quarta-feira, 2 de março de 2011

COLUNISTAS

CACOLORADO por Caco Castellan




















Seleção.

O maior problema enfrentado pelo técnico da seleção brasileira de futebol é o olho, todos secam o coitado afinal aqui todo mundo entende de futebol.  Além de médicos e loucos todos nós temos um pouco de treinadores.

No futebol de mesa somos ao mesmo tempo técnicos, ao definir a forma de jogar (pelo resultado ou contra ele), com quantos cavadores ou como diriam nossos amigos do nordeste quem é atacante e quem é back ou seria béqui. 

Somos preparadores físicos com aquele paninho especial. E, também somos nossos agentes, podemos determinar a nossos mestres artesãos as medidas dos nossos heróis: diâmetro, altura;  angulagem.

Alguns se dão bem com atacantes 25º outros são mortais com 9º a maioria fica na metade entre 11º e 13º. Normalmente são 4 as vezes 3 e em menor quantidade 5.

Os artesãos capricham nas artes e nós abusamos nas escalações eu mesmo costumo dizer que o time é meu e eu escalo quem eu quero até o Inter com Gothe na zaga  e o Rafa de centroavante, cavador é claro.

Por falar em artesanato vale aqui destacá-los nominalmente: de Rio Grande Manoel Gonçalves e Ivan Ribeiro. Em Pelotas Marquinho Piruka e por aqui Nei Barbieri e Gerson Oliveira, e havia também o PC que se alguém souber por anda me diga.

No futebol do campo, quem define o jogador que precisamos ou queremos. Onde  buscam nossos craques? Na chamada categoria de base não é, lá não formam ninguém se formassem o Inter não teria uma zaga de máster ou sub 40 como preferirem e os meus amigos tricolores não teriam que pagar o mico de justificar o Paulão.

Assim, como não sei com que critérios os jogadores são escolhidos para defender meu time lanço a nossos web leitores este desafio: vamos determinar o perfil de jogador que a galera gosta.

Monte seu time utilizando apenas jogadores (onze, cada um na sua posição) em atividade no Brasil, respeitando nossa legislação de no máximo de 3 estrangeiros por equipe.

Envie sua seleção para antoniocastellan@hotmail.com Identifique-se, será respeitado seu anonimato, e diga também qual seu time. Quando eu dispuser de dados suficientes divulgarei nosso perfil de jogador.

Quem sabe não estaremos prestando um relevante serviço a nossos clubes.

Agora, preciso destacar a semana esportiva, e deixo para o final porque nada ocorreu de anormal. Na Libertadores o Colorado bateu em bêbado e o Portoalegrense T P G  ,  mais uma vez, quando não achou cachorro morto se atrapalhou.

Roth não gostou do esquema com dois atacantes e o Portaluppi coloca Carlos Alberto no lugar do Lúcio e quando não acerta troca pelo Bruno Collaço. Está difícil ser colunista nesta terra, com a concorrência destes dois: gênios ou serão humoristas e nós sua claque.

No Gauchão Coca Cola o Cruzeiro confirmou seu crescimento. Da mesma forma como enfrentou o Inter B, não se assustou com o Tricolor da Azenha e depois de 2 x 2 com a bola rolando, foi eliminado nos penaltis ...e não adianta se queixar vida de time campeão é assim depois de encarar o leão de Cachoeirinha na quinta tem o León de Huánaco. Ah! Deixem de preguiça e procurem no Google onde fica a toca deste leão.

Na Master Cup Gothe Gol o grande vencedor foi Breno e seu Manchester ”quase retrô”, mas ainda com bastante fôlego para faturar mais esta.

Abraços colorados.

NA AVALANCHE por Rafa Tosh

















Que saudade...

* Uma semana que comprovou o que coloquei na coluna passada, que Lúcio equilibra o meio-campo, colocando velocidade e desafogando o setor. Está fazendo muita falta. Tenho dito a amigos, que junto com Rochemback, vem sendo os melhores jogadores do time em 2011. Não tão brilhante tecnicamente, mas sendo o avalista tático da equipe.

* Não me preocupou a derrota em Barraquilla. Totalmente normal em Libertadores. Em 2007, ganhamos uma fora de casa, e perdemos todas as outras e mesmo assim chegamos à final. Do ponto de vista do resultado, por pouco não conseguimos a vitória com o quase golaço antológico de Rodolfo, que com certeza percorreria os noticiários de todo o mundo. A apatia do primeiro tempo sim, esta preocupou.

* Escudero entrou bem contra o Cruzeiro. Deu maior movimentação ao ataque, tornando-o menos previsível. Vale o teste como titular ao lado de Borges.

* Tive a oportunidade de expor minhas idéias sobre o GRÊMIO, no ultimo sábado na Rádio Gaúcha, representando o Movimento Grêmio Novo. Lá entre outras questões, coloquei a necessidade de agregar um atacante de velocidade, tendo em vista que estamos atuando com dois jogadores definidores, com característica parecida. O grupo do GRÊMIO tem muita qualidade. Temos que usar a fase de grupos para identificar as carências, e agregar reforços pontuais nos mata-matas, já que temos ainda mais três chances de troca na lista. Um cartucho a ser gasto, deve ser no atacante de lado, que não tenho dúvidas que virá.

* Do lado colorado, que está em férias, o que se comenta é o delicado processo de reforma do aterro. Amargos se vêem embretados por pressão da FIFA, e uma escolha de um modelo a ser seguido na pressa, poderá trazer prejuízos irreparáveis no futuro. A melhor coisa que poderiam fazer, seria dar adeus à Copa, e reformar o estádio sem pressa, visando tão somente o benefício de seus torcedores.

* No argentino, o Racing como visitante venceu o San Lorenzo por 2x1. Está a um ponto dos líderes Olimpo e River.

* Parabéns ao Breno pela conquista da Copa promovida pelo Gothe no Geraldo Santana, e também a este ultimo por ser o responsável de movimentar o clube da Luis de Camões. Uma pena que sempre os mesmo tenham que se mexer, ou então nunca sai nada.

Um comentário:

Rodrigo Bernardes disse...

Parabéns Caco, tua coluna sempre inteligentíssima. Apesar de ser Gremista tenho que concordar que até mesmo as cornetas são feitas com extrema categoria. Só acho que quem toma 2 do Mazembe, não tem muita moral pra cornetear o Leon de Huánuco. Afinal aposto que quase ninguém sabe identificar o Congo no mapa...mas sabe muito bem onde fica o Peru...sem dar o endereço do Renan é claro.

Quanto a coluna do Rafa...dispensa comentários...O Na Avalanche prossegue com a mesma categoria costumeira, apenas tem um debate a altura de seu calibre nas quartas-feiras, enfim. No que diz respeito ao nosso Imortar Rafa, gostaria ainda de ver o time com o Lúcio na lateral e o Carlos Alberto no meio...não podemos esquecer que o CA19 tem dados belos passes lá na frente...o penaltie sofrido pelo Borges surgiu de uma metida dele.

Abraços a Todos!!