sábado, 30 de abril de 2011

GOTHE CROMO GOL - UMBERTO NUNES




















Futebol de Mesa e Ortopedia ? Sim Senhor !

Animado pela brilhante história do meu amigo Robson no blog do Gothe, resolvi relatar aqui a minha história no futebol de mesa, que se confunde com minha história na ortopedia. É interessante que cada pessoa tem histórias interessantes a contar, eu gostaria de ler um dia o relato do meu amigo e maior ídolo Guido Garcia (N.E. Já disponível no GOTHE CROMO GOL no www.gothecromogol.blogspot.com ou no link no topo do DICAS DE LINKS na barra lateral), de como ele começou a jogar, etc. Já li algumas histórias dele no blog do Círculo Militar de Poa, mas queria saber mais. Enfim, relato a minha história.

FUTEBOL DE MESA NO INTERIOR

Acreditem, meu primeiro contato com o futebol de mesa foi aos 6 anos, numa casa de campo nas férias ao visitar meu avô paterno, ao ver meu tio Airton e meu primo Júlio jogando na mesa da cozinha com botões de roupa. Na hora peguei alguns botões e fui jogar. Chegando das férias, os botões das roupas de casa começaram a desaparecer.

Daí foi para botões feitos em casa, times mesclados com tampas de vidro em que eu, meu primo e meu tio jogávamos na cidade todos os sábados um campeonato que durava o ano inteiro, com primeira, segunda, terceira divisões, cada um com 16 times, sabíamos a escalação completa de cada um dos times, porque pegávamos na revista Placar que meu tio assinava na época.

FUTEBOL DE MESA E ORTOPEDIA

Ao entrar para a faculdade de medicina o futebol de mesa ficou de lado, pois o tempo era dedicado aos estudos, pois a medicina assim exige. Também meu primo mudou-se de cidade, sendo ele meu principal companheiro no futebol de mesa (na época jogo de botão). No 5° ano da faculdade comecei a gostar da área de ortopedia e conheci um ortopedista, Luis Alberto Torre, e comecei a acompanhar seus plantões na Sta. Casa de Pelotas.

Transformou-se em referência para mim como ortopedista, como amigo e ......no futebol de mesa, pois conversa vai, conversa vem descobri que ele também gostava de praticar o esporte. Daí foi um passo para começarmos a jogar juntos. Fomos ao COP (Círculo Operário Pelotense) pois o Luis Alberto conhecia como paciente uma pessoa que era de lá e que só falava em "botão", chamado Jader Morales.

Ele e o Rosinha, pessoas incríveis, orientaram-nos a fazer cada um time oficial, lixaram para nós, e fomos disputar em 1989 a segunda divisão do COP, com times iguais, o Luis Alberto com um time verde e eu com um amarelo, sem nome, só com número. Ao final do ano, chegávamos à primeira divisão, ganhando até de alguns botonistas mais cotados.

Mas como estávamos treinando? Essa é ótima. O plantão do Luis Alberto era na sexta-feira, com muito trabalho até a meia-noite, depois acalmava. Seu consultório era em frente ao plantão, bastava atravessar a rua, e ele tinha uma sala sobrando, eu tinha uma mesa de botão "quase" oficial sobrando, entenderam ?

Jogávamos toda sexta, no plantão (não conseguíamos dormir mesmo) da meia-noite até 2 ou 3 horas da manhã, ríamos, tirávamos o estresse do plantão com o futebol de mesa. O Adão, um enfermeiro da Sta. Casa avisava quando chegava um caso para atender e em menos de 1 minuto estávamos atendendo, e depois voltávamos a jogar.

Hoje o meu amigo, colega Luis Alberto Torre reside em Canguçu e soube que está voltando a jogar por lá. A turma do futmesa de Canguçu é sensacional, tomara que os encontre novamente.

SANTA VITÓRIA DO PALMAR - FUTEBOL DE MESA DE VERDADE

De 1990 a 1993 fui fazer residência em Ortopedia na Sta Casa de Poa, afastei-me do futebol de mesa, pois a ortopedia tomava conta do meu tempo, além do que, em 1992 nasceu minha filha, e o tempo que sobrava dedicava a ela.

Ao terminar minha especialização fui trabalhar na Sta. Casa de Pelotas e na cidade de Santa Vitória do Palmar, onde resido até hoje. Lá, nos meus primeiros dias contaram-me que na cidade havia uma associação em que jogavam excelentes botonistas com Robson e Guido. Na hora os procurei e comecei a jogar achando que não deviam ser tão bons assim como comentavam.

Mas bah ! Nos meus primeiros jogos foram 0x4, 2x6, eu já ficava feliz quando ao menos conseguia fazer um golzinho, era baile e baile. Mas como todo apaixonado por um esporte, quanto mais eu perdia, mais queria aprender e aí chegou, como sempre, o Mestre.

Meu grande ídolo, professor e amigo Guido Garcia, talvez por enxergar uma pessoa que realmente se dedicaria ao esporte, ensinou-me TUDO que sei hoje sobre o verdadeiro futebol de mesa. Desde um bom time, uma régua, a educação na mesa, o treino, a tática. Como se não bastasse isto, era meu companheiro de treino duas a 3 vezes por semana, na minha casa ou na dele, vejam que privilegiado eu fui.

MEU PRIMEIRO CAMPEONATO OFICIAL

Disputei os campeonatos internos de Sta Vitória, e mesmo não os vencendo, o Guido estimulou-me a "sair" pois viu que eu estava evoluindo bastante. Em 1997 fui disputar em Rio Grande o Estadual Especial.

Na saída classifiquei-me na primeira fase e peguei o grupo do saudoso Nilson do COP, sendo que na última rodada precisava ganhar do Nílson para me classificar. No intervalo estava 1x0 pro Nílson, o Guido veio me dar força (não esquenta, o cara joga muito) e eu falei que o jogo estava pra mim.

O Guido virou as costas e foi para sua mesa, talvez pensando que eu estivesse delirando. Final, ganhei de virada 2x1, o Guido me atirou para cima com uma felicidade que eu jamais esqueci. Cheguei nas oitavas, desclassificado nos pênaltis pelo Alex Degani, um dos maiores botonistas do Estado e do Brasil, que acabou campeão (o Guido vice) naquele ano.

OUTROS CAMPEONATOS

Lembro o Centro-sul brasileiro em Poa, em que eu tinha que ganhar do Nilmar do COP (na época) para passar às oitavas, o Guido já classificado assistindo. Viu o quanto eu estava jogando, 0x0, quando fiz uma jogada pela esquerda com o meu time do Cruzeiro, cópia do time do Guido. Pedi a gol, o Guido veio no meu ouvido: - concentra que dá, era um chute muito difícil, mas a força mental do Guido fez a bola entrar, o Guido me atirou para cima, meus óculos saltaram longe, venci 1x0, e foi o momento mais bonito em termos de torcida e amizade que tive, jamais esquecerei.

Em 1999 fomos coroados com a conquista do Estadual por Equipes cavado (eu, Robson, Guido e Fred) e agora o título mais importante da minha vida, o Estadual por Equipes Liso. Sempre acompanhado do Guido e do Robson, como não ganhar? E agora com o Vinícius, o futebol de mesa ficou mais gostoso de jogar, pois formamos uma equipe de amigos, e se Deus quiser, agregando mais e mais amantes do futebol de mesa.

