sábado, 8 de outubro de 2011

O PRESIDENTE NO BLOG

Por Marcelo Vinhas
Nesta edição (penúltima) foi necessário organizar a coluna em tópicos.
EXPERIMENTAIS
Competições bem sucedidas. Já foi possível aplicar o Código Disciplinar da FGFM de forma exemplar e que, mais uma vez, torço para que também seja de forma preventiva.
A Taça RS da modalidade Liso mostrou que veio para ficar. Quase não parecia se tratar de um campeonato experimental, dado seu nível de competitividade e participação dos clubes. No total foram oito entidades, somando 24 botonistas, sendo 16 jogando e os demais arbitrando.
Para o Master a expectativa era inegavelmente maior. Durante toda a gestão ouvi muitas opiniões a respeito do assunto, tendo recebido, inclusive, um abaixo-assinado solicitando que a criação da categoria fosse incluída em pauta de assembléia. Assim foi feito e a votação foi realizada na Taça RS do ano passado, em Pelotas, com a proposta sendo rejeitada. Entretanto foi criada e realizada a competição experimental, com o número de participantes não passando de nove.
É preciso já pensar na assembléia a ocorrer na próxima Taça RS. Como falei ao final da competição, sendo a assembléia geral o poder soberano da FGFM, são os clubes que aprovam as alterações em nosso regulamento.
CALENDÁRIO
Calendário inchado? E se mudássemos o ponto de vista, o que ocorre não poderiam ser conseqüências do crescimento do esporte? Acredito nesta hipótese, prevendo que a tendência para os botonistas seja de priorização das competições de sua respectiva preferência, independente de regra ou modalidade.
Mesmo com nosso calendário muitas vezes tido como inchado, tivemos praticamente todas as competições oficiais com ampla procura, sem contar as não oficiais como Identidade FM, Lagoão e Riachão, além das competições experimentais.
Ainda assim já está se pensando em alternativas de integração de datas, de forma que algumas competições possam agregar forças. Talvez o primeiro desafio da próxima gestão.
SEPARAÇÃO DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS
A proposta elaborada pelo Daniel Maciel foi encaminhada aos dirigentes dos clubes gaúchos filiados e regularizados para a prática da regra 1 Toque. Já recebemos diversas posições, quase em sua totalidade favoráveis.
É importante não confundir a proposta com ideologia separatista. Em caso de aprovação, o Rio Grande do Sul seguirá participando de todas as competições nacionais da modalidade Liso, assim como todos os demais estados terão direito de jogar também na modalidade Livre. Nada de separatismo.
Penso que o cavado seja merecedor de tal espaço, com possibilidade de abertura de todas as categorias e não somente a Especial Livre.
CENTRO-SUL
Ouvi muitas opiniões que acreditam que o Centro-Sul possa deixar de ser realizado em caso de aprovação da separação, prevendo que, a partir de então, haverá menor demanda pelo certame.
Vale lembrar que serão duas competições distintas. O Centro-Sul continuará sendo um campeonato regional, no qual as modalidades Livre e Liso são jogadas simultaneamente.
Penso que antes de qualquer decisão a respeito, seja preciso analisar resultados práticos que comprovem a necessidade de “arquivamento”. Considero complicado simplesmente extinguir da noite para o dia uma competição que em sua última edição contou com a participação de 108 botonistas!
12 TOQUES
Estive no dia 01/10 no Grêmio Náutico União, onde estava sendo realizado o Estadual Especial da regra. Foi aprovado o Regulamento Oficial das Competições da regra 12 Toques na FGFM, muito semelhante ao que já temos na regra 1 Toque. Em breve o regulamento estará disponível no site da FGFM.
A Regra 12 Toques hoje já está sendo praticada por 4 clubes filiados a FGFM. Esse número com certeza irá aumentar no decorrer do tempo, assim como os clubes que praticam exclusivamente a 12 Toques também poderão passar a praticar a 1 Toque. Por que não? É o nosso futebol de mesa que se fortalece.
NOVOS CLUBES
A AVFB (Associação Viamonense de Futebol de Botão) segue em processo de filiação, e em breve estará participando das competições oficiais da FGFM. Ao que tudo indica, na próxima semana um novo clube deverá estar encaminhando seu registro. Sendo assim, é forte a possibilidade de que encerremos o ano de 2011 com 22 clubes filiados.
BRASILEIRO
O time está formado! Ao todo serão 47 gaúchos vestindo a mesma camisa, representando o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro em Recife nas categorias Especial Liso, Especial Livre, Sênior Liso, Master Liso, Júnior Liso e Infantil Liso.
Nosso estado também estará fortemente representado no Brasileiro de Clubes, com 2 representantes na categoria liso (AFM Caxias e Academia) e 4 na categoria livre (AFUMEPA, ARFM, Franzen e AFM Caxias).
Boa sorte a todos!

4 comentários:

Pedro C Hallal disse...

Elogiar os amigos é fácil, mas não posso deixar de elogiar o Vinhas só porque ele é meu amigo: a coluna de hoje mostra a preocupação com o futuro do esporte. Concordo absolutamente com todas as posições apresentadas.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Vinhas,
Demonstrar entusiasmo pela sua gestão é desnecessário, pois ela é um sucesso absoluto. Fiquei feliz em ver que a FGFM está abrigando as demais regras, como a citada 12 toques. Essa é indiscutivelmente a mais praticada no país pela quantidade de clubes e pessoas que a praticam, além de que seus campos são menor e em um local abrigam-se muitos, ao contrário dos nossos. Vejo com bons olhos e acredito que seu trabalho será eternizado na história do FM gaúcho.
Parabenizo-o pela brilhante atuação como gestor e pela visão ampla no sentido de aproximação com as demais regras. Dentro do CND nós somos 1/3 e os outros 2/3 estão com as regras de 3 e 12 toques. Jamais poderemos esquecer que unidos conseguimos transformar a nossa diversão em esporte.
Um grande abraço
Adauto Celso Sambaquy

lhroza disse...

LH.ROZA
Alo "xavante" VINHAS...
Sem duvidas que sua visão como gestor da FGFM,ficara marcada.
Pois alem da exelente organização nas competições,via Internet, a valorização dos Torneios extra- oficiais, dado a crescente procura dos botonistas em participar dos mesmos.
Quanto a inclusão das demais Regras, reconhecidas pela CBFM e disputadas nos demais Estados, será um grande avanço em proporcionar a valorização desse nosso lazer.
Aqui da distante JOINVILLE-SC, desejamos um forte abraço.

Feijó disse...

O Presidente Marcelo Vinhas é merecedor de todos os elogios feitos aqui neste espaço e em outros blogs até porque elogiar nada mais é do que reconhecer o mérito de alguém, neste caso elogiamos ao M.Vinhas e seus colaboradores.
Me atrevo a dizer que a FGFM se divide em dois momentos: antes do Marcelo Vinhas e após M. Vinhas.
Tomará que tenhamos o merecimento de termos entre os próximos candidatos a Presidente da FGFM alguém com a mesma competência e disposição para poder dar seqüência a esta gestão que foi extremamente exitosa e vitoriosa.
Meus Parabéns Marcelo Vinhas, além de ser um botonista exemplar, também nos mostrou o seu potencial como administrador da FGFM.
Um grande abraço,

Rogério Feijó