domingo, 26 de junho de 2011

LANCE DE DOMINGO




















Nada mais merecido do que abrir a edição deste domingo com os Campeões do Centro Sul Brasileiro realizado ontem e sexta em Caxias do Sul, na serra Gaúcha, e falando um pouco mais da competição.

Mário da AFM Caxias conquistou seu primeiro título de porte nacional, mas faz tempo é um grande jogador, era só uma questão de oportunidade, que bom que a festa foi em casa ao lado dos amigos e da família, sobretudo justo. Mas mais do que isso, Mário resgata o Futmesa caxiense que à rigor, desde o ingresso mais forte de outras associações na modalidade liso, ficou em abstinência de canecos importantes.

Ainda no liso só que no Sênior, outra  justiça, a conquista por Paulo Schemes da faixa de Campeão. A melhor ficha (palheta) que vi nas mesas em todos os tempos, mesmo que de uns tempos para cá também tenha adotado a régua em certos lances para se tornar mais competitivo, é sempre um deleite para quem assiste.

Já no Júnior nenhuma surpresa, Yago que é um talentoso jovem confirmou seu favoritismo e conquistou se não estamos enganados mais um Centro Sul na categoria.

Por fim e não por último, nos cavados Victor Mecking em situação de traquilidade pessoal, retomada com a ida para Cascavel no Paraná, é uma fera difícil de ser segurada. O mais bonito Futmesa cavado que o Brasil já viu jogar.

OUTROS

Pizza meio afastado nos últimos tempos de competições externas retornou com brilho, só esbarrou no Campeão.

Robson é outro extaordinário jogador e o título teria ficado em ótimas mãos se o tivesse levado para casa.

Foi boa a presença de um "estrangeiro" entre os 4 melhores da Especial do liso. O capixaba Tiago que joga muito fez as vezes dos visitantes.

Renan começando nos lisos fez bonito indo para final do Júnior contra o irmão Yago.

Gustavo é cria da casa caxiense e de projeto local. Muito bom que o jovem tenha figurado entre os premiados dos juniores no liso.

Luis Fernando um daqueles que "quase" sempre passa desapercebido, a não ser quando se olha as fotos dos premiados, lá está ele. Vice-campeão Sênior !

Bodur da AFUMEPA sempre comendo o mingau pelas beiradas mais uma vez chegou na premiação, no Sênior liso. Jogo simples e eficiente.

Breno nos últimos tempos acostumou a chegar, chegou mais uma vez.

Riograndina dominou os cavados, mas desta vez o caneco foi parar no Paraná.

Silvio de "bengala" ficou entre os 4 dos cavados. Sempre impressiona.

O atual campeão da Taça RS, Michel, fez grande competição, mas não foi páreo para Victor na decisão.

Vinhas é sempre sinônimo de final. Desta vez não deu.

O pilhado Campeão Gaúcho dos lisos Degani, foi uma surpresa para a editoria ter ficado de fora do quarteto premiado.

AFUMECA, AFM Caxias e Círculo Militar, são as associações Campeãs deste Centro Sul.

OUTRAS

Outros grandes jogadores ficaram pelo caminho, o que é normal em qualquer competição, mas uma observação pode ser feita. O liso não favorece jogadores conhecidos pelas jogadas curtas, oriundas muitas da regra Gaúcha. Ficam sem uma de suas principais armas.

Caxias como sempre recebe muito bem, instalações, salão de jogos, ambiente de competição, mesas, confraternização, todos os itens mereceram muitos elogios.

Os poucos comentários adversos se resumiram a parte da sexta-feira e ao sábado pela manhã principalmente, na organização dos jogos, muitos sentindo a falta de Jader Morales no comando da mesa técnica. Depois as coisas se ajustaram. Um desconforto apenas, na questão do carioca Horácio que precisou da gentileza do Gaúcho Leonardo para ter com justiça sua situação resolvida, no engano de um resultado apresentado à mesa ainda na fase de Grupos dos cavados.

O cavado é um jogo de poucos gols, fechado, até mesmo feio. O liso é um jogo sem dúvida mais bonito de se ver, cheio de chances de gol e gols. Por incrível que pareça a decisão dos cavados terminou com 5 gols (4x1), enquanto que a decisão dos lisos teve de ir para as penalidades na Especial, terminou com vitória pelo placar mínimo no Sênior e teve um 2 a 1 de virada nos juniores.

TRANSMISSÃO

Há quem possa imaginar que os momentos mais marcantes do Centro Sul possam ter sido a merecida homenagem na premiação feita a Sambaquy, os premiados felizes recebendo seus troféus, as comemorações, os gols.

Sem dúvida para quem estava de fora, tentando acompanhar a competição pela internet dentro e fora do Brasil, com pouquíssimas informações a disposição, a imagem mais marcante foi a do professor Ednei Torresini, note book nas mãos percorrendo o salão de jogos, e com muita resistência e bom humor transmitindo imagens, num esforço comovente. Merece de todos os parabéns pela dedicação e trabalho.

As imagens de Torresini tiveram média de 18 internautas simultâneos linkados, e no horário da decisão com um pico de 42 e média de 30 expectadores. A câmera fixa do blog Manchester FM, experimentou um pico de 18 internautas no meio da tarde do sábado, com média geral de 11 expectadores.

O certo porém é que uma competição do porte do Centro Sul tem espaço para bem mais seguidores, mas para isso é preciso previsão e planejamento, coleta de informação e sua transmissão em velocidade compatível.

Fazendo uma varredura pelos espaços do Futmesa nota-se que não houve a informação necessária, e bastaria uma única pessoa da organização do evento para que isso tivesse acontecido. Fica o exemplo para o Campeonato brasileiro que acontece este ano no Recife, e que poderia ter um blog exclusivo dos organizadores e da CBFM com este fim.

Desde já o Gothe Gol se coloca a disposição de NÃO acompanhar o brasileiro, e apenas divulgar o endereço oficial da competição (tratando do assunto só em suas edições regulares), para termos no evento, numa associação de informações objetivas e transmissão de imagens, como as que o Professor Torresini fez, a maior transmissão da história do Futmesa brasileiro.

Não faltarão a partir de hoje nas várias páginas que falam sobre o esporte, fotos e imagens publicadas do torneio, recordações indiscutivelmente importantes. As informações instantâneas para nutrir a necessidade de atualização certamente de um bom público que desejava acompanhar uma competição do tamanho do Centro Sul, já faltaram.

O Gothe Gol agradece os navegadores que proporcionaram um volume de acessos que ficou muito acima do que foi possível dar de retorno aos internautas, já que informamos pouco e de forma não completa, diferente do que gostaríamos. Com a intenção de noticiar o torneio apenas nas edições regulares e em duas ou três edições extras, só fizemos a cobertura mais acentuada a partir das quartas de finais, por perceber pelo volume de acessos, a ansiedade dos Web leitores por informações.

Meu agradecimento especial ao amigo Dani Junqueira pelo esforço de colaboração com o Gothe Gol.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CENTRO SUL

CAVADOS ESPECIAL

Campeão - Victor Mecking (AFUMECA-PR);
vice - Michel (Riograndina-RS);
3º Silvio (Riograndina-RS);
4º Sandro (Riograndina-RS)

LISOS

ESPECIAL

Campeão - Mário (AFM Caxias-RS);
vice - Róbson (Sta.Vitória-RS);
3º Tiago (ABC Futmesa-ES);
4º Pizza (AFM Caxias-RS)

SÊNIOR

Campeão - Paulo Schemes (Círculo Militar-RS);
vice - Luis Fernando (Academia-RS);
3º Bodur (AFUMEPA-RS);
4º Breno (Franzen-RS)

JÚNIOR

Campeão - Yago (Círculo Militar-RS);
vice - Renan (Círculo Militar-RS);
3º Gustavo (AFM Caxias-RS);
4º Mateus (AABB Caxias do Sul-RS)

* montagem by Gothe Gol

COPA GERD WENZEL TOP EUROPA 2011




















O GP de Mônaco do Futmesa vai ganhando forma e os time alemães aos poucos vão sendo descobertos, como os carros da F1 em seus lançamentos de modelos a cada temporada.

Na foto o belo Colônia de Paim da ABP de Passo Fundo. Nesta semana que começa, a organização ao encargo de Marcelo Silva e Gothe ultima ajustes e confirma os 4 botonistas que completam os 16 managers que partem no dia 09 de julho próximo para a 4ª edição do mais clássico torneio de exibição do Futmesa que conta com a chancela dos canais ESPN.

Segunda é dia de BREAKFAST NA REDAÇÃO, afinal o Futmesa segue o seu caminho e o internauta conhece tudo que aconteceu em paralelo ao Centro Sul, a projeção da semana e mais de futebol.

7 comentários:

Maurício disse...

Grande alemão, parabéns por esta maravilhosa matéria que escreveste hoje.

Infelizmente o meu lado profissional me impossibilitou de estar presente nesta grande festa realizada em Caxias, porém acompanhei e incomodei os amigos ligando acada 20 minutos para saber o que estava ocorrendo...Dudinha e Maciel foram meus principais informantes, porém também contei com Mateu Pierobom, Mario e Robson em outros telefonemas>

Fiquei muito feliz com a conquista do Mario Cachaça, também conhecido em Caxias como o ¨limpa vidro¨é isso mesmo se o caneco é de vidro...hummmm ele leva e desta vez não foi diferente...e fico feliz não só pelo Màrio, mas por todos meus amigos de Caxias, pois sei que são amigos que merecem esta glória...PARABÉNS AFM CAXIAS!!!

Não poderia deixar de dar os parabéns ao grande botonista e AMIGO Robson, que campanha e que ser humano tu és, continues assim dando aula nas mesas e fora delas!!!

Que coisa boa ver um botonista como o Panda levar nos cavados, mostra para todos que o cavado pode continuar com seu brilhantismo, um jogador de extrema qualidade e técnica, mostrou para todos que não precisa fazer anti jogo para ser campeão. Deixo também meus parabéns para o Michel que vem mostrando toda sua qualidade e ao grande esforço de Silvio de jogar uma competição de muletas!!!

Meus parabéns a grande dupla do CM Paulo e Yago que dispensam mais comentários!!!

Buenas finalizando quero dizer que hoje todos nós botonistas estamos felizes, pois tivemos o verdadeiro espírito do futebol de mesa exposto nestes grandes campeões!!!

Um grande abraço à todos aaqueles que fazem do futebol de mesa uma grande festa com muita confraternização e amizade acima de tudo!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

GOTHE disse...

Camarada Chambinho,

Como diria o pessoal da BAND News, em 20 minutos tudo pode mudar, rsrs e portanto tuas ligações foram cirúrgicas, rsrs...

Tentei evitar as ligações pra não complicar a concentração da gurizada, é complicado.

O Dani passou o que foi possível e se não saiu como é a tradição, foi possível acompanhar a reta final.

Pelo que foi possível perceber foi um grande campeonato e penso que no brasileiro pode-se organizar um canal de informações legal que todos nós poderíamos auxiliar a CBFM para que de fato aconteça.

Mas reitero meus parabéns ao Professor Ednei, esse lance de trabalhar para informar a todos não é fácil.

Faltou informação para quem estava de fora, só agora confirmo que você não estava lá, por exemplo.

Um grande abraço,
Gothe.

Glaiton disse...

Parabéns ao Mário pela grande conquista! Foi uma competição de altíssimo nível com grandes candidatos ao título.

No cavado também foi outra peleia dura, parabéns ao Victor por ter conseguido se sobressair no meio de tantas feras!!

Parabéns ao Paulo! Tinha muita gente boa brigando pelo caneco do Sênior. Parabéns ao Yago, que tem um futuro brilhante pela frente!

Fica o agradecimento a galera de Caxias pela recepção, camaradagem e pela excelente estrutura do evento.

Para mim foi uma ótima oportunidade para aprender, fazer novos amigos e rever os que já conhecia.

Abraço a todos,

Glaiton (Light - RJ)

GOTHE disse...

Agradeço ao Daniel Maciel da AFM Caxias a ligação que me possibilitou corrigir um erro de informação no post deste domingo.

Obrigado Daniel e um grande abraço,
Gothe.

Cristian Baptista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristian Baptista disse...

Parabéns ao Panda pelo bi-campeonato Centro Sul Brasileiro. Parabéns aos demais premiados e ao Edney de Caxias pela transmissão online. 42 conexões nas finais é incrível. Aos poucos, principalmente através de iniciativas individuais, o nosso Futebol de Mesa começa a dar sinais de organização e profissionalismo. Nossa FGFM, especialmente na gestão Vinhas, também caminha nesse sentido. Cabe a nossa CBFM mostrar alguma iniciativa. Sabemos que o trabalho é árduo, porém com mais colaboradores tudo fica mais fácil. Uma pena a ausência do pessoal de SC. Um grande abraço a todos.

Ednei Torresini disse...

Agradeço os comentários e alguns problemas de transmissão. Lógico, como algo inédito, onde fomos os pioneiros desse tipo de transmissão, fiz o possível para dar os resultados, imagens, entrevistas e responder os questionamentos do pessoal via ttwitter.
Com certeza nos próximos terei mais informações e assim só aprimorando cada vez mais as transmissões. Obrigado por mencionar meu endereço. O futebol d mesa caminha para uma divulgação mais apropriada. Abraços...