Grato a todos pelo companheirismo, especialmente ao meu ídolo e amigo Guido, mestre e incentivador.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


Aqui entre nós, ela colaborou quase todo o ano de 2010 com o Gothe Gol. Foram bares, restaurantes e pubs, do chopp mais tradicional a cervejas artesanais, do churrasco nosso de cada dia a pratos elaborados e frutos do mar, de espumantes a vinhos imperdíveis.

Certo, você concorda, a Gabi já estava merecendo um espaço seu, uma logo sua, um espaço GABI, e hoje vamos estreá-lo.

Ela retornou ao Gothe Gol em março e agora terá presença mensal, sempre que possível na última sexta-feira do mês. Obrigado Gabi !

espaço GABI por Gabriela Verissimo


















A tradicional pizzaria Babbo Giovanni, que já possui 20 endereços nesse país, abriu sua vigésima primeira cantina, que pra nossa sorte, é aqui em Porto Alegre. 

























O cardápio é vasto, o ambiente é lindo, amplo e conta com um espaço kids. Além disso, a pizzaria está localizada dentro do shopping Paseo, na zona sul de Porto Alegre, que oferece outros atrativos e estacionamento. 

























E lógico que não posso deixar de falar da pizza. Essa, sim, merece todos meus elogios! Mas também, a expertise vem sendo desenvolvida desde 1917 quando o jovem Giovanni Tussato ingressa no ramo de panificação para aumentar o rendimento da família, tornado-se o primeiro pizzaiolo brasileiro que se tem notícia.

Aproveita o final de semana e passa lá !


















Porto Alegre - RS
Av. Wenceslau Escobar, 1823 - Lj 1 - Shopping Paseo Zona Sul
Fone: 51 3084-8484

* montagem by Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Se Mallet e Diogo reinavam absolutos em suas passagens pela Franzen, não parace muito diferente agora que estão no Círculo Militar, e sugere ser a tendência quanto mais estiverem adaptados (é a 1ª temporada). Serve para lisos e cavados, e embora outros grandes jogadores, como Leandrinho, Paulo e Nilmar entre outros, sejam sempre candidatos aos títulos, o jovem e sempre talentoso Yago é o original de casa que parece poder ser o maior obstáculo aos dois.

* Riograndina não teve rodada ontem e o baralho segue bem misturado. A única novidade é a eliminação administrativa de Cristiano da competição interna, antes do octogonal decisivo.

* " Prato " (risos), cheíssimo e decisivo para quem curte o futebol na TV ou nos gramados neste final de semana. É claro que o GREnal decisivo de domingo da Taça Farroupilha é o atrativo. Mesmo com um Grêmio aos pedaços e saindo de uma derrota no primeiro jogo das oitavas na Libertadores, não fico no muro em matéria de palpite. O ruralito termina domingo.

* No campo também para quem curte o velho e guerreiro futebol Gaúcho da segundona, tem o 14 de Julho de Livramento também no domingo às 11hs em casa no João Martins contra a Sapucaiense. Uma vitória pode colocar o Leão na ponta da chave deste 1º turno da 2ª fase.

* Já o Esportivo de Bento Gonalves depois da reabilitação na 2ª rodada desta fase da segundona, sai para jogar no domingo às 11hs contra o Rio Grande no Arthur Lawson.

* Bem, na TV um verdadeiro show ! Começa no sábado com o clássico londrino onde o Chelsea joga suas últimas fichas no Stamford Bridges no sábado contra o Tottenham de Gareth Bale, considerado o melhor jogador da temporada da atual Premier League. Na ESPN às 13:30hs.

* No mesmo horário na ESPN Brasil, Bayern de Munqiue e Schalke 04 se cruzam na Bundesliga na Allianz Arena no sábado. O Bayern precisa da vitória para continuar lutando por uma vaga a Champions League 2011/2012.

* Na TV Pública argentina dois clássicos. No sábado Racing e River Plate às 16:10hs e no domingo Boca Júniors e Independiente às 20:20hs. (canal 146 da NET em Porto Alegre).

* No domingo dos canais ESPN tem o derby Arsenal e United no Emirates pelo campeonato nacional. (10hs - ESPN Brasil).
 
* O Clausura uruguayo só volta no dia 08 de maio. A fecha promete, já que tem o clássico Peñarol e Nacional no Centenário na agradável Montevideo.

* Falando em Uruguay, o diário EL PAÍS, o maior do Uruguay, está estampando na edição desta sexta a manchete " Peñarol Decepcionó de Local ". De fato Julinho Camargo foi bem no jogo de ida dos vermelhos nas oitavas da Libertadores. Ficam perto da classificação as quartas. O melhor da partida foi... Milton Leite do SporTV. Mas futebol...

* O Campeão do 1º turno da Copa Sênior de cavados do COP de Pelotas, largou na frente também no 2º turno. Ao lado de Badia, (ambos somaram 4 pontos em 6), Getúlio largou bem. Sábado rola rodada de cavados da competição regular.

* Na Pelotense inícia neste sábado o interno de cavados com uma rodada e meia, o que será a prática de cada reunião do grupo. Piruka, Edson, Schlee, Ítalo, Charles, Marcelinho, Vitor, Mateus, Aldyr, Ederlin, Fabio, Carlos, Otávio, Silvio, Marcelo Conceição e Diego são os participantes.

* Também neste sabado, rodada quente do interno liso da Academia de Pelotas. Augusto x Vinhas e Mateus x Zilber no primeiro horário, e ainda Mateus e Luis Fernando no 3º horário, são atrações.

* O Flu é mesmo um caso incrível de vários renascimentos, as vezes a cada jogo, as vezes a cada minuto. Contra o Libertad do Paraguay pela Libertadores, jogo que invadiu as primeiras horas desta sexta, não foi diferente, Dá gosto de ver o Flu jogar.

* Sábado de GOTHE CROMO GOL com Umberto Nunes de Santa Vitória do Palmar, Campeão de Equipes Gaúcho 2011 no liso. Confira !

CHURRASCO & FUTMESA




















Sábado de jogos e churrasco de sócios e amigos no Geraldo Santana. Além da rodada prevista, oportunidade para recuperar jogos em atraso e é claro, a partir do final da tarde curtir um belo churrasco e a cerveja no ponto da cantina do Raul, a cantina que tem TV por assinatura para ninguém perder nada do futebol.

O Editor do Gothe Gol já conseguiu acertar para este sábado 3 dos 5 jogos que tem em atraso no Troféu Expedicionário de cavados com o seu Bayern de Munique, contra o West Ham de Saul às 14hs, a Argentina de Leon às 16hs e o Estudiantes de Maurício às 17 horas. Ficarão faltando os confrontos contra o Figueirense de J.Lucas e o Grêmio de Cristian Costa.

Confira os jogos previstos para a rodada

15 horas

Bopp x J.Lucas
Leon x Rafa Tosh
Lofrano x Cristian

16 horas

Bopp x Cristian
Leon x Saul
Lofrano x Rafa Tosh

* montagem by Gothe Gol




















Na parte superior da montagem acima do Gothe Gol, o que parece ser um desenho, um cartão postal de Natal, na verdade é de verdade, é a lindíssima cidade de Erlangen na Alemanha, que com Pardubice na República Tcheca (ao centro) e Porto Feliz em São Paulo, são as localidades dos novos amigos do Blog que recebem nossa saudação especial.

Abraço igualmente aos internautas de Cataguases e São Bernardo do Campo em São Paulo e Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

* clique na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CONEXÃOLiso

Por Maurício Ferreira, o Chambinho

CONEXÃO: VIAGEM E FUTEBOL DE MESA

Bom dia amigos do futebol de mesa, venho hoje através deste texto fazer conexões entre minha viagem que fiz durante 10 dias a Itália e o nosso apaixonante futebol de mesa. Logo no meu primeiro dia na cidade de Roma, começei a me informar das notícias esportivas locais e do mundo através de um jornal local e através da internet a ficar por dentro das notícias do nosso futebol de mesa, é claro que através do Gothe Gol.




















