segunda-feira, 27 de junho de 2011

BREAKFAST NA REDAÇÃO


















Fiquei lisonjeado pelo fato da página da AFUMECA de Cascavel no Paraná, ter usado uma frase aqui do Gothe Gol para abrir seu post sobre Victor Mecking Campeão do Centro Sul Brasileiro de cavados na Especial em Caxias do Sul.

Sobretudo porque a frase é o que está dito e o que não está dito. Sua compreensão linear é fácil, suas interpretações as mais diversas, no entanto expressa a essência da maioria dos olhos que viram Victor ser Campeão.

Estaria o Editor dizendo que Victor é o maior jogador de Futmesa de todos os tempos ? Não creio, mas os mais apressados, ansiosos e zelosos de suas opiniões, que podem ser muitas, poderiam contestar a frase se essa leitura fizessem dela.

Em seu recheio estão muitas variáveis, a de que Victor joga um Futmesa vistoso, ofensivo, belo, talvez mais belo do que qualquer um que assim jogue na modalidade liso, porque no liso não há outra forma para o jogo, é compulsório, enquanto que no cavado Victor o torna assim.

Talvez a frase expresse a razão objetiva de que é possivel jogar o cavado com estes traços de arte, sem anti-jogo, sem a bola lançada na bandeira de escanteio a partir de um lateral para garantir uma vantagem, mas que para isso é preciso ter um talento especial, que poucos possuem e que Victor certamente tem.

O jogo aberto do liso talvez nos leve a acreditar mais na técnica dos jogadores, pois são compelidos aos cortes maravilhosos, as jogadas plásticas, sem elas não há como "se defender". O piso e os botões emprestam a média uma sensação de qualidade geral, que muitos de fato possuem, mas que a maioria só carrega por estes fatores.

O mais desavisado dos expectadores, chegando no andar do torneio do Centro Sul e parando ao lado da mesa de Victor Mecking, talvez tenha comentado com o colega próximo que de fato como lhe disseram, o liso é infinitamente mais bonito de se ver, mais aberto, ofensivo, plástico, adrenalina. Ao saber que o jogo se aproximava do final, acrescentaria que os 5 gols da decisão do liso comprovam tudo que a ele disseram da modalidade.

Virando as costas e sem presenciar a premiação, continuaria a comentar já fora do prédio o que a pouco havia presenciado. Ávido em jogar o Futmesa, providenciaria a compra de um time liso esta semana, sem nem mesmo desconfiar que o time não vem com o jogo, qua a modalidade não vem com o jogo, que a postura não vem com o time, e que na verdade tivera o privilégio de ver " O mais bonito Futmesa cavado que o Brasil já viu jogar ", frase que usei, e que para a minha satisfação foi usada porque compreendida.

* foto by AFUMECA

LANCES RÁPIDOS

* Rodada no sábado do Geraldo Santana em troféu como o nome do clube teve 3 jogos, todos no Grupo A. Azevedo largou com 4 pontos ao bater PF e empatar com Cristian Costa. O Camarada Saul Martini estreou com vitória de 1 gol contra Bopp.

* A segunda-feira gelada de Porto Alegre com temperaturas entre 5 e 6 graus e sensação térmica próxima do zero no vento terá mais uma rodada no Geraldo Santana esta noite.

* Na ABP em Passo Fundo, segue o 2º turno do Citadino. Gilvani, vencedor do 1º turno aguarda o Campeão do 2º (se não for ele mesmo), para a decisão. No momento a liderança é de Paulo Pedroso com 12 pontos, seguido de Paim e Julinho com 9 pontos.

* Uma lástima a queda do River Plate para a segundona porteña.

* Hino alemão em mais uma manhã de domingo. Vencedor de seu 6º GP em 8 na temporada, agora o GP da Europa no circuito espanhol de Valência, Sebastian Vettel lidera com muita folga o mundial de F1.

* Torneio Liga dos Campeões na Viamonense acontecendo. Na prática, Jefferson Leal está com a mão no caneco.

* Últimos jogos da Copa Abertura 2011 da Franzen nos cavados enfrentam o frio noturno da capital dos Gaúchos hoje.

* Zé Mello é o campeão do Veteranos 2011 do COP, Círculo Operário Pelotense.

* Joni é o Campeão do 1º turno do Encruzilhadense 2011.

* No Torneio Semana de Canguçu - 154 Anos, a faixa de Campeão foi parar no peito de Cleiton em final com Getúlio. Dedé ficou com o 3º lugar e Eduardo na 4ª posição. Recomendo uma visita ao blog de Canguçu que está na DICAS em nossa barra lateral, que contém fotos do belo evento de cavados.

* Semana promete muito futebol com rodada do Brasileirão no meio dela e o começo da Copa América na Argentina no próximo final de semana. Prato cheio.

NO CONSELHO TRICOLOR




















Disse neste espaço na segunda-feira passada, que pouco esperava do Tricolor até a 6ª rodada do brasileiro, e que portanto incluía o jogo com o Botafogo no Engenhão. É duro ser realista, mas era preciso. Fiquei ainda mais cético quando vi Fernando, William Magrão e Lins escalados, e numa formação tática que já não foram poucas as vezes, se mostrou equivocada. Um 3-6-1 ou 3-5-2 no futebol só podem ser utilizados se você tem bons alas, e convenhamos que com o que Gabriel e Lúcio vem jogando...

Mas a derrota no Rio, se passa por incríveis gols perdidos por Fernando e WM, se passa pela expulsão de Fernando que gerou ainda fragilidade numérica, passa sobretudo por Renato Portaluppi. A derrota tem nome, Renato Portaluppi.

Pensou mal o jogo na formação tática, escalou mal, e quando teve o infortúnio de ter que substituir Marquinhos, lesionado, substituiu mal. Expressamos aqui que Rochemback faria toda a falta ao time e fez, assim como Leandro, que nos poucos minutos de retorno após lesão, mostrou que faz diferença.

Temos um novo capítulo a frente a partir já do jogo com o Avaí na quarta, onde Rochemback volta de suspensão e Leandro deve voltar ao time em definitivo. Não sei da extensão da lesão de Marquinhos, se foi só uma pancada, mas Miralles poderá ficar a disposição, André Lima está perto do retorno, assim como em breve Adilson estará voltando de lesão e Gilberto Silva dentro de pouco mais poderá ser utilizado, ou seja, mais de meio time, sem contar alguns menos votados.

O Grêmio completo não é menos time do que qualquer outro deste campeonato, a exceção pode ser o Santos inteiro, e justificável. Renato passa a ter agora o material humano necessário para jogar bem, só não poderá se dar ao luxo de cometer alguns erros que vem comentendo. Na quinta voltamos com este espaço, e espero que de volta a proximidade das melhores posições da competição.

* logo by Gothe Gol

VÁLTER NO GERALDO SANTANA




















Quem se soma ao grupo de Futmesa do Geraldo Santana é Válter (foto), que jogava até então pelo União aqui em Porto Alegre.

Válter já inicía jogando o Troféu Geraldo Santana, incluso no Grupo B, e no sábado fez seu 1º amistoso na nova casa vencedo a J.Lucas por 3 a 2, esquentando as turbinas para a sua estréia na competição. Participa também pela 2ª vez da Copa Gerd Wenzel com o seu 1860 Munique no dia 09 de julho. Seja muito bem -vindo !

* foto by arquivos do Gothe Gol




















Longe da ONU, mais longe ainda da FIFA, mas ainda assim creio que com mais de uma centena de países ligados, nossa saudação a Eslôvenia que chega ao Gothe Gol com sua capital Liubliana, ou Ljubljana se preferirem (na parte de cima da montagem à esquerda). Saudação especial também aos novos amigos de Birlad na Romênia, a quem chame de Barlad (também à esquerda só que na parte inferior), e as brasileiríssimas Teófilo Otoni em Minas Gerais (centro), Caucaia, bela praia cearense e Nossa Senhora do Socorro no Sergipe.

Todos curtiram o Centro Sul Brasileiro assim como Buenos Aires na Argentina, Bogotá na Colômbia, Guimarães em Portugal, Fortaleza no Ceará, Salvador e Santo Antônio de Jesus na Bahia, Brasília no DF, Belo Horizonte em Minas Gerais, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Cuiabá no Mato Grosso, São Paulo, Santos e Campinas em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá no Paraná, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Jaraguá do Sul e Sombrio em Santa Catarina, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Lajeado, Canguçu, Pelotas, Rio Grande, Bagé e Passo Fundo no Rio Grande do Sul.

* montagem by Gothe Gol 

Nenhum comentário: