quarta-feira, 13 de abril de 2011

COLUNISTAS

CACOLORADO por Caco Castellan















Sucesso

Na semana que passou escolhi solidariedade como título da coluna, para hoje vários adjetivos e até alguns superlativos, poderiam ser usados, porém sucesso é a palavra que melhor exprime a campanha do último final de semana.

Final de semana na verdade é uma força de expressão já que as atividades tiveram início na quinta feira quando fomos montar o cenário da festa, enquanto os mais reforçados carregavam mesas, João Gabriel e o Senador Ávila os cavaletes, Nei ficou encarregado do transporte dos panos para limpeza e das placas com números de identificação das arenas.

Enquanto isso, a maioria de nós festejava as notícias da tarde e discutia com ansiedade se Falcão iria de fato assumir o comando técnico do Colorado, na verdade com ou sem nosso eterno camisa 5 no momento o mais importante havia sido a queda de Roth.

Mesas montadas, a rodada já aconteceu no local da competição, a iluminação foi testada e aprovada. Na sexta feira, Junior que já havia recebido dinheiro da rifa da caixinha e a doação do Geraldo Santana foi as compras e trouxe os primeiros mantimentos para compor o cenário e servir de incentivo.

Douglas trouxe as contribuições arrecadadas no Fórum de Viamão alimentos, roupas e para surpresa nossa, livros, é alguém de lá soube que escolas haviam sido atingidas e doou livros para que uma biblioteca pudesse novamente ser formada.

Sábado, 8:00 ligo para o Junior: - queres carona? - Não, estou no clube e já tem fila para inscrições. Casa cheia, à entrada do salão as doações começam a se avolumar e chamar a atenção, Coronel Emílio chega e avisa que dada à quantidade de donativos o Lions irá se encarregar do transporte até São Lourenço.

Quarenta e quatro técnicos irão participar da competição 24 no livre e 20 no cavado, junto com CÍRCULO MILITAR estão representadas: AFUMEPA, FRANZEN, GERALDO SANTANA, UNIÃO, AFM CAXIAS e SANTA VITÓRIA DO PALMAR.

É um grande encontro de amigos, amigos do Futebol de Mesa, amigos de São Lourenço. Entre ilustres visitantes lá estavam: o pessoal da SOGIPA, o Celso Roth e até o Cowboy Woody do filme Toy Story uma festa que se não foi do Oiapoque ao Chuí foi do Chuí ao Tietê com a presença de Chambinho vindo de São Paulo e , Matheus Cardoso, o famoso Galata vindo de Campinas, Umberto de Santa Vitória, passando por Guido direto do Mampituba.

E o Falcão, já assinou? Ainda não, mas está certo, até o Inter B retorna por sugestão dele. Que bom, o Falcão não é retranqueiro agora vamos com dois atacantes, olha o sinal dos tempos a gente já acha bom dois atacantes, logo eu que fui aterrorizado por um ataque, para mim fantástico: Babá, Joãozinho, Alcindo e Volmir.

Quem lembrar este time que se acuse. Acho que só o Sérgio Oliveira e o Miguel sabem do que eu estou falando e desde já eu quero seus testemunhos de que não estou sendo irônico, foi de fato um grande time e um maravilhoso ataque.

Estamos nas finais, no livre um confronto caseiro, um encontro da nova com a média geração, Yago enfrenta Leandrinho, lá pela metade do 2º tempo Bozó, sempre, ele salva o técnico do Fluminense. Leandrinho campeão.

No liso, Santa Vitória ratifica o Estadual de Equipes e vai à decisão colocando frente a frente o Criador e a Criatura, Guido x Róbson. Grande jogo, poucas alternativas a maior característica da partida é o mútuo respeito, os dois sabem que qualquer descuido será fatal. Porém quem achar que isto tornou o jogo menos jogado se engana foram 49 minutos de constante pressão de ambos os lados.

Então, a 1 minuto da decisão por pênaltis dois lances contra Robson, a torcida cala, silêncio absoluto, Guido com a precisão de sempre coloca a bola na meia lua da grande área, com o requinte de ter duas opções de chute, frontal ou cruzado.

À gol, .....aumenta a expectativa..... o chute será de frente. A bola encobre o goleiro, e fica no fundo da rede, depois de um longo inverno sem título individual, na modalidade Liso, Guido encontra a motivação necessária para novos desafios; o Leão está de volta.

O primeiro reconhecimento vem do próprio Róbson que o abraça demorada e carinhosamente, como só um filho abraça seu pai, para depois todos os presentes prestarem sua reverencia ao grande mestre.

No final, a premiação ainda reservaria surpresas, Guido pede a palavra e com a licença de seus companheiros de Santa Vitória veste a camisa do Círculo Militar, nos deixa como presente seu troféu de Campeão Estadual de Equipes 2011 e homenageia àqueles que em seu sentimento foram os responsáveis por seu retorno ao esporte.

Assim foi o 1º Riachão, uma grande festa, com magníficos encontros e reencontros com muita emoção, onde o futebol de mesa retribuiu à São Lourenço o carinho que a Pérola da Lagoa sempre dedicou ao esporte, arrecadando aproximadamente 1 TONELADA de doações.

Não vou agradecer a nenhum de vocês, pois o que senti neste sábado no olhar de cada um foi a satisfação de poder estar colaborando por uma justa causa, todos lá estiveram na certeza de estarem colaborando com algo maior e mais importante.

Como amor com o amor se paga, em 2012 a festa da solidariedade vai continuar, esperamos que não mais para socorrer flagelos da natureza, mas auxiliar entidades carentes de nossos municípios.

Para o 2º Riachão que agora divulgamos com exclusividade estamos convidando a ACADEMIA DE FUTEBOL DE MESA DE PELOTAS a escolher uma entidade para receber metade das doações arrecadadas na competição.

Ainda vamos definir datas, mas no 2º Riachão serão disputadas:
1ª COPA GUIDO ANTÔNIO STEIN GARCIA modalidade Liso e,
1ª COPA LUIZ CARLOS PEREIRA ÁVILA modalidade livre

E o cara assinou contrato com o Inter, só para atordoar o Cristian Costa que além do anão terá que conviver com a lenda do Guido e com o Falcão que tantos pesadelos provocou em sua infância.

Abraços colorados.

* foto by Gothe Gol

NA VALANCHE por Rafa Tosh

























1º Gabirú, 2º Falcão, 3º Figueroa

* GRÊMIO vacilou. Duas vezes. Perdeu para o Juventude de forma inexplicável, e contra o Santa Cruz pagou pela falta de efetividade e competência. Agora teremos que nos desgastar viajando e jogando como visitante. Castigo pelo vacilo.

* Fundamental a vitória amanhã na Bolívia. A vaga como primeiro do grupo é quase impossível, porém a vitória nos colocará no posto de melhor segundo colocado na Libertadores. Isso significa vantagem contra outras 7 equipes nas próximas fases da competição continental.

* Imprensa vermelha ensandecida com a contratação de Falcão, para comandar o time do aterro. Exagerado o barulho, pois como treinador nunca apresentou bons resultados. Tentaram mais uma vez copiar o que se faz na Azenha. Temos nosso maior ídolo, eles tem o segundo maior deles. Falcão foi o plano B, pois Gabirú seria ficha 1.

* Falcão já começou seu trabalho em ritmo de Roth, fechando treinamento e irritando o torcedor colorado. Quanto ao Roth, que ironia do destino: cedeu seu cargo justamente para um volante.

* Algumas diferenças entre Renato e Falcão se impõe. Renato foi campeão do mundo e mulherengo. Falcão não.

* Falcão conhece muito mais futebol taticamente, mas Renato sabe a linguagem da boleirada. Falcão apesar de ter sido jogador, hoje é um gentleman e pode ter problemas para lidar com certas personalidades do meio.

* Falcão adiantou que os amargos jogarão com alegria. O GRÊMIO nunca jogou assim. Jogamos com raça. O SCI2006 alegre já tem o Vostok por perto. Tudo para dar certo...

* Boas vindas ao meu amigo Chambinho. Mais uma vez o gothegol acerta. Mais uma grande contratação em 2011, assim como o grande Caco que é sucesso nas quartas-feiras.

* Sucesso total o Riachão. A festa da solidariedade na qual lamento por não ter podido estar presente. Essa é realmente aquela ocasião em que se pode afirmar que todos foram campeões. Mais uma vez meus parabéns ao Círculo Militar pela idéia da inserção do futebol de mesa em ações sociais. 

* No argentino, o River comendo pelas beiradas, chegou à liderança vencendo o Banfield em casa. O vice-líder é o Velez, com menos um ponto, mas também com uma rodada a disputar.

2 comentários:

Janio disse...

Esta enquete sobre o sênior tem um vicio de origem: como não consta o nome do estreante e o favoritaço CHEFE da Academia? É uma falha tão grande quanto fazer uma enquete sobre a Libertadores e não colocar o CAMPEÃO DE TUDO, ou sobre Champions League e não colocar o freguês colorado BARCELONA.

Pedro C Hallal disse...

zzzzzzzzz