quinta-feira, 24 de março de 2011

O LANCE NO BLOG


















Na Porto Alegre do Parque da Redenção (oficialmente Parque Farroupilha), extensa área verde encravada em meio a uma verdadeira selva de concreto, acontece neste próximo sábado o torneio de Futmesa na regra brasileira que irá homenagear os 239 anos da capital do Rio Grande do Sul.

O começo dos jogos é a partir das 9hs no clube Geraldo Santana (Luiz de Camões,337), que apoia a inciativa da Prefeitura.

Tanto a modalidade cavados quanto o liso sofrem modificações de última hora em suas listas de inscritos, fruto de problemas particulares dos jogadores. Chambinho liga de São Paulo e informa que com familiar adoentado em Rio Grande, ficará de fora, o que abre uma vaga no liso, enquanto Paulo Fernando com questões profissionais não superadas, é ausência no cavado. Outra ausência no cavado é Marcus, que classificou-se para a reta final do Torneio de Verão da AFUMEPA, que terá estes jogos no mesmo sábado.

Os grupos já anunciados serão mantidos, e os 3 jogadores substituídos em suas posições, sendo que os organizadores já tomam providências com o objetivo de preencher as vagas decorrentes destas desistências. No lugar de Marcus estará Rogério Careca, os outros dois casos estão sendo avaliados.

Confira agora a programação e a rodada de abertura do Torneio Aberto Aniversário Cidade de Porto Alegre - 239 Anos no próximo dia 26, já que o cavado sofre alteração de formato para que os horários de lisos e cavados sejam mantidos os mesmos, com as decisões acontecendo às 19hs.

Programação

08:45hs - Abertura

9hs - Fase classificatória com os cavados divididos em 4 Grupos de 4 (turno único e os lisos em 4 grupos de 3 com turno e returno - 1ª rodada de lisos e cavados;

10hs - 2ª rodada para lisos e cavados;

11hs - 3ª rodada para lisos e cavados;

12hs - intervalo para almoço - o clube dispõe de um restaurante com buffet, e 3 lancherias;

14hs - 4ª rodada para os lisos e 1ª rodada da 2ª fase para os cavados (os 2 melhores de cada Grupo formando 2 Grupos de 4 para classificar 2 de cada as semifinais);

15hs - 5ª rodada para os lisos e 2ª rodada da 2ª fase para os cavados;

16hs - 6ª rodada para os lisos e 3ª rodada da 2ª fase para os cavados;

17hs - quartas de finais dos lisos;

18hs - semifinais de lisos e cavados;

19hs - finais das duas modalidades;

20hs - Premiação e encerramento;

Confira a 1ª rodada

CAVADOS

Grupo 1
Careca x Leandro
Perroni x Lucas

Grupo 2
Rogério Careca x Cajú
Valdir x Pirênio

Grupo 3
Leon x Bruno
subst. de Paulo Fernando x Brandão

Grupo 4
Rogerinho x Mallet
Dadier x Dani

LISOS

Grupo 1
Mário x Azambuja

Grupo 2
Breno x Leão

Grupo 3
subst. de Chambinho x Diogo

Grupo 4
Carraro x Daniel Maciel

No final desta edição, as tradicionais projeções do Gothe Gol para a competição.

LANCES RÁPIDOS




















* Gabi Verissimo (na foto de óculos com a amiga Cris), com chances de ser redatora de site nacional, e que até o ano passado estava vinculada a Secretaria da Copa 2014 de Porto Alegre, retorna como prometido ao Gothe Gol com suas dicas de gastronomia, bares, baladas e outros. Sucesso absoluto no Gothe Gol em 2010, estará conosco uma vez ao mês. Confira amanhã no Gothe Gol o seu retorno !

* Espetacular a homenagem que os cariocas farão no dia 07 de maio ao botonista Nilson Levien Mews. Mesmo informados de que não haverá mais arrecadação de fundos, mantiveram a decisão de entregar aos Campeões das séries Ouro e Prata da Copa Rio, um troféu em homenagem ao botonista Gaúcho. A iniciativa é de todo o chamado Disco carioca, apoiados pela Federação do Rio de Janeiro. Belissimo exemplo !

* O pedido que fazemos é que todos mantenham no dia 07 de maio as homenagens previstas inicialmente ao Nilson.

* Quem segue brilhando na Copa CM de lisos é o jovem Yago. Sem surpresas.

* Hoje é dia de cavados no CM.

* A alemã Allianz Seguros, uma das maiores empresas do setor no mundo, fechou apólice para a nova Arena do Grêmio. Riscos de engenharia e respnsabilidade civil sob terceiros. Exemplo Tricolor.

* Cruzeiro de Porto Alegre, único clube onde "joguei" futebol na temporada de 1977, fez 3 a 1 no Juventude no Estrelão na tarde de ontem e segue 100% no 2º turno do ruralito. Semana passada adquiri a nova camisa do Cruzeiro, muito bonita, para a coleção guardada na Redação do Gothe Gol.

* Talvez tenha sido a facilidade com que M.Curi levou a final e o caneco do torneio de 79 anos do COP, não sei, mas o fato é que desde o início da nova ENQUETE do Gothe Gol em nossa barra lateral, ele lidera as escolhas dos internautas como a "surpresa" que vai enterrar os medalhões de sua entidade na temporada 2011. Já são 80 votos eletrônicos postados em apenas 2 dias de votação.

* Tem rodada do interno da Riograndina nesta quinta. Destaque para Sandro que cruza com Jeferson e Ronir e deve seguir em alta no torneio.

* Primeiro até em filme ! Inacreditável, filme do Grêmio, melhor filme do Cinefoot no Rio, passou na terça na Alemanha, no Fussaballfilmfestival em Berlim.

* Já o co-irmão recebe convite para Audi Cup, onde jogarão o grande Barça, o Milan e o dono da casa, a Allianz Arena, o Bayern de Munique. Campeão do Mundo 2006 e detentor do maior fiasco da história do futebol em todos os tempos, com a derrota para o Mazembe no Mundial de Clubes do 2010, há muita curiosidade dos europeus em conferir este exótico time da América do Sul. Em 2009 o quadrangular da Audi aconteceu com o Milan, Boca Juniors, United e é claro o anfitrião Bayern. Na decisão os Bávaros ficaram com a faixa de Campeão contra o United. Em 2010, ano de Copa do Mundo, não aconteceu o torneio.
 
* Noite de Grêmio e Inter-SM no Olímpico Monumental pelo ruralito. Chance de conferir mais uma vez Escudero. Estarei lá.

* Hoje tem o Leão da Fronteira contra o Bagé em casa no João Martins pela segundona. Uma vitória do 14 em Livramento consolida o time na Chave 1.

* O Esportivo segue em recuperação em sua chave na segundona e na noite de ontem na Montanha dos Vinhedos em Bento Gonçalves, bateu o Brasil de Farroupilha.

* Flu com um gol de Deco vence jogo dramático contra o América do México pela Libertadores no Engenhão e segue respirando na competição.

* Robson Bauer já está no link EXCLUSIVO do Gothe Gol para o GOTHE CROMO GOL, ele e todos os demais. Acesse em nossa barra lateral. Em breve tem muito mais gente contando a sua história e a história do Futmesa nesta série de sucesso. O próximo é Adauto Celso Sambaquy, uma outra história já está em nossa redação e outras 3 histórias estão a caminho.

* Loco Abreu será titular da seleção uruguaya no amistoso de amanhã em Tallin contra a Estônia. É o 2º maior goleador da história da Celeste Olímpica, a 2 ou 3 gols de tornar-se o maior de todos.

* foto by Gothe Gol

MARCUS JÁ É TOP FOUR




















Estreando na AFUMEPA com mais outros botonistas vindos do CM na virada da temporada, Marcus Junqueira era só felicidade na última segunda-feira, pois chega a fase decisiva do Troféu de Verão, sua primeira competição na nova associação, a frente de algumas feras da tradional entidade da Zona Norte da capital.

Marcus classificou-se ao lado de Elisandro, Emerson e André Souza e agora joga quadrangular que também definirá 3 vagas da AFUMEPA para o Estadual de Equipes do cavado. Uma das vagas já é de Felipe e os jogos acontecerão no sábado.

* foto by arquivos do Gothe Gol

RIACHÃO É O FUTMESA UNIDO



















Segue-se ao esforço de todos no Tributo a Nilson, encabeçado pelo botonista Jeferson de Pelotas, mais uma ação positiva do Futmesa Gaúcho, através das mesas.

Além das ações que já recolheram itens para apoio as vítimas da enxurrada em São Lourenço do Sul, especialmente, mas não só em Porto Alegre, e que divulgamos fartamente no Blog com seus pontos de coleta, o CM realiza com o apoio da FGFM torneio para arrecadação de mais produtos necessários ao apoio da população da cidade afetada.

No próximo dia 09 de abril, rola na rua Dona Inocência o Riachão, quando a inscrição será de 10 reais e mais 5kg de alimentos não perecíveis e que podem ser adquiridos no local. O Gothe Gol estará repassando na oportunidade aos organizadores os recursos que incialmente haviam sido arrecadados para o Tributo a Nilson, e que tiveram sua arrecadação cessada, conforme sugestão dos familiares de Nilson acatada por aqueles que já haviam feito o repasse.

Esclarecemos que ao contrário do que publicamos anteriormente, a AFUMEPA não estará realizando evento com este objetivo na mesma data, mas estará participando da iniciativa do CM, aliás como temos certeza, botonistas de todas as entidades da capital e arredores farão. Há informações de que na Zona Sul do Estado o COP também fará torneio com o objetivo de apoiar as vítimas de São Lourenço do Sul.

O torneio no CM deverá contar com a presença de Lobato e talvez de outros integrantes do Grêmio Esportivo Lourenciano, oportunidade em que um veículo daquela cidade poderá transportar os itens arrecadados em seu retorno a São Lourenço do Sul.

* banner by GEL e CM

ARENA SUSTENTÁVEL, FUTEBOL SUSTENTÁVEL


















Travei no último domingo um acalorado debate no Geraldo Santana, fazendo jus a quem é apaixonado pelo futebol, sobre o preço do esporte e tudo o que esta questão envolve.

Cristian Costa que dele participou, faz sua avaliação sobre o tema em seu blog, que está linkado nas DICAS DE LINKS do Gothe Gol. Eu recomendo a leitura que expressa uma visão mais afetiva sobre a questão, não menos importante do que todas as razões técnicas que a cercam.

Minha responsabilidade sobre o tema aumenta, na medida que sempre tendo sido colaborador do Projeto Arena do Grêmio, inicialmente apenas na área pública, agora também ocupo um cargo executivo na Grêmio Empreendimentos. A empresa criada pelo Grêmio responde pelo projeto que representa o futuro do clube e da própria história do futebol brasileiro para os próximos anos como modelo de negócios e gestão.

É preciso dizer que o futebol sempre foi uma atividade muito cara, mas no Brasil infelizmente se travestiu de esporte barato, subsidiado por vários governos em vários períodos da história, pelo seu clamor popular, por interesses sim de uma elite, que sempre se locupletou dos clubes, federações, poder e negócios. Ao povo sempre coube o papel de torcedor ardoroso sem direito a nada, pois já "recebia" o "benefício" de um acesso fácil, de um "favor" dos "senhores" da bola.

Campeonatos com 200 ou mais clubes são decorrência disso, desrespeito a direitos trabalhistas de jogadores e funcionários de clubes igualmente, vistas grossas a dívidas tributárias e previdenciárias, a venda de jogadores por valores nunca corretamente declarados a Receita Federal, a irresponsabilidade administrativa e patrimonial de dirigentes, tudo e muito mais decorrente de uma fantasia susbsidiada para a paixão de milhões e o para o faturamento de poucos.

Décadas depois esta farsa ficou exposta, com clubes quebrados, estádios vazios e insustentáveis, dívidas refinanciadas por Timemania e outros artifícios, direitos federativos impostos, lei de responsabilidade fiscal, ingressos majorados, etc.

Não é de graça que os modelos no mundo se aproximam, que a China aplica um modelo ocidental, para não dizer capitalista de negócios e mercado, que Cuba privatiza vários serviços e atividades antes do setor público, prevendo a demissão de mais de 500 mil trabalhadores públicos, ou seja, que o mundo bate a porta de qualquer um mais cedo ou mais tarde, inclusive do futebol brasileiro.

O petróleo, trigo, soja, açucar e outras commodities tem preço único em todo o planeta, não se enganem, o que pode modificá-los um do outro é a carga tributária, sabemos disso e com o futebol não é diferente.

Manter um estádio no modelo atual do Olímpico e do Beira-Rio, custa o mesmo aqui, na Líbia, Alemanha, Coréia do Sul, em qualquer lugar que possamos colocá-los. O que muda são os ambientes sociais e as condições econômica-financeiras de cada local. Ponto.

O custo a que está chegando o futebol no Brasil, nada é mais do que a atualização natural produzida pelo fim da farsa, o futebol sempre teve o preço que agora estamos conhecendo. Os novos estádios e Arenas, não podem ser usados durante 40 jogos em média num ano e ficarem fechados no restante do tempo com o custo que geram.

A Arena do Grêmio sabidamente foi gestada para ser auto-sustentável, multi-uso, e de acordo com os custos que tal tarefa exige. O futebol na Arena será mais caro do que no Olímpico ? Com certeza, como já deveria ser no Olímpico, com a diferença de que oferecerá retorno ao valor pago, e não só para o clube e seu sócio, mas também como é correto, aos usuários de uma forma geral.

O futebol na europa é "caro", mas tem o preço que deve ter. O modelo de sócios que hoje Grêmio e Inter praticam, baseia-se no modelo básico do Barça, com variáveis, porque não há outra forma de garantir receita de tickets permanente que não seja essa, não há como depender do ânimo do torcedor, de seu dinheiro no final do mês e outras variáveis. O torcedor some, os custos permanecem.

O futebol alemão especificamente, considerado o mais organizado do mundo, é "caro" e dificilmente é possível obter-se um ingresso para uma partida, fora da compra dos carnês anuais. Mesmo o Westfalenstadium do Borussia Dortmund (melhor média de público da europa), que sempre garantiu um espaço especial para quem gosta de assistir os seus jogos de pé (inclusive depois da reforma FIFA para a Copa de 2006), está longe, mesmo neste espaço, de praticar preços que possam ser considerados populares.

Aliás, para que tenhamos um parâmetro da "elitização" do futebol na europa, a Liga espanhola propõe agora, já, o fim de qualquer transmissão de jogos por TV aberta, e o assunto está em pleno debate no país de Real Madrid, Barcelona e seus super-astros.

Quem conhece o Projeto Arena, Arena que está em plena construção, que estará com seu esqueleto pronto em dezembro deste ano, se o cronograma permanecer no ritmo atual, e que estará pronta para uso em dezembro de 2012, sabe que não será preciso ir a Dortmund ou a nenhum outro lugar do planeta (ilustração acima), para assistir confortavelmente um jogo do Grêmio, de pé. A Arena terá em uma de suas ferraduras, local para assistir o jogo de pé e para abrigar a tradicional torcida AVALANCHE, marca registrada do Grêmio, só levando assentos aí em jogos FIFA.

Mas nem por isso tenho o direito de fazer, mesmo para os que assistirão aos jogos de pé, um discurso com viés popular, de que serão ingressos baratos, pois o futebol é e sempre foi um esporte caro. Mas não é o preço do esporte que o torna ou não um esporte popular, essa associação praticamente só existe no Brasil.

O futebol ao contrário do que as pessoas imaginam, é o esporte mais popular entre a maioria negra da África do Sul, e os negros não tem dinheiro para ir ao novo Soccer City ver o clássico de Joahnesburgo entre o Kaiser Chiefs e o Orlando Pirates, não tinham dinheiro para irem aos estádios que existiam antes da Copa de 2010. Continuam apaixonados pelo futebol, a maioria negra e pobre ama o futebol e eles não vão aos jogos, e entre a maioria que é negra, e não branca, não é o rúgby ou o cricket que são o esporte popular do país de Nelson Mandela. É o futebol o esporte mais popular entre os sul-africanos, e ele quase não é visto em estádios ou televisão.

Uma variação de preços ? Um ingresso em liquidação quando um time vai mal ? Tanto as lojas Marisa (populares), quanto uma Hugo Boss ou Louis Vuitton, movem-se conforme a demanda do mercado, conforme o interesse por coleções, estações, resultados e produtos, por que o futebol não o faria ? Futebol é um produto da inciativa privada, o que o Estado deve garantir como em qualquer outra atividade privada, é a competição.

