conclusão pode ser uma só, o time assinado por Manoel Gonçalves Teixeira é simplesmente perfeito, merece um manager melhor sem dúvida. Visual, acabamento, cada detalhe, ponha a culpa em quiser pelo resultado do jogo, menos no escultor.

Na partida de estreia o adversário foi o Internacional de J.Lucas e quem marcou o 1º gol do lendário time de Nova Iorque foi o holandês Neeskens (acima na montagem). Cabañas que substituiu a Van der Elst no intervalo fez o segundo.

O Cosmos na vitória teve Friedel (Birkenmeier), Carlos Alberto, Cannavaro (Zmuda), Beckenbauer e Rildo; Rijsbergen (Bogicevic) e Mifflin; Van der Elst (Cabañas), Neeskens, Pelé e Chinaglia (Robbie Keane).

Na sequência o Cosmos em mais 2 jogos empatou sem gols com o Boca de Lofrano e venceu o Nacional de Montevideo de Fosca por 2 a 1 com gols de Chinaglia e Rildo.

LANCES RÁPIDOS

* Só posso lamentar o acidente com o bondinho de Santa Tereza no Rio e com vítimas fatais. Só não ama o Rio quem não conhece, minha segunda casa, talvez a primeira.

* Bayern de Munique com Hat Trick de Mario Gomez fez 3 a 0 no Kaiserslautern pela Bundesliga e dependendo neste domingo do Moenchengladbach pode fechar a rodada líder.

* Quero saudar meus amigos botonistas do Grêmio Novo, Rafa Tosh e Rafael Lima, que assumem funções no clube. Um orgulho para todos nós, botonistas e Gremistas.

* Edições de terça e quarta do Gothe Gol devem vir de Brasília. Com satisfação recebo a missão de tirar do papel a nova ponte sobre o Guaíba do ponto de vista das responsabilidades que cabem ao município. Aposto em canteiro de obras em Porto Alegre até o final deste ano e entrega até a Copa de 2014. Encontro será com a bancada Federal Gaúcha na Câmara dos Deputados. Sou sempre premiado com tarefas "barbadas", é o meu combustível. Belo desafio.

* Segunda tem NO CONSELHO TRICOLOR no BREAKFAST. Tem GREnal hoje. Primeiro uma boa costela e uma legítima bier de Munique no Rolete na Marcílio Dias, depois Olímpico Monumental. Atrás de aprovação para o aditivo da Arena com mais 4 mil lugares, uma subestação moderníssima de 69KV e certificação Leed, além de um CT para os profissionais e fantásticas instalações para área administrativa, social, loja e Memoriais, vou ocupar lugar na tribuna superior e deixar filho e nora nas sociais. Hora de negociar com os Conselheiros os votos necessários. Apesar de atender a convite recentemente para assumir como secretário-adjunto da Secretaria de Gestão e Acompanhamento Estratégico da capital, não abri mão da secretaria geral da Grêmio Empreendimentos.

* Agendas de sexta, 09 de setembro, transferidas. Destino ? São Lourenço do Sul para o Lagoão 2011.

* A 6ª Etapa do interno de cavados da AFUMERG já começou. Quem largou 100% foi Diogo em 2 jogos. Índio atropelou a Adão por 4 gols.

* Segunda ? Tudo de Futmesa e futebol ? Gothe Gol.

TROFÉU GERALDO SANTANA




















O torneio de cavados do Geraldo Santana contou com 7 jogos neste sábado. Destaque para a vitória do Bayern de Munique do Editor por 1 gol (Toni Kroos) diante do Borussia Moenchengladbach de Azevedo em clássico equilibrado que poderia terminar com qualquer resultado. Confira os resultados.

J.Lucas 1x1 Bopp
Cristiano 1x1 Fosca
Gothe 1x0 Azevedo

Saul 0x3 J.Lucas
Fosca 0x0 Gothe
Cristiano 1xo Bopp

Azevedo 2x0 Cristiano

sábado, 27 de agosto de 2011

SÁBADO DE ESTREIA DO COSMOS




















O time do Editor e de Chinaglia (foto), faz sua estreia neste sábado no Geraldo Santana contra o Inter de J.Lucas. A idéia é conhecer um pouco do Cosmos que jogará em 09, 10 e 11 de setembro o Lagoão 2011 em São Lourenço do Sul/RS. O Cosmos ainda poderá jogar mais alguma competição interna do GS até o final da temporada.

LANCES RÁPIDOS

* Depois de mais uma rodada da Taça AABB de cavados em Canguçu, Torre, Cleiton, Tadeu e Benhur dividem a liderança do torneio.

* Na Franzen o destaque é a modalidade liso que teve o início do Troféu Franzen, que reúne jogadores da casa e convidados. Kuhn e Breno largaram na frente.

* Voltando aos cavados, destaque para o Torneio Master do Círculo Operário Pelotense. Getúlio lidera apesar da derrota para Edison por 1 gol na última partida. O vice-líder é Lacerda seguido de Edison e Virginio.

* Domingo de retorno da F1 com o GP da Bélgica em Spa-Francorchamps. É o 12º GP da temporada liderada pelo alemão Sebastian Vettel.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA











Nem na Copa Gerd Wenzel e nem mesmo nas competições do clube, o Bayern de Munique do Editor e o Borussia Moenchengladbach de Gerson Azevedo se encontraram.

O Bayern chegou a decisão da Copa GW, mas diante do Colônia de Paim, o Borussia fez a final do 1º turno do Troféu Geraldo Santana de cavados, mas contra o Milan de Cristiano Carneiro.

O clássico alemão finalmente acontecerá neste sábado pela fase classificatória do 2º turno do Troféu GS entre os 6 jogos previstos e que reúne também Cristiano em rodada dupla contra Bopp e Foschiera, Pirênio diante de Otávio, Foschiera e Valter e ainda J.Lucas vs. Bopp.

LANCES RÁPIDOS

* Sorteio da Champions League decretou o Grupo do Bayern como o Grupo da morte da fase classificatória da competição. O time Bávaro terá ao seu lado Manchester City, Napoli e Villareal.

* O futebol na TV começa já nesta sexta com a Supercopa da UEFA que cruza Barcelona e Porto. ESPN Brasil - 15:30hs.

* Na TV (ESPN Brasil - 10:25hs) no sábado, a Bundesliga é a atração com Kaiserslautern x Bayern de Munique.

* A dica no futebol internacional para o domingo é Tottenham e City pela Premier League na ESPN às 09:25hs.

* No brasileirão, GREnal ! Os vermelhos embalados pela conquista da "extraordinária" RECOPA tem como atrações o artilheiro Damião e ainda Oscar que brilhou no Mundial Sun-20 da Colômbia. O Grêmio corre atrás de recuperação estreando Edcarlos e Júlio César, e com Mário Fernandes de volta.

* No domingo fechando o futebol nos gramados às 19hs em Rio Grande, o 14 de julho de Livramento enfrenta o São Paulo pela Copa FGF. O Leão da Fronteira até aqui invicto, soma 5 pontos em 3 jogos.

* No Apertura uruguayo que também acompanhamos por aqui, na noite de ontem o Peñarol recuperou jogo em atraso com o Bella Vista vencendo por 3 gols e agora divide a liderança da competição com Cerro, Danubio e Fénix, antes da rodada do final de semana quando enfrenta o Cerro Largo. O Nacional com 2 empates até aqui, cruza com o Cerro.

NAVEGANDO

Nosso abraço aos amigos de Tubarão e Itajaí em Santa Catarina, Bauru em São Paulo, Vitória no Espírito Santo, Lima no Peru e ainda Alamada e Porto em Portugal.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O LANCE NO BLOG




















A Edição de terça desta semana do Gothe Gol com Manoel Teixeira Gonçalves na âncora do post é a nova recordista de acessos do Blog na temporada 2011. Merece.

Mesma terça em que chegou o novo Cosmos do Editor assinado por Manoel e que comprova o depoimento de nossas linhas e os comentários que habitam a Edição que o apresentou no GOTHE CROMO GOL.

Arte, detalhe, qualidade, o espelho do imaginado, mais do que botões, peças para admiração e que breve estarão nas mesas para a estreia possivelmente no próximo sábado e depois também nas mesas do Lagoão em São Lourenço do Sul.

Time escalado para a estreia (foto abaixo) com Brad Friedel, Carlos Alberto, Cannavaro, Beckenbauer e Rildo; Rijsbergen e Ramón Mifflin; Van der Elst, Neeskens, Pelé e Chinaglia.




















* fotos by Gothe Gol

O PRESIDENTE NO BLOG por Marcelo Vinhas

Enfim, mais um estadual, um novo campeão e mais um final de semana de muito futebol de mesa e confraternização entre os botonistas. Mais um final de semana de muitas histórias ocorridas ao redor das mesas. Histórias que deixarão saudade.

Inúmeras vezes durante essa gestão falei ao microfone no final das competições para agradecer pelos “altos níveis”. São eles o nível técnico, o nível competitivo e o nível de respeito entre os botonistas em meio a um clima de confraternização. Dessa vez não fiz o mesmo para não ser tão repetitivo, pois diria exatamente a mesma coisa.

Antes de começar o Estadual tivemos uma importante Assembléia Geral da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, com todos os itens colocados em pauta sendo aprovados por unanimidade (vide edital 07/2011). Penso que esse foi mais um passo importante dado pelo nosso esporte.

O primeiro item tratava de uma mera organização de nosso Regulamento Oficial das Competições, no que diz respeito à pontuação atribuída às competições da modalidade liso.

O segundo, para minha surpresa, foi muito apreciado por todos os representantes presentes na assembléia. Tanto foi que, por unanimidade, decidiu-se aplicar a alteração imediatamente, já fazendo valer os novos critérios no Estadual que estava prestes a ser iniciado. Trata-se da alteração dos critérios de sorteio das fases eliminatórias das competições estaduais, passando os confrontos a serem dirigidos de forma que o de melhor campanha enfrente o de pior campanha e assim sucessivamente, semelhante ao que ocorre nas competições da CBFM.

O terceiro tratava da votação de proposta do Código Disciplinar da FGFM, também aprovada. Em breve o código terá seção exclusiva no site da FGFM, assim como os demais regulamentos. Agora a federação possui uma ferramenta para julgar todas as decisões de nível disciplinar com o mínimo de subjetividade possível. No entanto, se os “altos níveis” permanecerem, esse código será uma ferramenta meramente preventiva. Assim esperamos.

A partir de agora nossa atenção está voltada para a distribuição das vagas do Campeonato Brasileiro e para a realização do Estadual Experimental Máster juntamente com a Taça RS Experimental de Liso, a ocorrer nos dias 23, 24 e 25/09 no Círculo Militar de Porto Alegre (vide edital 08/2011). Inscrições abertas!

Encerro com uma das muitas histórias que ouvi nesse final de semana, essa contada por Cristian Costa, que também assina sua coluna neste blog, No domingo pela manhã, após ser eliminado por Duda nas quartas-de-final, Cristian me confessou: “Em uma partida contra o Zilber aprendi mais do que em 20 anos jogando botão”.

LANCES RÁPIDOS

* Quinta-feira de sorteio de grupos para a Champions League 2011/2012 por volta de 12:45hs no horário brasileiro. Decisão será na Allianz Arena em Munique. O Bayern bateu na terça o Zurique fora de casa com um gol de Mario Gomez e estará no pote 1 do sorteio, o pote dos principais times.

* AFUMEPA com octogonal final definido para o Troféu de Inverno de cavados. André Souza, Marcus Junqueira, Rodrigo, Felipe, Leandro, Sandro, Brandão e Adriano nos dias 27 e 29 próximos estarão brigando pelo caneco.

* No Troféu Geraldo Santana de cavados, no Grupo A Paulo Fernando lidera seguido de Cristian Costa, Azevedo e Saul Martini, enquanto no Grupo B a ponta é de Leon Amaral seguido de Gothe, Maurício e Pirênio.

* A 3ª Copa da Inglaterra da turma da Liga Inglesa foi decidida em Manchester. Deu o City de Marcus Junqueira que derrotou na decisão o United de Rogerinho.

* No Círculo Militar de Porto Alegre o jovem talento de Yago largou na frente nos lisos da Copa Tamandaré. Somando 7 em 9 pontos possíveis, é seguido de Azambuja e Bruno. Hoje nova rodada nos lisos.

* Nos cavados da Franzen destaque para Leão na rodada de segunda-feira. Venceu o clássico contra Robin e passou pela tradicional muralha defensiva de Cajú somando 6 pontos.

* Noite de Taça AABB de cavados em Canguçu.

* A redação recebe mais um e-mail sobre o tema cavados e lisos. O internauta Julio Cossito Toldo, que não identifiquei em que Estado reside, tece considerações lamentando um possível movimento para acabar com a modalidade cavado no brasileiro. Não publico a mensagem na íntegra em função de sua extensão, mas muito resumidamente relato que defende a manutenção de cavados e lisos em nível nacional, e considera que as regras deveriam ser diferentes, preservadas as especifidades de cada uma com os ajustes necessários para que se tornem cada, o mais interessante possíveis.

