quarta-feira, 27 de abril de 2011

COLUNISTAS




















Vinha já a algum tempo driblando o Rafa e o demovendo da idéia de parar de escrever NA AVALANCHE, um grande sucesso aqui do Gothe Gol.

Mas as vezes é necessário entender a necessidade de alguém focar um momento pessoal de transformações e ontem acertamos sua interrupção neste espaço.

Hoje publica sua útlima coluna, a de nº 114, e não é para qualquer um, não com o número de acessos que sempre teve, ou seja, absoluta aceitação.

Aos que não se dão conta, não é fácil escrever, não importa se semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, enfim, de qualquer forma torna-se um compromisso.

Escrevo diariamente é uma tarefa muito dura, pelo menos se você o faz com conteúdo, sem simplesmente jogar um espasmo qualquer de comentário na página, apenas para "mantê-la diária".

Por isso o meu agradecimento enorme ao Rafa pela parceria, pelo seu esforço, dedicação e qualidade, sabe que o Gothe Gol já o está esperando de volta, assim que puder retomar uma das mais longevas colunas do Futmesa na rede.

Mesmo muito ocupado com o tanto que escreve, pois além do seu blog, como jornalista trabalha em várias publicações, Cristian Costa aceitou o convite e o desafio de substituir interinamente ao Rafa em NA AVALANCHE, por um ou dois meses, neste período o Rafa estará gentilmente cedendo ao Gothe Gol o nome de sua coluna.

Como o futuro mesmo sendo logo ali não sabemos, o Rafa poderá estar de volta, o Cristian poderá se puder e quiser, tornar-se titular do espaço, outro poderá ocupá-lo, mas sobretudo o internauta não ficará sem a sua leitura das quartas.

Cristian tem texto rápido, da velocidade como joga Futmesa, um dos melhores textos da rede e uma verve incomum. Em quase nada concorda com o Editor, como alíás o Rafa (risos), e isso torna sem dúvida a sua colaboração muito interessante. Obrigado Cristian.

Curta agora na ordem da semana, primeiro o Caco e seu espaço vermelho que caiu no gosto dos Web-leitores aqui no Gothe Gol, e na sequência, a por enquanto última coluna assinada por Rafa Tosh. Amanhã ? Maurício Ferreira, o Chambinho, com CONEXÃLiso e também o LANCE NO BLOG.

* montagem by Gothe Gol

CACOLORADO por Caco Castellan




















Tempo de decisões.

Semana especial para os amantes do futebol europeu, inicia a fase semi final da UEFA CHAMPIONS LEAGUE, que para mim, deveria ser uma competição com 20 clubes, 2 turnos e pontos corridos, assim teríamos um grande campeonato europeu, uma vez que as competições nacionais européias são muito ruins.

Entre as principais, na Espanha apenas dois disputam título e o terceiro troca a cada ano, na Itália a situação é a mesma, enquanto na Inglaterra o campeonato inicia com cinco candidatos e termina com o Manchester United campeão.

Faltando cinco rodadas para finalizar o espanhol, o Valência, terceiro colocado não chega mais sequer em segundo; no italiano, faltando quatro rodadas o Nápoli, terceiro colocado pode chegar ao título caso Berlusconi decida vender o time inteiro do Milan, que faz uma campanha com 72% de aproveitamento; na Espanha o Barcelona chega a 88% e o Real Madrid 80% e no Inglês, o United soma 71%, vamos combinar que ninguém chega a estes percentuais se a parceria não for muito fraca.

O mais equilibrado, até porque nivela por baixo, é o péssimo campeonato Francês com 10 equipes ainda em condições matemáticas de lutar pelo título e o líder Lille alcança um aproveitamento de compatíveis 62%. 

O português parece piada de português o Porto tem, acreditem, 95% de pontos conquistados, ora pois, nem a torcida do Grêmio acredita que o tricolor seja capaz de ganhar 95 em cada 100 pontos disputados.

