Começa amanhã o 29º Campeonato Centro Sul Brasileiro de Futebol de Mesa. A modalidade liso promete. Será o tira-teima entre Rio Grande do Sul e Espírito Santo, que disputam a hegemonia da modalidade desde 1996 (ver gráfico). De lá para cá, 41% dos botonistas do quarteto premiado eram do Rio Grande do Sul e 41% eram do Espírito Santo. O Rio de Janeiro fica com os 18% restantes. São Paulo, Paraná e Santa Catarina simplesmente não fazem parte do mapa... pelo menos no Centro Sul. Aliás, será em 2011 que tais estados “nascerão” para o liso?
Alguns, no entanto, consideram que o vice campeão é o primeiro dos perdedores... nessa lógica, o RS leva pequena vantagem sobre o ES nos títulos desde 1996, com um caneco a mais. Será que vamos aumentar a vantagem ou será que Fernando e sua turma chegam a Caxias para empatar também nesse quesito? Em termos individuais, dois destaques no histórico recente do Centro Sul da primeira divisão (ops, de liso): Marcelo Vinhas, com três títulos nos últimos quatro anos, e Róbson Marfa, com a maior regularidade, aparecendo nas “fotos” em quatro oportunidades desde 1996... no entanto, ainda falta para Róbson o título, o que este colunista facilmente explica pela opção pelo Vasco da Gama, um time fadado ao vice campeonato...
Na edição de 2011, será algum botonista capaz de segurar o ímpeto de Alex Degani? Aliás, o campeão estadual já declarou que “o Diógenes, com seus seis títulos brasileiros, que se cuide”. Alex, inclusive, confidenciou ao colunista que já comprou uma estante separada, para colocar os troféus conquistados na modalidade liso. Em tal estante, existe um espaço para o título Centro Sul brasileiro... será tal espaço preenchido em 2011? Na edição 2011, Alex e João Garima, representando a Riograndina vão inovar. Pela primeira vez botonistas terão seus fardamentos assinados por um estilista: Cristiano. João Garima inclusive já enviou ofício para a CBFM e FGFM solicitando autorização para usar sapatos Gucci durante o campeonato. Sua solicitação foi aceita de imediato.
Tecnicamente, o melhor jogador do campeonato, na opinião do colunista, é o atual campeão Fernando, do Espírito Santo. Com resultados consistentes no Centro Sul e no Brasileiro há mais de 15 anos, Fernando tem grandes chances de colocar água no chope dos gaúchos em Caxias do Sul. Mas nem só de Fernando vive a equipe do ES... Tiago Feliz e Rafa Cosmo também têm chances concretas de brigar pelo título, especialmente se as mesas colaborarem. Aliás, fica o desafio para que Mário Cachaça e suas “Panicats” (leia-se Maciel) deixem as mesas voando para o campeonato. Ainda na lista do estrangeiros, não devemos ignorar Róbson Marfa. Como dito anteriormente, ele ficou no quarteto premiado em quatro oportunidades nos últimos anos. Já os paranaenses Jeferson e Alexandre sempre chegam quietos, e tentam comer o mingau pelas beiradas...
A lista dos gaúchos é de arrepiar. Além do atual campeão estadual, temos vários candidatos às fotos. Mateus Pierobom, um dos mais técnicos do Brasil na modalidade, espera quebrar o encanto nesse ano. Marcelo Vinhas, tricampeão do torneio, vem com sede de vingança, depois que teve sua hegemonia no Centro Sul e no Estadual quebradas em 2010 e 2011, respectivamente. Róbson Bauer vem com currículo invejável no livre e técnica apurada no liso. Deve brigar. Uma das grandes surpresas do estadual 2011, Rodrigo da AFUMEPA, corre por fora. Se jogar como fez no estadual, é candidato às fotos.
O grupo dos polenteiros briga para chegar, depois das campanhas pífias no estadual. Daniel Pizzamiglio teria chances, caso não tivesse abandonado a modalidade nos últimos anos, em prisão domiciliar. Mário Cachaça e Maciel continuam como os principais candidatos dos anfitriãos. Entre os demais gaúchos, destaque para Sérgio Oliveira, campeão estadual de 2010, que promete voltar ao estilo Felipão, depois de um estadual no estilo Portaluppi. Pedrinho Hallal, Augusto Nedel e Luciano Carraro correm no seu ritmo para surpreender os favoritos.
