Houve uma época em que o Futmesa Gaúcho era recheado de competições regionais, além daquelas que figuram no calendário oficial de sua Federação.
Fronteirão, Vovosão, Figueirão, Garça e por aí vai. Destas, hoje restam a rigor o Zona Sul e o Lagoão, talvez o maior torneio regional do Brasil, além de eventuais encontros que comemoram os aniversários de algumas associações.
No últimos anos, tem surgido novos torneios, promocionais, amistosos, de exibição, com algumas caracterísiticas diferentes, mas também, detalhes em comum.
Possivelmente a referência seja a Copa Gerd Wenzel, que reúne desde 2008 apenas técnicos com clubes alemães, mas temos igualmente a Copa Mar de Plata do amigo e colunista Rafa Tosh com times do Uruguay e Argentina, a Premier League de Dani Junqueira com clubes ingleses, e agora surge com sucesso o Aberto da Franzen Liso, ou como chama seu criador, Breno Kreuzner, o Open da Franzen de Liso.
Se os times ou modalidades que delas participam são a diferença, um traço as aproxima, a forma de compor o mix de participantes. A garantia de um ambiente que priorize a confraternização, em detrimento a simples disputa do título a qualquer preço, fez do Wild Card, do convite, ferramenta fundamental do ótimo resultado que esses torneios apresentam na promoção e convivência do esporte.
Mais do que estrelas, os organizadores preferem ter a certeza de que os participantes reunirão um perfil de amizade, confraternização e amor ao esporte, acima da acirrada busca pela vitória. Fazem um detalhado teste de DNA dos possíveis convidados, eliminando sempre que possível, históricos de "excessiva competitividade".
O resultado ? Botonistas como o caxiense Mário que leva 4 gols do excelente Diogo e praticamente vibra com o 4º gol do adversário, belíssimo, entre outros exemplos. Entre um Edmundo e um Clementino, a tendência é de permitir que Edmundo, um craque indiscutível na história do futebol, habite no máximo as arquibancadas.
O ABERTO FRANZEN EM FOTOS
Uma tarde quente e chuvosa, uma tarde de Futmesa onde amigos, alguns há mais de 30 anos, se divertiram jogando o torneio de Breno no Liso, almoçaram juntos, comentaram de tudo, brindaram com a tradicional cerveja gelada este momento de amizade e confraternização. Parabéns ao Breno e a Franzen pela realização desta competição que certamente permanecerá em nosso calendário.
Prova de que é possível brincar e competir, com todos aqueles ingredientes que fazem parte do esporte, grito de gol, lamentações, análises, vibrações, decepções, choradeiras, sorrisos, torcida, sem o ingrediente do stress desnecessário, de alguém que esteja disputando uma Copa do Mundo ou defendo a camisa de sua entidade como se defendesse a própria vida.
A entrega no final além da premiação aos vencedores, de uma medalha comemorativa de participação aos demais botonistas, é a tradução maior deste espírito que sempre deve nortear todas as competições, não só as amistosas, mas as oficiais igualmente.
Confira agora no Gothe Gol as imagens que fizeram do Aberto da Franzen Liso, mais um daqueles momentos diferenciados do esporte. No final, ainda tem a análise de desempenho dos jogadores, segundo o Portal Diário do Futmesa.
Breno sempre detalhista, organiza os Grupos
Dani e Rafa "tensos", se preparam para o duelo
Villanova lesionado conseguirá segurar a Medeiros ?
Daniel Maciel e Moretto, páreo duro
A bela premiação do Aberto
Clássico do Futmesa Liso Gaúcho, Mário e Breno
J.Lucas, avesso aos paparazzi
Rafa Tosh ensaia o passo e lidera pela manhã
Bodur, Villanova e Moretto no tranquilo bate-papo
Rogerinho e sua campanha, "Tudo sem stress"
O Editor aprende a lição e bate nas portas das semi
Rolam as semi com Diogo, Mário, Kuhn e Maciel
Kuhn tinha que reverter a vantagem do empate de Maciel
Daniel Maciel e sua inconfundível técnica
Maciel com a vantagem do empate bate Kuhn por um gol
Diogo jogou muito
Mário, o favorito dos internautas
Diogo fez 4 a 2 em Mário em jogo espetacular
Os times da decisão
Bom público prestigiou a partida decisiva
Final com Diogo e Maciel sem vantagem de empate
Diogo nas penalidades conquista o Aberto Franzen Liso, é o Campeão !
AFM Caxias foi fácil a Campeã por Equipes
Moretto premia Kuhn, 4º colocado
Mário recebe de João da Franzen a premiação de 3º lugar
Azamba premia o vice Daniel Maciel
Diogo, o grande Campeão, recebe abraço de felicitações
A tarde de sábado cai na Franzen, fim de Aberto
A noite chega no litoral de Sampa, Chambinho e os Web-leitores de todos os cantos da rede, conferem o Campeão no Gothe Gol
Aberto da Franzen de Liso veio para ficar
SÚMULA
O Aberto da Franzen de Liso é um torneio que não conta pontos para nenhum ranking, é na verdade um encontro de apaixonados pelo Futmesa, que fazem do esporte um bom motivo para um encontro entre amigos. Assim mesmo vamos ver como se saíram cada um dos botonistas ? Afinal, ainda é jogo e o nosso internauta sempre gosta de conferir todos os detalhes. Vamos lá !
Diogo (CM) - Que estava no dia, isto não tem dúvida, pois o gol contra de Maciel na decisão não desmente o fato, o confirma. Mas jogou muito, aliás joga muito, chuta muito e é focado. O título ficou em boas mãos.
Daniel Maciel (AFM Caxias) - Sobra técnica, parace sempre tranquilo e se houvesse ficado com o caneco, teria sido igualmente justo.
Mário (AFM Caxias) - Melhor campanha do torneio, o favorito dos internautas do Gothe Gol foi surpreendido nas semi. É outro que ficaria bem com a faixa de Campeão.
Carlos Kuhn (AFUMEPA) - Também apontado como favorito para chegar as semi pelo Gothe Gol, mostrou sua eficiência e mereceu estar no quarteto premiado.
Lauro Moretto (Franzen) - O Campeão Brasileiro Master jogou com a qualidade de sempre, e chegou perto das semi.
O Editor do Gothe Gol (Porto Alegre) - Sem pertencer a trupe do Liso, surpreendeu positivamente pela boa campanha. Arrancou ponto de Kuhn, perdeu no detalhe para Mário e ficou na igualdade com o Campeão Estadual Sênior, Breno. Venceu quem deveria vencer para ter alguma chance e ficou de fora das semi no detalhe.
Rafa Tosh (Porto Alegre) - Uma bela manhã, mas caiu de rendimento à tarde. Mesmo assim mostrou que fora de casa rende.
Breno (Franzen) - Organizar e jogar normalmente traz prejuízos e não foi diferente com Breno. Joga mais do que jogou o Campeão Gaúcho Sênior.
Villanova (CM) - Iniciante na modalidade, mostrou empenho. Precisa fluir melhor as jogadas e cortes que o Liso permite, pois prefere quase sempre a cavada, e o Liso possibilita fazer a bola "andar" mais.
Medeiros (União) - Jogando sem sua tradicional Lagartense, sentiu dificuldades e não foi bem no torneio.
Rogerinho (União) - Não é da turma do liso, mas é da turma que adora o esporte e uma boa diversão.
Dani (AFUMEPA) - Também de fora dos lisistas, mostrou que importante é a parceria e enfrentou todas com o tradicional bom humor.
* fotos by Gothe Gol ** foto Chambinho cortesia by Maurício Ferreira
Amanhã é dia de BREAKFAST NA REDAÇÃO, e com tudo que rolou no Futmesa em todas as entidades, muito futebol e os detalhes que só aparecem no Portal Diário do Futmesa.
3 comentários:
Parabéns Diogo pelo título, Breno pela iniciativa, Gothe pela cobertura e a todos participantes pelo espirito esportivo de deixar suas respectivas famílias num final de semana para conviver com os amigos momentos de alegria nas mesas e fora delas principalmente.
Um grande abraço à todos vocês!!!
Maurício Ferreira (Chambinho).
Parabéns Gothe por mais uma cobertura maravilhosa, num torneio destes não tem campeão a prabenização tem de ser a todos os participantes, todos são campeões do futmesa!
Gostei muito da iniciativa de colocares um rolo de papel higiênico no canto da mesa,esta novidade é para evitar cagadas na mesa ou só supertição?
Abração
rsrsrsrs...
Camarada Badia !
Recebi instruções de jogar sempre com papel para ir limpando o trajeto dos botões no liso. Se fosse por cagadas, teria que ter uma pacote daqueles com 4 rolos, no mínimo, rsrs.
Um grande abraço !
Gothe.
Postar um comentário