Roma é realmente marcante, uma cidade recheada de histórias maravilhosas, e nas diversas visitas que fiz, minhas primeiras conexões:

VATICANO:  A primeira basílica de São Pedro foi construída por Constantino em 326 a.c., no local onde São Pedro foi enterrado após sua crucificação, 64 d.c. Entre 1506 e 1626, foi praticamente reconstruída por Bramante, e depois, mais uma vez, pelo desing de Antonio de Sangallo, Giacomo della Porta, Michelangelo e Carlo Maderno. Michelangelo também foi respossável por grande parte da cúpula, e Bernini terminou a fachada e o interior. Este lugar respira e inspira a fé, fé esta que esta sempre conosco (botonistas), pois estamos sempre enfrentando muitos desafios e nestes caminhos que trilhamos em busca do melhor para o nosso esporte, nunca podemos nos desprender da fé.




















PANTHEON: Nenhum outro monumento mostra a grandeza da Roma antiga tão bem quanto este templo, cuja conversão para um palácio de adoração cristã o deixou como o mais perfeito dos monumentos da cidade. Foi construído pelo imperador Adriano de 118-28 d.c., o Pantheon substituiu um templo de 27 a.c. de Marcus Agrippa, genro de Augusto. Tornou-se a igreja de Santa Maria ad Martyres em 609 d.c. e agora é um templo dos “imortais” italianos, incluindo o artista Raphael e os reis Vittore Emanuele II e Umberto I. Minha conexão vai longe, pois vejo nós botonistas como seres “imortais”, pela dedicação e amor que temos pelo nosso esporte.

Aproveitei a ocasião para deixar meu registro nominal e também em nome da AFM Caxias, que me recebeu de braços abertos e é claro que orei por todos nós botonistas.




















COLISEU:  O Pantheon pode estar mais bem preservado e o Foro pode ser mais importante do ponto de vista histórico, mas nenhum revive a majestade do Coliseu, a maior estrutura da antiguidade romana que ainda sobrevive. Nos combates armados no Coliseu por cerca de 500 anos, criminosos, escravos e gladiadores guerreavam entre si ou com animais, chegando à morte. Os expectadores exercitavam o poder da vida e da morte sobre combatentes derrotados, balançando lenços para mostrar misericórdia ou colocando o polegar para baixo pedindo o golpe final. Os sobreviventes geralmente tinham as gargantas cortadas e os mortos eram cutucados com um ferro com a ponta em chamas para que houvesse a confirmação da morte.

Há algum tempo atrás os jogadores da modalidade cavado e do liso travavam várias batalhas foras das mesas, sempre criticando de forma agressiva a modalidade adversa. Creio que hoje não temos mais espaço para estas “batalhas”, pois cada um joga a modalidade em que melhor se encaixa.  Na verdade as duas modalidades tem suas características e temos que respeitá-las. Todos somos botonistas e esta coisa de guerra deixemos para história, bem como as que ocorriam no Coliseu. Pessoal, os tempos mudaram e temos que pensar grande, pois se quisermos que o nosso esporte continue em uma crescente, temos que estar sempre unidos, pois somos todos jogadores de botão, e eu sou exemplo disso, pois jogo as duas modalidades e sei respeitá-las.




















Em minha passagem por Firenze e Veneza, duas cidades simplesmente fantásticas e muito românticas, desfrutei de belos passeios, vinhos e uma gastronomia maravilhosa. Posso afirmar que a modalidade cavado para nós gaúchos é como a cidade de Roma, ou seja com muita histórias que marcaram para sempre nossas vidas e as cidades de Firenze e Veneza é como a modalidade liso, ou seja fascinante que vem conquistando e enchendo os olhos de todos nós com seu charme. Posso afirmar que jogar LISO é como um passeio de gondola acompanhada de uma boa champagne pelas ruas de Veneza. Encerrei minha viagem a Itália em Milão e fechei com chave ouro visitando o museu e estádio San Ciro e no dia seguinte assistindo uma grande partida de futebol entre Internazionale x Lázio. Poderia ficar escrevendo páginas e mais páginas sobre minha viagem, mas este não é o objetivo, por isso fiz apenas estas conexões entre esta viagem e o nosso futebol de mesa.




















Bom, aqui estou eu já no Brasil e quero dar uma rápida relembrada neste início de temporada com torneios extras oficiais ocorridos na modalidade, que serviram para aquecer as turbinas e nos mostrar gratas surpresas e também da primeira competição oficial da FGFM, o Estadual de Equipes. Então vamos relembrar os torneios ocorridos e seus respectivos campeões.

COPA IDENTIDADE (Círculo Militar):  ALEX DEGANI 
OPEN LISO DA FRAZEN: DIOGO MALLET 
TORNEIO INÍCIO AFM CAXIAS: ROBSON BAUER (Zé Carioca)
TAÇA CIDADE DE POA (Geraldo Santana): RODRIGO BORBA (Lúcio) 
RIACHÃO (Círculo Militar): GUIDO (Power Guido) 
COPA PRIMOS (AFM Caxias): CARRARO
TORNEIO ABERTURA AFUMEPA: FELIPE

Como foi possível presenciar na COPA IDENTIDADE e no OPEN LISO DA FRAZEN, os campeões foram dois craques da modalidade cavado. Em conversa tanto com Alex Degani, como com Diogo Mallet,  os dois relatam a extrema felicidade de estarem jogando LISO, inclusive Alex Degani denominou a modalidade como a “série A” do futebol de mesa. 

É amigos, a modalidade LISO esta cada vez mais forte e cada vez mais os craques do cavado vem invadindo as mesas dos LISOS, eu vejo isto como uma grande vitória para o nosso esporte, porém volto a frisar que sempre, tem que haver respeito de ambas as partes.

No primeiro torneio oficial da FGFM deste ano tivemos uma competição de altissímo nível e com uma excelente  organização da AFM Caxias, e quem saiu de lá com o caneco foi o quarteto de Santa Vitória formado por Guido, Vinícius ROTH, Umberto e no comando desta excelente equipe, Robson Bauer, o ZÉ CARIOCA.

Na AFM Caxias, 12 botonistas estão classificados para segunda fase da COPA CAXIAS,  e foram divididos em 2 grupos:

Grupo A:
Daniel Maciel, Carraro, Breno, Walter, Alexandre Prezzi e Pizza pai ou OBELIX.

Grupo B :
Mario, André Marques, Yago, Crosa, Ednei e Pizza Filho.

Destes grupos, classificarão os quatro primeiros colocados para fase final da copa, e agora é aguardar e ver quem destas feras chegará para levantar o caneco.

Na ACADEMIA de Pelotas, que vem puxando a fila neste inicio de temporada é o excelente botonista e gente finíssima Matheus Pierobom. Já no COP esta previsto um torneio no dia 07/05 em homenagem ao falecido botonista Nilson, que também poderá ocorrer na modalidade cavado.

No Círculo Militar o caldo também esta engrossando na Copa Círculo Militar e na próxima semana saberemos quem levantará o caneco, com destaque especial para Marcelo Mallet que vem mostrando que também sabe tudo nos lisos, mas a disputa esta aberta e sabemos que tem muitas feras por lá com muita bala na agulha.

