CACOLORADO por Caco Castellan
Seleção.
O maior problema enfrentado pelo técnico da seleção brasileira de futebol é o olho, todos secam o coitado afinal aqui todo mundo entende de futebol. Além de médicos e loucos todos nós temos um pouco de treinadores.
No futebol de mesa somos ao mesmo tempo técnicos, ao definir a forma de jogar (pelo resultado ou contra ele), com quantos cavadores ou como diriam nossos amigos do nordeste quem é atacante e quem é back ou seria béqui.
Somos preparadores físicos com aquele paninho especial. E, também somos nossos agentes, podemos determinar a nossos mestres artesãos as medidas dos nossos heróis: diâmetro, altura; angulagem.
Alguns se dão bem com atacantes 25º outros são mortais com 9º a maioria fica na metade entre 11º e 13º. Normalmente são 4 as vezes 3 e em menor quantidade 5.
Os artesãos capricham nas artes e nós abusamos nas escalações eu mesmo costumo dizer que o time é meu e eu escalo quem eu quero até o Inter com Gothe na zaga e o Rafa de centroavante, cavador é claro.
Por falar em artesanato vale aqui destacá-los nominalmente: de Rio Grande Manoel Gonçalves e Ivan Ribeiro. Em Pelotas Marquinho Piruka e por aqui Nei Barbieri e Gerson Oliveira, e havia também o PC que se alguém souber por anda me diga.
No futebol do campo, quem define o jogador que precisamos ou queremos. Onde buscam nossos craques? Na chamada categoria de base não é, lá não formam ninguém se formassem o Inter não teria uma zaga de máster ou sub 40 como preferirem e os meus amigos tricolores não teriam que pagar o mico de justificar o Paulão.
Assim, como não sei com que critérios os jogadores são escolhidos para defender meu time lanço a nossos web leitores este desafio: vamos determinar o perfil de jogador que a galera gosta.
Monte seu time utilizando apenas jogadores (onze, cada um na sua posição) em atividade no Brasil, respeitando nossa legislação de no máximo de 3 estrangeiros por equipe.
Envie sua seleção para antoniocastellan@hotmail.com Identifique-se, será respeitado seu anonimato, e diga também qual seu time. Quando eu dispuser de dados suficientes divulgarei nosso perfil de jogador.
Quem sabe não estaremos prestando um relevante serviço a nossos clubes.
Agora, preciso destacar a semana esportiva, e deixo para o final porque nada ocorreu de anormal. Na Libertadores o Colorado bateu em bêbado e o Portoalegrense T P G , mais uma vez, quando não achou cachorro morto se atrapalhou.
Roth não gostou do esquema com dois atacantes e o Portaluppi coloca Carlos Alberto no lugar do Lúcio e quando não acerta troca pelo Bruno Collaço. Está difícil ser colunista nesta terra, com a concorrência destes dois: gênios ou serão humoristas e nós sua claque.
No Gauchão Coca Cola o Cruzeiro confirmou seu crescimento. Da mesma forma como enfrentou o Inter B, não se assustou com o Tricolor da Azenha e depois de 2 x 2 com a bola rolando, foi eliminado nos penaltis ...e não adianta se queixar vida de time campeão é assim depois de encarar o leão de Cachoeirinha na quinta tem o León de Huánaco. Ah! Deixem de preguiça e procurem no Google onde fica a toca deste leão.
Na Master Cup Gothe Gol o grande vencedor foi Breno e seu Manchester ”quase retrô”, mas ainda com bastante fôlego para faturar mais esta.
Abraços colorados.
NA AVALANCHE por Rafa Tosh
Que saudade...
* Uma semana que comprovou o que coloquei na coluna passada, que Lúcio equilibra o meio-campo, colocando velocidade e desafogando o setor. Está fazendo muita falta. Tenho dito a amigos, que junto com Rochemback, vem sendo os melhores jogadores do time em 2011. Não tão brilhante tecnicamente, mas sendo o avalista tático da equipe.
* Não me preocupou a derrota em Barraquilla. Totalmente normal em Libertadores. Em 2007, ganhamos uma fora de casa, e perdemos todas as outras e mesmo assim chegamos à final. Do ponto de vista do resultado, por pouco não conseguimos a vitória com o quase golaço antológico de Rodolfo, que com certeza percorreria os noticiários de todo o mundo. A apatia do primeiro tempo sim, esta preocupou.
* Escudero entrou bem contra o Cruzeiro. Deu maior movimentação ao ataque, tornando-o menos previsível. Vale o teste como titular ao lado de Borges.
* Tive a oportunidade de expor minhas idéias sobre o GRÊMIO, no ultimo sábado na Rádio Gaúcha, representando o Movimento Grêmio Novo. Lá entre outras questões, coloquei a necessidade de agregar um atacante de velocidade, tendo em vista que estamos atuando com dois jogadores definidores, com característica parecida. O grupo do GRÊMIO tem muita qualidade. Temos que usar a fase de grupos para identificar as carências, e agregar reforços pontuais nos mata-matas, já que temos ainda mais três chances de troca na lista. Um cartucho a ser gasto, deve ser no atacante de lado, que não tenho dúvidas que virá.
* Do lado colorado, que está em férias, o que se comenta é o delicado processo de reforma do aterro. Amargos se vêem embretados por pressão da FIFA, e uma escolha de um modelo a ser seguido na pressa, poderá trazer prejuízos irreparáveis no futuro. A melhor coisa que poderiam fazer, seria dar adeus à Copa, e reformar o estádio sem pressa, visando tão somente o benefício de seus torcedores.
* No argentino, o Racing como visitante venceu o San Lorenzo por 2x1. Está a um ponto dos líderes Olimpo e River.
* Parabéns ao Breno pela conquista da Copa promovida pelo Gothe no Geraldo Santana, e também a este ultimo por ser o responsável de movimentar o clube da Luis de Camões. Uma pena que sempre os mesmo tenham que se mexer, ou então nunca sai nada.
Um comentário:
Parabéns Caco, tua coluna sempre inteligentíssima. Apesar de ser Gremista tenho que concordar que até mesmo as cornetas são feitas com extrema categoria. Só acho que quem toma 2 do Mazembe, não tem muita moral pra cornetear o Leon de Huánuco. Afinal aposto que quase ninguém sabe identificar o Congo no mapa...mas sabe muito bem onde fica o Peru...sem dar o endereço do Renan é claro.
Quanto a coluna do Rafa...dispensa comentários...O Na Avalanche prossegue com a mesma categoria costumeira, apenas tem um debate a altura de seu calibre nas quartas-feiras, enfim. No que diz respeito ao nosso Imortar Rafa, gostaria ainda de ver o time com o Lúcio na lateral e o Carlos Alberto no meio...não podemos esquecer que o CA19 tem dados belos passes lá na frente...o penaltie sofrido pelo Borges surgiu de uma metida dele.
Abraços a Todos!!
Postar um comentário