terça-feira, 11 de outubro de 2011

MÍDIA, FUTMESA, FUTEBOL & RÁDIO




















Um dos primeiros contatos dos apaixonados pelo futebol é com o rádio. Apesar da TV, da internet e todas as demais plataformas, ainda sim a maior ponte entre o torcedor e o futebol até os dias de hoje é o rádio. E com o rádio, vem a proximidade com os comunicadores, repórteres de campo, comentaristas e narradores. Crianças, com o tempo crescemos ouvindo nossos times através de suas vozes, suas narrativas, comentários, emoções.

O tempo passa e o senso crítico nos invade, os questionamentos se impõem. Por que fulano narra com mais vibração o gol de X e não o de Y ? Por que o comentário é sempre mais positivo para determinada cor ? Aqui no Rio Grande do Sul estas impressões ficam grifadas com cores ainda mais robustas em função da força extraordinária da rivalidade da chamada dupla GRE-nal. Nenhum outro clássico no mundo tem este poder.

Uma outra pergunta e curiosidade passa a se fazer implacável. Para quem torce o narrador Pedro Ernesto Denardin da Rádio Gaúcha, ou o narrador Haroldo de Souza da Guaíba ? Qual a preferência clubística dos comentaristas Lauro Quadros, Ruy Carlos Ostermann e Nando Gross da Gaúcha, ou mesmo o Rech da Guaíba ?

Eles afirmam imparcialidade, mas todos nós sabemos que não há no Rio Grande do Sul quem não tenha sua "quedinha". Maurício Saraiva da TV COM e RBS TV e que jogou Futmesa no Departamento do Grêmio, jurava de pés juntos que é torcedor do Flamengo. Mas como vamos ver na sequência, não é o único que jura "imparcialidade".

Todos sabem que Paulo Santana e Cacalo que frequentam o Sala de Redação da Gaúcha são Gremistas, todos sabem que Kenny Braga e Guerrinha do mesmo Sala são colorados. Mas e os outros que citamos antes ?

No Gothe Gol não é diferente, todos sabem que Rafa Tosh, Chambinho e Cristian Costa são Gremistas e já foram ou são colunistas do Blog. Todos sabem que Diego Buralde, Caco Castellan e agora Guilherme Gonçalves são colorados.

Mas nem o Portal Diário do Futmesa escapa de ter o seu Maurício Saraiva, seu cronista imparcial, torcedor é claro do Flamengo e no viés regional um Xavante dos 4 costados, e "só", segundo ele. Certo, ele jamais vai dizer o contrário, mas os nossos internautas vão ter esta oportunidade.

Na nova ENQUETE do Gothe Gol, o Web-leitor responde, Pedrinho Hallal, o colunista que assina atualmente o CONEXÃOLiso, é Gremista ou Colorado ? Está na mão de nossos navegadores a resposta que não quer calar sobre o nosso famoso escriba, afinal alguém pode ser imune a rivalidade GRE-nal neste Estado ? Se sim, em breve com certeza Papai Noel estará escalando as nossas chaminés. Está na barra lateral, participe !

COMEÇA O TROFÉU PORTO ALEGRE FUTMESA CLUBE




















Começou na noite desta segunda a 2ª Edição do Troféu Porto Alegre Futmesa Clube de cavados do Geraldo Santana. Antes da rodada inaugural, Saul Martini (foto) recebeu o troféu de vice-campeão do Troféu Geraldo Santana, que havia sido entregue no sábado aos demais premiados (exceto Paulo Fernando em licença médica),

Saul estreou empatando com o seu PSV diante do Inter de J.Lucas sem gols, mesmo placar de United de Leon e Estudiantes de Maurício. O Editor e seu Bayern de Munique venceram na estreia ao Galo de Gustavo com 2 gols de Klose e 2 gols de Robben. Maurício completou a rodada de abertura vencendo por 3 gols ao Grêmio de Paulo Dias. A competição segue no sábado.




















O Editor confere a tabela antes do começo da rodada

LANCES RÁPIDOS

* Amanhã é dia de COLUNISTAS no Gothe Gol.

* Paim precisava apenas de um empate para vencer o 1º turno do Municipal de Passo Fundo de cavados diante de Gilson. Saiu na frente e parecia encaminhar a vitória, mas Gilson mostrou toda a sua qualidade, virou o jogo e conquistou a primeira volta da competição. Detalhe é que o gol da vitória aconteceu no último lance do jogo.

* Dia de Brasil e México, amistoso da seleção brasileira, alguém se interessa ?

* O Brasil de Pelotas venceu o clássico no domingo diante do Pelotas e assumiu provisoriamente a vice-liderança da Chave Fronteira da Copa Lacy Ughini da FGF. O Leão da Fronteira enfrenta o Guarany de Bagé em casa em Livramento amanhã e uma vitória lhe devolve a vice-liderança da Chave.

