sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















Depois de um inverno chuvoso, muito chuvoso e com algum frio, uma semana recordista em especial, chega a primavera Gaúcha, o que sempre ameniza nossos dias. Na Edição de hoje do Gothe Gol, 3 ou 4 registros que fizemos no dia de ontem junto ao Parque Moinhos de Vento, o Parcão, resgistro de uma cidade arborizada e com alguns pontos de fato muito bonitos, e que estarão aqui entre notícias, informações e comentários desta sexta-feira.

LABORATÓRIO




















Final de semana com mais um laboratório da FGFM, sempre com o nobre objetivo de expandir a prática do Futmesa, não importa em que modalidade ou categoria, a Federação está correta. Tanto que acontecem na sede do Círculo Militar de Porto Alegre hoje e no sábado, a Taça RS experimental nos lisos e o Estadual Master nos cavados.

Mas o que devemos na sequência destas experiências, é fazer a devida avaliação de seus resultados. O hoje experimental não pode ser a homologação automática de amanhã. O calendário oficial do Futmesa Gaúcho está inchado, tornou-se oneroso e nem sempre racional.

É preciso dizer que algumas competições não tem uma boa resposta e precisam ser customizadas, isso significa realizá-las ao mesmo tempo e lugar que outras, enfim. O Estadual de Equipes de liso que já não é uma competição nova, pouco mostra condições de reunir mais do que 7 ou 8 clubes de cerca de 19 filiados, é não é de agora. A Taça da modalidade estreia projetada em condições semelhantes, talvez o Master de cavados nos demonstre que precisa ser melhor maturado.

São reflexões as vezes desconfortáveis mas comprovadas de forma objetiva. É provável que apenas os juniores mereçam um esforço acima da racionalidade para ser mantido devido a sua necessidade como elemento mantenedor e propulsor do esporte.

Um calendário com Estadual Sênior e Junior, Estadual de Equipes, Especial e Taça RS nos cavados e um Especial de lisos, é o que parece dentro da realidade Gaúcha. Outras competições numa tentativa de mantê-las na expectativa de que ainda possam prosperar, talvez possam ser acopladas aos calendários das competições fortes.

LANCES RÁPIDOS




















* Confesso que nem mesmo nos tempos em que lancei o Gothe Gol em 2003 e era ferranhamente combatido pela novidade, tomei tanta porrada em único dia em mensagens dos internautas do que o nosso colaborador Pedrinho Hallal pela coluna CONEXÃOLiso de ontem (risos).

* "Infeliz", "Lamentável" e "Se não tem o que escrever deixa para a próxima", é o que posso reproduzir sem ter problemas com a censura. Foram mensagens diretas para a nossa Redação, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e a que mais surpreendeu foi a de um Gaúcho que pratica exclusivamente o liso.

* Mas para quem escreve nem tudo são flores sempre, e um dia de pouca inspiração é absolutamente normal. E afinal Badia, Zilber e Cristian Costa, nosso outro colunista, gostaram e rasgaram elogios mostrando a outra face da coluna de ontem.

* Que fase a dos nossos colunistas (risos). O vermelho teve a cabeça pedida por 55% dos internautas, Pedrinho teve maculada a imagem de escriba inteligente (eu continuo com esta opinião) e Cristian Costa passa a semana como exceção, embora tenha sido criticado semanas atrás quando se disse em protesto e deu um drible nos Web-leitores com uma coluna tipo "Coritiba". Seguem todos com o apoio do Editor, uma rescisão custaria os olhos da cara (risos).

* Para quem gosta de bom futebol e estádios lotados, a Allianz Arena reserva um clássico da Bundesliga para o sábado com transmissão pela ESPN Brasil às 13:25hs. O Bayern de Munique enfrenta o Bayer Leverkusen.

* Mas não poderei assistir o clássico alemão pois o Bayern de Munique das mesas terá que enfrentar o Almagro de Saul Martini pelas quartas do 2º turno de cavados do Troféu Geraldo Santana. Saul joga com a vantagem do empate.

* No TGS, Leon joga com a vantagem diante de Azevedo, Maurício tem a vantagem do empate contra Cristian Costa, e J.Lucas já está nas semi com a desistência por motivos de saúde de Paulo Fernando.

* Vale uma espiada no espanhol com Barcelona e Atlético de Madrid às 16:55hs também no sábado na ESPN Brasil.

* No domingo na ESPN dá para matar a saudade de Maxi López com Catania e Juventus às 09:55hs. Tudo culpa do André Lima, o Guerreiro Imortal (risos).





















* Kuhn segue faturando canecos no liso. Desta vez na Franzen em decisão do Abertura contra André Marques.

* No Troféu Franzen de lisos, Breno lidera com 4 pontos mais que Kuhn, mas com 3 jogos mais realizados. Pelo jeito Kuhn caminha para arrebatar mais um caneco da modalidade na Franzen. Kuhn é jogador da AFUMEPA.

* Dr. Edilberto Hammes lidera o interno de cavados do Grêmio Lourenciano. Analisando a tábua de classificação, é possível apostar as fichas em Darcy Levien para faturar o 3º turno da competição.

* COP dedica o sábado a mais uma rodada de seu interno de cavados. Não estará nos experimentais da FGFM em Porto Alegre.

* Ederlin soltou a corneta dizendo que o Gothe Gol abriu espaço para o futebol amador falando de Xavante e Lobão ao criar o ARQUIBANCADA PELOTENSE. Disse que era melhor falarmos de Gramadense e Canguçuense. Depois deletou a corneta. Já era tarde, já havia caído na Redação.

 * Os valentes Degani e Garima seguem segurando os lisos na Riograndina, a mais forte, vencedora e enraízada entidade dos cavados Gaúchos. Estarão presentes no laboratório da Taça RS na capital a partir de hoje. Degani e Garima, Garima e Degani, Degani e Garima, Garima e Degani. Merecem os aplausos, sem dúvida.

* No perde e ganha do brasileiro, domingo para conferir o Grêmio na Ressacada em Florianópolis às 16 horas contra o Avaí.

* Fica a dica para que os internautas acompanhem os experimentais Gaúchos deste final de semana no FGFM Online, disponível em nossa barra lateral. As informações estarão no Gothe Gol nas edições regulares.

NO CONSELHO TRICOLOR




















Muita posse de bola, pouquíssima contundência e um adversário de qualidade que atuou especulando até marcar o gol que definiu a partida. Talvez este seja um bom resumo do encontro entre o Grêmio e o Botafogo pelo brasileiro que restou decidido pela única jogada do uruguayo Loco Abreu na partida desta quinta à noite.

Em casa o esquema de Roth com 2 volantes, 3 meias e um único atacante mostra-se deficiente, esquema que fora de casa pode render bem quando o time local sai para o jogo. Nada explica os laterias presos como estiveram Mário Fernandes e Collaço, se você tem 2 volantes e 3 meias, Roth está errando, e errando muito.

Vamos conferir a atuação do Tricolor frente ao Bota

Victor - Até ao ataque foi, uma bela defesa no final;

Mário Fernandes - Bem como sempre, precisa de mais liberdade;

Edcarlos - Foi bem pelo setor direito da defesa;

Rafael Marques - A limitação de sempre, não tem condições;

Collaço - Limitado, foi mais limitado ainda com as orientações de Roth;

Fernando - Boa partida até a lesão de tornozelo;

Rochemback - Com o esquema de Roth, tem sumido a cada jogo;

Marquinhos - Esteve melhor do que no último jogo, foi substituído equivocadamente;

Douglas - Ao invés de Marquinhos, era ele quem deveria ter sido sacado do time no 2º tempo;

Escudero - Bom 1º tempo, foi neutralizado pela marcação do Bota na etapa final;

André Lima - É hora de deixar o time;

Brandão - Precisa de uma sequência, deveria ocupar o lugar de André Lima;

Miralles - Outro que precisa ser melhor observado;

Gilberto Silva - Joga contra o Avaí com a lesão e a suspensão de Fernando. Voltando ao time.

Roth - Tem que rever o esquema quando joga em casa e deve vencer. A retenção dos laterais não se explica. Mexeu errado ao tirar Marquinhos e deixar Douglas no andamento do 2º tempo.

NAVEGANDO




















Nossa saudação muito especial aos novos amigos de Itamaracá em Pernambuco e Alagoa Grande na Paraíba (na parte debaixo da montagem). Abraço aos internautas de Santa Maria no Rio Grande do Sul, Maringá no Paraná, Guarulhos e São José dos Campos em São Paulo.

* fotos, montagens e logo by Gothe Gol

12 comentários:

Pedro C Hallal disse...

Deixo um abraço para todos os críticos que não aprovaram a coluna de ontem. Infelizmente nenhum se identificou postando na zona de comentários, pois com certeza o debate poderia ser realizado no mesmo clima cordial de sempre.

Editor pé frio secou o Grêmio no Olímpico?

GOTHE disse...

Camarada Pedrinho,

larga do meu pé, segundo a avaliação geral, já tens luz própria, rsrs...

Um abraço,
Gothe.

Rodrigo Bernardes disse...

Pedrinho, não enviei nenhuma msg à redação, porém em respeito a tua pessoa e acreditando que todos nós temos o direito de sermos infelizes em nossas colocações, não postei nada na zona de comentários.

Acredito que outros possam ter feito o mesmo. "Lamentável" acho que é a palavra que mais se encaixa, uma vez que és uma pessoa esclarecida e de excelentes idéias.

Fostes infeliz na brincadeira, acho que isto esta claro. É obvio que o Cristian te apoiaria, pois qualquer lunático que queira apoio...acaba buscando no colunista azul do Gothegol hehehe.

A ti, ao Cristian e todos lunáticos de nosso futmesa...um Grande Abraço!

Pedrinho Gmail disse...

Oi Rodrigo

Espero que tenhas entendido que a coluna era uma brincadeira, com um grande fundo de seriedade. Meu objetivo era reforçar o ponto levantado na coluna anterior (e apoiado por quase todos os leitores) de que o cavado não precisa de mudança de regras.

Parece-me que está havendo uma total falta de visão daqueles que propõe mudanças de regras para o cavado. Mudar a regra do cavado nesse estágio seria o primeiro passo rumo a extinção da modalidade, em minha opinião.

O tempo dirá quem está correto! Mas lembrem que todos os esportes que tentaram mudanças radicais de regra acabaram se arrependendo. Não é a toa que o velho futebol é o principal esporte do mundo.

Que fique claro: Não tenho nada contra o cavado. Joguei o estadual, jogarei a Taça RS e continuarei a jogar sempre os campeonatos. Meu ponto é contra a idéia de que mudar a regra vai ajudar a modalidade.


Um abração, Pedrinho

GOTHE disse...

Quem escreve se expõe, esta sujeito a críticas e não tem nenhuma obrigação de acertar sempre. Lembro certa vez que me desculpei aqui publicamente de uma comparação infeliz feita e criticada com muita propriedade pelo Caju. Aprendi com o episódio.

Desejo apenas registrar 2 dados objetivos no salutar debate. A maioria das manifestações recebidas aqui no Gothe Gol desde que o tema foi proposto é pela necessidade de ajustes nos cavados e esportes como volei e basquete sofreram ajustes em suas regras com sucesso.

Aprecio o hábito que os internautas adquiriram de participar dos debates, seja na Zona de Comentários, seja através de mensagens reservadas ou não a Redação.

Em parte porque podemos medir o grau de satisfação diante de nossos conteúdos e de nossos colaboradores convidados, em parte porque esta foi uma grande luta do Gothe Gol, combatida por alguns no início e definitivamente vencida.

É objeto do espaço propor pautas do interesse dos Web leitores e que contribuam com o aperfeiçoamento do esporte.

Um grande abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Oi Gothe

Sem dúvidas o debate faz bem ao futmesa. Não quero que todos gostem de todas as minhas colunas, só quero que fique claro que o objetivo da última coluna era reforçar a tese de que julgo desnecessário (até um tiro no pé) propor mudanças de regra no cavado nesse momento.

Claramente temos posições divergentes sobre esse assunto, mas nem só de concordâncias vivem as pessoas, senão o mundo seria muito chato.

Um abraço, Pedrinho

claudioaalight disse...

Na verdade existe uma inversão, não se trata de mudar o cavado.
Até porque o mesmo é que foi mudado, principalmente na arrumação dos times (que inclusive é algo muito recente).
Seria o caso de não ter sido alterada a regra.
A premissa de que a mudança pode prejudicar é até verdadeira, só que ela já aconteceu em uma mão só.
Muda-se a regra para ficar igual, com clara intenção de se favorecer o liso e agora acusa-se o cavado de querer fazer algo que já foi feito contra ele !
Então vamos concordar que a mudança é errada e voltar como era até pouco tempo.

Pedrinho Gmail disse...

Olá Cláudio

Seu comentário é pertinente. Eu particularmente acho o jogo de cavado melhor com a arrumação do que sem a arrumação, pois por incrível que pareça, a realidade é que tinha muitos botonistas que nem os três atacantes mantinha quando não precisava arrumar.

Mas concordo que a forma como isso foi mudado (e depois re-mudado) foi inadequada.

Um abraço, Pedro

Rodrigo Bernardes disse...

Pedrinho,

então te peço desculpas, pois não havia entendido a ironia em teu comentário. Acredito eu que a maioria não o tenha também.

Pensei que estava desdenhando de uma modalidade tradicionalíssima e que muito prezo. Fico surpreso que muitos não vejam que no debate para ver qual é a melhor modalidade de Futebol de mesa, quem perde é próprio futebol de mesa. Se procurarmos desdenhar ou preterir de uma ou outra modalidade, perde não somente a Regra Brasileira, mas o esporte como um todo.

Se o cavado terminasse por exemplo, tenho certeza que não só perderíamos muitos botonistas, como perderíamos muitas crianças, as quais serão sempre o futuro do esporte. O mesmo vale pro Liso.

Enfim, a desagregação proveniente do debate de qual modalidade é a melhor faz com que todos saíamos derrotados.

Mais uma vez, um grande abraço.

Pedrinho Gmail disse...

Olá Rodrigo

Concordo integralmente com o que escreveste. Exatamente por isso acho que devemos manter as regras iguais, mantendo os praticantes que temos e tentando conquistar novos.

Sem dúvidas, se a interpretação da maioria foi diferente do meu objetivo real, peço desculpas aos leitores.

Um abraço, Pedrinho

GOTHE disse...

Divergir sempre será saudável e agregará novas idéias, o que não se pode é confundir opiniões diferentes com difereças pessoais, apenas isso.

A falta de debate em qualquer campo traz estagnação. O mundo muda a cada segundo e propror mudanças significa estar atrás de aperfeiçoamento constante.

Neste sábado o Gothe Gol vai destacar o que está mais evidente nas propostas e o que pode ser avaliado segundo a vontade da maioria que se manifestou no debate sobre o ajuste nos cavados.

Isso mesmo, no fundo não são mudanças, estas já foram feitas, mesmo sem o devido respaldo, são ajustes.

Um abraço,
Gothe.

lhroza disse...

LH.ROZA.
Aos Srs.EDITORES.

Como sou "1" dos tantos que participaram desta discurção,sobre as divergencias dos CAVADOS e/ou EMBARRADOS,termo este para mim é novo,será que esta no "Aurélio ???

Volto relembrar que o "JOGO DE BOTÕES FAZ ESQUECER PROBLEMAS PESSOAIS...É COMO UM DESESTRESSADOR NATURAL"

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem"...Quem pensa muito faz pouco !!!

Espero assim concluir minha participação junto aos demais WEB leitores.