quinta-feira, 28 de abril de 2011

CONEXÃOLiso

Por Maurício Ferreira, o Chambinho

CONEXÃO: VIAGEM E FUTEBOL DE MESA

Bom dia amigos do futebol de mesa, venho hoje através deste texto fazer conexões entre minha viagem que fiz durante 10 dias a Itália e o nosso apaixonante futebol de mesa. Logo no meu primeiro dia na cidade de Roma, começei a me informar das notícias esportivas locais e do mundo através de um jornal local e através da internet a ficar por dentro das notícias do nosso futebol de mesa, é claro que através do Gothe Gol.




















Roma é realmente marcante, uma cidade recheada de histórias maravilhosas, e nas diversas visitas que fiz, minhas primeiras conexões:

VATICANO:  A primeira basílica de São Pedro foi construída por Constantino em 326 a.c., no local onde São Pedro foi enterrado após sua crucificação, 64 d.c. Entre 1506 e 1626, foi praticamente reconstruída por Bramante, e depois, mais uma vez, pelo desing de Antonio de Sangallo, Giacomo della Porta, Michelangelo e Carlo Maderno. Michelangelo também foi respossável por grande parte da cúpula, e Bernini terminou a fachada e o interior. Este lugar respira e inspira a fé, fé esta que esta sempre conosco (botonistas), pois estamos sempre enfrentando muitos desafios e nestes caminhos que trilhamos em busca do melhor para o nosso esporte, nunca podemos nos desprender da fé.




















PANTHEON: Nenhum outro monumento mostra a grandeza da Roma antiga tão bem quanto este templo, cuja conversão para um palácio de adoração cristã o deixou como o mais perfeito dos monumentos da cidade. Foi construído pelo imperador Adriano de 118-28 d.c., o Pantheon substituiu um templo de 27 a.c. de Marcus Agrippa, genro de Augusto. Tornou-se a igreja de Santa Maria ad Martyres em 609 d.c. e agora é um templo dos “imortais” italianos, incluindo o artista Raphael e os reis Vittore Emanuele II e Umberto I. Minha conexão vai longe, pois vejo nós botonistas como seres “imortais”, pela dedicação e amor que temos pelo nosso esporte.

Aproveitei a ocasião para deixar meu registro nominal e também em nome da AFM Caxias, que me recebeu de braços abertos e é claro que orei por todos nós botonistas.




















COLISEU:  O Pantheon pode estar mais bem preservado e o Foro pode ser mais importante do ponto de vista histórico, mas nenhum revive a majestade do Coliseu, a maior estrutura da antiguidade romana que ainda sobrevive. Nos combates armados no Coliseu por cerca de 500 anos, criminosos, escravos e gladiadores guerreavam entre si ou com animais, chegando à morte. Os expectadores exercitavam o poder da vida e da morte sobre combatentes derrotados, balançando lenços para mostrar misericórdia ou colocando o polegar para baixo pedindo o golpe final. Os sobreviventes geralmente tinham as gargantas cortadas e os mortos eram cutucados com um ferro com a ponta em chamas para que houvesse a confirmação da morte.

Há algum tempo atrás os jogadores da modalidade cavado e do liso travavam várias batalhas foras das mesas, sempre criticando de forma agressiva a modalidade adversa. Creio que hoje não temos mais espaço para estas “batalhas”, pois cada um joga a modalidade em que melhor se encaixa.  Na verdade as duas modalidades tem suas características e temos que respeitá-las. Todos somos botonistas e esta coisa de guerra deixemos para história, bem como as que ocorriam no Coliseu. Pessoal, os tempos mudaram e temos que pensar grande, pois se quisermos que o nosso esporte continue em uma crescente, temos que estar sempre unidos, pois somos todos jogadores de botão, e eu sou exemplo disso, pois jogo as duas modalidades e sei respeitá-las.




















