MANOEL TEIXEIRA GONÇALVES
" A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte "
Esta parte da letra da música dos Titãs, "Comida" (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto) define bem a maturidade de um botonista. Aquele estágio onde ganhar como não poderia deixar de ser continua a ser muito bom, mas onde a diversão com os amigos e o que está na aura do Futmesa passa a ser fundamental, como aquele time novo que está no torno tomando forma.
O ano era 2003 e o Grêmio completava seus 100 anos. O botonismo do Grêmio sediava o Estadual Especial de cavados que estava na programação oficial do centenário. Time na mesa, saí brevemente da sala principal de jogos e na volta fui surpreendido com uma conversa de um cidadão de óculos que não conhecia e outros dois jogadores que não recordo. Disse ele: " Este time era meu ". De pronto retruquei dizendo que não era possível, que o havia feito com exclusividade ! Uma longa risada se seguiu, do cidadão de óculos, e foi assim que conheci Manoel Teixeira Gonçalves, o artista que desde 1999 quando retornei a regra brasileira no GEVI, passou a assinar meus times, impecáveis.
Manoel Teixeira Gonçalves nasceu em Rio Grande no Rio Grande do Sul em 1945. Em 1983 o torcedor do São Paulo de Rio Grande e do Grêmio especialmente em GREnais, começou sua trajetória de especialista na arte de eternizar Diversão & Arte, tornando-se um mestre em colocar nas mesas de todo o país os sonhos de cada um, que se materializam em sua famosa oficina do Bairro Cidade Nova.
Em 2004 ou 2005, não lembro bem, voltava do Uruguay e passei em Rio Grande para conhecer a oficina e presenteá-lo com duas garrafas de vinho que imaginei apreciaria, queria conhecer a incubadora de onde saíam várias versões do Bayern de Munique e outros times, Newscastle, Schalke 04, 14 de Julho, Esportivo, Nacional, Grêmio, Alemanha e outros mais tarde, como o Fluminense e agora o Cosmos, sempre perfeitos.
Para minha surpresa, mesmo que estivesse em pleno trabalho, encontrei um lugar onde era possível comer no chão, ficou fácil imaginar porque seus botões exalavam um acabamento fantástico, uma qualidade que sempre me chamou a atenção.
Entre tantos fabricantes de muito talento pelo Brasil, Manoel alia a reposta em detalhes da demanda do cliente (sem tentar adaptá-las a sua vontade) a um produto bem acabado, prazo compatível de entrega dentro do esperado e preço mais do que correto. É o famoso melhor custo benefício que se pode encontrar. Manoel já produziu com a mesma qualidade irretocável algo em torno de 3.360 times que mais do que comida (vitórias e títulos), são responsáveis por muita Diversão & Arte.
Minha homenagem e tenho certeza a de muitos outros botonistas a Manoel Teixeira Gonçalves, e por isso a sua merecida inclusão especial numa galeria de Campeões e apaixonados pelo Futebol de Mesa, o GOTHE CROMO GOL.
" A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte "
Manoel Teixeira Gonçalves - Rio Grande - Rio Grande do Sul - 0xx 53 9951.5685
* fotos cortesia by Maurício Ferreira, o Chambinho
LANCES RÁPIDOS
* Foram 4 os jogos na noite de segunda pelo Troféu Geraldo Santana de cavados em sua fase classificatória do 2º turno. O Bayern do Editor venceu com gols de Ballack e Lahm ao Galo de Gustavo e o destaque ficou por conta da vitória do River Plate de Paulo Fernando diante do Milan de Cristiano Carneiro no clássico da rodada. Leon também venceu a Gustavo por 2 gols e Cristian Costa fez 2 a 1 em Pirênio José. A competição segue no sábado.
* O Círculo Militar de Porto Alegre começa hoje a Copa Almirante Tamandaré, mas com novidades no formato da disputa. E mais, ao invés de cavados na terça e lisos nas quintas, cada semana de maneira intercalada dará conta de uma modalidade. O torneio inicia com os lisos hoje.
* Na Taça da APFM Carlos arranca com a vantagem no duelo diante de Bira e agora joga pelo empate na volta. Silvio e Marcelo ficaram na igualdade no 1º jogo (Marcelo pode passar com um novo empate sem gols) enquanto Piruka eliminou Mateus. Ítalo vai folgado para a partida da volta contra Charles podendo perder por 2 gols e Edson pode seguir em frente se empatar sem gols com Aldyr, já que o 1º encontro terminou em igualdade por 1 gol.
* Vai aí a seleção do Campeonato Brasileiro até aqui segundo o Gothe Gol, no encerramento do turno. Fernando Prass (Vasco), Mário Fernandes (Grêmio), Dedé (Vasco), Antônio Carlos (Botafogo) e Bruno Cortês (Botafogo); Marcus Assunção (Palmeiras), Casemiro (São Paulo), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) e Montillo (Cruzeiro); Leandro Damião (Inter) e Loco Abreu (Botafogo). Está formada em um 4-4-2 com dois volantes e dois meias no meio de campo. Técnico: Felipão (Palmeiras).
* Amanhã é dia de COLUNISTAS no Gothe Gol com Cristian Costa e Guilherme Gonçalves.
* Quinta tem O PRESIDENTE NO BLOG com Marcelo Vinhas. As propostas aprovadas na última Assembléia Geral da FGFM e o Estadual Especial de cavados em Pelotas no COP na pauta.
* Todos os caminhos levam ao Lagoão 2011 em São Lourenço do Sul nos dias 09, 10 e 11 de setembro, a grande competição no próximo mês do calendário Gaúcho. Acontece nas categorias Especial e Sênior (a partir dos 50 anos). Confira na barra lateral como participar.
COSMOS FLASH BACK by GOTHE GOL - FINAL
Pelé encerra a série que trouxe um pouco da história dos jogadores que farão parte do novo Cosmos nas mesas, o New York Cosmos do Editor, e que deverá chegar amanhã estreando em amistoso no sábado.
O Cosmos é assinado por Manoel Teixeira Gonçalves nesta parceria que chega a 12 anos, Manoel que merecidamente hoje passa a ser o 1º fabricante de botões a integrar a galeria de craques que jogam, participam, vencem ou simplesmente são apaixonados pelo Futmesa, o GOTHE CROMO GOL. Galeria de todos os tipos que fazem com a sua história, a história do nosso esporte.
* Clique na imagem para ampliá-la e fazer a leitura
CAVADOS
O Gothe Gol sempre equalizou espaços para lisos e cavados, aliás o liso tem colunista especial no CONEXÃOLiso assinado por Pedrinho Hallal e tem cobertura de todas as competições da modalidade, mas nunca deixamos de expressar com transparência nossa preferência pelos cavados. Os lisos dominam o cenário Brasileiro, os cavados seguem predominando no Rio Grande do Sul.
A zona de comentários e o nosso e-mail estão sempre disponíveis para a manifestação dos internautas. Hoje publicamos uma mensagem recebida sobre os cavados de fora do Rio Grande do Sul, é muito bom conhecer o que pensam os seus praticantes pelo país, inclusive em estados onde os cavados são minoria como no Rio de Janeiro. Vamos conferir.
" Nestes tempos atuais, tão dificeis para o cavado, aonde a novidade faz muita pressão pelo Liso, fico feliz pelo seu texto tão preciso ao retratar o cavado, particularmente a minha modalidade preferida.
Aqui no Rio ainda temos um grande número de praticantes, muitos inclusive jogam os dois e um exemplo claro é o Alenio, que para mim joga melhor o cavado que o Liso.
Inclusive a garotada tem preferido jogar o Livre, agora mesmo tivemos o sub-14/18. Mas tomara que o nosso tão apreciado cavado não termine e que possamos ainda jogar por muito tempo e que todos possam escolher e praticar a sua modalidade preferida ou até mesmo as duas.
Saudações ".
Claudio Jose de Pinho Pereira
NAVEGANDO
Nossa saudação especial aos novos Web leitores de Barra do Corda no Maranhão (foto acima). Abraço aos amigos de Florianópolis em Santa Catarina, Francisco Beltrão no Paraná, Osasco, Campinas e Ribeirão Preto em São Paulo e Vitória no Espírito Santo.
7 comentários:
Eu tenho nove times de botão feitos pelo Manoel. O trabalho dele é perfeito: o grau ele não arredonda depois de colocado, a quina em cima faz no torno e é toda regular e em cima não fica ondulado depois do lixamento, dos alguns fabricantes que fiz time no país ele foi o mais rápido, o lixamento e o polimento em cima ele faz ótimo.Honesto. Eu não sabia como era o rosto dele, agora com a foto eu conheço um pouco mais dele do que a voz. Eu moro em Alagoinhas na Bahia e reforço os elogios a Manoel.
Caro Gothe,
Obrigado por reproduzir,em seu blog, o email que ele enviei.
E acredito que as duas modalidades possam conviver e até mesmo interagir, com cada um aproveitando as características do outro na evolução técnica.
Saudações
Parabéns pela homenagem feita a esta grande pessoa, merecedora de todos elogios.
Abraço !
Muito justa esta homenagem, pois além de confeccionar excelentes times o Manoel é um ser humano espetacular!!!
Parabéns Gothe pela homenagem e ao Manoel por nos proporcionar estas obras de arte para nos divertirmos nas mesas com os amigos!!!
Grande abraço!!!
Maurício Ferreira (Chambinho).
LH.ROZA
Acompanhando os demais comentários,venho tb. manifestar meu reconhecimento pelos div.:planteis que o MANOEL tem feito para mim desde 1987. Pois ontem(22/08) fui informado por ELE,que o novo TCHÊ FUTMESA já esta em fase final.
Preparem-se para o E AGORA TCHÊ!!!
Uma das homenagens mais justas das historia do GotheGol.
O Manuel é fabuloso. Essência e paciência aliadas a uma humildade de beneditino. Conversa, sugere, ajuda, e faz tudo nos moldes de nossos sonhos. As vezes, até melhor que nossas " exigencias " . Artista esse homem. Os outros, são os outros, com todo respeito.
Valeu, Gothe! Beleza de homenagem ao Mestre Manoel! O Manoel é um cara sensacional, que além de ser um grande fabricante de botões (provavelmente o melhor), tem a gentileza e a simplicidade como características marcantes da sua personalidade. É por isso que, sempre que resolvo fazer um time novo ou "mexer" nos que já tenho, faço questão de ir, pessoalmente, até Rio Grande. São muito prazerosos os momentos de conversa com o Manoel, naquela sua impecável oficina/garagem, ao lado do Opalão enxuto. Abraço Gothe, abraço Manoel!
Postar um comentário