terça-feira, 30 de agosto de 2011

GOTHE CAMPEÃO GAÚCHO !!!




















Brasília/DF - Confesso que desde que o Duda da Riograndina venceu em Pelotas a poucos dias o Estadual Especial de cavados, estava com vontade de postar no Gothe Gol o título acima, afinal somos todos um pouco Campeões, pelo menos eu e o Ivan Ribeiro. Eu porque como os internautas podem observar, faço parte do elenco original do time com que o Duda sagrou-se Campeão, e o Ivan porque foi quem fabricou o time vencedor.

Como eu fui parar no time do Duda ? Bem, numa bela jogada de marketing, quando da fornada para o Duda, o Ivan incluiu o zagueirão da foto acima (apesar da camisa 10, sempre zagueiro), e o enviou com uma dedicatória no verso, na cava. Achei a atitude bacana, fiquei agradecido e merecidamente fiz do Ivan uma das matérias do dia 31 de janeiro de 2009 (  http://gothegol.blogspot.com/2009/12/o-lance-no-blog_31.html ).

Numa quarta-feira, 19 de março de 2008 eu na realidade já havia publicado post especial com Ivan Ribeiro ( http://gothegol.blogspot.com/2008/03/ivan-ribeiro-um-artista-do-futmesa.html ) sob o título "Ivan Ribeiro - Um artista do Futmesa". Foi 1º fabricante de botões a ter matéria especial no Portal do Futmesa.

É claro que muitos vão contestar e dizer que então foi a Adidas quem ganhou a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, pois tem seu nome nas camisas da Espanha, camisas fabricadas pela mão de obra barata chinesa de Hong Kong, que afinal foi Xavi, Iniesta & Cia, que afinal foi o Duda que ralou nas mesas para levantar o caneco, mas continuo pensando que o Ivan e eu somos também Campeões. Temos que levar em conta que algumas camisas da Adidas da Espanha também não entraram em campo na decisão do Soccer City em Joahnesburgo, e todas são Campeãs. Na lista da FIFA está a Espanha, na lista da FGFM está o Duda, mas os chineses, o Ivan, a Adidas e eu também somos Campeões.

Tive uma segunda-feira difícil, sabia que a noite me esperava uma longa e dura reunião do Conselho Deliberativo do Grêmio para decidir sobre o aditivo de 65 milhões de reais para a nova Arena, e que cedo embarcaria para nova missão aqui em Brasília. O dia se arrastou, cansativo, chato e até mesmo pouco produtivo. Antes de deixar meu gabinete na Prefeitura de Porto Alegre, me permiti fazer o que faço em algum momento todos os dias. Passei com atenção os olhos por algumas páginas de Futmesa na rede, porque gosto e porque igualmente são fontes de informação para o Gothe Gol.

Gosto nas segundas especialmente da página da Riograndina, é o dia da coluna do Presidente, de linguagem própria, inteligente e divertida. No entanto nesta segunda me chamou a atenção, tópico que desfralda uma verdadeira defesa da pessoa e do trabalho de Ivan Ribeiro, como se isso fosse preciso. Meu sentimento foi imediato de imaginar tratar-se de um "desagravo" ao post que publicamos no GOTHE CROMO GOL de Manoel Teixeira Gonçalves, com destacados elogios ao seu trabalho e a sua pessoa, todos corroborados por intervenções dos internautas na zona de comentários e em e-mails ao Editor.

Mas quem faz notícia tem a obrigação de conferir, e foi o que fiz. Minha impressão de uma "resposta" a merecida homenagem ao Manoel era de fato verdadeira ? Uma rápida ligação a um amigo local (Rio Grande) me confirmou de pronto as suspeitas. Houve um "desconforto" pela matéria do Gothe Gol, foram feridas sucetibilidades, houveram comentários e reclamações.

Levei 10 anos para conseguir do Manoel, com seguidos pedidos, que me enviasse fotos e dados para uma publicação em torno de seu nome, nunca me atendeu, nunca quis aparecer no Gothe Gol, para a minha decepção. O CROMO só foi possível por uma coincidência quando Chambinho no final de semana do Estadual o visitou em Rio Grande e me ligou, dizendo que via naquele instante o meu novo Cosmos no torno do amigo Manoel.

Não perdi a oportunidade e "exigi" do Chambinho fotos e informações do Manoel, finalmente eu faria a minha desejada publicação. As fotos vieram, as informações não. Tive que ligar para o Manoel e com muito trabalho obter as informações sobre sua data de nascimento e local, desde quando fabrica botões e qual a média que imagina fabricar por mês, não me disse nada mais do que isso.

As pessoas são diferentes e isso é ótimo, cada um lida de maneiras diferentes com seu ego, com os holofotes, com as referências particulares e profissionais e não há nada de errado nisso. Nós botonistas escolhemos quem assinará nossos times por diferentes motivos, muitos deles subjetivos, as vezes até mesmo por parceria.