* Falando em quarta-feira e feriado, dia de estar no Olímpico às 16hs para Grêmio e Figueirense pelo brasileiro 2011. Antes uma boa costela e uma cerveja alemã no Rolete na Marcílio Dias na companhia do filho.

* Rola no Rio de Janeiro neste próximo sábado a decisão do Estadual liso 2011 carioca. Nas mesas o Campeão Brasileiro da modalidade Alenio Cheble da Lusa e ainda Marfa do Vasco, Sidney e André da AFUMIG, Horácio da Lusa e ainda Marcos Martins, Marcos Barbosa e Weber do Vasco.

* Confirmada para os próximos dias o recebimento direto de terras britânicas para a coleção do Editor, da camisa do Celtic de Glasgow da Escócia, com direito a nome nas costas. Com isso, o Celtic deve ser o próximo time do Editor a receber a assinatura diferenciada de Manoel Gonçalves.

Minha saudação muito especial hoje, especial mesmo, aos nossos colaboradores e as nossas fontes. Faz tempo digo que o Gothe Gol não pertence mais ao seu Editor e que só é possível ser de fato o Portal Diário do Futmesa com tantas novidades, séries especiais, interatividade, credibilidade, debates, análises e informações por vezes exclusivas, pela participação de tanta gente que ama o esporte e está sempre enviando notícias e comentários a nossa Redação. Muito obrigado !

23 comentários:

Pedrinho Gmail disse...

Prezado Editor,

Meu pai é gremista, portanto, até os primeiros anos de vida, fui gremista mesmo que involuntariamente. Existem inclusive fotos minhas com camisa do Grêmio na minha infância.

No ano de 1983 passei a frequentar o Bento Freitas, a casa do meu Xavante, minha maior paixão em termos de futebol. Foi amor a primeira vista. Para um bebê cuja primeira palavra foi “GOL” torcer para um ou dois times não bastava. Até os 6-7 anos de idade eu tinha vários times: Brasil (Pelotas), Grêmio (Rio Grande do Sul), Flamengo (Brasil), Napoli (Itália), Barcelona (Espanha), Bayern (Alemanha), PSV (Holanda).

Ao longo da minha infância fui estranhando o fato de que sempre nos jogos contra os “imundos da capital” o árbitro prejudicava o meu Xavante. Chegou um momento no qual eu cansei. Avisei ao meu pai que dali para frente eu seria apenas Brasil e Flamengo. Por uma incrível coincidência do destino, no ano seguinte haveria um jogo Brasil x Flamengo no Bento Freitas. Meu pai me perguntou: “Vais torcer para quem? E eu disse com a maior naturalidade: “Ué, pai, para o Xavante, é claro. O Xavante é o meu time de verdade”. Fomos ao Bento Freitas e o resto da história o Brasil inteiro conhece.

Durante a adolescência, meu ódio pela dupla grenal somente cresceu. Foram incontáveis os momentos em que fomos roubados dentro e fora de casa pelos imundos da capital. Sou radical o suficiente para achar que quem é Xavante não pode ser Grêmio ou Inter. Sou radical o suficiente para pensar que ser Xavante é uma opção de vida, e não somente uma escolha por um time de futebol.

No ano de 2009 o meu Xavante voltou aos noticiários, desta vez de forma trágica. Nosso ônibus capotou e levou consigo nosso maior ídolo, nosso jogador mais identificado com o clube e meu amigo Giovani (preparador de goleiros). Fiquei a noite toda acompanhando as notícias no rádio, fui ao velório no Bento Freitas lotado no dia seguinte e estive presente num dos momentos mais marcantes da minha vida inteira, quando na estréia do campeonato daquele ano, o árbitro pediu um minuto de silêncio antes do começo da partida e a torcida xavante não conseguiu fazer um minuto de silêncio: todos cantaram o tempo todo, mostrando que ser Xavante é algo inexplicável para os simples mortais. Como pedir um minuto de silêncio para um povo apaixonado, desesperado para gritar, desesperado para chorar com a perda de seus entes queridos, seus ídolos? Quem estava no Bento Freitas naquele dia sabe do que estou falando, e deve sentir o mesmo arrepio que eu sinto ao escrever isso. No mesmo ano fui escolhido para paraninfo de uma turma da Educação Física e pedi uma salva de palmas ao colega Giovani que tinha partida naquele ano: o Teatro ficou em pé saudando nosso colega que partiu.

O episódio do ônibus fez aumentar ainda mais o meu ódio pelos imundos da capital. Para os que não lembram, nos dois dias seguintes, os dirigentes do time da beira do rio e do portoalegrense foram para a TV, jornal, vender a imagem da solidariedade. Disseram que ajudariam o Brasil com todas as forças para reerguer o clube. Pura falsidade. Apenas usaram os momentos de mídia e viraram as costas ao Brasil. Nos cederam seus piores refugos, deixando que o Brasil caísse pelas tabelas num ano tão traumatizante.

Felizmente minha relação com os imundos da capital me dá muito mais alegrias do que tristezas. Ao longo desses anos, aprendi boa parte do alfabeto com o Grêmio, vi o meu Mazembe nascer, aprendi que a mediocridade do portoalegrense é tanta que seu maior título nos últimos anos foi a série B, vi o Márcio Resende de Freitas expulsar corretamente o Tinga por simulação contra o Corinthians, enfim, fui muito feliz.

Com tudo isso, quero dizer que não foi possível responder a enquete do GotheGol pela primeira vez nos últimos anos. Minha resposta seria obviamente C. Os torcedores Xavantes sabem muito bem do que estou falando. Aos outros, tenho apenas pena que nunca tenham vivenciado a experiência de ser Xavante. Talvez o Paulo Santana possa lhes explicar...

Um abraço, Pedrinho

Pedrinho Gmail disse...

Estou notando que o Grêmio consegue perder grenal até em enquete... que fase...

GOTHE disse...

Prezado Pedrinho,

Com sorte estão nossos Web-leitores que ganham um CONEXÃOLiso extra em plena Zona de Comentários !

Talvez sem o mesmo tempêro satírico que caracteriza os teus textos e todos nós gostamos, mas ótimo assim mesmo.

Com o Maurício Saraiva no Grêmio, tive a liberdade de questionar seu "flamenguismo". Me contou uma história bonita, ligada ao pai que também conheço pessoalmente, apenas é claro sem o fatídico acidente com o grupo do Brasil que todos lamentamos, e que dá cores ainda mais fortes ao teu conteúdo, e que sensibiliza.

Mas não é para ser nada sério, afinal nem Grêmio e nem Inter, nem os demais cronistas e nem você são o personagem principal desta ENQUETE, e sim a sensibilidade do internauta diante da maior rivalidade que o mundo conhece no futebol, de perceber segundo o seu próprio senso, de sua própria opinião, se o Pedrinho é Gremista ou colorado.

Eu sei o que o Pedro Ernesto é, mas gosto de ouvir a opinião dos torcedores, e são as mais diversas, rsrs.

O Victor é Pelotas e Grêmio, o Vinhas Xavante e Grêmio, o Sambaquy Caxias e Inter, todos com a maior dignidade e provavelmente todos com histórias bonitas para contar. Agora é acompanhar.

Um abraço,
Gothe.

GOTHE disse...

A fase do Grêmio é mesmo terrível, rsrs... Se os internautas te disserem Gremista...

lhroza disse...

LH.ROZA...

Srs. EDITORES !!! o que + dizer e/ou acrescentar, depois dessa narrativa do PEDRINHO...

EU aos 8 anos(1953),levado pelo meu padrinho assistir o 1º jogo na BAIXADA, com aquele inesquecivel esquadrão: Caruccio-Oswaldo & Duarte - Tibirica - Ceara & Odi- Joaquinzinho - Negrito - Caizé - Gitinha & João Borges...

Desde então, não poderia deixar de reconhecer a grandeza da "DUPLA" que os demais gaúchos tanto enaltencem, mas daí vir torcer por eles jamais...

Aproveitando a democracia desta COLUNA, venho manifestar minha maior satisfação, é quando "eles" são prejudicados em seus jogos pelos "homens do apito"...

Creio que esse seja o pensamento de muitos BOTONISTAS XAVANTES

ATÉ +

GOTHE disse...

Camarada Roza !

Que bom que o mote da ENQUETE vai permitindo que histórias como essas possam ser contadas aqui no Gothe Gol.

Um grande abraço,
Gothe.

dr Maia disse...

Gothe, os pelotinos não são chegados na dupla Grenal. Veja bem, falo apenas dos pelotinos.

Abraço!

Pedrinho Gmail disse...

Excelente o comentário do Dr. Maia...

GOTHE disse...

Amigos Pelotinos,

imagino válido o esforço.

Um abraço,
Gothe.

dr Maia disse...

Velho, fiz o meu melhor... Naturalmente, eu que sou portoalegrense e colorado, não tenho alcance e a sabedoria dos nascidos as margens do São Gonçalo. Felizmente desde 2005 fui adotado pela linda terra do doce e das charqueadas.

lhroza disse...

LH.ROZA
Dr.MAIA...
Procurando no "Google" não encontei essa sua expressão "PELOTINOS"; por acaso já que VC. se diz "PORTOALEGRENSE" que tb. tem uns apelidos pejorativos...

Por tb. ser PELOTENSE(1945-2011)e dos bons...queira explicar o significado do mesmo, se possivel for.

Ficamos no aguardo...

dr Maia disse...

Meu caro L.H. Roza,

Recomendo a leitura do blog Amigos de Pelotas, pois lá encontrarás textos como esse que postei logo abaixo. Blog criado e construído por pelotenses e não por pelotinos.

Segue o texto:

Todo pelotino sonha com o dia em que se formará em Medicina na Universidade Federal de Pelootas - ou Católica, tanto faz. Com o dia em que se tornará sócio do Dunas Clube. Com o sábado em que se casará com a herdeira de alguma família de sobrenome tradicional, em cerimônia na Catedral. Com o dia em que comprará uma casa de praia no Cassino, "pois Laranjal é pouco para ele". Com o dia em que começará a aparecer na coluna social do Diário Popular, sorrindo e manuseando um copo de uísque. Com a vez em que fará com a mulher um "giro" pela Europa e verá as fotos da viagem publicadas na coluna social do DP. Com o dia em que fará novo passeio pelo exterior, desta feita para levar os filhos a Disneylândia. Com o dia em que as fotos dos filhos na Disney saírão publicadas na coluna social do DP. Com o dia em que, na festa de debutante de sua filha, dançará com a garota o Danúbio Azul no salão do Dunas ou do Campestre, envolvido por gelo seco. Com o dia em que perceberá que pode jantar todo santo sábado no restaurante Batuva, sem comprometer o orçamento. Com as férias que passará em Punta del Este, quem sabe até mesmo o reveillon, e com a noite em que jantará na mesma mesa de alguma atriz global que venha se apresentar no Theatro Sete de Abril. Todo pelotino sonha com o dia em que a cidade reconhecerá que ele é pelotino, sim, mas que só por azar nasceu, e morrerá, aqui.

saudações coloradas

Pedrinho Gmail disse...

Parabéns ao Dr. Maia pela excelente leitura. Vai longe...

lhroza disse...

LH.ROZA...
Dr.MAIA....RÉPLICA

Por estar afastado da "terrinha" ha +/- 11 anos, hoje residindo em JOINVILLE-SC.

Agadecemos sua pronta atenção, tentaremos nos atualizar com novas leituras no site recomendo.

Obs.:continuamos batendo uma bolinha com os gaúchos desgarrados aqui no Norte catarinense.

Um abraço e Saudações XAVANTE

dr Maia disse...

Ora, nada mais justo para alguem como eu que pratica apenas o " embarrado" e, além disso, é um imundo da capital. kkkkkkkk!
Quanto as leituras, preciso de recomendações... todos os clichês serão bem vindos. Kant, Kelsen e Calvin... Klein

Escrever com o fígado faz mal a saúde!

dr Maia disse...

Roza, sei que o amigo entendeu corretamente o termo pelotino. Minha esposa é pelotense e, as vezes, tem recaídas pelotinas. kkkkkk! O que importa é que estamos aqui ajudando a construir uma Pelotas para os pelotenses.
Abraço

GOTHE disse...

E imaginar que de uma brincadeira com o nosso colunista do CONEXÃOLiso íamos ter um bate-papo regional. Vou ser sincero, desconhecia o termo pelotino e o texto que o Dr.Maia sugeriu é daqueles locais universais. Valeu a publicação.

Um abraço à todos,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Seria uma característica 'pelotina' colocar dr na frente do nome?

dr Maia disse...

Touché!

Boa, me pegou agora... vou explicar. Frequento o blog vermelho, forum de colorados na net, e o dr maia foi usado para me identificar como adeva e facilitar as 'consultas'.

dr Maia disse...

Gothe, quase uma "crise dos mísseis"!

Pedrinho Gmail disse...

kkkkkkkkkk... foi só uma brincadeira... o dia de hoje foi um dos melhores do GotheGol até hoje, embora a gente tenha evitado falar em futebol de mesa desde o começo...

dr Maia disse...

Roza, só pra que tu tenhas idéia da importância do Amigos de Pelotas, foram eles que denunciaram a cobrança de corretagem, por parte de algumas imobiliárias (fuhro souto), na venda de imóveis do programa "minha casa minha vida". Foi por iniciativa deles que o MP federal começou a investigar a suposta fraude.

Não vou me alongar mais no assunto e nem tomar espaço do nosso blog do futmesa.


ps: o diário popular levou 4 meses para tratar do caso

dr Maia disse...

Bom, falando em futmesa. De se lamentar que Zona Sul foi cancelado. Para todos nós Lourencianos é sempre muito importante receber entidades que ajudam a manter vivo o futmesa em São Lourenço.

ps: sou portoalgrense de nascimento, lourenciano por adoção e pelotino por casamento, ou seja, talvez eu tenha me tornado um apatrida.kkkkkk!