sábado, 17 de setembro de 2011

DE VOLTA O CAVADO




















O espaço segue aberto no Gothe Gol para o debate dos temas que interessam ao Futmesa. Quem visita hoje o Portal do esporte na rede é o Gaúcho multicampeão Cristian Baptista, atual Campeão Brasileiro de cavados. Alguém mais credenciado para uma opinião sobre a questão de ajustar a modalidade ? Amanhã teremos o Cossito do Rio de Janeiro. Vamos lá.

" Interessante essa discussão sobre a regra. Difícil é atingir um consenso. Aproveito para emitir a minha opinião:

Não acho que uma mudança drástica na regra seja a solução para melhorar a dinâmica do cavado. A última tentativa de impedir a arrumação dos botões é um exemplo. Além de separar ainda mais cavado e liso, foi um fracasso contra o anti-jogo e contra a estratégia no meu entendimento.

Ajustes simples talvez tragam melhor resultado. Goleiro sempre de pé (facilitando o chute de cavador) é uma idéia que incentiva o gol tanto em cavado quanto em liso.

Uma outra sugestão já proposta por um leitor que não lembro o nome também me parece interessante: no caso de um escanteio, caso haja um botão dentro da grande área, e somente nessa circunstância, seria permitido o arremate a gol a bater. Incentivaria o jogador a manter um botão sempre no ataque. É mais aplicável ao cavado contribuindo para elevar a média de gols e quase que impossível de ser aplicada no liso que tem uma média de gols mais alta.

Essa segunda sugestão já a classifico como uma alteração drástica sujeita a testes.

Finalmente, uma ação firme da arbitragem contra a retranca, que em muitos casos é escancarada, já seria suficiente para valorizar o jogo e impedir essa baixaria.

Técnica e criatividade superam qualquer retranca ".


* logo by Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Na reta final da temporada, o COP - Círculo Operário Pelotense, perde dois importantes jogadores. Jeferson D'Ávila deixa de jogar por questões particulares, e Badia deve ter novo destino, possivelmente a Academia.

* Falando em Pelotas, não teve jeito. Com pontos perdidos no tribunal, o Xavante de Vinicius Sinott, Pedrinho, Roza, Vinhas, Osmar, Augusto e outros mais foi parar na série D do brasileiro. Não bastasse a série B do Gauchão, mais uma incursão do Brasil local por outras letras do alfabeto do futebol.

* Enquanto isso o Caxias do lendário Sambaquy, será o único representante Gaúcho da série C brasileira em 2012.

* Na nossa ENQUETE, 50% dos internautas seguem querendo a cabeça do nosso colunista vermelho.

* Dia de rodada dos lisos na Academia de Pelotas. Destaque para jogo do nosso colunista de 7 milhões de reais, Pedrinho Hallal, que enfrenta Augusto Nedel.

* Flu do Editor no Geraldo Santana hoje para amistosos. Será a Equipe da próxima Copa interna. O Nacional jogou a Copa Geraldo Santana de abertura da temporada caindo nas quartas e terminando em 6º lugar e o 14 de Julho foi semifinalista da Copa Porto Alegre ficando com a 4ª posição.

* No LANCE DE DOMINGO tem Futmesa, futebol e NO CONSELHO TRICOLOR.

DIA DE TRICOLOR




















Fim de tarde e será hora de conferir o Grêmio às 18hs em São Januário contra o Vasco pelo Brasileiro. A repetição do time traz uma expectativa positiva de um bom resultado no Rio de Janeiro. Se confirmar o momento, acredito na possibilidade de lutar mais uma vez por uma vaga na Libertadores. Confira no SporTV às 18hs.

* foto by Gothe Gol

4 comentários:

Pedro C Hallal disse...

O Editor fala de incursões por outras letras do alfabeto com propriedade... afinal seu time é especialista neste quesito.

A diferença é que nós só caímos por causa do tapetão e o time do editor só subiu por causa do tapetão...

GOTHE disse...

Camarada Pedrinho !

que acidez matinal ! rsrsrs...

É abasolutamente evidente a diferença de tamanho das instituições e por consequência de suas forças políticas, sem contar a história, tradição e camisa.

Sinceramente não entendo sua surpresa.

Mas sabemos todos que ficou melhor assim, fica mais fácil qualquer justificativa pelo momento "desconfortável" do nosso grande Xavante.

Saudações " lobísticas ", rsrs...

Um abraço,
Gothe.

Glaiton disse...

Muito boa a sugestão do Christian do goleiro atuar sempre em pé, aumentando o ângulo de chute dos cavadores.

Abraço!

Fabio Cunha disse...

Essa situação das arbitragens é complicada. Não é uma questão da regra, mas acho que a Taça RS seria o ideal onde quem joga somente joga e quem apita só vai apitar sem se preocupar com o jogo da mesa ao lado que pode lhe tirar a classificação. Jogar e apitar divide a atenção e torna-se muito mais cansativo.