Considero o Ivan um artista, que merece ter seu trabalho comentado no mesmo perfil que o do Manoel, não como se estivéssemos falando do cartel de um lutador de UFC, não como se suas peças devessem ser julgadas como mercadorias que valem 10 ou 20 reais na troca do mercado de pulgas. O Ivan é um mestre, e sem dúvida merece mais do que isso. O Ivan produz arte.

Penso que quando temos 2 ou mais espetaculares profissionais na arte de algum processo, eles na verdade se diferem por detalhes as vezes intangíveis, por aquilo que chamamos de essência, e estou ainda mais convencido disso.

Mas na verdade só estranhei mesmo na coluna do Presidente que tanto aprecio as segundas, sou fã de carteirinha, a ausência em sua lista de vencedores, do botonista que mais nobre tornou com resultados a arte de Ivan Ribeiro nos tempos atuais no que diz respeito a Riograndina. Falo de Silvio Silveira, que entre tantos craques que o clube da Praça Saraiva possui, é o mais completo, dentro e fora das mesas.

* foto by Gothe Gol

FutRIOmesa por Alenio Cheble




















Dedico minha coluna esse mês a reta decisiva dos estaduais liso e livre no nosso estado e a uma pequena análise sobre os cavados nos dias atuais.

ESTADUAL LIVRE

Será disputado no dia 15/10/2011 na sede da Portuguesa a fase final do Campeonato Estadual Livre. Foram 3 etapas que definiram os 8 melhores atletas para a disputa dessa fase final. São eles:

GRUPO A
GRUPO B
ALENIO ( AAP )
ROBSON ( VASCO )
HORACIO ( AAP )
HERCULES ( AFUMIG )
WEBER ( VASCO )
MOYSES ( ECRSP )
CLAUDIO ( LIGHT )
ANDERSON ( AFUMIG )

Os 2 melhores de cada grupo se enfrentam na semi-final e os vencedores fazem a grande final.

Junto ao estadual ouro, será disputado o estadual prata classificando 4 atletas para a primeira etapa de 2012 completando 12 atletas com os 8 da série ouro. O estadual prata que contempla os atletas classificados de 9º a 16º são: Diego ( Urubuzada ), Bruno e Pedro ( AAP ), Waner ( ECRSP ) e Lucas, M. Galvão, Glaiton e A. Carlos ( LIGHT ). 

ESTADUAL LISO

Será disputado no dia 29/10/2011, tem a mesma fórmula do liso e os 8 classificados estão divididos assim nos 2 grupos:

GRUPO A
GRUPO B
M. MARTINS ( VASCO )
ALENIO ( AAP )
SIDNEY ( AFUMIG )
ROBSON ( VASCO )
ANDRÉ ( AFUMIG )
WEBER ( VASCO )
HORACIO ( AAP )
M. BARBOSA ( VASCO )

O estadual prata liso será jogado pelos seguintes atletas: Toninho, Vitor e Pedro ( AAP ), Anderson e Nathan ( AFUMIG ), Vitor ( Vasco ), Cláudio ( Light ) e Waner ( ECRSP ). Os 4 primeiros juntam-se ao 8 da Ouro formando os 12 atletas na Copa da Federação 2012, 1ª etapa do estadual do ano que vem.

ESTADUAL SENIOR

Nossos “Velhinhos” disputarão nesse mês de setembro a fase final de seus estaduais. Esse ano, tivemos a grata surpresa de presenciar a partidas de excelente nível técnico e como destaque principal é que sem perder a seriedade o campeonato dessa galera transcorre em excelente ambiente, harmonia e amizade entre os participantes. Dá gosto presenciar e apoiar essa competição pelo espírito de união dos atletas e pelas ótimas história e casos que costumam ser contados nas competições. Quer passar um dia com certeza de diversão? É só participar dessas etapas. Nossos “velhinhos” ( alguns nem tanto, rsrsrsr ) estão realmente Parabéns.

O livre será disputado na sede da LIGHT em 03/09 e o liso na sede da Portuguesa em 24/09.

LIVRE

GRUPO A
GRUPO B
PEDRO ( AAP )
MOYSES ( ECRSP )
CLAUDIO ( LIGHT )
WANER ( ECRSP )
THOMAZ ( LIGHT )
SABOIA ( ECRSP )
RAUL ( ECRSP )
JULIO ( AAP )


LISO

GRUPO A
GRUPO B
M. BARBOSA ( VASCO )
JULIO ( AAP )
PEDRO ( AAP )
ZE CARLOS ( AAP )
SABOIA ( ECRSP )
TONINHO ( AAP )
WANER ( ECRSP )
CLAUDIO ( LIGHT )

ANÁLISE SOBRE OS CAVADOS

Fico muito triste de ver o cavado sendo diminuído e esvaziado em nossas competições. Podemos ver que hoje, faltando pouco mais de 2 meses para o brasileiro, temos apenas 16 atletas para jogar o livre e apenas 3 equipes interessadas pelo brasileiro de clubes, que se mantendo dessa forma sequer será disputado.
Hoje o cavado está sendo tratado como uma espécie de série-B do liso, que já é inclusive chamado de especial.

