quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CONEXÃO LISO

Por Pedrinho Hallal

As chances do RS no Brasileiro

Não adianta! Mesmo que o RS não vá a Recife na condição de zebra, ainda estamos longe de sermos favoritos ao título da primeira divisão, ainda mais com a confirmação da ausência de Roberto Moreira. Antes que eu seja mal interpretado, acredito que o primeiro passo para chegarmos lá seja admitir que ainda temos muito a melhorar. Foi com esse espírito que Alex Degani conquistou o título estadual de 2011. É com esse espírito que a delegação gaúcha deve jogar em Recife. Ainda somos inferiores aos baianos, mas estamos diminuindo a diferença a cada dia.


















Para explicar meu ponto de vista convido os leitores a pensarem comigo. Se o campeonato fosse todos contra todos, em pontos corridos, teríamos alguma chance? Atrevo-me a dizer que qualquer botonista gaúcho entre os quatro melhores seria uma grande zebra. No longo prazo, ainda precisamos de muita vitamina para chegar ao nível dos baianos.


















Felizmente para nós, o campeonato brasileiro não é disputado no sistema de todos contra todos. Para ganhar o brasileiro, é preciso ser MACHO na hora decisiva, uma hora que muitos dos nossos botonistas conhecem muito bem. Mas quem são os candidatos?

Apesar da má fase, ainda acho que o nosso melhor botonista de liso é Marcelo Vinhas. Ele esteve muito perto e, portanto, já sabe como lidar com a pressão das horas decisivas. O grande problema para ele é chegar lá perto das finais do jeito que vem jogando. Se conquistar o título interno da Academia no final de semana talvez consiga recuperar a confiança. Depois dele temos quatro botonistas com as mesmas chances, em minha opinião: Mateus Pierobom, Alex Degani, Daniel Maciel e Mário Cachaça. 

Mateus é o mais “espetaculoso” dos quatro, chega até a lembrar o Gothe nos cavados. Busca o ataque o tempo todo, joga com cinco levantadores, corta como ninguém. No entanto, preciso arrumar a defesa se quiser chegar ao título. Já foi terceiro colocado no brasileiro de lisos, o que lhe dá certa experiência em lidar com a pressão das horas decisivas. Alex Degani é o oposto de Mateus; sobra competitividade, sobra vontade, mas ainda pode faltar experiência. Não entendam mal: pode faltar experiência no jogo de liso, mas não em jogar partidas decisivas. Nesse quesito o colecionador de lenços está muito bem servido.

Os polenteiros são sempre uma incógnita. Esse é o ano deles, ambos já conquistaram títulos importantes. Sem o CHEFE na chave, Maciel aumenta muito suas chances. Já o Mário, só torce para não pegar o Maciel. O Mário ganhar do Maciel é quase tão provável quanto o Rafa Tosh ganhar do Diógenes (de liso).

É claro que temos outros botonistas competitivos. Rodrigo, Róbson e Augusto são alguns exemplos. No entanto, acredito que esses brigam para chegar entre os oito, o que já seria um feito e tanto, equivalente ao João Garima ser semifinalista da Taça RS. Claro que a ausência de Hamilton e CHEFE, ambos na categoria sênior, aumenta um pouco as chances dos outros nesse ano.  


















No barro, o único perigo para o RS é o Victor. Fora ele, todos os candidatos representam as cores do RS. E convenhamos, se o Victor for campeão, o RS saberá que a hegemonia está mantida. Cristian e Sílvio são os meus favoritos, pois sinceramente, se o Duda levar mais esse, será um ano praticamente inédito na história do futebol de mesa; ele está ganhando tudo.


















Quando esse texto estava quase pronto, recebi um e-mail aterrorizante. Parecia tentativa de cavada do Cristian Costa; a gente sabe que não vai dar certo, mas fica preocupado do mesmo jeito. Querem votar no brasileiro algumas mudanças de regra. Antes que vocês se surpreendam, repetirei com calma o que eu já escrevi: faltando 10 dias para o campeonato brasileiro, algumas pessoas estão propondo votar mudanças drásticas na regra do jogo.

Maluquices do tipo: “o jogo terá dois tempos de 20 minutos”, “saindo rolando ou não, será sempre dois toques se não bater em nenhum botão”, “o jogador é obrigado a jogar na categoria de idade que corresponde a sua idade atual”. Vamos com calma então:

1.      O jogo terá dois tempos de 20 minutos.


















Apesar de a emissora Band News repetir incansavelmente de que “em 20 minutos tudo pode mudar”, não vejo qualquer sentido nessa proposta. Vocês já imaginaram mudar a duração de jogo de futebol de 45 para 35 minutos para cada lado. A mudança proposta, em termos proporcionais, é equivalente a isso.

VANTAGENS: Campeonatos mais curtos, com mais espaço entre os jogos.
DESVANTAGENS: Menos gols, menos emoção.
CONCLUSÃO: Quem não sabe organizar campeonato tem que aprender a organiza campeonato, e não tentar colocar a culpa no tempo de jogo.

2.      Botou direto para fora no campo de defesa é dois toques, independente de rolar ou não


















VANTAGENS: Aumenta as chances de um jogador ruim ou mediano (tipo Pedrinho) ganhar de um craque (tipo Alexandre Prezzi).
DESVANTAGENS: O jogo pode ser decidido na sorte, e não na técnica. Vários jogadores vão jogar com mais cavadores. Vários jogadores vão baixar muito o grau dos botões. 
CONCLUSÃO: Quem não sabe jogar, que vá treina, e não mudar a regra para tentar ganhar na sorte.

3.      Tocou no próprio goleiro sem tocar na bolinha é falta técnica


















VANTAGENS: Menos chance para recuar defensores, especialmente no liso.
DESVANTAGENS: Apesar de parecer inofensiva, a mudança proposta muda a concepção do jogo. Na regra atual, o botonista é punido com falta técnica quando comete um erro técnico. Nessa caso, a falta técnica teria uma concepção completamente diferente.
CONCLUSÃO: O jogo de liso não precisa de adaptações. Ninguém está fazendo retranca no liso. Qual o benefício dessa mudança?

4.      O botonista é obrigado a jogar na sua categoria de idade


















VANTAGENS: Alguém deve estar pensando no seu caso próprio para propor isso. Não tem como ver vantagens nisso.
DESVANTAGENS: Fere alguns princípios básicos da constituição brasileira. Difere do que acontece em todos os outros esportes.
CONCLUSÃO: Se alguém precisa disso para ser campeão de algo, sugiro criar uma categoria para botonistas nascidos em cada ano, mês e dia, assim todos competem sozinhos e todos saem campeões.

5.      O goleiro tem que jogar em pé o tempo todo


















VANTAGENS: Pode aumentar discretamente a quantidade de gols.
DESVANTAGENS: Não foi testado.
CONCLUSÃO: É a proposta “menos ruim”. Precisa ser testada por 12 meses em torneios experimentais e menores para ser discutida na Assembleia do Brasileiro do ano que vem.

Enfim, como já escrevi no passado, um esporte cresce quando sua regra é mantida por um período longo de tempo, de forma que as pessoas aprendam a regra. O jogo de futebol de mesa, na regra brasileira, está ótimo. Mudanças na regra só trarão prejuízos. Espero que os responsáveis pela proposta reflitam!

4 comentários:

Maurício disse...

Concordo com o Pedrinho, realmente é lamentável o que estão sugerindo para mudar as regras do nosso futebol de mesa.

Parabéns Pedrinho por abordar com extrema coerência este tema.

Abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

Caju disse...

Pedrinho

Se o prazer de todo botonista é jogar uma partida com seu adversário(salvo exceções como Cristian Costa e seus anões pornográficos),então porque vou diminuir o tempo que estou jogando??

Se houver mudanças,talvez essa de manter o goleiro "em pé",seja uma boa alternativa a ser testada.Com certeza aumentaria as chances de gols.

Deve ter outras alternativas menos impactantes.Talvez ter um numero máximo fixo de cavadores e levantadores,mas para isso deve-se ser testado antes de qualquer coisa.

Abraço.

lhroza disse...

LH.ROZA...
Se o que esta escrito na REGRA,e tb já tenha cido exaustivamente discutido, então deva ser mantido.

Qunto ao goleiro "EM PÉ"... Pergundo com qual das "face" a base de 6mm. ou um dos lados 2mm. ???

Já a fixar o Nº de 4 ATACANTES, talvez venha proporcionar o aumento de lances ao GOL... O que viria determinar aprimoramento na formação da DEFESA ...

E como já foi dito, tem que 1º ser testado por um longo periodo dentro das ASSOCIAÇÕES e devidamente fiscalizado pelas FEDERAÇÕES ...

Isso é o que deixo para o momento, complementado a leitura do E-mail postado pelo PAULO ZIBERKNOP...

Anônimo disse...

Parabén Pedrinho por traduzir fielmente o texto do chefe!
Brincadeiras a parte, concordo literalmente com a posição do Pedrinho, que é a mesma do chefe, portanto não podemos divergir rsrsrsrs
Abração a todos