A grande ausência do campeonato será o nosso CHEFE. Depois de receber muitos pedidos dos concorrentes, Zilber aceitou desistir da edição 2011 para dar chance aos adversários. A bondade do nosso CHEFE realmente não tem limites... a arbitragem do campeonato será prejudicada, mas pelo menos a competitividade será mantida.
Entre os “de idade”, o favoritismo é dividido. Osmar Iost, Piruka, André, César, Paulo Schemes, Guido Stein e Carlos Kuhn são as apostas deste colunista. Mas por favor respeitem meus ídolos Luis Fernando e Bodur; Luis Fernando joga com 11 (seu goleiro faz lançamentos inimagináveis) e Bodur promete repetir os feitos do passado, que incluem vitórias fáceis sobre Marcelo Vinhas, um dos craques da modalidade. Já entre os “aborrecentes”, Yago é o grande favorito, especialmente depois da campanha excepcional no estadual especial de lisos.
Em mesas escondidas num canto da sala, outros botonistas estarão disputando o campeonato Centro Sul na modalidade “embarrado”, especialidade do nosso editor. Vários botonistas já confirmaram o uso de chuteiras de trava para que os botões não deslizem, de forma alguma. A partir das quartas de final, 5 ou 6 dos 8 jogos terão o placar de 0x0. Na grande final, o árbitro bocejará 31 vezes... estuda-se a possibilidade de proibir jogos dessa modalidade logo depois do almoço, ou a partir das 20h, como forma de respeito a necessidade básica de dormir do ser humano. Brincadeiras à parte, Sílvio, Victor, Felipe e Leandrinho são os favoritos deste colunista. Deve levar o caneco aquele que pegar as chaves mais fáceis na primeira e segunda fases, acumulando pontos que o permita jogar por empates nos momentos decisivos do campeonato.
Para finalizar, aproveito para agradecer ao Cristian Costa e ao CHEFE, meus únicos fãs, por votarem 95 vezes cada, na enquete do Gothe Gol. Cumprimento aqui também o ex-colunista Danoninho por começar a escrever sobre a primeira divisão do botonista brasileiro aqui no Gothe Gol.
9 comentários:
Parabéns pelo post!! Coerente, com informações interessantes, inclusive estatísticas e muito bem escrito!
Obrigado Glaiton!!! E que venha o Centro Sul!!!
Oh Pedrinho...muito legal. Começo a me apropriar aos poucos do liso (nunca joguei). Só jogo botão uma vez por semana (o resto é dedicado ao futebol e cinema) e lá no Geraldo o lance é o cavado.
Tu és o Mauro César Pereira do futebol de msa. Análise baseadas em esatatísticas e muita ironia: perfeito!
Bem agora vou te largar de mão e acompanhar Wimbledon. Bem que esses caras da sportv podiam estar mostrando o jogo do Nalba contra oa austríaco sacador.
Boa sorte em Caxias, apesar de já te antecipar, vou dar um pau nesse campeontao na quarta que vem...grande abraço e boa viagem!!
Fala Cristian
Estamos te esperando nos lisos... acho que o Leon será a grande promessa nos lisos. O que achas? hahahahahahahaha
Abraços
Bá tchê, como escreve bem este rapaz de Pelotas.
Belo texto ficarei na expectativa do proximo.
Abraço Pedrinho
Dani
Grande Pedrinho....
Muito bem escrito, um texto 100% verossímil, principalmente a frase que falei do Diógenes... FDP!!!!!
Parabéns, continua assim... A parte que mais gostei foi a do "embarrado"!!!
abraço meu velho!
Alex Degani
"Embarrado" vão ser as canchas, principalmente as de hóquei sobre patins, na "pequena" umidade da serra gaudéria. Boa sorte a todos os Gaúchos nas duas modalidades no centro Sul.
Um abraço,
Gothe.
Putz, consegui descontentar o editor... terei multa no salário?
Camarada Pedrinho !
Merece aumento salarial pela boa estreia. Espero que Neymar, Ganso, Cristian e Pedrinho Hallal permaneçam no Brasil pelo menos até o final do ano, rsrs.
Abraços,
Gothe.
Postar um comentário