Em minha passagem por Firenze e Veneza, duas cidades simplesmente fantásticas e muito românticas, desfrutei de belos passeios, vinhos e uma gastronomia maravilhosa. Posso afirmar que a modalidade cavado para nós gaúchos é como a cidade de Roma, ou seja com muita histórias que marcaram para sempre nossas vidas e as cidades de Firenze e Veneza é como a modalidade liso, ou seja fascinante que vem conquistando e enchendo os olhos de todos nós com seu charme. Posso afirmar que jogar LISO é como um passeio de gondola acompanhada de uma boa champagne pelas ruas de Veneza. Encerrei minha viagem a Itália em Milão e fechei com chave ouro visitando o museu e estádio San Ciro e no dia seguinte assistindo uma grande partida de futebol entre Internazionale x Lázio. Poderia ficar escrevendo páginas e mais páginas sobre minha viagem, mas este não é o objetivo, por isso fiz apenas estas conexões entre esta viagem e o nosso futebol de mesa.




















Bom, aqui estou eu já no Brasil e quero dar uma rápida relembrada neste início de temporada com torneios extras oficiais ocorridos na modalidade, que serviram para aquecer as turbinas e nos mostrar gratas surpresas e também da primeira competição oficial da FGFM, o Estadual de Equipes. Então vamos relembrar os torneios ocorridos e seus respectivos campeões.

COPA IDENTIDADE (Círculo Militar):  ALEX DEGANI 
OPEN LISO DA FRAZEN: DIOGO MALLET 
TORNEIO INÍCIO AFM CAXIAS: ROBSON BAUER (Zé Carioca)
TAÇA CIDADE DE POA (Geraldo Santana): RODRIGO BORBA (Lúcio) 
RIACHÃO (Círculo Militar): GUIDO (Power Guido) 
COPA PRIMOS (AFM Caxias): CARRARO
TORNEIO ABERTURA AFUMEPA: FELIPE

Como foi possível presenciar na COPA IDENTIDADE e no OPEN LISO DA FRAZEN, os campeões foram dois craques da modalidade cavado. Em conversa tanto com Alex Degani, como com Diogo Mallet,  os dois relatam a extrema felicidade de estarem jogando LISO, inclusive Alex Degani denominou a modalidade como a “série A” do futebol de mesa. 

É amigos, a modalidade LISO esta cada vez mais forte e cada vez mais os craques do cavado vem invadindo as mesas dos LISOS, eu vejo isto como uma grande vitória para o nosso esporte, porém volto a frisar que sempre, tem que haver respeito de ambas as partes.

No primeiro torneio oficial da FGFM deste ano tivemos uma competição de altissímo nível e com uma excelente  organização da AFM Caxias, e quem saiu de lá com o caneco foi o quarteto de Santa Vitória formado por Guido, Vinícius ROTH, Umberto e no comando desta excelente equipe, Robson Bauer, o ZÉ CARIOCA.

Na AFM Caxias, 12 botonistas estão classificados para segunda fase da COPA CAXIAS,  e foram divididos em 2 grupos:

Grupo A:
Daniel Maciel, Carraro, Breno, Walter, Alexandre Prezzi e Pizza pai ou OBELIX.

Grupo B :
Mario, André Marques, Yago, Crosa, Ednei e Pizza Filho.

Destes grupos, classificarão os quatro primeiros colocados para fase final da copa, e agora é aguardar e ver quem destas feras chegará para levantar o caneco.

Na ACADEMIA de Pelotas, que vem puxando a fila neste inicio de temporada é o excelente botonista e gente finíssima Matheus Pierobom. Já no COP esta previsto um torneio no dia 07/05 em homenagem ao falecido botonista Nilson, que também poderá ocorrer na modalidade cavado.

No Círculo Militar o caldo também esta engrossando na Copa Círculo Militar e na próxima semana saberemos quem levantará o caneco, com destaque especial para Marcelo Mallet que vem mostrando que também sabe tudo nos lisos, mas a disputa esta aberta e sabemos que tem muitas feras por lá com muita bala na agulha.

Agora o pensamento de todos é direcionado ao Estadual Especial que será realizado nos dias 13,14 e 15 de maio em Pelotas com à organização da Academia e FGFM. Com certeza será uma competição de altíssimo nível com vários canditados ao título. Quem será que leva este ano ?

Amigos do futebol de mesa, deixo este assunto para debatermos na próxima matéria, um grande abraço à todos e até a próxima!!!

* fotos by Maurício Ferreira

O LANCE NO BLOG




















QUEM EMBARALHOU ?

Quem embaralhou o fez muito bem, pois a fase classificatória do interno da Riograndina está fantástica.  Na imagem (que você pode ampliar clicando sobre ela) estão emparelhadas as cartas que antes da rodada de hoje à noite estariam garantidas para o octogonal decisivo, e soltas, as cartas que ainda lutam para fazer parte do certame em sua reta final.

Cartas garantidas ? Além da que traz Silvio na estampa, entre os 8 classificados o Gothe Gol arrisca Duda, Alessandro e Ronir. Mais ? Fica pela conta do internauta. Sandro, Degani, Perazzo e Leonardo estão no jogo, mas serão obrigados a confirmar, Degani mais do que nunca à perigo.

Michel, Roberto, Cristiano, João Garima e Jeferson seguem rodando nas mesas na busca de um lugar na mão, antes que a fase classificatória se vá, e acabem entrando para o conhecido "morto". Os demais já aguardam fazer parte de um novo baralho e nova oportunidade.

* montagem by Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Noite de lisos no CM. Se for parar ver, fique com o destaque da rodada, quando se encontram Mallet  que vai tomando forma na modalidade e o jovem Yago, Campeão Estadual Júnior 2011.

* Certamente o Centenário terá hoje em Montevideo 60 mil pessoas a empurrar o Peñarol diante dos vermelhos pela Libertadores.

* Ficamos aqui debatendo Grêmio e vermelhos, mas Cruzeiro, Santos e até mesmo o renascido Flu, são os brasileiros favoritos a Libertadores.

* Cristian Costa no ccostaterra@yahoo.com.br segue recebendo as adesões de sócios e amigos do Futmesa do Geraldo Santana para o churrasco do próximo sábado, na sequência da rodada e da recuperação de jogos em atraso do Troféu Expedicionário de cavados.

* Na Champions League parece mesmo que o Barça leva sem maiores dificuldades o caneco. É hoje bem superior a qualquer outro time europeu.

* Impressionante a escola de goleiros alemães, sempre entre os melhores da história do futebol. Sepp Maier o maior de todos os tempos, Schumacher, Oliver Kahn, só para citar alguns, são de uma linhagem ímpar. Agora Manoel Neuer do Schalke 04 e nascido em Gelsenkirchen, é o novo nome do mundo das goleiras e deve seguir dos azuis reais para um novo time, talvez o Bayern de Munique, que já teve Maier e Kahn.

* A AFUMECA em Cascavel no Paraná elegeu nova Direção para o seu Fumtesa. Rangel deixa a presidência que é assumida por Adi Degani, com Rangel passando para a vice-presidência, Roberto Grisa como Diretor Técnico, Durval Casarin como Diretor Administrativo e Victor Mecking na condição de secretário. Nosso agradecimento ao Rangel pela citação do Gothe Gol e seu Editor no email que informa aos sócios e amigos da AFUMECA a alteração acontecida.

* Leão da Fronteira recupera-se da derrota na estreia, vence o Panambi em casa e volta a briga pela classificação no 1º turno da 2ª fase da segundona Gaúcha. O Esportivo de Bento, mesmo fora, também reabilitou-se da derrota na estreia para o Xavante, vencendo o Cerâmica de Gravataí.

* Agora além da Zona de Comentários, torpedos, Twitter (@gothegol), MSN, telefones e de nosso endereço gothe@terra.com.br no email, abrimos mais uma opção de comunicação com o gothe@gremio.net como novo endereço de mensagens para o Blog, endereço que o Tricolor nos colocou a disposição.

* Pufal bateu a Gilberto e Cajú e segue na liderança nos cavados da Franzen.

* Em Encruzilhada Felipe não durou muito no topo da tabela, e só para variar Joni tomou a ponta e caminha célere para o Penta. Juliano é o vice e Felipe caiu para a 3ª posição.

* Em Canguçu dia de rodada da Copa Acanguaçu quando o líder Eduardo cruza com Tadeu, penúltimo na tábua de classificação, e deve seguir na ponta da tabela.

* Rogerinho com o seu United conquistou na noite de ontem o Bi da Liga Inglesa na AFUMEPA, batendo na decisão o Tottenham de Cristiano, o mesmo adversário da decisão da 1ª edição do torneio. O 3º lugar foi de Marcus e o seu City e a 4ª posição de Rogério Careca com o West Ham.

