quarta-feira, 8 de junho de 2011

COLUNISTAS

INTERação por Guilherme Gonçalves

Internacional faz sua estreia no Brasileirão

Enfim, o time liderado por Falcão mostra a que veio. Tudo bem que o América-MG não é parâmetro, mas o Ceará e os reservas do Santos também não eram. O jogo foi tranquilo e a vitória veio ao natural. Aqui vão algumas breves análises do que eu acredito que este jogo não só mostrou, como escancarou.

* Oscar e D´Alessandro não só podem jogar juntos como devem.

* Zé Roberto mais uma vez foi o desafogo do time e ao lado de Oscar trouxe a tão falada velocidade e verticalização que Falcão procura.

* A zaga do Inter é frágil demais. Bolívar e Rodrigo não inspiram confiança alguma. Este colunista volta a afirmar que talvez seja a hora de insistir em Juan no lugar de Rodrigo, ao invés de queimar o guri na lateral esquerda.

O resultado foi justo e merecido. O Inter se impôs durante o jogo e fez o que se esperava de um time com sua folha salarial. Agora, só nos resta esperar e ver se o time vai conseguir a mesma imposição dentro de casa e jogando com um adversário bem mais qualificado.

Time titular para os próximos jogos

Apesar do bom resultado fora de casa, estou um pouco preocupado com a sequência do campeonato. Se Leandro Damião for convocado para a Copa América, vamos ter um sério problema. Cavenaghi ainda não mostrou a que veio e Gilberto nada mais é do que uma aposta. Sem contar a deficiência crítica e crônica da lateral direita. Também me pergunto como Falcão vai armar o time com as voltas de Andrezinho e Bolatti. Será que Oscar vai sobrar de novo?

Dúvidas

Depois do jogo, parei-me a pensar sobre o que escreveria hoje para vocês e resolvi levantar algumas dúvidas que eu mesmo tenho, para quem sabe, com sorte, alguma delas, um dos leitores do blog tenham tido mais clareza para entender e explicar-me!

A primeira é a seguinte: por que Falcão insiste com Juan na lateral esquerda, se o menino não dá resposta e nem lateral de oficio é. Por que não fazer o óbvio e colocar Fabrício no lugar? Falcão diz que é por que vê no jogador mais características de meio campo. Então ele está dizendo que a direção contratou um meio campista e anunciou um lateral?

A segunda é mais simples: por que é tão difícil dar uma chance a uma nova dupla de zaga? Bolívar e Rodrigo são insuficientes, isso é fato. Mas no momento que Rodrigo se lesionou, e Juan entrou no seu lugar, a defesa jogou melhor. Então, por que não dar sequência e conferir se pode dar resultado? E se não der, a direção tem que ir as compras correndo!

NA AVALANCHE por Cristian Costa

Hoje vou começar falando sério, muito sério. O tema é gerador de polêmicas 9,6 na escola Richter. Nem aborto, pena de morte ou a sexualidade indefinida do Cristiano Carneiro suscitam discussões em grau tão elevado.

Adianta levar televisão, rádio, jornal, escocesas nuas para chamar a atenção das pessoas e captar novos adeptos para o futebol de mesa se o jogo é chato. Penso que não.

É complicado emitir juízo de valor sobre métodos de se jogar botão ainda mais em uma competição do nível de estresse do Equipes. Mas em nome da vitória, alguns botonistas saem dos limites do aceitável e usam a regra de maneira torpe.

Não é de hoje que jogadores cobram lateral sobre a linha ou deixam a bola em um ponto impossível de ser retirada sem que o adversário cometa o dois lance. Às vezes a jogada demora minutos e nada do cara dar a bola pro rival. Os árbitros em competições oficiais entre associações têm que ganhar mais poder e não ter vergonha ou medo de dar falta técnica neste tipo de lance.


Muita gente também usa e abusa de dar um bico pra fora e arrumar o time, mas isso eu não acho inaceitável já que o adversário tem chance de arrumar a equipe e colocar até sete botões no ataque.

A nova regra é melhor. Antes tinha gente que ficava com os dez jogadores atrás. Hoje, eles se obrigam a colocar três na frente pelo menos. E outra, tu podes dar um bico pra fora e arrumar rápido visando o gol e o ataque. Ou seja, em algumas situações, ela beneficia o retranqueiro, mas em outras é favorável a quem procura o gol de forma mais acentuada.

A mudança deve ser na mentalidade dos jogadores. Se defender faz parte do jogo, mas o sistema para impedir o adversário de criar jogadas é que deve ser revisto. No liso esse problema existe também, mas em menor grau já que é mais difícil praticar o anti-jogo.

A regra brasileira (liso ou cavado), na minha modesta opinião, é muito melhor que todas as outras. A paulista é um toque toque disfarçado. Na carioca o cara tem que ter PHD em física nuclear para entender a sistemática. A gaúcha é mais chata que amistoso da seleção brasileira. A dadinho é ridícula. E as outras, eu não conheço direito.


Mas para ela seguir sendo a mais interessante, temos que modificar a nossa concepção dentro da mesa. O jogo está muito mais ofensivo com a mudança na regra da Federação e a abolição das penalidades, mas ele pode ficar melhor e mais atraente para o público: depende da gente.

Grêmio

Eu odeio coincidências. Olha só essa: depois do jogo onde o Rodolfo se contundiu o Grêmio não levou mais gols. O criticado Rafael Marques, o horroroso Neuton, a eterna promessa Mário Fernandes e o inexperiente Saimon formaram a defesa nessas duas partidas onde a baliza tricolor permaneceu invicta.

Renato, os mantenha no teu time titular. Tu não vais te arrepender. No máximo saca um dos zagueiros para colocar o Vilson.

Partida frente ao São Paulo, sábado às 18h30min, dos habilidosos Lucas e Dagoberto será a prova de fogo dos rapazes da base. O Grêmio já sai perdendo esse jogo por um a zero pq o Dagoberto sempre faz gol contra a gente. É impressionante.

Minha aposta é que o Palmeiras chega aos dez pontos depois da quarta rodada. Podem me cobrar depois.

Bastidores do Estadual

Presenças ilustre no campeonato, Anna Wintour deu um passadinha lá pelo Círculo Militar e elogiou a camiseta da Franzen, mas a editora de moda da Vogue ficou extasiada com o óculos mega fashion de Maurício Chambinho. “Comprei este óculos em Milão. Custa mais que um apartamento na Paulista”, confessa o craque do botonismo. Breno com sua echarpe francesa e sua filmadora canadense de milhares de dólares também causou frisson entre os presentes.

Saímos da moda e vamos para a etiqueta. Destaque para os rapazes da Riograndina. Sob os olhares atentos da Glória Kalil, os jovens riograndinos mereceram nota dez no aspecto comportamento.

Sempre com palavras doces dirigidas aos colegas de equipe como “segura essa bosta, seu merda” ou “vai toma no teu cu e não enche o saco”, os cinco rapazes da Noiva do Mar conquistaram a admiração dos presentes não apenas pelo seu ótimo futebol de mesa.

Quem foi visto dando palestras sobre o esporte foi Roberto “Yoda” Moreira. O eterno campeão achou que o campeonato teve um baixo nível técnico. Questionado sobre quem eram os melhores jogadores disparou: “sem dúvida, o Roberto de Canguçu, o Roberto do COP e o Roberto do Círculo Militar, só faltou o sobrenome Moreira para eles serem perfeitos.”

Quem deve trocar de entidade é o coringa da Franzen, Caju. Revoltado por não ter jogado a final, o carioca enfatizou seu desejo de jogar na Riograndina ou na Academia de Pelotas. “Lá seria titular com certeza.”

Leon também deve trocar de entidade depois de levar nas costas o grupo do Geraldo Santana. “É cada um pior que o outro”, observou a jovem revelação de 24 anos ou seria 23.

As milhares de mulheres presentes ao campeonato, entre elas a modelo Fernanda Lima, a atriz pornô Márcia Imperator e a cantora islandesa Björk escolheram Vinicius de
Santa Vitória do Palmar o mais macho do torneio. Mesmo com dez graus negativos, o botonista foi visto de bermuda, chinelo, sem camisa e comendo sorvete na sala de jogos.

Meu chefe, Gothe, deu um show de informação novamente. É impressionante o número de autógrafos que dou na rua depois de ser o escolhido para substituir o Rafa Tosh.

Por hoje é só galera, até a próxima.

Frase da semana: “Jader, como tu és bonito ao vivo”

Autor: Rodrigo do Círculo Militar em entrevista na TV COM

Um abraço a todos os botonistas, principalmente aos da paradisíaca Groelândia.

10 comentários:

Saul Martini disse...

Estava só esperando sair a coluna de hoje para fazer uma campanha de "VOLTA RAFA, URGENTE", mas depois q li desisti! Muito bom Cristian Tatu...parabéns!

Glaiton disse...

Parabéns ao Cristian pelo post!!!
Muito bom!!

Entre os vários pontos interessantes, destaque para o comentário sobre o anti-jogo.

Na minha opinião o anti-jogo é um dos motivos da modalidade Livre estar ficando cada vez mais restrita a alguns praticantes. Não é sem motivo que a maior parte do Brasil joga liso.

Desde que comecei na regra brasileira jogo Livre, mas acho o Liso mais emocionante e divertido de jogar.

Espero que não encarem minhas palavras como desreipeito ao cavado; para mim o principal desreipeito ao cavado está em usar o anti-jogo.

Abraço a todos,

Mário disse...

Grande Gothe a copa Gerd Wenzel é apenas de cavado?
Um abraço
Mário dt Afm/Caxias

Maurício disse...

Grande Cristian, teus textos são mesmo magníficos, pois de forma inteligente e bem humorada tu consegues dar o recado certo... tu sabes que é realmente triste assistir algumas cenas que ainda costumam acontecer no meio botonistico, mas graças a Deus isto fica por conta de uma pequena parcela de botonistas, pois a grande maioria sabe competir e se divertir e manter o respeito com o seu adversário!!!

Parabéns Cristian....e só para Te corrigir o ap da paulista É A COBERTURA... hahahaha!!!

Um grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

cristiano disse...

Achei sensacional a revelação do Cristian mas toda essa mágoa se deve ao fato do fim do nosso relacionamento, o leon é mais novinho...

Robson Betemps Bauer disse...

Parabéns Cristian, é sempre muito bom ler suas palavras.
Assino embaixo no que vc comenta e eu acredito:
DESPORTIVIDADE, RESPEITO, AMIZADE E HARMONIA ENTRE TODOS !! Pois quando o jogo acaba, somos todos iguais e principalmente, nossas vidas seguem as mesmas, salários, felicidades, problemas, onde a única coisa que pode mudar é em relação a AMIZADES, pois vc pode conquistar ou perder uma após o jogo.

Abraço !!

ASSOCIAÇÃO RIOGRANDINA FM disse...

Ta certo Cristian....
Concordo contigo!!!
Alex Degani

Cristian Ferreira da Costa disse...

O Chambinho é o Eike Batista do Futebol de Mesa!!

Valeu Alex, Robson, Glaiton, Saul, Maurício...

Com o número de jogadores crescendo no RS temos condições de ter um calendário cheio ( como é atualmente) e com força no cavado e no liso...isso que é o mais importante!!

apafume disse...

A MAIOR QUALIDADE DE UM JOGADOR NÃO É APENAS JOGAR MUITO BEM, MAS
SER HUMILDE, ISSO É QUE É UM GRANDE CAMPEÃO.
GILVANI (PASSO FUNDO)

lhroza disse...

LH.ROZA...
Complementando os comentários anteriores,venho lembrar que realmente de tropeços, vitórias e quedas se contrói a experiência. Pois a pratica deste nosso lazer o FUTMESA,ele faz esquecer os problemas pessoais, é como um desestressador natural.
Lembrando que as minhas melhores vitórias, foram essas GRANDES AMIZADES conquistadas em torno das mesas.
"Quem pensa muito faz pouco...As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem."
Até +