Já no futebol alemão, o que há de melhor é a copa Gerd Wenzel, e mesmo assim já tem um bi campeão, porque na terra do editor o futebol também é muito pobre, faltando 3 rodadas a diferença na liderança é de 5 pontos, na prática o Dortmund terá que fazer muita força para perder este título.

Enquanto escrevo a coluna, estou assistindo a enorme pressão do Manchester que domina totalmente a partida frente ao medíocre Schalke 04, a Inter de Milão deve estar vivendo uma das piores fases de sua existência para haver sido goleado em casa por este time.

Hoje, o grande jogo Barcelona x Real Madrid, falando-se de qualidade de elencos, acredito não haver clássico igual no planeta, ninguém possui elencos com tantas alternativas de qualidade e treinadores capazes de tirar o melhor de seus jogadores.

Será um confronto de idéias, Mourinho e Pepe Guardiola são figuras opostas, um é pragmático, joga por resultados finais vitoriosos, enquanto o outro cultua o espetáculo, o futebol arte a busca permanente pelo gol, seria mais ou menos um confronto entre Felipão e Telê Santana.

É a pergunta que não cala: para vocês, qual foi a melhor seleção brasileira, 1982 eliminada pela Itália ou 1994 tetra campeã mundial com Dunga erguendo a taça ? 

Neste lado do Atlântico os cinco brasileiros deverão estar nas quartas de final, o caso mais delicado é o Fluminense, mas depois de chegar até aqui da maneira como chegou, tudo é possível.

O Cruzeiro pegou o cruzamento mais fácil e irá avançar, os mineiros só sentirão a falta de um treinador mais a frente quando enfrentarem o Santos, a equipe santista parece haver encontrado o rumo e possui grandes jogadores, se o depressivo Muricy não tirar a confiança do time, vai à final.

Inter e Grêmio são mais equipes que seus adversários, a classificação não virá de maneira fácil, mas deve acontecer e depois, tudo será grenal, bem a nosso gosto, cheio de marra, os mais poderosos do país.

Falando em grenal, me parece que o futuro de Portaluppi passa pelo Inter. Não finalizando o gauchão neste domingo, poderemos ter uma seqüência de mais quatro clássicos, como é razoável se supor que não haverá uma supremacia total do tricolor, dependendo de onde ocorra o insucesso, o técnico gremista não passará o próximo inverno entre nós.

Então, o que nos reservará o futuro?  O Manchester deve com tranqüilidade ser um dos finalistas para enfrentar Real ou Barcelona. Respostas na próxima semana.

Abraços Colorados.

NA AVALANCHE por Rafa Tosh




















Nesta cancha tentaremos o milagre 

* A eliminação da Libertadores na noite de ontem, foi a crônica da morte anunciada. Faz tempo que o time se arrasta, dependendo apenas da quase genialidade de Douglas, e nas ultimas partidas de alguns lampejos adolescentes de Leandro. Será um bom jogador a ser lapidado e trabalhado, mas colocar toda a responsabilidade nele em um partida decisiva, tendo como seu companheiro o ilustre Lins, assim o suicídio é apenas um dever.

* Borges pela sua inoperância, aliada a irresponsabilidade cometida ontem deveria ter seu contrato rescindido. Não pode vestir mais nossa gloriosa camiseta.

* Departamento de Futebol perdeu o foco no inicio do ano. Gastou muito tempo tentando trazer o ex-jogador Trairúcho, não foi hábil em tentar propor uma renovação com Jonas, e pagou até mico discutindo o vínculo de Vinícius Pacheco com o Flamengo. Nunca se entendeu com o Renato, e isso logicamente afeta o grupo.

* Não foram contratados jogadores pontuais, de uma efetiva convicção. Os que vieram foram os que estavam sobrando no mercado como Carlos Alberto, Vinícius Pacheco e Escudero. Diego Souza que foi para o falido Vasco, pergunto, não seria um jogador muito mais útil ?

