segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















Alenio Cheble que assina aqui no Gothe Gol o FutRIOmesa e que já havia recentemente conquistado o Estadual de lisos carioca, neste sábado unificou os títulos colocando também a faixa de Campeão Estadual carioca nos cavados no peito.

Alenio da Portuguesa bateu a Robson Marfa do Vasco da Gama e fez a festa numa temporada onde tem sido impecável. Atual Campeão Brasileiro dos lisos, deve ir a Recife tentar o Bi da competição, ele que também já tem na estante o brasileiro de cavados e é hoje um dos mais completos botonistas do país.

Horácio Jr também da Lusa carioca ficou com a 3ª colocação e Hércules da AFUMIG foi o 4º colocado. Na série prata do Estadual carioca, Bruno Falcão da Portuguesa com um empate diante Wanner do Rio-São Paulo ficou com o caneco. Glaiton da Light foi o 3º e Halisson do Bangu o 4º colocado. Os 4 estarão na série ouro em 2012.

LANCES RÁPIDOS

E é nas mesas que o Brasil de Pelotas vai salvando a temporada 2011, e é nos lisos, nas habilidosas mãos de Robson Bauer. O Xavante Robson fechou o 1º turno da série A da AFM Caxias na ponta da tabela com 20 pontos, 6 pontos a frente do Boca de Crosa. De quebra o Brasil venceu seus 2 primeiros jogos no 2º turno, batendo o Santa Cruz de Pizza Pai e o Santos de Sandro.

* Já são 250 os votos eletrônicos na ENQUETE sobre o brasileiro 2011 do Recife em nossa barra lateral. Cristian Baptista segue com históricos 30% da confiança dos internautas para trazer o título de Campeão para os Gaúchos. Duda tem 19% das escolhas, Daniel Maciel 10%, a opção "outro" 8% e Vinhas 6% das preferências.


Na prática terminou a ENQUETE sobre as cores de nosso colaborador do CONEXÃOLiso Pedrinho Hallal. São 85% os navegadores do Gothe Gol que imaginam o Pedrinho colorado. Mas isto é a prova de que as aparências enganam, de que os números apenas refletem uma impressão, a sensação de quem não o conhece, que não basta ser ou não ser, as vezes é preciso parecer. Não há nenhuma razão para duvidar de que Pedrinho é somente rubro-negro, Xavante em Pelotas onde reside e também Flamengo.

* Na Copa Laci Ughini a Lajeadense revertou a vantagem do 14 de Julho de Livramento jogando em casa no Florestal e chega as semi. O São Paulo de Rio Grande não foi adversário para o Juventude de Caxias, levou mais 3 e também se despediu.

Segue a reta final do interno da APFM. Neste sábado foram 3 empates, dois deles com Ederlin. Ederlin empatou em 1 gol com Piruka e em 2 gols com Marcelo, enquanto Aldyr e Carlos ficaram na igualdade sem gols. Marcelo o melhor no 1º turno e na Geral entrou nesta fase decisiva com 5 pontos extras, já Aldyr que venceu o 2º turno soma 3 pontos extras na hora decisiva. Mesmo sem contar com pontos extras, Piruka lidera com 7 pontos seguido por Aldyr e Marcelo que somam 6, Carlos com 4 e Ederlin com 2 pontos. Edson está zerado, mas há diferença de jogos entre os participantes. Na APFM, Ítalo e Ederlin estão decidindo a outra competição de cavados, a Taça.

* Poucos jogos previstos na rodada de hoje do Troféu Porto Alegre Futmesa do Clube de cavados do Geraldo Santana. Destaque para o confronto entre o PSV Eindhoven de Saul Martini e o United de Leon Amaral. Com uma vitória, Leon pode chegar a liderança do Grupo B superando ao Bayern de Munique do Editor que não joga na noite desta segunda-feira.

* O G5 do brasileiro passa mais uma rodada higienizado. Vamos torcer que permaneça assim.

* Mais uma vitória do alemão Vettel no Mundial de Pilotos de F1. Venceu o GP da Índia sem sustos. São 11 vitórias só nesta temporada onde ganhou antecipadamente o Bi-campeonato.

Um empate com Eduardo Iepsen neste sábado deu a Ochôa o caneco do 4º turno do XXIº Lourenciano, ficou apenas 1 ponto à frente de Darcy Levien. O 5º turno desta temporada de 2011 já começou forte com vários jogos e tem Lobato na frente, seguido de Darcy Levien. Na soma dos turnos Eduardo Kern tem 39 pontos na briga pelo título da temporada com Darcy em 2º com 36, Dr.Hammes em 3º com 33, Ochôa em 4º com 32 e Claudio Colares em 5º com 30 pontos.

NO CONSELHO TRICOLOR




















O começo foi muito difícil contra um Flamengo que tocou a bola fácil nas proximidades e inclusive dentro da área do Grêmio. Tínhamos uma defesa perdida e aí Gilberto Silva junto como volante. Na frente excesso de troca de passes, jogadores retendo demais a bola e uma falta incrível de decisão na hora de definir, com excessão a Douglas.

A consequência ? Na infelicidade do escorregão de Rafael Marques e falha de posicionamento o 1º gol do Fla e numa marcação absolutamente confusa o 2º gol carioca, com o requinte de falta de sorte e a bola desviando em Fernando antes de passar pelo goleiro Victor. Nada fazia prever uma reação como a que aconteceu no clássico do domingo no Olímpico Monumental, a não ser que o Grêmio diminuisse a vantagem do time de Luxemburgo ainda no 1º tempo. E aconteceu, pois quando houve a finalização de André Lima que já havia marcado 2 gols no empate constrangedor diante do América em Minas, a bola finalmente entrou.




















Roth soube ajustar o time no intervalo, recuperou a marcação de meio de campo com a entrada de Adilson e tirando um Saimon já amarelado, passando Gilberto Silva para o seu lugar. Defensivamente era o possível. A volta do poder de marcação do meio deu mais segurança a defesa e permitiu com as retomadas de bola, com uma capacidade maior de desarme, uma maior posse de bola, inexistente no 1º tempo.

O golaço cedo na 2ª etapa de André Lima fragilizou o ânimo do Fla e permitiu um maior volume do Grêmio, mesmo com a perda da jogada forte com Julio Cesar pela ala esquerda. Prevaleceu a qualidade de um Douglas (talvez descontando a retenção de bola nos contra-ataques), além do belo lance de Miralles que na nossa opinião poderia ter entrado no lugar do burocrático e cansado Marquinhos.

Não tenho dúvidas que foi uma vitória de superação, onde a vontade e o preparo físico foram fundamentais. Foi uma vitória daquelas para entrar na história pelo ambiente que envolveu o clássico, pela rivalidade estabelecida, pela necessidade de uma resposta simbólica ao caso Ronaldinho Gaúcho, mesmo que eu particularmente entenda as situações do futebol e entenda como de seu mundo as circunstâncias que o colocaram no time da Gávea.

Pragmaticamente talvez fosse melhor não ter vencido o Fla, mas confesso que não gosto do Flamengo que como instituição é historicamente algo podre, do mais podre que pode existir no futebol brasileiro, protegido de sua enorme dívida sempre, subsidiado por muitos anos por uma estatal a fundo perdido sem maiores explicações, bancado por interesses comerciais questionáveis que vão dos direitos de televisionamento passando por arbitragens flexíveis e influênciais diretivas que gozam de posições fortes nos destinos do futebol brasileiro. Um resultado como este não resolverá nada disso, o clube Flamengo seguirá sendo o exemplo de tudo o que não deve acontecer em nosso futebol, mas com certeza, por algumas horas, para não dizer por uns poucos dias, faz justiça, não ao Grêmio, ao próprio esporte.




















Vamos conferir a atuação dos Tricolores

Victor - Começou mal, perdido nas saídas de bola aérea, mas a defesa na falta cobrada por Ronaldinho lhe devolveu a confiança, mesmo com os gols tomados que não foram sua culpa;

Mário Fernandes - Sempre em alto nível, com direito a passe de peito para o 1º gol de André Lima e a tradicional eficiência na defesa e no apoio;

Saimon - Começou bem no confronto pessoal com Ronaldinho, mas foi se perdendo no posicionamento e o cartão amrelo cedo o complicou;

Rafael Marques - Foi confuso no 1º tempo como toda a defesa, mas o escorregão no 1º gol do Fla foi acidental. Foi firme na etapa decisiva;