O discurso mais próximo dos ouvidos populares é sempre mais simpático, gostaria de poder fazê-lo, mas um futebol brasileiro de qualidade, sério, com bons jogadores, bons jogos e estádios com bom público, só é possível com clubes sólidos financeiramente, arenas sustentáveis, e custos reembolsados por valores reais.

Sempre existirá um par de ingressos que o não sócio poderá adquirir, mas serão poucos, sempre existirão os privilegiados, os que comem no Fasano, andam em bons carros, moram no Mont Serrat, possuem suas cadeiras e camarotes.

Sempre exisitrá o torcedor que chegará na Arena de trem e enfrentará filas, aquele que vai a um único jogo no mês, mora na vila, a maioria das vezes não vai. Sempre haverá o torcedor que só conhece seu time naquela rara transmissão em TV aberta, mas que quase sempre "vê" o chute forte do Rochemback ou a espetacular defesa do Victor apenas no rádio.

Todos são torcedores, mas não importa em que patamar estejam, dependem de seu time existir, de sua infraestrutura, de um bom estádio, bons jogadores, de ganhar títulos para continuarem torcedores, e hoje isto não é mais possível sem que o futebol brasileiro encerre definitvamente a farsa na qual viveu por décadas.

QUARTA DE PELOTENSE !




















A competição interna da APFM começou nesta úlrima quarta-feira e Ítalo e Edson (foto), são destaques.

A chave A com Marcelo, Aldyr e Carlos joga no próximo sábado. Na chave B Ítalo lidera com um ponto mais que Piruka, enquanto na chave C Edson e Charles dividem a ponta da tabela.

* foto cortesia by Pelotense dos arquivos do Gothe Gol 

QUEM FAZ A FESTA DE PORTO ALEGRE ?

Caxienses no liso ? Diogo ? Alguém correndo por fora ? Nos cavados Mallet ou Careca ? A tradição de nossas projeções segue aqui no Gothe Gol ! Nossa análise da chance dos botonistas no Torneio Aberto Aniversário Cidade de Porto Alegre - 239 Anos, o internauta confere aqui.

CAVADOS

Não há exatamente um grupo da morte, pois no Grupo 1 Careca e Leandro são favoritos as vagas contra Perroni e Lucas, no Grupo 2 Cajú se realça, mas Rogério e Pirênio brigam praticamente com iguais condições as duas vagas.

No Grupo 3 Leon e Brandão devem passar com alguma facilidade, embora o substituto de Paulo Fernando não esteja definido. Já no Grupo 4 Mallet é favorito e Rogerinho e Dani brigam pela outra vaga a 2ª fase.

No geral os favoritos as 4 primeiras colocações são Careca, Mallet, Brandão e Leon.

LISOS

No Grupo 1 Mário é favorito, com Azambuja e Borba brigando para passar. No Grupo 2 passa Breno fácil e Leão é o candidato a outra vaga, contra Villanova. No 3 Diogo fácil, e Gothe depende de quem estará na vaga de Chambinho. No Grupo da morte, o 4, com Carraro, Daniel Maciel e Moreira, os mais experientes na modalidade, Carraro e Daniel, estão mais próximos da fase seguinte.

No geral os favoritos as 4 primeiras colocações são Mário, Diogo, Daniel Maciel e Carraro.

Nosso abraço aos amigos de Camboriú em Santa Catarina, São Caetano do Sul e Taubaté em São Paulo, Fortaleza no Ceará e Albufeira em Portugal.

Um comentário:

Futmesa disse...

eu nasci em 1972 e lembro na década de 80 que a maioria dos times de futebol de campo tinha um volante,e um armador. Depois para reforçar a defesa criaram o segundo volante.Nada contra isto. O que eu tenho observado é que o número de armadores diminuiu muito. Hoje tem equipes que tem e outras que não tem armador. As equipes brasileiras deveriam dar uma atenção maior a isto. Formar nas divisões de base armadores. Possíveis talentos nesta posição ao se profissionalizarem viram volantes ou atacantes que são muito válidos mas temos bons volantes e atacantes no futebol brasileiro e cada vez menos armadores. Baixinhos que fossem habilidosos que dificilmente são aproveitados para volante ou atacante poderiam ser aproveitados como armadores?