terça-feira, 19 de abril de 2011

INVEJA...




















Estaria mentindo se não dissesse que tenho uma ponta de inveja, quando vejo a vibração de alguns grupos em torno de seus jogadores nas competições externas, independentemente dos resultados.

Me chama a atenção em especial a Riograndina em Rio Grande, a Academia em Pelotas e o Círculo Militar em Porto Alegre, na minha opinião os 3 melhores exemplos do momento e não necessariamente nesta ordem, ou radicalmente "únicos".

É claro que os movimentos as vezes excessivamente corporativos criam problemas, divisões, que eles possuem suas rivalidades internas e até desentendimentos, mas nem assim deixam de motivar um ao outro e estarem permanentemente "empurrando" os parceiros de clube nos duelos além fronteiras.

Foschiera e o Editor do Gothe Gol (na montagem acima que usa fotos by Riograndina), estiveram em Pelotas no Estadual de Sênior e Júnior estreando a participação do Geraldo Santana em competições oficiais, em torneios da FGFM. Não receberam uma única ligação telefônica, um único torpedo, um único comentário em espaço de qualquer blogue, que fosse de seus parceiros de clube, no sentido de motivá-los ou mesmo para uma simples informação sobre seus desempenhos.

É claro que nas associações citadas, a motivação pode ser até um elemento de pressão demasiado, mas não há dúvida que um botonista destes se sente comandando as seleções do Brasil ou da Argentina e por consequência toda a cobrança que há por trás disto, enquanto o Fosca e eu nos sentíamos managers da Suiça e do País de Gales, onde tanto faz o que vai acontecer, onde nem ao menos os torcedores locais sabem que seus times estão em uma disputa.

Certo, vamos combinar que o Editor pelas opiniões fortes e comentários ao longo do tempo no Gothe Gol não é exatamente o técnico do time dos nossos sonhos, mas e o Fosca ? Alguém estaria jogando Futmesa hoje no Geraldo Santana não fosse toda a história pioneira que ele produziu nos tempos de Grêmio ?

A propósito, o Grêmio não foi nenhuma maravilha em termos de unidade, mas o que se assiste agora no Geraldo como espírito de grupo, é lamentável. Compromisso ? Cada um só com os seus jogos das segundas, e com alguma dificuldade, prova está uma rodada como a de ontem do Troféu Expedicionário com 5 jogos.

Alguns que não comparecem para jogar, nem a educação de comunicar a Direção do Futmesa ou os adversários, tem. Nos torneios de final de semana, a maioria que vai ficando pelo caminho, vai sumindo para atender "compromissos" familiares, num flagrante desrespeito aos vencedores e ao esporte. Posturas como essas dão bem a dimensão da essência do momento deste "grupo".

O propósito aqui sempre foi o de promover o esporte, sem com isso encobrir as situações não tão boas que acontecem e devem ser debatidas. Avaliamos todas, com origem em qualquer associação que pratique o Futmesa, inclusive aquela onde o Editor está filiado, sem distinções, sem comportamentos corporativos, algo muito comum quando "análises" são feitas. É torcer para que esta situação mude no Geraldo Santana, e comentávamos o Fosca eu, que é preciso ficarmos e continuar tentando que o quadro se modifique.

LANCES RÁPIDOS

* Troca de líderes na 1ª Divisão do Troféu AFUMEPA de cavados. Elisandro ultrapassou na tábua de classificação ao irmão Elias. Já na segundona, Marcus venceu mais uma vez o derby familiar contra Dani e segue na ponta. Faz ano e meio que Marcus não cai no clássico dos Junqueira para o irmão.

* Na Copa da Inglaterra deu City no duelo de Manchester. Assim o United não pode mais conquistar a tríplice coroa na temporada. O City decide a Copa diante do Stoke.

* Copa Caxias 2011 chega a sua 2ª fase. Enquanto isso é anunciada para a próxima quinta, feriado de Tiradentes, a 7ª Edição da Copa Primus.

* ERRAMOS - Foi só na 10ª rodada do Clausura neste último final de semana que o Peñarol ao bater o Liverpool por 4 a 2, alcançou o Nacional na classificação do uruguayo, pois os tricolores perderam pelo mesmo placar para o River Plate em grande tropeço. Informamos no BREAKFAST do dia 11 de abril, que o Peñarol havia alcançado o Nacional na tabela, e que ficava atrás apenas nos critérios, situação que só agora é verdadeira, mas com o Peñarol com um jogo menos do que o Nacional.

* FGFM Online deu show no Estadual, acompanhando a cada rodada os resultados. Tempo perto do fim, e lá estava o Presidente Vinhas procurando num canto do salão um melhor sinal para com a sua internet publicar as informações rapidamente.

* Mais uma vez Joni faz um trabalho importante no Futmesa Gaúcho, trazendo a gurizada de Encruzilhada do Sul para um Estadual Júnior. Em conversa com o Editor, revelou planos mais ousados para 2012, quando a competição será no Geraldo Santana em Porto Alegre.

