quarta-feira, 16 de março de 2011

COLUNISTAS

Confesso que quando convidei o Caco para ser o colunista vermelho, esperava o velho estilo aguerrido de quem defende as cores do seu time a qualquer preço, mesmo com linguagem direta e inteligente. Passadas suas primeiras publicações, estou convencido que na verdade o Gothe Gol adicionou aos seus colaboradores um cronista, e da melhor qualidade.

Se soma assim em sucesso a NA AVALANCHE de Rafa Tosh, que por muito tempo segurou sozinho o espaço, recheando de acessos nossas quartas-feiras, e estourando a marca de 100 colunas publicadas. São poucos que possuem o privilégio de tê-los num único dia da semana brindando os internautas com excelentes textos, de formatos diferentes.

Caco já ameaçou greve e apresentou um longa lista de exigências que espero que esqueça, já que estrategicamente ignorei. Rafa já ameaçou não voltar várias vezes depois de seus períodos de férias, alegando inclusive várias ofertas mais valiosas do que permanecer no Gothe Gol, mas sei que fica porque é o nosso Portaluppi. Estrelas são assim mesmo, mas dão um enorme retorno. Com vocês mais uma vez, A DUPLA.

CACOLORADO por Caco Castellan




















Sobre heróis e lendas.

O último final de semana, foi uma sucessão e emoções. Revejo amigos, alguns antigos outros nem tanto, mas no olhar de cada um uma grande satisfação pelo reencontro.

Em Caxias do Sul, 7 associações de futebol de mesa fizeram acontecer o 3º  Estadual de Equipes Liso. Se não foram muitas foram fiéis e recompensadas com uma competição de gala.

De Pelotas, a Academia vinha forte para defender o título conquistado em 2010 e junto chegou também à tradicional Associação Pelotense, com Piruka o mago das cavadas fantásticas.  

Da terra, a AABB de Enio e seus meninos, que trabalho fantástico pela renovação do esporte, lembra um batalhão de escoteiros (um líder e seus seguidores) ou Peter Pan e as crianças da terra do nunca.

A anfitriã AFM Caxias tentava o bi-campeonato e não foram poupados os titulares, foi a campo com seu melhor time; brindou a todos com uma magnífica organização e excelente palco para a competição, se foi um teste para o Centro sul está aprovado.

A  Franzen FM dos campeões gaúcho e brasileiro: Breno e Laurinho Moretto mais Puffal e Borba não fugiu da raia e foi a luta. . A amarelinha representou Porto Alegre.

Também da capital, o Círculo Militar contou com a maior delegação fora das mesas: para cada um de nossos representantes havia mais dois incentivadores. O resultado foi de poucos pontos, mas de muita união e alegria.

Completando, lá do finalzinho do mapa, a turma que tem mais vizinhos uruguaios que brasileiros, o HPC Santa Vitória do Palmar.

Bem, agora passo a falar de minhas emoções.
             “Só o futebol permite que você sinta aos 60 anos o que você sentia aos 6″.

A frase não é minha é de Luis Fernando Veríssimo. Eu, mais chulo, costumo afirmar que aos 13 anos todo guri fez duas coisas em sua vida. Uma foi jogar botão, a outra...bem deixa assim que esta coluna não pode ser censurada.

Então é assim, a infância de todos nós é preenchida por atividades lúdicas, heróis e lendas; mitos e grandes feitos.

Um herói é aquele que supera um grande problema, capaz de algo verdadeiramente épico, o herói é sempre protagonista de algo dramático e para a mitologia grega está situado entre os Deuses e os homens e assim, todo herói possui uma dimensão semi-divina.

Já uma lenda, tem uma conotação sobrenatural, mágica, seus personagens são bem definidos e localizados. Uma lenda tenta explicar o inexplicável o passado é revivido e sempre alguém afirma haver testemunhado o ocorrido citando tempo e local do acontecido.

Pois gostaria de informar ao Cristian Costa, que recentemente afirmou ter visto o anão besuntado da lenda, que eu sim vi a lenda, meu filho viu a lenda e podemos também assistir a aparição de novos heróis, candidatos a super heróis.

O título alcançado pela turma de Santa Vitória do Palmar foi justo e merecido por seus desempenhos e foi um também uma grande demonstração de amor ao esporte, de amor a uma cidade, a uma bandeira, a união e a amizade de seus integrantes.

Se para muitos é difícil reunir técnicos para a disputa de uma competição, para vocês foi uma oportunidade para que amigos se encontrassem e, vindos literalmente de todos os cantos e até de fora do estado aproveitassem este momento para fazerem aquilo que mais gostam, jogar botão.

Vocês foram um grande exemplo, para todos, mas especialmente para os meninos da AABB, e para meu filho que lá estava e se sente importante por privar de suas companhias e se torna maior perante seus colegas dizendo-se amigo do Guido e do Robson, duas lendas do FM, e de conhecer a Umberto e Vinícius seus dois novos heróis.

Agradeço a vocês este momento mágico de junto com meu filho ter voltado à infância, curtido grandes jogos de botão e ter visto juntos heróis e lendas, porque  “Só o futebol permite que você sinta aos 60 anos o que você sentia aos 6″.

Ps. Eu sei que ele ficará sem graça humilde que é, mas a história esta aí para ser contada e não deve ficar escondida das novas gerações.

Guido Garcia tem em seu currículo nada mais nada menos que:
Estadual de Equipes Livre Campeão em 1996, 1997 e 1999.
Estadual de Equipes Liso Campeão em 2011.
Estadual Sênior Campeão em 1993, 1995, 1996, 1997, 1998 e 1999.
Brasileiro Livre Campeão em 1994, 1995
Se eu não perdi as contas naquela montanha de plaquinhas amarelas.

Abraços Colorados.

NA AVALANCHE por Rafa Tosh




















Aguante Racing

* Começamos sonolentos devido à demasiada folga de três dias de carnaval. O Caxias fez um excelente primeiro tempo, mas tremeu no segundo. Abdicou de jogar, e se preocupou apenas em fazer cera. Se houvesse 10 minutos de acréscimo, ainda seria justo.

* Mesmo assim, merece os parabéns a SER Caxias. Provou ser a segunda força do futebol no estado.

* A baixa da semana foi a lesão de André Lima. Tenho a certeza que o Guerreiro Imortal voltará na hora certa, fazendo o gol do título da Libertadores. Como dizia Baltazar: "Deus está reservando algo melhor para ele".

* Carlos Alberto ainda não estreou no GRÊMIO. Talvez renda só mesmo no ataque. Espero ansiosamente ver Escudero jogando amanhã contra o Leon.

* Na Argentina, a torcida mais fanática do planeta comemora a liderança do Racing no Clausura. Posição na ponta da tabela, veio com goleada de 4x0 fora de casa contra o Colon, quebrando um tabu de seis anos sem ganhar em Santa Fé.

* Na próxima rodada, teremos o jogo contra o Estudiantes, o principal adversário ao título. El Cilindro será novamente um caldeirão para esta imperdível guerra.

* Teo Gutierrez vem sendo o grande nome de La Academia, já alcançando a artilharia do campeonato com 5 gols em 5 rodadas. Porem ele só jogou quatro. Substituiu seu compatriota colombiano, Gio Moreno lesionado e deu maior poder de fogo à equipe de Avellaneda.

* Luguercio e “El Demônio” Hauche estão jogando como nunca. Yacob mostra porque é o melhor volante do mundo.

* São 10 anos sem título. A torcida está enlouquecida. O sonho vai virar realidade.

* No futebol de mesa, fiquei um pouco surpreso com o título estadual do HPC, pois dava como certa a disputa do título entre AFM Caxias e Academia. Porém foi um ledo engano meu, pois uma equipe que possui Guido e Robson Bauer em seu elenco, não pode deixar de estar entre os favoritos. Meus parabéns aos campeões.

9 comentários:

Guido - Maletas para Futebol de Mesa disse...

Caco:

Sempre fui acostumado a responder a tudo. Aos questionamentos que me fazem,aos questionamentos que eu mesmo me faço, aos desafios da vida... Te confesso que li, maravilhado, tua coluna novamente. Já havia te dito que leio e admiro o estilo descompromissado, leve mas ao mesmo tempo profundo, que imprime em teus textos. Mas fiquei sem ter como responder, emocionado e admirado com o ângulo que examinaste o Estadual por Equipes. É muito compromisso ser espelho para essa nova geração. Mas a nossa filosofia de jogar nos deixa tranquilos pois sabemos ser esse o verdadeiro prisma do esporte. O amor ao futebol de mesa, a cordialidade com nossos adversários e a lealdade na mesa são princípios dos quais jamais nos afastaremos. Mas o que mais me fez feliz em tua crônica foi a justíssima lembrança dos nomes do Robson, do Umberto e do Vinícius. Esses, sim, são os verdadeiros responsáveis por essa proeza de Santa Vitória. Eu apenas não permiti que perdessem por WO.

Janio disse...

Nada sobre mais um grande fiasco do futebol alemão nas competições européias? Há muito tempo o futebol alemão não passa da 4ª força da Europa.

GOTHE disse...

Prezado "Janio",

Dia de Colunistas é dia de Colunistas, o máximo que me permito é um comentário sobre os seus textos, como fiz hoje.

Mas a Edição que já está no timer do Blog para publicação amanhã, fala do jogo do Bayern com a Inter a qual você certamente se refere.

Tem sido sistemática a nossa crítica ao trabalho do Van Gaal e sua postura de time.

Agora, fiasco é perder para o Mazembe e não para a Campeã da europa e do mundo.

Quanto ao futebol alemão como um todo, foi fartamente noticiado e está no site da UEFA, faz 15 dias, o www.uefa.com , que os germânicos ultrapassaram no ranking da entidade a Itália e passarão a partir da temporada 2012/2013 a ter direito a 3 vagas diretas a Champions League, tal qual Espanha e Inglaterra. Portanto, é a 3ª força do futebol europeu.

Um grande abraço,
Gothe
Editor do Gothe Gol

Cristian Ferreira da Costa disse...

Caco, tu é um cara muito divertido, mas muito divertido mesmo. sempre que o pessoal do geraldo santana se reunir para tomar uma ceva, teu nome tem que constar na lista.

abraço!!

Daniel disse...

Beleza sempre se superando, uma após outra .
Que texto Caco, meus parabéns.

Dani

Vinicius disse...

