quarta-feira, 1 de junho de 2011

COLUNISTAS

Dia de estreia no COLUNISTAS ! Já anunciado semana passada quando Caco se despediu, Guilherme Gonçalves estreia o seu espaço INTERação COLORADA. Em 2010 foi Editor colaborador, mas uma coisa é seguir um formato pré estabelecido, outra é fluir suas idéias sem amarras, e então está de fato fazendo a sua estreia no Gothe Gol. Vem aí na sequência de Cristian Costa. Boa leitura !

NA AVALANCHE por Cristian Costa

Meio atônito ainda pela saída do Caco, começo essa coluna “cantando” a primeira frase do clássico a Flor e o Espinho do Nelson Cavaquinho: Tire o seu sorriso do caminho. Que eu quero passar com a minha dor.

Isso posto vamos aos outros temas. Já aviso, vão ter que ter paciência pra ler porque a coluna está gigante.

São uma hora e cinco minutos da manhã e lembrei de escrevê-la então não me exijam métrica, gramática ou outras jóias do mundo parnasiano de vocês. Sou um Jack Kerouac frustrado e não um Olavo Bilac consagrado. Até rimou, mas a intenção não era essa.

O Grêmio venceu mostrando um futebol envolvente e contagiante. Lins, arisco, levou temor aos marcadores do Atlético/PR em toda a partida. Viçosa mais uma vez comprovou seu apuradíssimo faro de gol. Com um leve toque tirou do goleiro e garantiu a vitória gremista.

Placar magro para a demonstração de futebol do nosso tricolor. E as boas notícias começam a brotar no Olímpico. Rodolfo não vai precisar de cirurgia. Gabriel está de volta a lateral direita e Gilberto Silva chega para comandar o meio de campo. Ou seja, o futebol do primeiro semestre de 2011 está garantido nos próximos jogos.

A única péssima notícia é a chegada do atacante Miralles. Renato, burramente, deve colocar o argentino naturalizado chileno no time titular e sacar Lins ou Viçosa. Lins, aliás, que prova a cada jogo ser um jogador bem mais útil que Escudero ou Leandro. O ex-atacante do Criciúma destaca-se principalmente pelo aspecto tático, o famoso jogador sem a bola, lembrando outro craque tricolor: Rodrigo Grall.

O Inter perdeu para o terceiro melhor time de Fortaleza por 1x0 - o primeiro é o Ferroviário e o segundo é que leva o nome da bela capital nordestina. O gol foi do Iarley que, um dia antes, havia sido flagrado por paparazzis em uma animada festa no Asilo Padre Cacique onde bebeu leite coalhado a noite inteira.

O atacante pediu desculpas publicamente depois do gol e prometeu reforçar o Inter no campeonato de veteranos em Capão da Canoa no final do ano. Emocionados, os jogadores colorados Guinazu, Bolívar, Índio e Kleber disseram que vão estar na barca também. Um timaço !!

Pelo mundo: festa do Lille campeão francês e do Manchester campeão europeu. Sério, o Barcelona não conta mais. O time Catalão tem que ser hour concours que nem o Clóvis Bornay era nos antigos desfiles de fantasia no Rio de Janeiro.

O futebol de Barcelona é que nem orgia de 200 pessoas, sendo tu o único homem. É só festa e alegria. Não tem como nada dar errado. Mesmo que tu não consiga manter o menino a fim de jogo, só as cenas laterais já serão de uma felicidade apoteótica.

Messi já o melhor jogador da terra disparado. Nem o Marinho Rã de 90 ou o Damlaba Mendi de 1998 chegam perto dele. Depois de Messi na ordem: Xavi, Iniesta, Puyol, Piquet, Daniel Carvalho, Abidal, Villa, Pedro, Busquets, Valdez e Lins completam a lista dos grandes jogadores do planeta.

Futebol de Mesa

Gothe campeão do interno? Sim, respondo eu! E olha que ele ainda não igualou o meu salário ao do Guilherme como vem prometendo faz tempo. Mas não tenho como negar a obviedade da obviedade.

Na sexta-feira, dezenas de botonistas vão se encontrar para disputar o Estadual de Equipes. Nosso time vai provavelmente de Leon, Cristiano, Fosca, Maurício e Eu.

Leon contratado quando tinha dezessete anos junto a APFM por dezoito milhões de euros é a nossa grade esperança no torneio. Depois vem Cristiano que tem em seu currículo uma única participação no Por Equipes e um ótimo desempenho: três jogos, três derrotas.

Fosca é a marca da experiência em nosso grupo. O eterno patrono lamenta a ausência de Silvio no torneio. “Seriam três pontinhos certo”, afirma sorrindo. Maurício promete empenho e dedicação. Apesar de jogar há pouco tempo na regra, meu conterrâneo domina todos os fundamentos do jogo. Principalmente sair bola no meio de campo e arrumar o goleiro.

Eu não vou ganhar nenhum jogo, mas prometo fazer gol e dançar estilo a tenista Andrea Petkovic.

Saca o link da dancinha...é muito tri: http://www.youtube.com/watch?v=k11x978Voug


Pra quem quiser aprender a dança e fazer comigo no estadual tem esse:


Mas eu curto muito o Por Equipes

Mesmo o Geraldo Santana não tendo jogado eu fiz uma coluna em meu blog em 2010 do torneio. Tai o link:


Bem por hoje era isso me despeço com a frase da semana e os abraços

Frase da semana: A vaia é o orgasmo do corneteiro !
Autor: Cristian Pereira Ferreira da Costa, ou simplesmente Jonh Holmes do Alegrete!

Abraço para todos os botonistas que vão viajar para o Estadual Por Equipes e deixarão suas cônjuges desacompanhadas e solitárias por dois dias inteiros !!

INTERação COLORADA por Guilherme




















Estreia

Hoje faço minha estreia como colunista, e confesso que estou com aquele friozinho na barriga. Estou-me sentindo como um destes garotos da base que estão prestes a entrar em campo como profissionais pela primeira vez, vestindo uma camisa como a do Inter, do São Paulo, do Flamengo e de outros tantos times grandes que o nosso país tem. Pois pelo tempo que acompanho o Gothe Gol, já deu para perceber que seus leitores são tão fiéis quanto as torcidas destes gigantes do futebol.

Infelizmente, começo minha jornada depois de um final de semana ruim para o meu Colorado: derrota em casa para o Ceará e vitória achada do co-irmão. Mas antes deixe-me apresentar: Sou Guilherme, amante do futebol e da corneta bem-humorada. Colorado desde as raízes e pai de gêmeos que, desde já, encaminha ambos para as alegrias das vitórias, unindo passado, presente e futuro; afinal, isto é o que nos diferencia do nosso tradicional adversário, que há muito só vive das glórias dos anos 80 e 90.

Depois de uma corneta básica para imprimir meu estilo, começo - então - minha coluna.

Preocupações

Depois de um mês e meio que Falcão assumiu o Inter, pela primeira vez estou muito preocupado. Eu estava entre aqueles que pensava que poderia dar certo, talvez até em função do desespero de Celso Roth continuar no Inter, insistindo em deixar Damião isolado. Confesso que agora não tenho tanta certeza e confiança em nosso atual técnico, que insiste em deixar Damião ilhado como seu antecessor. Não acredito que tenha sido sua culpa a eliminação do Inter na Libertadores, até em função da falta de tempo para treinar; porém, o Gauchão terminou e o Brasileirão já começou. Nos dois confrontos iniciais, ele teve a semana inteira para trabalhar, e o time apresentou muito pouco, quase nada.

Só ouço palavras e ideias, como compactação e velocidade, mas ainda vejo um time lento e descompacto. Em alguns momentos isolados, até vejo um pouco do seu dedo, mas não o suficiente para me tranquilizar. Criticávamos tanto o Roth pela escalação de três volantes e o Falcão vai lá e faz a mesma coisa. No fim de seu reinado até o Celsão se rendeu ao Oscar, D´Alessandro e Damião e hoje Oscar é banco do Tinga. Fico sem palavras para comentar o momento atual do clube do povo. Tinha a segurança que agora teriamos um futebol ofensivo e seguimos na mesmice da Era Roth.

Espero que assim como no gre-NAL que Falcão corrigiu seu erro em seguida que tomou o gol do Grêmio, ele tenha coragem de mudar e logo o que está errado. Para começar, percebendo que Bolatti, Guiñazú e Tinga disputam vaga entre si, sempre sobrando um. No meu ver, este é seu principal equívoco, porque não posso culpá-lo de escalar Nei e Daniel, de ter que escolher entre Renan e Lauro, embora eu pense que talvez seja a hora de apostar em Muriel ou Agenor.

A direção tem que se mexer ! Precisamos de um goleiro, de um lateral direito, de um zagueiro de confiança, e de um segundo atacante (nada contra o Zé Roberto, só acredito que ele renderia melhor disputando uma posição no meio).

Enquanto os reforços não chegam, gostaria que testes fossem realizados, com Glaydon na direita, e Juan no lugar de Rodrigo.

Agora só me resta ter esperança que, através de sua estrela natural de ídolo que é, Falcão encontre seu caminho e guie-nos ao TETRA.

Agradecimento

Gostaria de agradecer ao camarada Gothe pelo convite de participar do Gothe Gol e poder compartilhar este espaço com todos os leitores. Também gostaria de prestar a minha homenagem ao CACOLORADO e citar um ditado popular americano que me veio a mente: " This are big shoes to fill ",uma tradução literal seria " são calçados grandes para preencher ".

Um comentário:

mário ribeiro disse...

Prezado Gothe:
Definitivamente o Cristian Costa é o "Alex Degani" do colunismo eletrônico. Parabéns pelo blog cada vez melhor. Sucesso no equipes.
Grande abraço!
Mário Ribeiro.
Presidente da ARFM