* Com os resultados da todada da noite de ontem, Régis permanece na liderança do Troféu Expedicionário de cavados mesmo sem jogar, e agora tem Paulo Fernando como novo vice-líder já que PF somou 4 pontos e J.Lucas emendou a 3ª derrota consecutiva. Cristiano bateu ao Editor (que perdeu a invencibilidade) e pulou para a 4ª posição atrás de J.Lucas. O Editor caiu para o 5º lugar.

* Tem multi-Campeão no GOTHE CROMO GOL no próximo sábado ! Campeão em 2006 e 2009 do Estadual Especial liso, Campeão 2005 do Estadual Especial cavado, Campeão da Taça RS 2007 e por aí vai, MARCELO VINHAS é a figurinha eletrônica que chega para o internauta conhecer um pouco mais do Futmesa. É só conferir !

* Amanhã é dia de COLUNISTAS no Gothe Gol e na quinta em O LANCE NO BLOG, confira o novo botonista que tem treinado as escondidas para estrear no esporte. 

RESCALDO




















Viajei a Pelotas para o Estadual Sênior e Júnior com uma agenda mínima. Pela ordem ou não, a estreia do Geraldo Santana em competições oficiais da FGFM ao lado do grande parceiro de outras viagens, o Foschiera, fazer mais uma transmissão especial do Gothe Gol para o Futmesa, bater o ponto no Cruz de Malta e me fartar de seu entrecot, queijo parrillero e a famosa linguicinha (falta colocar cervejas uruguayas na carta da casa), incluir na minha coleção a gloriosa camisa do Pelotas (que tem a minha simpatia por aquelas bandas), e trazer os famosos doces da casa que ainda chamo de Berola ali na Bento, mas que já faz ano e meio chama-se agora Pérola, enfim.

Retorno de lá com agenda cumprida à risca. O Geraldo estreia e chegamos a 2ª fase do Sênior vencendo nossa chave na 1ª fase. Bem, depois as coisas se complicaram, mas o Fosca e eu já estamos na história do botonismo do clube.

O Gothe Gol uma vez mais fez o que sabe fazer de melhor, levar o esporte a todos os cantos da rede com o seu jeito, vamos dizer... diferente de vê-lo.

Ir dormir às 3 da matina no sábado tendo que levantar às 7hs e jogar a partir das 8hs, dá bem o tom de como estavam as coisas no Cruz de Malta.

A camisa do áureo-cerúlio já está na coleção para desgosto de Moraes, Augusto, Vinhas, Pedrinho, Osmar, Roza e alguns outros.

Bem, a Marina vai nos dizer depois o que achou dos doces da Berola, eu particularmente, edito o Gothe Gol hoje experimentando um que outro, sem iguais.

Mas volto de Pelotas com outras observações e a primeira delas é que o ambiente do Futmesa Gaúcho melhorou muito sob a batuta do Presidente Vinhas. Faz tempo não se assiste ranços que já eram tradicionais e confusões desconfortáveis, daqueles autores em todos os campeonatos que todos conhecem, pelo nome e sobrenome. Algo que tem influenciado positivamente os jovens, observou-se isso no Júnior.

Aliás falando em Júnior, que tal 70% de crescimento na participação da categoria em apenas 1 ano ? Vinhas tem sim responsabilidade nisso com soluções simples, e com o trabalho de outros nomes em suas entidades, e o melhor exemplo já citei nos LANCES RÁPIDOS, Joni de Encruzilhada do Sul.

Existem situações a aperfeiçoar, sem dúvida, mas são pequenos ajustes em competições, infraestrutura, logistica, nada que signifique grandes traumas, ao contrário.

O Futmesa se modernizou com a FGFM atribuindo a real importância aos seus filhados e simpatizantes. A internet  passa a ser uma ferramenta usada corretamente. A Federação renova o seu site e aposta no FGFM Online, que permite a quem gosta do esporte acompanhar os torneios. O Presidente Vinhas escreve uma coluna no Gothe Gol (e poderia ser em qualquer outro espaço), e tira a opinião de quem comanda o Futmesa Gaúcho do fundo do quintal.

O liso ganha espaço, o 12 toques é somado, a Federação apoia inciativas de torneios solidários, a Federação deixa claro, que é de fato formuladora de políticas para o esporte que miram seu desenvolvimento e futuro. Deixa de ser acessória para ser protagonista e nem mesmo precisa ser provocada para tanto.

Volto de Pelotas com o Zilber finalmente Campeão ! E merecidamente Campeão Sênior. Com o Yago retomando o caneco no Júnior e festejando pela 3ª vez um Estadual da categoria, uma categoria que a geração dele auxilía a renascer.

Encerro agracedendo a camaradagem de muita gente. Do Jader que comanda um campeonato como ninguém, e assim como o Vinhas sempre está disposto a apoiar a divulgação que o Gothe Gol faz, passando informações. A turma que está sempre brincando e espalhando o bom humor por onde passa, prestigiando amigos e a competição, entre tantos como o Silvio e o Degani, que agora além de craque do Futmesa é um excelente editor de blog (obrigado pelos charutos dominicanos !).

Um agradecimento especial a parceria do Fosca que do alto de alguns anos mais do que os meus, encara a estrada e tudo mais, e todas as nossas invenções. Agradecimento especial também aos amigos que nos mandaram torpedos, e-mails, ligaram, através do MSN e que mandaram sinais de fumaça nos desejando boa viagem e um bom campeonato, de diferentes associações, nenhum do meu clube, é verdade.

E um agradecimento muitíssimo especial ao Carlos Jaques, o Carlão, parceiro meu e do Fosca na viagem e que encarou na direção a ida a Pelotas, e na volta com muita chuva. Que com a sua gentileza até mesmo abdicou da companhia dos seus parceiros de clube (mesmo sem a nossa intervenção), educação que transcende em muito as posturas comuns de grupos e pessoas.

De parabéns o Vinhas e a FGFM pela grande competição, de parabéns o Edson e a Pelotense pela dedicação de fazer um ótimo campeonato e receber a todos muito bem.

De parabéns os premiados, entre os quais o Clair que veio do Paraná representar a Riograndina e o Nilmar que estreava no Sênior. De parabéns o Círculo Militar sempre com uma grande delegação, mesmo quando joga fora de casa, sempre mesclando experiência e juventude, e sempre obtendo grandes resultados. Parabéns é claro aos Campeões. Foi um grande final de semana para o esporte.

* montagem by Gothe Gol

7 comentários:

Guido - Maletas para Futebol de Mesa disse...

Gothe:

Como sempre fizeste um rescaldo do que aconteceu neste Estadual, com propriedade. Mas talvez por estares presente aos jogos não tiveste a percepção do que ocorreu com a informação da FGFM on-line. Infelizmente não houve precisão e atualização constante nos resultados. Segundo o Pedrinho, havia problemas com a transmissão 3G. A verdade é que alguns resultados foram colocados com erro e pior, com "atualização" 1 ou 2 horas depois. Essa é uma crítica construtiva a um serviço que infelizmente, dessa vez, não correspondeu como deveria ao que se propõe. É corrigindo eventuais falhas que aprimoramos aquilo que está certo. E eu acompanhei todo o campeonato com o link da FGFM aberto enquanto trabalhava, portanto posso falar "de cadeira". Alguns resultados só obtive através de outros blogs.
Um abraço.

GOTHE disse...

Guido,

Obviamente que jogando duas fases do Sênior e apitando uma, não acompanhei o FGFM Online full time, e no Gothe Gol publiquei informações do Estadual dentro das possibilidades de tempo, aliás anunciei que não o faria "AO VIVO", o que fiz apenas nas semi e finais quando já tinha me tornado um "ilustre" torcedor.

Mas o meu elogio permanece, porque faço referência a criação e ao uso da ferramenta, e porque não lembro de ter visto ao longo do tempo um Presidente de Federação Gaúcha preocupado em informar quem quer que seja sobre competição alguma, ainda mais quando ela está rolando. Depois, o mundo informa. Por isso o meu texto fez expressa menção ao Vinhas procurando no fundo do salão algum sinal de internet, com esforço, pois havia sim dificuldades com o 3G da TIM, o que só realça a importãncia do que foi tentado.

Mas creio que tuas observações para a FGFM serão importantes, e que mesmo eu valorizando sobretudo o gesto da Federação, eles levarão em conta tuas críticas construtivas, porque é este o diferencial, agora esta Direção ouve o botonista e o internauta, e procura as necessárias correções.

Um grande abraço,
Gothe.

CACO disse...

Camarada, compreendo tua tristeza, mas não desista teu esforço e de mais alguns em favor do Geraldo é fundamental na manutenção do grupo. Se voces desanimarem a casa cai.

GOTHE disse...

Grande Caco,

Tem gente que se move lá, sem dúvida. O Cristian Costa com o apoio do Maurício corre atrás de dinheiro, o Moreira segura as pontas nas tabelas, o Bopp até hoje tá sempre preocupado com a realização dos jogos, o Pirênio segue dando a química nas arenas, enfim. Mas o que comento é absolutamente verdadeiro e precisa mudar.

Um abraço,
Gothe.

Rafa Tosh disse...

Concordo com a falta de comprometimento. Perfeito. Porém cometeu uma injustiça pois eu desejei boa sorte para vocês por MSN.

rafinha gaúcho disse...

Gothe
agradeço suas palavras, não por mim, mas sim por vc lembra encruzilhada do sul no futebol de mesa...
jamais vo desistir de colocar essa gurizada a jogar.
admiro seu trabalho, e por isso e pelos garotos vo tentar levar o máximo de botonistas no junior de 2012...
mais uma vez obrigado

Joni / encruzilhada do sul

lhroza disse...

LH.ROZA....
Meu prezado AMIGO EDITOR, voltamos à saudá-lo pelas brilhantes coberturas. Quanto a sua já famosa coleção de CAMISAS,da qual nos sentimos orgulhosos em ter contribuido,repassando-lhe a da Delegação do PARANÁ (Afumtiba & Afumeca)o que deve ter sido guardada em local de destaque, tudo bem. Mas não faltará oportunidade em presentiar com uma do GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL fato que possa vir ofuscar a do co-irmão Áureo-cerúleo o PELOTINHA...
Brincadeirinhas a parte, um forte abraço