quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COLUNISTAS


NA AVALANCHE por Cristian Costa

Tricolores

No ano passado, o Grêmio fez 20 pontos no primeiro turno. Depois da derrota em casa para o Santos, bem no final do jogo, em partida válida pela décima sexta rodada, fiquei pessimista e só esperava coisas ruins no torneio. Mas veio a recuperação fantástica no returno e a quarta colocação no final. Porém, aquele time vinha de um bom primeiro semestre: semi-final da Copa do Brasil e título regional.

A equipe atual do Grêmio fez um jogo decente na Libertadores e três ou quatro no gauchão. Tem até aqui no brasileiro dois ótimos tempos, o primeiro contra o Bahia e o segundo contra o Coritiba. Ou seja, muito preocupante.

Duas vagas no rebaixamento já têm donos. Dificilmente América e Avaí (empatamos com esses dois times em casa) escapam. Temos que abrir o olho e transformar cada jogo no Olímpico em final. Admito, tô com medo, muito medo!!

Olimpíadas

Apesar da pouca idade (21 anos) Sarah Menezes é cada vez mais certeza de medalha nos jogos olímpicos de Londres. A judoca faturou o bronze no mundial de Paris. Resultado idêntico ao de 2010.

Leandro Cunha repetiu 2010 também e ficou com a prata na categoria -66kg. O judoca cresce nas principais competições e começa a aumentar a expectativa em torno dele para Londres.

Dia 30 começa o pré-olímpico de basquete masculino. Uma vaga deve ser da dona da casa Argentina. Apesar dos inúmeros desfalques, o Brasil têm chances de ficar em segundo e carimbar o passaporte depois de 16 anos.

Futebol no mundo

Cheguei a tempo de ver o segundo tempo do Tottenham contra o United. Parecia que dessa vez o meu time favorito na Inglaterra quebraria a escrita de mais de 20 anos e venceria os Reds em Old Traford. parecia. Tomamos três a zero. Pra piorar, o Anderson ta jogando demais. Podia estar aqui nos ajudando.

Em tempos de crise na parte ocidental da Europa, times do leste (basicamente Ucrânia e Rússia) investem pesado para alcançar o mesmo status dos irmãos ex-ricos. Anzhi, time onde joga Roberto Carlos, Jucilei e Diego Tardelli, contratou junto a Inter de Milão Samuel Eto'o, que deverá passar a ter o maior salário do futebol mundial. Os russos ainda prometem contratar mais duas estrelas do cenário internacional.

As aventuras de Caju

Hoje inauguramos uma nova seção: as aventuras de Caju. No Pé da Cajarana, coluna traço do futebol de mesa, conforme nosso amado presidente da CBF, Ricardo Teixeira, nosso intrépido herói relata a sua aventura no estádio Bento Freitas. Onde chama, aliás, o local onde muitas vezes o Fernando, o Pedrinho e o Marcelo Vinhas foram às lágrimas de cadeia.

O carioca mais charmoso do Brasil conta que escapou pulando um muro e coisas do tipo. Chico Buarque cantaria “Mentira” para essa versão. A verdade me foi relatada por uma fonte confiável.

Preso no estádio do segundo maior time da terra da liberdade, Caju começou a gritar desesperado por socorro. Quase sem voz, abriu o sorriso quando viu surgirem o vulto de cinco rapazes da torcida Anel Rubro Negro. Fanáticos torcedores da equipe rubro-negra. Gente que na briga, dá até sangrar em nome da honra do time pelotense.

Caju foi salvo, mas antes propôs uma insólita brincadeira. Já que estava em uma “cadeia” e gosta muito de teatro e cinema, nosso carioquinha de Bangu (sem rimas xulas, por favor) sugeriu montar a peça Barrela, do genial Plínio Marcos. Na encenação, ele faria o papel que foi do Marcos Winter no cinema cabendo aos pelotenses interpretarem os papéis do Peréio, do Marcos Palmeira, do Otávio Augusto, do Roberto Bomtempo e do Chico Dias.

Caju divertiu-se a tarde inteirinha. Voltou para a sala de jogos com um sorriso maroto iluminando seu rostinho angelical.

Bastidores do futebol de mesa

Se futebol de mesa fosse tênis meu Top Ten seria: Duda, Alex, Sílvio e Alessandro da Riograndina. Acrescentaria dois “estrangeiros”: Victor e Christian. Fecharia a lista com Marcos (Pelotense), Marcelo (Academia), Felipe (Afumepa) e Careca (Franzen). Importante dizer que me refiro exclusivamente ao cavado.

Na segunda parte da lista (até os 30 do mundo) viriam os caras muito bons. Guido e Robson de Santa Vitória. Esses dois poderiam estar na lista de cima, mas estava afastado do botão quando eles estavam no auge. Vinicíus e Marquinhos tb do HPC. Rodalles e Moraes do COP. Ítalo da Pelotense. Zilber, Augusto e Matheus da Academia. Michel da Riograndina. Sérgio, Rodrigo, Elisandro e Carlos Kuhn da Afumepa. Gilvani e Julinho de Passo Fundo. Os tiagos da Franzen. Paulo, Nilmar, os Mallet e Leandrinho do Círculo Militar, Joni de Encruzilhada. Acrescento dois que eu vi no auge no final dos 80 e início dos 90 e jogavam muito: Alam (Franzen) e Chambinho (Caxias). E por aí vai.

Depois vêm os bons. Gente que encara qualquer um de frente e dá trabalho. Vou colocar apenas alguns nomes, pois são muitos. Cristiano, Gothe, Leon e Gerson do Geraldo Santana. Uns dez do Círculo como o Yago, o Júnior, o Azamba e o Rodrigo. Robin e Breno da Franzen. Quase todos da Afumepa. A turma top de Caxias. Uns quatro de Passo Fundo (Paim e cia). Quase todo o COP, Academia e Pelotense, pois nessas três só tem fera. Uma galera da Riograndina como os dois Sandros e o João. Uns cinco da Afumerg como o Diogo e o Índio. Restante do grupo de Santa Vitória. Uns dois ou três de Canguçu. O José de Bagé. Esqueci-me de muitos e peço desculpas.

Por fim, os médios. São dezenas espalhados nas 18 entidades da federação. Entre eles, eu me incluo. Caras com algum talento, mas dispersos. Ou seja, a minha classificação para os 8 foi mais do que surpreendente, foi revolucionária.

Eu era o representante das classes menos favorecidas. Dos desvalidos. De gente que luta cada dia para colocar a comida na mesa da família. A classe operária do botão viu em mim um líder, um salvador, um messias. O Pirênio me pagou um café quando cheguei no Geraldo. O Fosca me liga todos os dias pra dizer que devemos tomar o poder da elite botonística. O Caju me pediu um autógrafo no fim do campeonato.

Vcs acham que eu estou exagerando? Sabe quantos estaduais eu tinha jogado ate agora ? três. Sabe quantas vitórias eu possuía: NENHUMA. Em 2009, eu havia perdido os três jogos. Tomei três do Paulo (Círculo), dois do Mano (Franzen) e cinco do Tiago (COP).

O bom de ser ruim é isso. O simples fato de ter visto ao vivo e a cores aquelas quatro mesinhas fez eu ganhar o ano. Ainda mais sendo um cara que só acho qual é o grau dos meus botões, não tenho paninho, minha caixinha foi uma doação do Cristiano e não tenho a mínima ideia de como se faz um botão ou uma mesa para jogar.

Tive sorte em todos os jogos, fiz gol contra, errei pênalti, tomei goleada e me diverti um monte. Em 2012 estarei com certeza lá no Círculo Militar.

Fica na memória tb todas as bobagens na viagem de ida e volta. Eu, o Fosca, o Rodrigo e o Cristiano não calamos a boca um minuto. Os tragos no Cruz de Malta. Tiago Pufal fora do ar de tanto beber e Caju e sua imitação impagável do cara que enfrentou o Roberto Moreira no brasileiro.

Falando em Roberto Moreira, João Garima, presidente do seu fã clube, imortalizou, ao lado do Cristiano, do Rodrigo e do Leão,  o nome do maior astro do botão em terras pelotenses.

Frases

“Tamô grande” Cristiano de cinco em cinco minutos na viagem.

“Foi aqui que eu e um cara demos...” Fosca ao passar por uma garagem e Pelotas e largar essa frase solta no ar.

“O Garima me convidou para ficar com ele”, Rodrigo Bernardes tentando explicar que os dois iam ficar no mesmo quarto de hotel.

“Aprendi mais sobre futebol de mesa jogando 50 minutos com o Zilber do que minha vida inteira”, Eu depois da partida contra o craque da Academia.

“Ainda vou ser presidente do Brasil de Pelotas”, Marcelo Vinhas.

“Se o Marcelo for presidente, eu troco de time”, Pedrinho Hallal.

“Eu adoro homens sarados”, Caju gritando no meio do estádio Bento Freitas enquanto encenava a peça Barrela.

Um abraço a todos que me ligaram e me deram força durante a competição: Bodão, Gerson Azevedo, Dani (Afumepa), Leon e Gothe. Rodrigo, Cristiano e Fosca que ficaram o tempo inteiro na torcida. Mário que me citou na sua prestigiada (essa não é traço que nem a do Caju) e muito engraçada coluna de forma elogiosa, ou seja, não me chamou de David Coimbra.

Valeu mesmo

INTERação por Guilherme Gonçalves

Susto

Quando eu fiquei sabendo da escalação do Inter para o jogo contra o Flamengo eu me decepcionei. Achei que Dorival iria aposentar velhos erros, como achar que Tinga é meia e que Jô é segundo atacante, mas nosso treinador manteve ambos no time. No segundo tempo, ele foi o Dorival que eu tanto esperava e me deu certo alivio. Acho que este é o rumo daqui para a frente, um Inter corajoso e não covarde. A escalação contra o Independiente mostra isso. Oscar volta no lugar de Tinga e Delatorre ganha a posição de Jô, devido aos serviços bem prestados no último jogo. A única coisa que não concordo é a permanência de Juan no banco. Acho que precisamos renovar nossa zaga de uma vez. Juan vinha bem no Inter e Moledo mostrou suas qualidades todas as vezes que foi chamado.

Inter x Flamengo

Falar de arbitragem contra Corinthians e Flamengo é desnecessário. Não foi marcado um só pênalti para o Flamengo no campeonato inteiro. Acho que no lance do D´alessandro poderia até não ter marcado o pênalti, mas dar o amarelo foi um erro. Afirmo, que se fosse ao contrário e o derrubado fosse Ronaldinho Gaúcho teria sido pênalti de concurso. Os erros do juiz foram muitos, desde empurrar a barreira para o gol de Ronaldinho até o pênalti claro não marcado nos acréscimos. Mas arbitragem a parte, fiquei muito esperançoso com o poder de reação que a equipe demonstrou. Dorival corrigiu os erros do primeiro tempo e no segundo voltou uma equipe corajosa, guerreira e aguda. Delatorre mostrou que pode ser uma boa opção enquanto Zé Roberto não volta, e Jô confirmou que não pode ser segundo atacante de jeito nenhum. Outra afirmação no jogo é que de Tinga não pode ser meia e nem Andrezinho seu reserva.  

Leandro Damião

Porque Damião?? Porque não esperaste passar a janela europeia para fazer essa pintura de gol? É para me deixar mais nervoso em relação ao término da janela? Brincadeira a parte, Damião a cada jogo tem mostrado que têm muito futuro. Ele participa de quase todos os lances de gols do Inter. Tirando o golaço de placa que ele fez, ainda deu um passe magistral para Índio. A maior besteira de Mano Menezes foi ter preferido Fred a Damião, melhor para o Inter que assim não perdeu seu principal jogador. Mas agora ele vai ter outra chance de mostrar seu valor no próximo amistoso da nossa seleção.

Oscar

Graças a deus terminou o Mundial sub-20 e Oscar está de volta. O menino fez muita falta ao time. Não é a toa que ele foi destaque da seleção, tendo inclusive acabado com a final. Segundo Ney Franco, ele foi o jogador mais importante do time. Seja bem vindo de volta maestrinho.

Recopa

Acredito no título, acho que vai dar 3 x 1 para o colorado. Gols de Damião e Oscar. Rumo a mais um titulo internacional. 

4 comentários:

Pedrinho Gmail disse...

A aula do Zilber custou quanto?

Cristian Ferreira da Costa disse...

a classificação...dele...hahahaha

rafinha gaúcho disse...

Cristian

ACREDITO QUE DEPOIS DESSE ESTADUAL NOSSA AMIZADE SERÁ MUITO MAIOR...

PASSAMOS EM UM GRUPO ONDE EM MINHA OPINIÃO ERAMOS ZEBRAS E POR FIM OS FAVORITOS FORAM ELIMINADOS...

O QUE VC SENTIU AO ESTAR ENTRE OS 8 SENTI DA MESMA FORMA...SÓ EM ESTAR PELIANDO NO DOMINGO PELA MANHÃ FOI MUITO EMOCIONANTE

VALEU POR TER COLOCADO MEU NOME EM MEIO A TANTOS CRAQUES DO FUTEBOL DE MESA...VC TEVE AZAR POIS JOGUEI BEM CONTRA VC...

GRANDE ABRAÇO

Maurício disse...

Mas é bom esse Cristian hein ooooo Batista... Hahahaha!!!

Cristian parabéns pela excelente campanha, podes não ser um top nas mesas, mas com certeza és um ser humano nota 10 e isso é o que interessa meu amigo... continues sempre com este espirito, pois todos nós só temos a ganhar com pessoas que fazem do futebol de mesa um grande hoby!!!

Um grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).