Grande Caco!!!
Muito obrigado por tuas palavras em relação a nossa equipe, realmente somos um grupo de amigos que gosta de brincar de jogar botão, este é nosso principal fundamento....
Olhando tua presença e do teu filho, me imaginei naquela mesma situação, pois aos meus 10 anos de idade, também acompanhava meu pai jogando no COP e, às vezes, em Santa Vitoria em torneios de verão, com meu tio, fazendo partidas históricas e lendárias com estas feras do futebol de mesa.
Aos 13 anos de idade o COP me liberou para iniciar a jogar o campeonato interno, desde então passei a ter ídolos e heróis assim como teu filho. Meu primeiro e maior ídolo sempre foi meu PAI, seguido de meu TIO, pessoas que me deram meus primeiros times de botão e aturaram um pirralho chato pentelhando na volta para ficar dando uns bicos a gol na mesa da garagem. Pelo COP também fiz grandes amigos que, também, muito aturaram aquele pirralho que nada sabia de botões, porém mesmo assim insistia em treinar com eles: MARCÃO, JADER, ROZA, NILMAR, FERNANDO, ROGERIO, VICTOR, EDISON, NILSON, este uma grande influência que sempre tive, tanto que ate hoje meu posicionamento de botões no ataque tem a mesma tática usada por ele, ponteiros adiantados e mais centralizados no ataque.
Depois de uma idade mais avançada, acho que lá pelos 16 anos de idade, passei a viajar e acompanhar campeonatos fora, também passei a entender do que se tratava um campeonato estadual, brasileiro, etc... E mesmo sem ter um convívio diário com o Guido e o Robson, estes dois foram minhas grandes referências de como ser campeão com a humildade de sempre, meu sonho seria poder algum dia jogar ao lado deles, e não é que quando menos esperei este sonho se realizou!!!
Por volta do ano de 2003, me vi obrigado a parar com o futebol de mesa por não ter alegria em jogar. Tudo isso devido a vários fatores, sendo o principal, a falta de respeito entre companheiros de associação: “O que uma pessoa é capaz de fazer para ganhar?”. Até hoje não sei o que as pessoas são capazes de fazer para ganhar, mas sei que EU sou apenas capaz de jogar com alegria para ganhar, se merecer, e isto já me basta.
Em 2009, na praia do HERMENEGILDO, recebi o convite do UMBERTO para voltar a jogar com o principal objetivo, brincar de jogar botão. Prontamente aceitei, sem imaginar o quanto aprenderia com esta equipe. Meu espírito e alegria em jogar foi resgatado por esta equipe, a qual tenho grande orgulho de fazer parte hoje, e, se Deus quiser, para sempre. O orgulho de jogar e ser amigo de ROBSON, GUIDO e UMBERTO é algo imensurável para mim, pois sempre foi um sonho de criança.
Ao ver o GUIDO, um monstro sagrado do futebol de mesa, comentando em emails trocados entre nós, falando que demos um presente a ele, e agora, em seu comentário externando este mesmo sentimento, não poderia deixar de publicar a resposta de nossa equipe enviada em email pessoal a ele.
“- Guido "Dino" se fomos brilhantes, só fomos porque tu também foi, se fomos campeões, só fomos porque tu também foi, se vencemos foi porque tu venceu, se perdemos foi porque todos perdemos, se ganhamos foi porque todos ganhamos, fomos campeões porque sempre fomos campeões, mesmo antes de jogar, porque somos AMIGOS!!!
Contamos contigo para todas as horas SEMPRE, pode fazer tua mesa ou meia mesa que seja, mas esta equipe será sempre tu e mais alguém, dentro ou fora da mesa!!!”
Também não posso deixar de comentar três grandes amigos pessoais que fiz nesta minha volta ao futebol de mesa: RUI , JULIO e BADIA, grandes amigos ao qual tenho o grande prazer de conviver seguidamente, em momentos fantásticos dentro e fora da mesa.
Obrigado por tuas palavras, Caco, e também por ser mais um AMIGO nosso!!!!

Rodrigo Bernardes disse...

Vinicius,

ao ler um relato com o teu só posso te dizer uma coisa: Que bom ver pessoas como vocês se sagrarem Campeões! Embora esteja muito claro a todos que nenhuma vitória ou título será trará maior alegria que a possibilidade de vocês estarem juntos mais uma vez.

Obrigado Vinicius, Guido, Umberto e Robson. O exemplo que vocês estão dando a todos nós, com certeza, colaborará para que o futebol de mesa prossiga evoluindo.

Grande Coluna Caco!!

Abraço a todos.

Unknown disse...

Pô meu editor,meu brother

Esse teu blog tá parecendo dramalhão mexicano,é um monte de moçassssss chorando abraçadinhassss.Pega mal pra gauchada,pros galosssss.Saudade do outro aquele que metia o pé na jaca e chutava assss canelassss dossss gremistassss e não queria nem saber.Pelo jeito com essa meiguice o cara quer o lugar do cara de vocêssss que morreu na academia brasileira de letrassss.
Acorda brother,acorda editor e põe uns galossss de novo na labuta do blog ou puxa a orelha do mexicano chorão caquito.

E o meu Fla vai meter o Fortaleza hoje com Ronaldinho brotherssss

Apertosssss do Pet

Robson Betemps Bauer disse...

Caco, parabéns e muito obrigado ! Quem bom que causamos esta impressão boa para os meninos ( especialmente para teu guri que gosto muito, pois vejo nele o meu filho daqui uns dias ). Meninos estes que estão começando e que seguirão carregando esta bandeira do futmesa. O futmesa do respeito, da integridade e da amizade.
Abraço e muito obrigado mesmo, o Círculo Militar é um dos nosso irmãos.

Abração !