Sabemos que aqui no RJ, no RS, em SC ainda temos uma galera que joga e gosta do livre, sendo que aqui no Rio por exemplo, todos os garotos que começam ainda começam pelo livre pela maior facilidade de controle dos botões. Além disso, a grande maioria dos nossos “velhinhos” jogam apenas essa modalidade.

Por outro lado, eu sou um atleta que pratico as duas modalidades, posso afirmar que o cavado está perdendo cada dia mais em interesse, muito por culpa dos nossos atletas. A maioria dos jogadores do livre hoje, jogam de forma retranqueira e acham o 0x0 um excelente resultado. Muitos de nossos atletas sequer buscam ganhar o jogo preferindo a troca de bolas no fundo da mesa e recuar botões a buscar um jogo mais ofensivo e de qualidade.

Acredito que apenas uma grande mudança poderá salvar os cavados, principalmente a nível nacional, porque da forma que estamos, e com dois brasileiros sendo disputados seguidamente na região Nordeste, Recife 2011 e Salvador 2012, os cavados estarão cada dia mais esquecidos.

Um exemplo, é que dificilmente se reverte uma vantagem de empate, no jogo de cavado. São retrancas, bolas no fundo, atletas que demoram mais de 15 segundos para cobrir uma bola curta ou fazer uma jogada simples.

Comecei no cavado, aprendi a jogar no cavado, desenvolvi meu jogo de liso pensando no jeito do cavado de jogar e acho que com um pouco de vontade e principalmente de coragem de nossos atletas, o cavado poderia voltar a ser como era, ou seja, um jogo que beneficiava quem atacava e criava e não aqueles que pensam somente em empatar ou jogar defensivamente ou não jogar.

Gostaria até de sugerir ao blog e aos demais atletas que gostam do livre que façam enquetes, conversem com os demais atletas e se possível até uma campanha com os amigos, sobre o que poderia ser feito para melhorar o cavado e ajudar para não deixar que nossos botões cavados saiam das mesas e das nossas maletas e fiquem guardados em nossos armários.

Ainda bem, que aqui no Rio, o cavado continua forte e a minha Matonense continuará por muito tempo em campo.

* logo by Gothe Gol

5 comentários:

mário ribeiro disse...

Prezado Gothe:
Sentindo-me honrado por contar com a tua leitura de meus modestos alfarrábios, quero te confessar-te que fui coagido, obridado, sob pena de castigos físicos inenarráveis, causadores de icomensurável sofrimento, desagravar em prol do ARTESÃO, que se encontrava com ambos cotovelos dormentes, por essa falha humildemte pesso perdão, pois estava diante de uma coação moral irresistível. Após a publicação de hoje, o indigatado desfez seu "beicinho" e aparente bastante alegria. Se acaso estiveres na capital federal, sapeca um ósculo em cada malar da Dilma, por favor.
Um abraço de seu ostensivo e incondicional fã
Mário Ribeiro.

paulo monteiro disse...

Caro GOTHE sou leitor do teu blog assíduo e no mês de junho em meu blog Prsmonteiro.blogspot.com escrevi sobre as pessoas e todas são importantes para nós botonistas na feitura de seus trabalhos os quais dedicam todo seu carinho para nos agradar no que se refere aos times.Me parece falta de elegância para não dizer outra coisa do presidente da ARFM quando na sua avaliação coloca que o trabalho de um vale o dobro de outros. Temos vários confeccionadores de botão e não artesão cada um com sua caracteristica e cada um de nós tem suas preferencias mas todos merecem respeito. Acho que deu para entender não é mesmo?

claudioaalight disse...

Caro Gothe,
Muito bom o seu blog desta terça pelas matérias apresentadas.
Afinal é importante não apenas informar como tanbém levantar possíveis questões para o debate.
Isto demonstra o interesse e o alcance do seu blog.
Mas para não ficar em cima do muro, particularmente, gosto muito do trabalho do Gerson e concordo com o Alenio quando ao cavado.
Saudações

Ubirajara disse...

Nobres,

A regra não pode ser a mesma para 2 modalidades completamente diferentes.

As peças são as mesmas mas o funcionamento e desenvolvimento da engrenagem é totalmente distinto. Urge mudança na regra do cavado para torna-lo um jogo mais interessante e que premie o ataque. No liso o ataque é consequência natural do jogo. Já no cavado é a exceção do mesmo.

Imaginemos o que seria do Xadrez se as peças não fossem condicionadas a certos movimentos...

lhroza disse...

LH.ROZA
Amigo GOTHE...
"As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permancem." Lí esse provérbio em algum lugar. Pois reportando as nossas preferencia consumidoras, creio que esse ou aquele "ATESÃO" deva ser RESPEITADO, pois o que vale mais a PERFEIÇÃO ou a ARTE FINAL ??? Nem sempre o que nos é particularmente bonito, possar vir ser bem aproveitado,nos dando os resultados: Titulos ou aquela vitória inesquecivel.
Fica aí a expectativa que alguem possa me responder.