Agora o pensamento de todos é direcionado ao Estadual Especial que será realizado nos dias 13,14 e 15 de maio em Pelotas com à organização da Academia e FGFM. Com certeza será uma competição de altíssimo nível com vários canditados ao título. Quem será que leva este ano ?

Amigos do futebol de mesa, deixo este assunto para debatermos na próxima matéria, um grande abraço à todos e até a próxima!!!

* fotos by Maurício Ferreira

O LANCE NO BLOG




















QUEM EMBARALHOU ?

Quem embaralhou o fez muito bem, pois a fase classificatória do interno da Riograndina está fantástica.  Na imagem (que você pode ampliar clicando sobre ela) estão emparelhadas as cartas que antes da rodada de hoje à noite estariam garantidas para o octogonal decisivo, e soltas, as cartas que ainda lutam para fazer parte do certame em sua reta final.

Cartas garantidas ? Além da que traz Silvio na estampa, entre os 8 classificados o Gothe Gol arrisca Duda, Alessandro e Ronir. Mais ? Fica pela conta do internauta. Sandro, Degani, Perazzo e Leonardo estão no jogo, mas serão obrigados a confirmar, Degani mais do que nunca à perigo.

Michel, Roberto, Cristiano, João Garima e Jeferson seguem rodando nas mesas na busca de um lugar na mão, antes que a fase classificatória se vá, e acabem entrando para o conhecido "morto". Os demais já aguardam fazer parte de um novo baralho e nova oportunidade.

* montagem by Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Noite de lisos no CM. Se for parar ver, fique com o destaque da rodada, quando se encontram Mallet  que vai tomando forma na modalidade e o jovem Yago, Campeão Estadual Júnior 2011.

* Certamente o Centenário terá hoje em Montevideo 60 mil pessoas a empurrar o Peñarol diante dos vermelhos pela Libertadores.

* Ficamos aqui debatendo Grêmio e vermelhos, mas Cruzeiro, Santos e até mesmo o renascido Flu, são os brasileiros favoritos a Libertadores.

* Cristian Costa no ccostaterra@yahoo.com.br segue recebendo as adesões de sócios e amigos do Futmesa do Geraldo Santana para o churrasco do próximo sábado, na sequência da rodada e da recuperação de jogos em atraso do Troféu Expedicionário de cavados.

* Na Champions League parece mesmo que o Barça leva sem maiores dificuldades o caneco. É hoje bem superior a qualquer outro time europeu.

* Impressionante a escola de goleiros alemães, sempre entre os melhores da história do futebol. Sepp Maier o maior de todos os tempos, Schumacher, Oliver Kahn, só para citar alguns, são de uma linhagem ímpar. Agora Manoel Neuer do Schalke 04 e nascido em Gelsenkirchen, é o novo nome do mundo das goleiras e deve seguir dos azuis reais para um novo time, talvez o Bayern de Munique, que já teve Maier e Kahn.

* A AFUMECA em Cascavel no Paraná elegeu nova Direção para o seu Fumtesa. Rangel deixa a presidência que é assumida por Adi Degani, com Rangel passando para a vice-presidência, Roberto Grisa como Diretor Técnico, Durval Casarin como Diretor Administrativo e Victor Mecking na condição de secretário. Nosso agradecimento ao Rangel pela citação do Gothe Gol e seu Editor no email que informa aos sócios e amigos da AFUMECA a alteração acontecida.

* Leão da Fronteira recupera-se da derrota na estreia, vence o Panambi em casa e volta a briga pela classificação no 1º turno da 2ª fase da segundona Gaúcha. O Esportivo de Bento, mesmo fora, também reabilitou-se da derrota na estreia para o Xavante, vencendo o Cerâmica de Gravataí.

* Agora além da Zona de Comentários, torpedos, Twitter (@gothegol), MSN, telefones e de nosso endereço gothe@terra.com.br no email, abrimos mais uma opção de comunicação com o gothe@gremio.net como novo endereço de mensagens para o Blog, endereço que o Tricolor nos colocou a disposição.

* Pufal bateu a Gilberto e Cajú e segue na liderança nos cavados da Franzen.

* Em Encruzilhada Felipe não durou muito no topo da tabela, e só para variar Joni tomou a ponta e caminha célere para o Penta. Juliano é o vice e Felipe caiu para a 3ª posição.

* Em Canguçu dia de rodada da Copa Acanguaçu quando o líder Eduardo cruza com Tadeu, penúltimo na tábua de classificação, e deve seguir na ponta da tabela.

* Rogerinho com o seu United conquistou na noite de ontem o Bi da Liga Inglesa na AFUMEPA, batendo na decisão o Tottenham de Cristiano, o mesmo adversário da decisão da 1ª edição do torneio. O 3º lugar foi de Marcus e o seu City e a 4ª posição de Rogério Careca com o West Ham.

* Sexta de REVISTA e sábado de GOTHE CROMO GOL no seu Blog diário.

NUNCA VEREMOS TUDO




















Mais próximo agora do Grêmio, como Conselheiro e dirigente, eu que já ouvia inúmeras cornetas nos tropeços do Tricolor, agora sou objeto de muito mais cornetas quando estes tropeços acontecem.

Acompanho o Grêmio no rádio desde 68 ou 69, creio que fui ao Olímpico pela primeira vez em 1970 ou 71. Foram 19 anos mais ou menos de geral, na época não coberta, levando muita chuva no lombo, inclusive em vários invernos.

Em 1989 consegui comprar o meu título patrimonial e sentar nas sociais, devidamente coberta, e hoje em dia me revezo com amigos e filhos entre as sociais e as tribunas, no meu lugar de Conselheiro. São 43 anos de percepção real de Grêmio e assisti inúmeras páginas maravilhosas do time, e times igualmente muito ruins.

Vivi o GREnal do Zequinha, o GREnal do André Catimba, o GREnal do Pedro Júnior, e o GREnal do Século de Maxi López, entre outros memoráveis. Vivi Baltazar no Morumbi e Aílton no Olímpico no brasileiro, Cuca, Nildo, Marcelinho Paraíba e Carlos Miguel na Copa do Brasil, César e Dinho nas Libertadores, Portaluppi no Mundial, Hugo De Léon na Guerra de La Plata e Anderson na Batalha dos Aflitos.

Tenho eu o direito de duvidar de qualquer coisa que o Grêmio possa fazer, mesmo diante da derrota e fracasso do time no primeiro duelo das oitavas diante do Universidad Católica pela Libertadores 2011 ?

Com mais de 40 anos de futebol na vida, milhares de jogos e estádios por todos os cantos  em que fui, sempre existe uma inclinação de imaginarmos que já vimos de tudo no futebol.

Mas no dia em que o torcedor vermelho estava com aquele ingresso na mão (clique na foto acima para ampliá-la), onde o Winner 2 do ticket era um tal de Mazembe do Congo que nunca havia ouvido falar,  e do qual nem o nome constava na entrada para a partida quando enfrentaria os vermelhos em Abu Dhabi, aprendi definitivamente que jamais eu, ou qualquer outro apaixonado por este esporte terá o privilégio de ver tudo no futebol.

* foto cortesia by Márcio (mídia do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense)




















Com o hábito de acompanhar diariamente as localidades que navegam no Gothe Gol, quase sempre diante de um acontecimento significativo em alguma delas, fico pensando como estará aquele internauta que de lá acessa o Blog.

Foi o caso recentemente de Christchurch, segunda maior cidade da Nova Zelândia, atingida por um forte terromoto de magnitude 7,2 com epicentro a apenas 30 km do local, seguido de outro de 5,2 apenas 18 minutos depois.

Isto foi no dia 04 de setembro do ano passado, e no dia 22 de fevereiro deste ano, novo terremoto de 6,3 de magnitude voltou a atingir Christchurch. São estimados mais de 220 mortos de 20 diferentes nacionalidades no último fenômeno na cidade de 340 mil habitantes, já que em 2010, no tremor mais forte, não houve vítimas fatais. Informações dão conta que 70 mil pessoas abandonaram a cidade.

De lá para cá o Web-leitor de Christchurch "desapareceu" de nossos relatórios. Mas para nossa satisfação, a cidade neo-zelandesa retornou aos relatórios do Gothe Gol na última terça feira.
 
Nossa saudação muito especial ao amigo (a) de Christchurch e também aos  novos amigos de Lima no Perú (foto abaixo), que se soma as localidades de todos os cantos da rede que navegam no Portal Diário do Futmesa.

Abraço igualmente para os Web-leitores de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Ivoti, Caxias do Sul, Bagé, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Sombrio, Itajaí, Criciúma e Joinville em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá no Paraná, São Paulo, Mogi das Cruzes, Bauru, Santos e Ribeirão Preto em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte e Três Corações em Minas Gerais, Brasília no DF, Salvador e Feira de Santana na Bahia, Recife e Caruaru em Pernambuco, Fortaleza no Ceará, Lisboa em Portugal e Belgrado na Sérvia.



















* montagem by Gothe Gol

quarta-feira, 27 de abril de 2011

COLUNISTAS




















Vinha já a algum tempo driblando o Rafa e o demovendo da idéia de parar de escrever NA AVALANCHE, um grande sucesso aqui do Gothe Gol.

Mas as vezes é necessário entender a necessidade de alguém focar um momento pessoal de transformações e ontem acertamos sua interrupção neste espaço.

Hoje publica sua útlima coluna, a de nº 114, e não é para qualquer um, não com o número de acessos que sempre teve, ou seja, absoluta aceitação.

Aos que não se dão conta, não é fácil escrever, não importa se semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, enfim, de qualquer forma torna-se um compromisso.

Escrevo diariamente é uma tarefa muito dura, pelo menos se você o faz com conteúdo, sem simplesmente jogar um espasmo qualquer de comentário na página, apenas para "mantê-la diária".

Por isso o meu agradecimento enorme ao Rafa pela parceria, pelo seu esforço, dedicação e qualidade, sabe que o Gothe Gol já o está esperando de volta, assim que puder retomar uma das mais longevas colunas do Futmesa na rede.

Mesmo muito ocupado com o tanto que escreve, pois além do seu blog, como jornalista trabalha em várias publicações, Cristian Costa aceitou o convite e o desafio de substituir interinamente ao Rafa em NA AVALANCHE, por um ou dois meses, neste período o Rafa estará gentilmente cedendo ao Gothe Gol o nome de sua coluna.

Como o futuro mesmo sendo logo ali não sabemos, o Rafa poderá estar de volta, o Cristian poderá se puder e quiser, tornar-se titular do espaço, outro poderá ocupá-lo, mas sobretudo o internauta não ficará sem a sua leitura das quartas.

Cristian tem texto rápido, da velocidade como joga Futmesa, um dos melhores textos da rede e uma verve incomum. Em quase nada concorda com o Editor, como alíás o Rafa (risos), e isso torna sem dúvida a sua colaboração muito interessante. Obrigado Cristian.

Curta agora na ordem da semana, primeiro o Caco e seu espaço vermelho que caiu no gosto dos Web-leitores aqui no Gothe Gol, e na sequência, a por enquanto última coluna assinada por Rafa Tosh. Amanhã ? Maurício Ferreira, o Chambinho, com CONEXÃLiso e também o LANCE NO BLOG.

* montagem by Gothe Gol

CACOLORADO por Caco Castellan




















Tempo de decisões.

Semana especial para os amantes do futebol europeu, inicia a fase semi final da UEFA CHAMPIONS LEAGUE, que para mim, deveria ser uma competição com 20 clubes, 2 turnos e pontos corridos, assim teríamos um grande campeonato europeu, uma vez que as competições nacionais européias são muito ruins.

Entre as principais, na Espanha apenas dois disputam título e o terceiro troca a cada ano, na Itália a situação é a mesma, enquanto na Inglaterra o campeonato inicia com cinco candidatos e termina com o Manchester United campeão.

Faltando cinco rodadas para finalizar o espanhol, o Valência, terceiro colocado não chega mais sequer em segundo; no italiano, faltando quatro rodadas o Nápoli, terceiro colocado pode chegar ao título caso Berlusconi decida vender o time inteiro do Milan, que faz uma campanha com 72% de aproveitamento; na Espanha o Barcelona chega a 88% e o Real Madrid 80% e no Inglês, o United soma 71%, vamos combinar que ninguém chega a estes percentuais se a parceria não for muito fraca.

O mais equilibrado, até porque nivela por baixo, é o péssimo campeonato Francês com 10 equipes ainda em condições matemáticas de lutar pelo título e o líder Lille alcança um aproveitamento de compatíveis 62%. 

O português parece piada de português o Porto tem, acreditem, 95% de pontos conquistados, ora pois, nem a torcida do Grêmio acredita que o tricolor seja capaz de ganhar 95 em cada 100 pontos disputados.

Já no futebol alemão, o que há de melhor é a copa Gerd Wenzel, e mesmo assim já tem um bi campeão, porque na terra do editor o futebol também é muito pobre, faltando 3 rodadas a diferença na liderança é de 5 pontos, na prática o Dortmund terá que fazer muita força para perder este título.

Enquanto escrevo a coluna, estou assistindo a enorme pressão do Manchester que domina totalmente a partida frente ao medíocre Schalke 04, a Inter de Milão deve estar vivendo uma das piores fases de sua existência para haver sido goleado em casa por este time.

Hoje, o grande jogo Barcelona x Real Madrid, falando-se de qualidade de elencos, acredito não haver clássico igual no planeta, ninguém possui elencos com tantas alternativas de qualidade e treinadores capazes de tirar o melhor de seus jogadores.

Será um confronto de idéias, Mourinho e Pepe Guardiola são figuras opostas, um é pragmático, joga por resultados finais vitoriosos, enquanto o outro cultua o espetáculo, o futebol arte a busca permanente pelo gol, seria mais ou menos um confronto entre Felipão e Telê Santana.

É a pergunta que não cala: para vocês, qual foi a melhor seleção brasileira, 1982 eliminada pela Itália ou 1994 tetra campeã mundial com Dunga erguendo a taça ? 

Neste lado do Atlântico os cinco brasileiros deverão estar nas quartas de final, o caso mais delicado é o Fluminense, mas depois de chegar até aqui da maneira como chegou, tudo é possível.

O Cruzeiro pegou o cruzamento mais fácil e irá avançar, os mineiros só sentirão a falta de um treinador mais a frente quando enfrentarem o Santos, a equipe santista parece haver encontrado o rumo e possui grandes jogadores, se o depressivo Muricy não tirar a confiança do time, vai à final.

Inter e Grêmio são mais equipes que seus adversários, a classificação não virá de maneira fácil, mas deve acontecer e depois, tudo será grenal, bem a nosso gosto, cheio de marra, os mais poderosos do país.

Falando em grenal, me parece que o futuro de Portaluppi passa pelo Inter. Não finalizando o gauchão neste domingo, poderemos ter uma seqüência de mais quatro clássicos, como é razoável se supor que não haverá uma supremacia total do tricolor, dependendo de onde ocorra o insucesso, o técnico gremista não passará o próximo inverno entre nós.

Então, o que nos reservará o futuro?  O Manchester deve com tranqüilidade ser um dos finalistas para enfrentar Real ou Barcelona. Respostas na próxima semana.

Abraços Colorados.

NA AVALANCHE por Rafa Tosh




















Nesta cancha tentaremos o milagre 

* A eliminação da Libertadores na noite de ontem, foi a crônica da morte anunciada. Faz tempo que o time se arrasta, dependendo apenas da quase genialidade de Douglas, e nas ultimas partidas de alguns lampejos adolescentes de Leandro. Será um bom jogador a ser lapidado e trabalhado, mas colocar toda a responsabilidade nele em um partida decisiva, tendo como seu companheiro o ilustre Lins, assim o suicídio é apenas um dever.

* Borges pela sua inoperância, aliada a irresponsabilidade cometida ontem deveria ter seu contrato rescindido. Não pode vestir mais nossa gloriosa camiseta.

* Departamento de Futebol perdeu o foco no inicio do ano. Gastou muito tempo tentando trazer o ex-jogador Trairúcho, não foi hábil em tentar propor uma renovação com Jonas, e pagou até mico discutindo o vínculo de Vinícius Pacheco com o Flamengo. Nunca se entendeu com o Renato, e isso logicamente afeta o grupo.

* Não foram contratados jogadores pontuais, de uma efetiva convicção. Os que vieram foram os que estavam sobrando no mercado como Carlos Alberto, Vinícius Pacheco e Escudero. Diego Souza que foi para o falido Vasco, pergunto, não seria um jogador muito mais útil ?

* A inscrição de Lins na Libertadores, após o retirando da mesma, e finalmente o reintegrando mostra uma falta de convicção preocupante.

* Não existe nenhum zagueiro qualificado no Grêmio. Talvez Vilson dê uma resposta melhor do que estas nabas que estão aí. Rodolfo é um zagueiro que não cabeceia. Rafa Marques quando o vejo, me lembro da cena patética chorando quando era jogador do Botafogo. O perigo em duas áreas.

* É claro que o gremista acredita sempre. Tenho ainda uma ponta de esperança na classificação, mas racionalmente parece ser apenas um sonho.

* Ter Adilson e William Magrão saindo para o jogo, e o ótimo Rochemback plantado marcando é para matar. Porque o Renato não inverte isso ?

* Diante de problemas particulares, não tenho tido o devido tempo e motivação nas últimas semanas, para escrever colunas a altura do que o excelente blog Gothe Gol, e seus web leitores merecem. Desta forma coloquei a situação ao editor, que entendeu minhas ponderações e decidimos um afastamento de minhas atividades aqui neste canal. 

* Porém quem ganhará com isso será o próprio web leitor, visto que NA AVALANCHE continuará sendo escrita, mesmo que de forma interina, por nada mais nada menos que Cristian Costa, o melhor texto dos blogs de futebol de mesa do Brasil. 

* Peço desculpas aos web leitores e ao editor pelo o ocorrido, mas todos ganharão pois tenho a certeza que o espaço ficará muito melhor com o craque Cristian no comando de NA AVALANCHE.

terça-feira, 26 de abril de 2011

O PRESIDENTE NO BLOG




















Sucessão para Continuidade, Sucessão para o “Sucessão”!

Para que haja continuidade, é preciso haver sucessores. Como uma empresa viveria por mais de um século tendo o seu fundador como eterno presidente? Como um time de futebol manteria o seu plantel campeão por mais de vinte anos? Por que eu, hoje com 28 anos, não posso mais jogar o Estadual Júnior? Se a empresa segue viva, o time segue ganhando e o Estadual Júnior ainda é realidade, é porque há sucessão.

Se hoje estou na presidência da FGFM, significa que antes de mim outros dirigentes estiveram ocupando este lugar. Dirigentes competentes, que reorganizaram o nosso esporte e tornaram a Federação Gaúcha uma referência para o futebol de mesa de todo o Brasil.

Há poucos dias vejo o Coritiba Foot Ball Club emplacar uma seqüência de 21 vitórias consecutivas, uma máquina! Time do qual faz parte hoje o Capitão Tcheco. Porém, lamento muito ter nascido somente dois anos antes do Coritiba de Lela, Índio, Gomes, Toby e Edson ter sido Campeão Brasileiro sob o comando de Enio Andrade.

Meu tempo de Júnior já passou, e faz tempo. Entretanto hoje é uma satisfação para mim ver dezessete botonistas com idade máxima de 16 anos envolvidos numa competição da categoria, sabendo que o número de participantes poderia ter sido ainda maior. Foi um “sucessão”!

É sabido que a FGFM lançou um programa de incentivo à categoria Júnior. Programa esse baseado na concessão de descontos nas taxas de anuidade. Como exemplo de execução das medidas, clubes como Encruzilhadense, Círculo Militar e AABB/Caxias estão isentos do pagamento da taxa em 2011. Beneficiando nosso esporte, uma tendência está traçada, a de constante aumento de participantes na categoria. O número pulou de 10, em 2010, para 17 em 2011.

No entanto é importante frisar que esse sucesso também se deve às pessoas que se dedicam à categoria dentro de suas associações. É o caso de Enio Durante e Ednei Torresini, nas entidades de Caxias do Sul; Joni Rafael, um botonista qualificado que há tempos já desenvolve um ótimo trabalho em Encruzilhada; e a turma do Círculo Militar, em Porto Alegre. Exemplos a serem seguidos.

Nossas empresas vão bem, obrigado. Tem sido cada vez mais comum no Brasil empresas familiares planejarem seus processos de sucessão de forma profissional. Casos de sucesso, no aumentativo. Não consegui ver meu Coritiba de 85 ao vivo em campo, mas na mesa escalo o mesmo time e tento fazer algo parecido com o que eles faziam. Meu tempo de Júnior também já passou, mas o Estadual mostrou que temos no estado uma nova geração de sucessores que têm tudo para se fortalecer e se consolidar.

Vou indo nessa. Preciso começar a treinar o meu Coritiba de 85 para o Estadual de Liso! 

Assina, Marcelo Vinhas

* arte by Gothe Gol

DIA DE LIBERTADORES




















Comparecia a mais uma reunião do Conselho Deliberativo do Grêmio na noite de ontem, quando fui dar uma espiada no reconhecimento que os jogadores do Universidad Católica do Chile (foto), faziam do gramado do estádio Olímpico Monumental.

Flagrei na imagem as luzes de coloração azul projetando-se sobre o campo de jogo e os adversários chilenos, algo que o Grêmio fará durante 90 minutos para largar nas oitavas com a vitória.

* foto by Gothe Gol

DIA DE FALTA DE GOLS NO GERALDO




















Apenas Cristian Costa (foto) e Pirênio, lograram vitórias na rodada desta segunda do Troféu Expedicionário de cavados no Geraldo Santana. Foram apenas 3 gol marcados em 7 jogos e 4 jogos onde não aconteceu movimentação do placar.

Cristian obteve por 1 gol vitória importante sobre Juliano e Pirênio também por 1 gol aprontou sobre Paulo Fernando. Confira os resultados que mantiveram Régis Castilhos no topo da tabela.

Moreira 0x0 Cristiano
J.Lucas 0x0 Régis
Juliano 0x1 Cristian
Paulo Fernando 1x1 Maurício

Moreira 0x0 Régis
Cristiano 0x0 Juliano
Paulo Fernando 0x1 Pirênio

Jogo de sábado (23/4)

Paulo Fernando 3x1 Bopp

DIA DO GOLEIRO




















Pois é, os caras não tem vida fácil e por isso tem o seu dia também. Hoje, 26 de abril é o Dia do Goleiro, personagens que vão de herói a vilão em fração de segundos no futebol.

Nossa homenagem a estes corajosos da posição, na figura daquele que é o melhor goleiro brasileiro nos últimos pouco mais de 2 anos, entre tantos outros bons goleiros brasileiros que atuam aqui e no exterior.

Victor do Grêmio e da seleção brasileira (foto), é um daqueles sem dúvida alguma acima da média, um dos poucos que depois de que temos nossa defesa batida, ainda pode-se depositar a esperança de salvação. Infelizmente não estará hoje em campo contra o U.Católica pela Libertadores.

LANCES RÁPIDOS

* Mercado da Bolinha pode ainda não ter parado de se movimentar em Pelotas, apesar de estarmos no fim do mês de abril. É aguardar para conferir.

* Amigos uruguayos de Salto com algumas dificuldades para começar a temporada 2011 de seu fútbol de botones. Pagani relata que o problema reside na confecção das novas arenas, mas conta também que o especialista no assunto, Antonio Ustra, retornou a cidade. Acredita que agora a situação evoluirá e que o período de inverno trará uma ótima competição.

* Depois da chinelada que levou na estreia fora de casa em Farroupilha, o 14 de Julho tenta a recuperação em casa no João Martins em Livramento na segundona Gaúcha contra o Panambi, amanhã às 15:30hs. É vencer ou vencer.

* Quem tenta também a reabilitação no 1º turno da 2ª fase da segundona é o Esportivo, mas fora de casa em Gravataí contra o Cerâmica. Estreou perdendo em casa para o Xavante.

* Aliás, que semana de futebol, pois tem Libertadores, Champions League, Copa do Brasil e fecha com decisões regionais, como o GREnal pela decisão da Taça Farroupilha, 2º turno do ruralito, no domingo. Regional Gaúcho deve terminar mesmo neste domingo.

 * No Círculo dia de Copa CM de cavados com destaque para o confronto entre Diogo e Yago. Mallet é o líder.

* Cristian Costa segue aguardando confirmação dos presentes ao churrasco do próximo sábado à noite no Geraldo Santana. Envie sua confirmação para ccostaterra@yahoo.com.br pois é hora de dar o gás para a integração do grupo, hora de superação. Amigos do Geraldo também serão bem vindos.

* Dia de COLUNISTAS amanhã em semana sensacional para a dupla GREnal, com o Grêmio nesta terça contra o UC e os vermelhos na quinta em Montevideo diante do Peñarol, fechando a agenda com clássico pelo ruralito no domingo. O que pensam destes desafios Caco Castellan e Rafa Tosh ?

* Na quinta é dia de CONEXÃOLiso com o Chambinho e na sexta tem Gabi no REVISTA. Sábado ? Mais um GOTHE CROMO GOL.

* Vale a pena conferir a mensagem que o Campeão Brasileiro 2010 do liso, o carioca Alênio, postou na Zona de Comentários da publicação original do GOTHE CROMO GOL sobre Marcelo Vinhas. A publicação foi no sábado.

* Grêmio é eleito pela 16ª vez o clube Top of Mind da Revista Amanhã com 54,8% da preferência dos gaúchos contra 38,5% do segundo. Nenhuma novidade.

O PEÑAROL DE DIEGO AGUIRRE




















Vivemos muito a aldeia e poucas vezes nos preocupamos em olhar pela janela, para o outro lado. Falamos muito por aqui de ídolos dirigindo o Grêmio e os vermelhos, mas este "fenômeno" chegou antes a Los Aromos, sede do Peñarol.
Sem dublê, o ídolo Diego Aguirre que marcou o gol na decisão da última Libertadores vencida pelo Peñarol em 1987, assumiu a direção técnica mais uma vez dos auri-negros uruguayos, time de camisa com 5 títulos de Libertadores e 3 Mundiais de clubes.

Apresentando alguma irregularidade na 1ª fase da Libertadores 2011, o Peñarol cresce em fases quentes da competição e lidera ao lado do Nacional, mas com um jogo menos, o Clausura uruguayo.

Passando por Montevideo em fevereiro para acompanhar o Grêmio diante do Liverpool pela Libertadores e cumprindo o hábito de quem lê tudo sobre futebol em qualquer lugar que vá, pude ter contato com uma entrevista de Diego Aguirre na revista El Gráfico (foto), e conhecer suas idéias sobre futebol. Os vermelhos não terão nenhuma facilidade no confronto pela oitavas, e mesmo sendo um time muito mais caro, talvez nenhum favoritismo.

Nosso abraço hoje aos amigos de Santa Cruz do Sul, Bagé, e Ijuí no Rio Grande do Sul, Chapecó e Sombrio em Santa Catarina, Mogi das Cruzes e Embú em São Paulo e Recife em Pernambuco.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FALECIMENTO

É com pesar que informamos o falecimento de Zaira Linhares de Oliveira, esposa do botonista Sérgio de Oliveira da AFUMEPA. Os atos fúnebres acontecem desde às 14hs no Crematório Metropolitano, na rua Oscar Pereira 584 em Porto Alegre, com a cerimonia de cremação às 20 horas.

* fonte: blog da Franzen

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















O sábado chuvoso foi perfeito para a realização da Copa Amizade, disputada na AFUMEPA. Um troféu caseiro (nas mãos do promotor, Dani Junqueira na foto abaixo), 12 botonistas, e os velhos tempos dos fundos de garagem estavam retomados.

Brandão no Grupo 1, Gothe no 2, Wilson no 3 e Adriano no 4 chegaram as semifinais (foto acima).




















Dani, Rafael, Rogerinho, Valdir da SOGIPA, Marcus, João, Leonardo e Dornelles também particparam do torneio que terá sua decisão em data a ser marcada (os finalistas adiaram o jogo para ver o Grêmio no ruralito contra o Cruzeiro). Nas penalidades, Brandão superou a Adriano depois de empate em 1 gol, mesmo resultado do tempo regular do encontro de Gothe, que acabou também nos penais passando por Wilson.




















* fotos by Gothe Gol

RIOGRANDINA CAMINHA PARA DEFINIR OS 8 MELHORES




















Certo, o momento não é para tanta tranquilidade assim como na foto, mas Duda está virtualmente classificado para o octonal final da 1ª etapa do interno da Riograndina (cavado).

A rodada desta segunda promete bons jogos nesta reta final da fase classificatória da 1ª fase. Silvio joga já classificado, Ronir muito perto disso, e o mesmo acontece com Alessandro.

Quem corre risco ainda de ficar de fora da série decisiva é Alex Degani com 28 pontos contra 32 de Sílvio, 29 de Ronir, 28 de Duda, 27 de Alessandro, 25 de Michel, 24 de João,  22 de Sandro, 20 de Jeferson, 18 de Perazzo, 17 de Cristiano e Roberto, mas com apenas 2 jogos a realizar como Michel. A maioria tem ainda 4 jogos em média para realizar.

* foto by arquivos do Gothe Gol

PUFAL DEFENDE A LIDERANÇA NA FRANZEN




















Pufal (foto), defende a ponta da tabela do interno de cavados da Franzen nesta segunda enfrentando a Gilberto (5º), e não deve ter jogo fácil.

Robin o vice-líder também tem parada dura contra o 4º colocado, Marcelo Cajú. Leão em 3º cruza com Luciano e Val e pode sair da fecha com a vice-liderança.