* A inscrição de Lins na Libertadores, após o retirando da mesma, e finalmente o reintegrando mostra uma falta de convicção preocupante.

* Não existe nenhum zagueiro qualificado no Grêmio. Talvez Vilson dê uma resposta melhor do que estas nabas que estão aí. Rodolfo é um zagueiro que não cabeceia. Rafa Marques quando o vejo, me lembro da cena patética chorando quando era jogador do Botafogo. O perigo em duas áreas.

* É claro que o gremista acredita sempre. Tenho ainda uma ponta de esperança na classificação, mas racionalmente parece ser apenas um sonho.

* Ter Adilson e William Magrão saindo para o jogo, e o ótimo Rochemback plantado marcando é para matar. Porque o Renato não inverte isso ?

* Diante de problemas particulares, não tenho tido o devido tempo e motivação nas últimas semanas, para escrever colunas a altura do que o excelente blog Gothe Gol, e seus web leitores merecem. Desta forma coloquei a situação ao editor, que entendeu minhas ponderações e decidimos um afastamento de minhas atividades aqui neste canal. 

* Porém quem ganhará com isso será o próprio web leitor, visto que NA AVALANCHE continuará sendo escrita, mesmo que de forma interina, por nada mais nada menos que Cristian Costa, o melhor texto dos blogs de futebol de mesa do Brasil. 

* Peço desculpas aos web leitores e ao editor pelo o ocorrido, mas todos ganharão pois tenho a certeza que o espaço ficará muito melhor com o craque Cristian no comando de NA AVALANCHE.

8 comentários:

Pedro C Hallal disse...

Prato!!!

Edu Caxias disse...

Los bosteros da Azenha se "amarguraram"...
PRATTO feito na mediações do bairro azenha 2 pila!!!

GOTHE disse...

O legal da corneta é que quando a gente acha que já viu de tudo em matéria de futebol, acontece um Abu Dhabi absolutamente único e então descobrimos que estamos longe de ter visto tudo, rsrs.

Abraços,
Gothe.

Pedro C Hallal disse...

Por isso é bom secar os dois times imundos da capital... posso incomodar e não tenho que ouvir a corneta de resposta...

Vou fazer times novos de futmesa, um do Mazembe e outro do U. Católica...

Unknown disse...

Estamos nervosos e se o meu time fosse de série Z eu também ficaria,hehehe.

Guido - Maletas para Futebol de Mesa disse...

Gothe:

Tenho um sentimento ambíguo lendo o blog hoje. O da tristeza em ver a saída - mesmo que com aceno de ser temporária - do Rafa. Por muito tempo frequentei as paginas somente para ver seus textos, suas tiradas, sua verve... O outro sentimento é o da alegria em ver o Cristian ocupar o comando do "Avalanche". Acho que estarás com um belo problema quando o Rafa voltar - onde colocar a genialidade dos textos do Cristian?

Rafa Tosh disse...

Grande Guido,
Obrigado pelas palavras. Vindas de uma pessoa como tu, querida por todos, um ícone do nosso esporte, uma lenda viva, é mais do que um reconhecimento. É um prêmio que recebo.
Valeu meu amigo!!
Abração

GOTHE disse...

Grande Guido,

Felizmente os problemas são desta natureza, ter mais de uma opção para contar por aqui ao longo do tempo, o que só traz ganhos para quem lê.

Sempre elogiei o texto do Crisitan, sem um dia imaginar que poderia dar uma canja ao Blog, e sempre tive o privilégio de contar com o Rafa que é referência na minha opinião quando se fala de coluna de Futmesa.

O bom é que o Gothe Gol tem sido escrito por muitos, inclusive aqueles que nos enviam dezenas de informações e que não aparecem assinando as nossas páginas.

Ganham todos que convivem num mesmo espaço com diferentes visões do esporte, e não só com o viés do Editor.

Um grande abraço,
Gothe.