Julio Cesar - A opção de ataque na etapa inicial, cãibras o tiraram do jogo;

Gilberto Silva - Como volante esteve muito mal, melhorou como zagueiro mesmo que não goste dele na posição;

Fernando - Mais uma vez fez um bom jogo, vem mantendo a regularidade com qualidade;

Marquinhos - Lento e burocrático e ainda mais tarde cansado, poderia ter deixado o time. Cobrou mal a bola parada;

Douglas - Algumas vezes reteu demais a bola matando boas chances de contra-ataque. Mas para quem quase marcou por 3 vezes no 1º tempo e fez um gol de alta técnica, não há o que dizer. O melhor do time;

Escudero - Conduziu várias vezes a bola em excesso e foi desarmado, mas é importante na movimentação e quando parte para cima dos adversários abre espaços. Não foi sua melhor tarde;

André Lima - Voltou a marcar duas vezes como em Minas, e dois belos gols, tarefa de centroavante. Ótimo jogo;

Adilson - Levou alguns minutos para se encontrar errando um passe importante no meio logo que entrou, mas foi quem ajustou a marcação do setor, permitiu uma maior recuperação da posse de bola e deu tranquilidade ao time de se soltar do meio para frente, foi taticamente importante;

Bruno Collaço - Substituiu a Julio Cesar na ala esquerda, sem a mesma qualidade mas sem comprometer e com aplicação;

Miralles - Entrou com personalidade e na primeira bola que arriscou, marcou. Sempre digo aqui que com sequência poderá jogar um ótimo futebol;

Celso Roth - Mexeu certo no intervalo acertando um posicionamento defensivo que estava desastroso. Ajustou o meio e fez o Grêmio ditar o ritmo do segundo tempo do jogo. Penso que Miralles poderia ter entrado no lugar de Marquinhos que jogou menos do que Escudero e estava visivelmente desgastado fisicamente.

NAVEGANDO




















Entre a colorida Holambra em São Paulo, a Water Mill do catavento no Estado de Nova Iorque (EUA), a Elias Fausto da tradicional igreja e de Jandira (ao centro) também em São Paulo, a belíssima Teutônia no Rio Grande do Sul (abaixo) e ainda Jaguará do Sul em Santa Catarina (acima na montagem) em comum o ingresso na navegação do Gothe Gol neste final de semana, somando-se a tantas pontas no Brasil e fora dele que já estão conectadas principalmente no nosso Futmesa. A todos a nossa saudação muito especial.

Nosso abraço também aos amigos de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Santa Maria, Canguçu, Passo Fundo, Rio Grande, Caxias do Sul, Cachoeirinha e Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Sombrio, Itajaí, Joinville e Criciúma em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Maringá no Paraná, São Paulo, Campinas, Suzano, Borborema, Santo André, Franca e Rio Claro em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Belo Horizonte em Minas, Brasília no DF, Salvador e Barreiras na Bahia, Moreno em Pernambuco, Natal no Rio Grande do Norte, Belém do Pará, Buenos Aires na Argentina e Lisboa em Portugal.

Imagens

Estadual Rio by futeboldemesanews.com.br
Robson Bauer by arquivos do Gothe Gol
Pedrinho Hallal by blog da Academia de Pelotas
Piruka by blog da APFM
Ochôa by blog do GEL
Logo e fotos NO CONSELHO TRICOLOR by Gothe Gol
Montagem cidades com fotos by Google

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Gothe, grande Conselheiro,

Parabéns pela vitória empolgante. Confesso que também não gosto do Flamengo carioca e assisti o jogo como gaúcho,contra cariocas e paulistas.
O comentário sobre a Instituição Flamengo é conclusivo e mostra a grande dificuldade dos times do sul em vencer campeonatos. Eles são beneficiados em tudo.
Abração

Adauto Celso Sambaquy

GOTHE disse...

Amigo Sambaquy,

Os Gaúchos fora do Rio Grande por um longo tempo conseguem a arte de torcer pelos representantes do Estado, sem distinção.

É quase uma espécie de defesa das origens, natural.

Mas quem está na aldeia vocês sabem que é bem difícil, que aqui a coisa é muito pegada.

Se há então um envolvimento maior com algum dos clubes, pior.

Obrigado pela mensagem e um grande abraço.

Gothe.