* Sexta de REVISTA e sábado de GOTHE CROMO GOL no seu Blog diário.

NUNCA VEREMOS TUDO




















Mais próximo agora do Grêmio, como Conselheiro e dirigente, eu que já ouvia inúmeras cornetas nos tropeços do Tricolor, agora sou objeto de muito mais cornetas quando estes tropeços acontecem.

Acompanho o Grêmio no rádio desde 68 ou 69, creio que fui ao Olímpico pela primeira vez em 1970 ou 71. Foram 19 anos mais ou menos de geral, na época não coberta, levando muita chuva no lombo, inclusive em vários invernos.

Em 1989 consegui comprar o meu título patrimonial e sentar nas sociais, devidamente coberta, e hoje em dia me revezo com amigos e filhos entre as sociais e as tribunas, no meu lugar de Conselheiro. São 43 anos de percepção real de Grêmio e assisti inúmeras páginas maravilhosas do time, e times igualmente muito ruins.

Vivi o GREnal do Zequinha, o GREnal do André Catimba, o GREnal do Pedro Júnior, e o GREnal do Século de Maxi López, entre outros memoráveis. Vivi Baltazar no Morumbi e Aílton no Olímpico no brasileiro, Cuca, Nildo, Marcelinho Paraíba e Carlos Miguel na Copa do Brasil, César e Dinho nas Libertadores, Portaluppi no Mundial, Hugo De Léon na Guerra de La Plata e Anderson na Batalha dos Aflitos.

Tenho eu o direito de duvidar de qualquer coisa que o Grêmio possa fazer, mesmo diante da derrota e fracasso do time no primeiro duelo das oitavas diante do Universidad Católica pela Libertadores 2011 ?

Com mais de 40 anos de futebol na vida, milhares de jogos e estádios por todos os cantos  em que fui, sempre existe uma inclinação de imaginarmos que já vimos de tudo no futebol.

Mas no dia em que o torcedor vermelho estava com aquele ingresso na mão (clique na foto acima para ampliá-la), onde o Winner 2 do ticket era um tal de Mazembe do Congo que nunca havia ouvido falar,  e do qual nem o nome constava na entrada para a partida quando enfrentaria os vermelhos em Abu Dhabi, aprendi definitivamente que jamais eu, ou qualquer outro apaixonado por este esporte terá o privilégio de ver tudo no futebol.

* foto cortesia by Márcio (mídia do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense)




















Com o hábito de acompanhar diariamente as localidades que navegam no Gothe Gol, quase sempre diante de um acontecimento significativo em alguma delas, fico pensando como estará aquele internauta que de lá acessa o Blog.

Foi o caso recentemente de Christchurch, segunda maior cidade da Nova Zelândia, atingida por um forte terromoto de magnitude 7,2 com epicentro a apenas 30 km do local, seguido de outro de 5,2 apenas 18 minutos depois.

Isto foi no dia 04 de setembro do ano passado, e no dia 22 de fevereiro deste ano, novo terremoto de 6,3 de magnitude voltou a atingir Christchurch. São estimados mais de 220 mortos de 20 diferentes nacionalidades no último fenômeno na cidade de 340 mil habitantes, já que em 2010, no tremor mais forte, não houve vítimas fatais. Informações dão conta que 70 mil pessoas abandonaram a cidade.

De lá para cá o Web-leitor de Christchurch "desapareceu" de nossos relatórios. Mas para nossa satisfação, a cidade neo-zelandesa retornou aos relatórios do Gothe Gol na última terça feira.
 
Nossa saudação muito especial ao amigo (a) de Christchurch e também aos  novos amigos de Lima no Perú (foto abaixo), que se soma as localidades de todos os cantos da rede que navegam no Portal Diário do Futmesa.

Abraço igualmente para os Web-leitores de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Ivoti, Caxias do Sul, Bagé, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Sombrio, Itajaí, Criciúma e Joinville em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá no Paraná, São Paulo, Mogi das Cruzes, Bauru, Santos e Ribeirão Preto em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte e Três Corações em Minas Gerais, Brasília no DF, Salvador e Feira de Santana na Bahia, Recife e Caruaru em Pernambuco, Fortaleza no Ceará, Lisboa em Portugal e Belgrado na Sérvia.



















* montagem by Gothe Gol

Nenhum comentário: