quarta-feira, 31 de agosto de 2011

COLUNISTAS

Brasília/DF - Vou pedir licença aos COLUNISTAS e publicar seus espaços entre imagens aqui da capital federal. Em parte porque no sentido inverso da maioria, gosto de Brasília, afinal são mais de 25 anos chegando aqui constantemente, tive mãe e irmã morando no DF, gosto da lógica da cidade, da arquitetura que combina com sua aridez, do clube do Congresso e suas quadras de tênis onde posso jogar ainda 3 sets sem suar (em Porto Alegre com umidade não jogo um completo com meus 103 quilos), gosto do Pontão do Lago Sul e sua sofisticação fora do meu alcance, gosto da agitação do Senado e da Câmara Federal onde se respira política por excelência, dos restaurantes. Parte porque tive pai fotógrafo, tenho o hábito de clicar tudo o tempo todo. Uma forma de homenageá-lo constantemente.

Na quinta vamos conhecer qual a figura que será publicada no GOTHE CROMO GOL do sábado, biografado por um colaborador do Blog. Vai ter muito Futmesa e muito futebol no LANCE NO BLOG. Na sexta a volta da Gabi, prometida para a semana que passou e que com nova atividade profissional, não conseguiu enviar seu espaço. Vamos em frente.

NA AVALANCHE por CRISTIAN COSTA




















Quase nenhum de vocês, meu três leitores, tem o desprevilégio (palavra criada por mim com auxílio do Magri) de conhecer o Antero. É o colorado mais chato do universo. O Roberto Teixeira Siegmann perto dele é de uma imparcialidade salomônica.
O Antero faz da minha vida e da todos os gremistas, que o conhecem, algo a beira do insuportável. A gente não torce pelo tricolor por amor, mas apenas para evitar os ataques sistemáticos do mais cruel dos filhos do Apocalipse.
Quem semeia vento colhe tempestade. A lógica indica troco em vitórias do Grêmio...porém nós, gremistas da galera, preferimos ignorá-lo solenemente. O desprezo por nós orquestrado em silêncio, deixa o nosso amigo publicitário (ainda bem que ele mora em São Paulo) nervoso. Ele quer ser agredido verbalmente como faz com a gente em sucessos do Internacional.
Mas nós somos inteligentes: se ele se alimenta de ódio, nós o desprezamos!! Esse sentimento o faz sofrer de verdade. Por isso, caros colorados, ou seja, um dos meus três leitores, não vou falar nada do grenal. Só vou rir e falar muito quando o Grêmio passar o Inter na tabela e  isso será logo, bem logo.
Aliás, o editor é pura felicidade com o triunfo no clássico. Sua fama de pé frio já vinha ganhando notoriedade no meio mesa botonístico. Aposto três a um hoje de noite em cima do timão. Tripleta do André Lima. Otimismo pouco é bobagem.
O Rafa Tosh e o Lima vão assumir funções no clube. Tosh será o responsável por receber as delegações adversárias. A ideia é levar os principais jogadores para os piores inferninhos de Porto Alegre. Ou colocar algo na bebida deles. Nada para matar, apenas para deixá-los sem sentido por uns quinze dias.
Com as táticas de guerrilha do Tosh comandando os bastidores do tricolor aposto em dez vitórias de goleada nos dez jogos restantes no Olímpico.
Rafael Lima vai cuidar do judiciário. Vai transformar a dívida do Grêmio com a ISL em meros centavos dado a sua habilidade para transformar números. Brincadeira gurizada. Desejo sorte aos dois nessa nova caminhada.
Ah, já ia me esquecendo: o Duda Kroeff, o segundo Duda mais famoso do RS, vai viajar com a delegação pra SP. Será que a guerra política que tritura o Grêmio há tantos anos teve uma bandeira branca.
Futebol de Mesa
Os bastidores do estadual só trouxeram boas notícias. Se a reversão da saída de Encruzilhada parece cada vez mais distante, Livramento (uma das associações mais tradicionais do Estado), Gravataí e Arroio Grande podem se incorporar a FGFM. As três participam do Lagoão.
No Geraldo Santana, a boa notícia é a volta ao departamento do Paulo César que mesmo residindo em São Paulo vai jogar com a gente. Valeu meu camarada!!



















Futebol no Mundo
O campeonato Inglês vai para um dos times de Manchester. Minha torcida toda para o City. Na Turquia, o tradicional Fener deve disputar a segundona por compra de resultados. Para sorte dos nossos vizinhos, não existe tal tipo de punição no nosso território colonizado.
PSG gastando muito para finalmente vencer o campeonato francês. O terceiro clube que mais rouba jogador no mundo (o primeiro é o Inter e o segundo é o São Paulo) comprou o craque argentino Pastore e o zagueiro uruguaio Lugano. Aposto neles!
Campeonato Brasileiro
Anotem aí: Botafogo campeão. Borges artilheiro. Concordo com o Mário sobre os rebaixados, mas espero estar errado e que Atlético MG e Bahia se salvem da degola.
Outras séries
A Portuguesa, líder da série B, é por baixo, melhor que uns oito clubes da série A. O lateral direito Luis Ricardo, que jogava de atacante, joga demais. Se o Grêmio não tivesse o melhor lateral direito do mundo, Mário Fernandes, indicaria o jogador para o clube através dos meus contatos.
Brasil de Pelotas dando os doces na reta final. O negócio agora para a torcida do rubro-negro é secar o Santo André e se garantir na terceirona. E no ano que vem investir para voltar a elite do futebol gaúcho. Caxias, na terceira, e Juventude, na quarta, começam a atropelar na hora certa.
Dizem que o pé gelado do Pedrinho contribui e muito na derrota para a Chapecoense em pleno Bento Freitas. Mais do que na hora de Marcelo Vinhas comandar o Xavante e proibir a entrada de determinados torcedores no mítico estádio do clube pelotense.
As Aventuras de Caju
Poucas pessoas sabem, mas o primeiro sobrenome do Marcelo Caju é dos Santos. E como um bom dos Santos, ele foi torcedor vascaíno desde a tenra infância. Reza a lenda que era o único torcedor do Gigante da Colina no bairro de Bangu. Tinha até pôster do Roberto Dinamite no quarto.
Mas como isso se o cara agora é flamenguista roxo, indagaram alguns. Calma, senhores, na próxima coluna eu explico essa história detalhadamente.
Olimpíadas
Brasil deu show no mundial de judô. Em função da idade da Sarah (21), da Rafaela (19) e da Mayra (20) acredito que as três medalhistas vão repetir o feito em Londres.
Rafaela é cria do projeto social Reação do Flávio Canto. Ele funciona na Rocinha e já revelou além da medalhista de prata em Paris, outros atletas nas seleções de base. Enquanto isso, as confederações recebem milhões e não produzem absolutamente nada.
Fica cada vez mais difícil Tiago Camilo entrar para a história como o único judoca a ganhar medalhas olímpicas em três categorias diferentes. Ele não consegue se impôr nos -90kg. Falta força. Porém, como se trata do maior judoca desse país, eu ainda acredito.
A Fabiana venceu a gostosa da Yelena Isinbayeva e se sagrou campeã mundial no Salto com Vara. Acho difícil repetir o feito em Londres, mas aposto que volta com medalha da terra da Rainha e do Pedrinho.
Mauren, que já fez mais do que eu achava ao faturar o ouro em Pequim, saltou melhor do que eu imaginava apesar de ter queimado duas vezes. Como as outras atletas tiveram marcas inferiores a expectativa, nossa veterana saltadora tem chance de beliscar uma medalhinha na ilha do Almirante Nelson.
Basquete começou a peleia ganhando dos guris do Chavez. Fica a torcida!
Frase da semana
“Eu quero a sorte de um amor tranquilo”
Caju cantando, para o Mano no quarto de hotel, trecho da música Todo o Amor que Houver Nessa Vida do genial Cazuza.
Abraço aos amigos de boemia...e não esqueçam da minha ceva gelada e da minha cachacinha quentinha.




















* Até o início desta madrugada, a coluna de Guilherme Gonçalves não chegou a redação do Gothe Gol.

** fotos by Gothe Gol

Um comentário:

Pedrinho Gmail disse...

Olá Cristian

Como foi a campamha do Caju no estadual?

Um abraço