* foto by arquivos do Gothe Gol

GETÚLIO VENCE NO COP TORNEIO DO TRABALHADOR




















O COP de Pelotas antecipou a homenagem, e realizou no sábado o Torneio do Trabalhador (cavado). Na decisão Getúlio (na foto sendo premiado como o 3º do Sênior no Lagoão 2010), não teve dificuldades para passar por Júlio.

Nas semi Getúlio carimbou o passaporte nos penais contra Rui, enquanto Júlio superava a Fernando. Foram 14 botonistas no torneio do Círculo Operário Pelotense.

* foto by arquivos do Gothe Gol

EX-SENSAÇÃO DO GERALDO TENTA A RECUPERAÇÃO




















Antes folgado e líder do Troféu Expedicionário, o interno de cavados do Geraldo Santana, J.Lucas (foto), depois de uma série de derrotas já começa a fazer as suas contas, para lutar por uma vaga na zona de premiação.

Nesta segunda cruza com Régis, o líder, na busca de rabilitação. O Editor em função de reunião convocada do Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, estará ausente e não enfrentará pela ordem Cristian Costa e J.Lucas. Confira todos os jogos.

19:30hs

Régis x J.Lucas
Moreira x Saul
Fosca x Juliano

20:30hs

Régis x Moreira
Fosca x Maurício
Cristiano x Juliano
Paulo Fernando x Pirênio

* foto by arquivos do Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Marcelo Vinhas já está na galeria do GOTHE CROMO GOL. É só acessar direto www.gothecromogol.blogspot.com e dar de cara com 23 personagens em 22 cromos (um é duplo), que vão formando o maior banco de dados da história do nosso Futmesa, escrito pelas mesmas mão que empunham palhetas e réguas por todas as mesas de todos os cantos. Vinhas foi mais um sucesso da série já consagrada pelos internautas. O endereço está também a disposição no topo do nosso DICAS DE LINKS na barra lateral do Blog.

* A ausência de Victor no gol do Grêmio é de preocupar os Tricolores para a reta final da Libertadores e do ruralito, pois Marcelo Grohe é no máximo um goleiro do nível daqueles que os vermelhos dispõem. Agora está nivelado.

* Julinho Camargo vem bem susbtituindo a Roth, faz o dever de casa e bate o Ju, chegando a decisão do 2º turno do ruralito.

* Pelotense anuncia o retorno aos seus quadros de Otávio Leão, Bi-Campeão Estadual Juvenil em 2003 e 2004. Se voltar jogando o que sabe, deve ser um bom reforço.

* No XXI Lourenciano depois de 2 jogos isolados disputados na quarta-feira, Eduardo Kern é o líder, seguido por Darcy e Lobato.

* Desastrosa a estreia do 14 de Julho de Livramento na 2ª fase da segundona, levou 4 em Farroupilha do Brasil local. Praticamente sem reforços para esta 2ª fase, parece mesmo que o Leão jogou apenas para escapar do rebaixamento.

* O Esportivo em casa na Montanha dos Vinhedos, também estreou com derrota na 2ª fase da segundona, para o Brasil de Pelotas por 1 gol, péssimo resultado.

* Em Encruzilhada depois dos jogos de sábado, Felipe é o novo líder do interno, mas o experiente Joni já encostou na vice-liderança. E Joni corre atrás do título de Penta-Campeão !

* Como quem sabe, sabe, Mallet vai começando a sobrar também nos lisos da Copa do Círculo Militar, depois de passar neste final de semana por Júnior, Nilmar e Rodrigo. Os cavados que também tiveram jogos no sábado, serão retomados com rodada amanhã.

* A Bundesliga parecia decidida, com o Borussia Dortmund com a mão no título. Mas o Dortmund caiu para o Moenchengladbach que está na zona de rebaixamento enquanto o Leverkusen fez 2 a 1 no Hoffenheim e o caldo engrossou na reta final, com a diferença entre ambos caindo para 5 pontos. O Hannover venceu o Freiburg e está com a última vaga para a Champions League 2011/2012, 1 ponto a frente do Bayern de Munique que vai se complicando depois do empate contra o Eintracht Frankfurt. Faltam 3 rodadas para o final do campeonato.

* Ainda na europa, quem teve a vida facilitada pela arbitragem foi o United na última rodada da Premier League. Com gol em flagrante impedindo contra o Everton, caminha para a festa do título. Os clubes são invariavelmente prejudicados e beneficiados por erros de arbitragem no futebol, mas foi nítido o objetivo do árbitro em auxiliar os Reds desde o princípio. Já no 1º tempo Valencia só cruzou uma bola que quase resultou em gol, depois de fazer um falta de pátio de escola no defensor do Everton, falta não marcada pelo Sir que apitava a partida. O gol em impedimento, não foi surpresa.

* O 3 a 1 marcou as vitórias de Peñarol e Nacional no Clausura uruguayo neste final de semana. O Peñarol bateu ao Rampla Juniors e o Nacional ao Central Español. Os dois chegam ao clássico do dia 08 de maio com 25 pontos na liderança, mas os carboneros com um jogo menos.

* Uma pena a derrota do Flu nos penais para o Flamengo nas semi da Taça Rio. Aguentar Vasco e Fla na decisão do 2º turno do carioca no próximo domingo, é dose.

* E se o Presidente Vinhas esteve no Gothe Gol no sábado no CROMO, volta amanhã com o PRESIDENTE NO BLOG. É a atração da terça que ainda vai ter todo o noticiário do Futmesa e do futebol, quando Vinhas certamente analisará o Estadual Sênior e Júnior de cavados acontecido em Pelotas.

* Semana quente no Gothe Gol que tem os colunistas na quarta em semana de Libertadores e GREnal, prato cheio para Rafa Tosh e Caco Castellan.

* Na quinta além do LANCE NO BLOG, tem a 2ª edição do CONEXÃOLiso com Maurício Ferreira, o Chambinho, e tudo sobre a modalidade que terá Estadual Especial em maio em Pelotas com a assinatura da Academia.

* O REVISTA vem na sexta com a Gabi Verissimo e sábado tem mais um GOTHE CROMO GOL. Quem vem por aí ?

* Semana de churrasco dos sócios, botonistas e amigos do Geraldo Santana no sábado próximo, chance de recuperar jogos do Troféu Expedicionário e colocar a conversa em dia. É só contatar o Cristian Costa através do ccostaterra@yahoo.com.br e confirmar presença.




















Punta del Este no Uruguay não raro abriga muitos brasileiros nos grandes feriados, além da temporada de verão, Gaúchos em especial. Não foi diferente o que apontou nossos relatórios de acessos do Gothe Gol. Mas também quem estava na pequena Entrocamento em Portugal e Nové Zámky na Eslováquia (abaixo na montagem), passaram a navegar no Portal Diário do Futmesa neste feriadão de Páscoa. Nossa saudação especial aos novos amigos.

Abraço igualmente aos internautas de Milão e Turin na Itália, Belgrado na Sérvia, Porto em Portugal, Buenos Aires na Argentina, Santiago no Chile, Montevideo e Salto no Uruguay, Maceió nas Alagoas, Salvador na Bahia, Brasília no DF, Belo Horizonte em Minas Gerais, Rio de Janeiro no Rio, São Paulo, Osasco e São José dos Campos em São Paulo, Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá no Paraná, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Sombrio, Balneário Camboriú e Blumenau em Santa Catarina, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria, Passo Fundo, São Lourenço do Sul, Caxias do Sul, Pelotas e Rio Grande no Rio Grande do Sul.