* Damião impossível nos vermelhos. A torcida na final de ontem no litoral portoalegrense não era para o Independiente, mas para que Tuzzio ou outro "gentil" argentino fizesse o artilheiro "descansar" no GREnal. O que deu para ver do jogo, é que não foi de graça que o Gamba Osaka do Japão venceu o time de Avellaneda na final da última Suruga.

NAVEGANDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Chandigarh na Índia (acima na imagem) e Chemnitz na Alemanha. Abraço aos Web leitores de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, São Leopoldo, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Rio Grande, Erechim, Canguçu, São Lourenço do Sul e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Sombrio, Joinville, Blumenau e Criciúma em Santa Catarina, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Paranaguá e Foz do Iguaçu no Paraná, São Paulo, Santos e Campinas em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Belo Horizonte e Campina Verde em Minas Gerais, Brasília no DF, Salvador e Feira de Santana na Bahia, Natal no Rio Grande do Norte, Belém no Pará, Bogotá na Colômbia, Milão na Itália e Nova Iorque nos Estados Unidos.

* montagem by Gothe Gol

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COLUNISTAS


NA AVALANCHE por Cristian Costa

Tricolores

No ano passado, o Grêmio fez 20 pontos no primeiro turno. Depois da derrota em casa para o Santos, bem no final do jogo, em partida válida pela décima sexta rodada, fiquei pessimista e só esperava coisas ruins no torneio. Mas veio a recuperação fantástica no returno e a quarta colocação no final. Porém, aquele time vinha de um bom primeiro semestre: semi-final da Copa do Brasil e título regional.

A equipe atual do Grêmio fez um jogo decente na Libertadores e três ou quatro no gauchão. Tem até aqui no brasileiro dois ótimos tempos, o primeiro contra o Bahia e o segundo contra o Coritiba. Ou seja, muito preocupante.

Duas vagas no rebaixamento já têm donos. Dificilmente América e Avaí (empatamos com esses dois times em casa) escapam. Temos que abrir o olho e transformar cada jogo no Olímpico em final. Admito, tô com medo, muito medo!!

Olimpíadas

Apesar da pouca idade (21 anos) Sarah Menezes é cada vez mais certeza de medalha nos jogos olímpicos de Londres. A judoca faturou o bronze no mundial de Paris. Resultado idêntico ao de 2010.

Leandro Cunha repetiu 2010 também e ficou com a prata na categoria -66kg. O judoca cresce nas principais competições e começa a aumentar a expectativa em torno dele para Londres.

Dia 30 começa o pré-olímpico de basquete masculino. Uma vaga deve ser da dona da casa Argentina. Apesar dos inúmeros desfalques, o Brasil têm chances de ficar em segundo e carimbar o passaporte depois de 16 anos.

Futebol no mundo

Cheguei a tempo de ver o segundo tempo do Tottenham contra o United. Parecia que dessa vez o meu time favorito na Inglaterra quebraria a escrita de mais de 20 anos e venceria os Reds em Old Traford. parecia. Tomamos três a zero. Pra piorar, o Anderson ta jogando demais. Podia estar aqui nos ajudando.

Em tempos de crise na parte ocidental da Europa, times do leste (basicamente Ucrânia e Rússia) investem pesado para alcançar o mesmo status dos irmãos ex-ricos. Anzhi, time onde joga Roberto Carlos, Jucilei e Diego Tardelli, contratou junto a Inter de Milão Samuel Eto'o, que deverá passar a ter o maior salário do futebol mundial. Os russos ainda prometem contratar mais duas estrelas do cenário internacional.

As aventuras de Caju

Hoje inauguramos uma nova seção: as aventuras de Caju. No Pé da Cajarana, coluna traço do futebol de mesa, conforme nosso amado presidente da CBF, Ricardo Teixeira, nosso intrépido herói relata a sua aventura no estádio Bento Freitas. Onde chama, aliás, o local onde muitas vezes o Fernando, o Pedrinho e o Marcelo Vinhas foram às lágrimas de cadeia.

O carioca mais charmoso do Brasil conta que escapou pulando um muro e coisas do tipo. Chico Buarque cantaria “Mentira” para essa versão. A verdade me foi relatada por uma fonte confiável.

Preso no estádio do segundo maior time da terra da liberdade, Caju começou a gritar desesperado por socorro. Quase sem voz, abriu o sorriso quando viu surgirem o vulto de cinco rapazes da torcida Anel Rubro Negro. Fanáticos torcedores da equipe rubro-negra. Gente que na briga, dá até sangrar em nome da honra do time pelotense.

Caju foi salvo, mas antes propôs uma insólita brincadeira. Já que estava em uma “cadeia” e gosta muito de teatro e cinema, nosso carioquinha de Bangu (sem rimas xulas, por favor) sugeriu montar a peça Barrela, do genial Plínio Marcos. Na encenação, ele faria o papel que foi do Marcos Winter no cinema cabendo aos pelotenses interpretarem os papéis do Peréio, do Marcos Palmeira, do Otávio Augusto, do Roberto Bomtempo e do Chico Dias.

Caju divertiu-se a tarde inteirinha. Voltou para a sala de jogos com um sorriso maroto iluminando seu rostinho angelical.

Bastidores do futebol de mesa

Se futebol de mesa fosse tênis meu Top Ten seria: Duda, Alex, Sílvio e Alessandro da Riograndina. Acrescentaria dois “estrangeiros”: Victor e Christian. Fecharia a lista com Marcos (Pelotense), Marcelo (Academia), Felipe (Afumepa) e Careca (Franzen). Importante dizer que me refiro exclusivamente ao cavado.

Na segunda parte da lista (até os 30 do mundo) viriam os caras muito bons. Guido e Robson de Santa Vitória. Esses dois poderiam estar na lista de cima, mas estava afastado do botão quando eles estavam no auge. Vinicíus e Marquinhos tb do HPC. Rodalles e Moraes do COP. Ítalo da Pelotense. Zilber, Augusto e Matheus da Academia. Michel da Riograndina. Sérgio, Rodrigo, Elisandro e Carlos Kuhn da Afumepa. Gilvani e Julinho de Passo Fundo. Os tiagos da Franzen. Paulo, Nilmar, os Mallet e Leandrinho do Círculo Militar, Joni de Encruzilhada. Acrescento dois que eu vi no auge no final dos 80 e início dos 90 e jogavam muito: Alam (Franzen) e Chambinho (Caxias). E por aí vai.

Depois vêm os bons. Gente que encara qualquer um de frente e dá trabalho. Vou colocar apenas alguns nomes, pois são muitos. Cristiano, Gothe, Leon e Gerson do Geraldo Santana. Uns dez do Círculo como o Yago, o Júnior, o Azamba e o Rodrigo. Robin e Breno da Franzen. Quase todos da Afumepa. A turma top de Caxias. Uns quatro de Passo Fundo (Paim e cia). Quase todo o COP, Academia e Pelotense, pois nessas três só tem fera. Uma galera da Riograndina como os dois Sandros e o João. Uns cinco da Afumerg como o Diogo e o Índio. Restante do grupo de Santa Vitória. Uns dois ou três de Canguçu. O José de Bagé. Esqueci-me de muitos e peço desculpas.

Por fim, os médios. São dezenas espalhados nas 18 entidades da federação. Entre eles, eu me incluo. Caras com algum talento, mas dispersos. Ou seja, a minha classificação para os 8 foi mais do que surpreendente, foi revolucionária.

Eu era o representante das classes menos favorecidas. Dos desvalidos. De gente que luta cada dia para colocar a comida na mesa da família. A classe operária do botão viu em mim um líder, um salvador, um messias. O Pirênio me pagou um café quando cheguei no Geraldo. O Fosca me liga todos os dias pra dizer que devemos tomar o poder da elite botonística. O Caju me pediu um autógrafo no fim do campeonato.

Vcs acham que eu estou exagerando? Sabe quantos estaduais eu tinha jogado ate agora ? três. Sabe quantas vitórias eu possuía: NENHUMA. Em 2009, eu havia perdido os três jogos. Tomei três do Paulo (Círculo), dois do Mano (Franzen) e cinco do Tiago (COP).

O bom de ser ruim é isso. O simples fato de ter visto ao vivo e a cores aquelas quatro mesinhas fez eu ganhar o ano. Ainda mais sendo um cara que só acho qual é o grau dos meus botões, não tenho paninho, minha caixinha foi uma doação do Cristiano e não tenho a mínima ideia de como se faz um botão ou uma mesa para jogar.

Tive sorte em todos os jogos, fiz gol contra, errei pênalti, tomei goleada e me diverti um monte. Em 2012 estarei com certeza lá no Círculo Militar.

Fica na memória tb todas as bobagens na viagem de ida e volta. Eu, o Fosca, o Rodrigo e o Cristiano não calamos a boca um minuto. Os tragos no Cruz de Malta. Tiago Pufal fora do ar de tanto beber e Caju e sua imitação impagável do cara que enfrentou o Roberto Moreira no brasileiro.

Falando em Roberto Moreira, João Garima, presidente do seu fã clube, imortalizou, ao lado do Cristiano, do Rodrigo e do Leão,  o nome do maior astro do botão em terras pelotenses.

Frases

“Tamô grande” Cristiano de cinco em cinco minutos na viagem.

“Foi aqui que eu e um cara demos...” Fosca ao passar por uma garagem e Pelotas e largar essa frase solta no ar.

“O Garima me convidou para ficar com ele”, Rodrigo Bernardes tentando explicar que os dois iam ficar no mesmo quarto de hotel.

“Aprendi mais sobre futebol de mesa jogando 50 minutos com o Zilber do que minha vida inteira”, Eu depois da partida contra o craque da Academia.

“Ainda vou ser presidente do Brasil de Pelotas”, Marcelo Vinhas.

“Se o Marcelo for presidente, eu troco de time”, Pedrinho Hallal.

“Eu adoro homens sarados”, Caju gritando no meio do estádio Bento Freitas enquanto encenava a peça Barrela.

Um abraço a todos que me ligaram e me deram força durante a competição: Bodão, Gerson Azevedo, Dani (Afumepa), Leon e Gothe. Rodrigo, Cristiano e Fosca que ficaram o tempo inteiro na torcida. Mário que me citou na sua prestigiada (essa não é traço que nem a do Caju) e muito engraçada coluna de forma elogiosa, ou seja, não me chamou de David Coimbra.

Valeu mesmo

INTERação por Guilherme Gonçalves

Susto

Quando eu fiquei sabendo da escalação do Inter para o jogo contra o Flamengo eu me decepcionei. Achei que Dorival iria aposentar velhos erros, como achar que Tinga é meia e que Jô é segundo atacante, mas nosso treinador manteve ambos no time. No segundo tempo, ele foi o Dorival que eu tanto esperava e me deu certo alivio. Acho que este é o rumo daqui para a frente, um Inter corajoso e não covarde. A escalação contra o Independiente mostra isso. Oscar volta no lugar de Tinga e Delatorre ganha a posição de Jô, devido aos serviços bem prestados no último jogo. A única coisa que não concordo é a permanência de Juan no banco. Acho que precisamos renovar nossa zaga de uma vez. Juan vinha bem no Inter e Moledo mostrou suas qualidades todas as vezes que foi chamado.

Inter x Flamengo

Falar de arbitragem contra Corinthians e Flamengo é desnecessário. Não foi marcado um só pênalti para o Flamengo no campeonato inteiro. Acho que no lance do D´alessandro poderia até não ter marcado o pênalti, mas dar o amarelo foi um erro. Afirmo, que se fosse ao contrário e o derrubado fosse Ronaldinho Gaúcho teria sido pênalti de concurso. Os erros do juiz foram muitos, desde empurrar a barreira para o gol de Ronaldinho até o pênalti claro não marcado nos acréscimos. Mas arbitragem a parte, fiquei muito esperançoso com o poder de reação que a equipe demonstrou. Dorival corrigiu os erros do primeiro tempo e no segundo voltou uma equipe corajosa, guerreira e aguda. Delatorre mostrou que pode ser uma boa opção enquanto Zé Roberto não volta, e Jô confirmou que não pode ser segundo atacante de jeito nenhum. Outra afirmação no jogo é que de Tinga não pode ser meia e nem Andrezinho seu reserva.  

Leandro Damião

Porque Damião?? Porque não esperaste passar a janela europeia para fazer essa pintura de gol? É para me deixar mais nervoso em relação ao término da janela? Brincadeira a parte, Damião a cada jogo tem mostrado que têm muito futuro. Ele participa de quase todos os lances de gols do Inter. Tirando o golaço de placa que ele fez, ainda deu um passe magistral para Índio. A maior besteira de Mano Menezes foi ter preferido Fred a Damião, melhor para o Inter que assim não perdeu seu principal jogador. Mas agora ele vai ter outra chance de mostrar seu valor no próximo amistoso da nossa seleção.

Oscar

Graças a deus terminou o Mundial sub-20 e Oscar está de volta. O menino fez muita falta ao time. Não é a toa que ele foi destaque da seleção, tendo inclusive acabado com a final. Segundo Ney Franco, ele foi o jogador mais importante do time. Seja bem vindo de volta maestrinho.

Recopa

Acredito no título, acho que vai dar 3 x 1 para o colorado. Gols de Damião e Oscar. Rumo a mais um titulo internacional.