quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COLUNISTAS

De todas as mensagens dos últimos tempos em função dos intensos debates sobre vários temas, em especial sobre cavados e lisos, a mais bem humorada corneta que tomei chegou ontem à noite, de um Gaúcho de fora do Estado.

Segundo ele, o Dr.Sócrates do nosso Futmesa quer a cabeça do Editor e na primeira oportunidade nas mesas vai meter uns 5 ou 6 a 0, que não teremos a moleza que temos na rede. Só posso concordar com o internauta e dizer que não importa cavados ou lisos, não importa o piso, se for só 5 já estará de bom tamanho (risos).

Alguém pode até pensar que vida de Editor de Futmesa é fácil, mas não é não, são várias as suscetibilidades e melindres, como diz outro, imaginem se estes caras fossem esportistas super bem pagos como tenistas e golfistas e personalidades públicas, como não reagiriam.

Mas vale a pena a proposta de divulgar mais do que duelos, troféus e churrascos, de tratar o Futmesa como esporte como é a proposta do Gothe Gol. Fomos nós mesmos que criamos o CONEXÃOLiso que hoje é assinado pelo excelente Pedrinho Hallal que diverge e bastante sobre as nossas idéias, temos o NA AVALANCHE que muito sucesso fez com o Rafa Tosh e agora segue bombando com o Cristian Costa, os dois que não concordam nem um pouco com o Editor quando o assunto é futebol.

Bem, hoje temos de volta o colunista vermelho, ou seria o nosso Mário Fernandes (risos), que sumiu duas ou três semanas, ao lado daquele que embora o talento dos demais, é único, o Cristian Costa no leme do NA AVALANCHE.

Nestes últimos tempos o Futmesa tem ganho muito com novos espaços, seja de blogueiros, entidades ou institucionais. Estamos agregando hoje o do amigo e botonista Joni, o Cartão Vermelho que está disponível em nossa barra lateral nas DICAS DE LINKS, onde tem gente pioneira na rede que ainda escreve como o Breno Kreuzner do MANCHESTER FM, coisas novas como o blog da Liga Inglesa do amigo Dani Junqueira e caneta eletrônica do Rogerinho, tradicionais como Academia, COP, APFM, Canguçu, GEL, AFUMERG, FRANZEN e alguns para mim especiais como o que leva o nome da Riograndina e é assinado pelo Degani e onde está residente a coluna do Presidente Mário, leitura obrigatória das segundas. Vamos aos nossos COLUNISTAS com Cristian Costa e NA AVALANCHE e Guilherme Gonçalves e o INTERação !

NA AVALANCHE por Cristian Costa

Estou trabalhando mais que remador no filme Ben-Hur. Mais que detector de metal em show de metaleiro. E ainda tenho que parar tudo para escrever a coluna, senão o Gothe corta os já parcos recursos que ele me dá.
E não pensem os senhores. O camarada trabalha muito, mas está rico. Jorra ouro da torneira do banheiro. Pura ilusão. Nunca estive tão miserável nessa vida. Queria ser milionário como o Cristiano Carneiro, o Rafa Tosh, o Maurício Cadore e o nosso editor. Coluninha reduzida hoje.
Mas vamos as últimas do Grêmio. Na derrota para o time que morre mais torcedor que nasce, o Gothe foi visto correndo enloquecidamente com os braços para o alto na hora do gol do Loco Abreu. Corre a boca pequena que foi ele a adulterar o chazinho do Rafa e este não fez efeito algum.
Depois da vitória sobre o time do Guga Kuerten, eu sempre esqueço o nome daquele time azul. Só sei que se pronuncia da mesma forma que um estado Americano. Vai ver é Califórnia, ou Dakota do Sul. Mas isso não importa. Valeu a vitória.  Os três pontos nos afastaram da foice do carrasco. Os próximos jogos serão no Olímpico (Cruzeiro e Santos). Dois triunfos, com o auxílio do chazinho mágico do Tosh, e já era qualquer temor do descenso.  Se elas antecederem mais dois sucessos – Coritiba lá e Figueirense aqui – o campeonato começa  ficar bom pra gente.
Um bruxo meu é parceiro do Mário Fernandes. Ele me explicou toda a história detalhadamente. Mas vcs jamais saberão, seus otários!
Jogos Olímpicos
As meninas no basquete atropelaram as mexicanas e venceram o grupo B do Pré-Olímpico. Faltam dois jogos para Londres. Provavelmente Argentina na semi e Cuba na final. Apenas uma vaga direta está em disputa para as Olimpíadas.
Futebol de Mesa
O Maciel, futuro presidente da FGFM, papou todo mundo e ganhou o título da Taça RS no Liso com uma mão nas costas. Tudo bem que o campeonato não tinha o Pedrinho, maior nome do botonismo gaúcho na modalidade, mas a conquista foi pra lá de merecida. Além de grande jogador, o cara quer revolucionar o campeonato brasileiro de botão. Eu apóio.
No Geraldo, Criatiano venceu de novo. Desta vez o triunfo foi sobre Saul, a cara nova nas finais do departamento. O Holigan venceu o segundo turno do campeonato passando pelo Gothe, por mim e pelo Leon na final. Leon que só perdeu pq estava de amarelo no jogo decisivo em homenagem ao seu verdadeiro time de coração.
Aventuras de Caju
O ano 1989. Vitor empata (3x3) no final um jogo perdido contra o Flamengo, chegou a estar 3x1 para o time da Gávea, pela Taça Rio e mantêm a esperança do Gloriosos ser campeão Carioca depois de 20 anos. Na geral do Maraca, Caju chora ajoelhado ao lado dos seus priminhos Paulo Valentim e Quarentinha (o nome dos dois guris foi uma homenagem do tio de Caju, botafoguense doente, aos dois grandes atacantes da década de 50).
Os três vão pra casa sorrindo e cantando a plenos pulmões :
Botafogo, Botafogo,
Campeão desde 1910
Foste herói em cada jogo
Botafogo
Por isso é que tu és
E hás de ser
Nosso imenso prazer
tradições,
Aos milhões tens também
Tu és o Glorioso
Não podes perder,
Perder pra ninguém
Noutros esportes
Tua fibra está presente
Honrando as cores
Do Brasil de nossa gente
Na estrada dos louros,
um facho de luz
Tua estrela solitária
Te conduz
Botafogo!

Caju chora muito. Nem lembra mais do amor que sentia pelo Vasco da Gama. Agora ele é Botafogo doente. Praticamente nasceu e cresceu em Marechal Severiano. As fotos de garricha substituíram as de Roberto Dinamite. Considera Mazolinha o maior jogador do Brasil e Paulinho Cricíuma um centroavante do nível de Careca, Reinaldo, Romário.
Mas o melhor ainda estaria por vir...segue
Abraço ao Cristiano Carneiro, papa tudo do Geraldo Santana.
Frase da semana
Não sou o fulano (jogador do Geraldo Santana) pra roubar
O autor, outro jogador do Geraldo Santana
Até queria revelar os nomes, mas o Gothe não deixou.
INTERação por Guilherme Gonçalves
Returno equilibrado

O Inter inicia o returno de forma equilibrada, embora não tenha engatado uma sequencia necessária de vitórias, também não perdeu um jogo sequer até o momento. Infelizmente, vejo este campeonato nivelado por baixo, tanto que o Inter com uma campanha para lá de mediana está em 4° colocado neste returno. Ainda vejo possibilidade de título, não graças ao Inter e sim graças a falta de convicção nas equipes que se encontram em nossa frente. O Flamengo que eu acreditei que iria engatar, teve uma brusca queda de rendimento e o Corinthians perdeu o gás.

Fator Damião

Me assusta e muito a ausência de Damião nos próximos jogos. Não só pela falta que sua qualidade vai fazer mas também por seu substituo ser o Jô. Um centroavante mediano (para não dizer ruim) e sem ritmo. Jô tem errado gols claros, como um que impediu nossa vitória sobre o Ceará no fim do segundo tempo. Espero que Damigol se recupere logo e possa voltar a balançar as redes de uma vez.
A vaga de Zé Roberto

Que Zé Roberto está fazendo muita falta, todos já vimos. O que não entendemos é porque seguir dando chances para jogadores que não estão aptos a tarefa. Vamos começar por Delatorre, ele é jovem e pode crescer, mas hoje não está pronto. Acredito que Ricardo Goulart também não seja o jogador ideal para ser testado nesta função. Ilsinho é outro que tem que ser lateral, porque quem deve ser reserva no meio de campo tem que ser o João Paulo e não ele. Uma aposta que talvez eu fizesse seria Lucas Roggia ou Siloé como segundo atacante, não custa nada tentar.

Zaga

Nossa zaga segue deficiente, mas tenho visto um belo futuro para Rodrigo Moledo, o guri é bom, só falta um tanto de experiência para evitar expulsões como a do jogo contra o Atlético MG. Eu apostaria subir Romário para o grupo principal, acho que se encaixaria bem no time. Rodrigo Moledo seria o jogador mais de força e Romário seria o zagueiro técnico. Uma dupla de futuro.

Este é o campeonato mais fácil dos últimos tempos e o Inter está comendo mosca. Sempre quando tem a possibilidade de avançar comete erros primários. É só pegar o jogo contra o Coritiba como exemplo, quando os 3 pontos em casa eram necessários e o sonoKleber me desperdiça um pênalti.

Um comentário: