quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O LANCE NO BLOG

CONEXÃOLiso por Pedrinho Hallal

Nesse final de semana acontece a Taça RS experimental de lisos. É mais um campeonato para consolidar a principal modalidade do futebol de mesa brasileiro como a principal modalidade do futebol de mesa no Rio Grande do Sul. Apesar do desespero do editor, é inegável que o liso cresce a cada dia e vai ocupando espaços antes preenchidos pelos “embarrados”.

Os melhores botonistas do estado (exceto Zilber, Pedrinho e Cristian Costa) estarão desfilando seu futebol de mesa pelas dependências do Círculo Militar. Aliás, fica o pedido para que o pessoal do Círculo deixe as mesas voando. É a prova de fogo para as Schemes Arenas.

Pela Academia, a princípio, Marcelo Vinhas e Mateus Pierobom devem chegar fácil no mata-mata. Mas existe a possibilidade de uma surpresa na equipe da Academia, a qual, caso confirmada, deve resultar num Alemão que vai dar bom. Pela Riograndina, Alex deve chegar no mata-mata e João briga no seu grupo, torcendo para não ter que disputar a vaga nos pênaltis. Pela AFM Caxias, Maciel e Mario também devem chegar tranquilamente nas quartas de final. Entre os campeões estaduais por equipes de Santa Vitória, Róbson deve conseguir também a classificação. Se Felipe e Rodrigo representarem a AFUMEPA, ambos são favoritos a vaga em suas chaves. APFM, CMPA e FRANZEN correm por fora.

Enquanto isso no barro...




















Começam a chegar as sugestões de mudança de regra no cavado. Obrigatoriedade de quatro botões no ataque, gol olímpico, volta da não arrumação nos tiros de meta, enfim, tudo para tentar literalmente tirar os “embarrados” da lama. Gostaria de contribuir com algumas sugestões para o nosso amado “embarrado”:

1. O chute a gol pode ser feito de qualquer lugar da mesa, campo de ataque ou campo de defesa.

2. A trave deve ser aumentada na largura em 30cm e na altura em 15 cm. 

3. O goleiro deve ser diminuído pela metade.

4. Os gols olímpicos serão permitidos.

5. É obrigatório atuar com sete botões no ataque e três na defesa.

6. O botonista que vai chutar a gol, e não o que vai sofrer o chute, é responsável por arrumar o goleiro.

7. Todo e qualquer lateral ou escanteio será cobrado em 3 toques.

8. Ao longo de cada tempo, o botonista terá direito a três pedidos de “arrédis”, como ocorria na bolinha de gude. Ou seja, se houver algum botão na frente atrapalhando sua jogada, o botonista pode pedir “arrédis” e prosseguir normalmente.

9. Será instituído o pedido de desafio no futebol de mesa, assim como no tênis. O botonista que estiver descontente com alguma marcação do árbitro* pode recorrer da marcação, solicitando o vídeo do lance**.

* Exceto quando o árbitro for o Zilber, quando o desafio não pode ser solicitado.
* Todos os jogos serão filmados daqui para frente.

10. Os campeonatos oficiais serão divididos em tantas categorias etárias quantas forem necessárias para que todos possam competir sozinhos. Se dois botonistas com a mesma idade se inscreverem, as categorias serão definidas pelo mês de nascimento e, caso o impasse ainda persista, pelo dia e hora de nascimento. Nenhum competidor poderá enfrentar adversários, assim todos saem campeões.

11. Será proibido ao botonista de “embarrado” migrar para o liso. Aliás, o jogo de liso será extinto, por meio de perseguição a seus praticantes, se necessário, com incêndios, assassinatos, e tudo que seja necessário para extinguir essa modalidade.

12. Os conteúdos do futebol de mesa serão trabalhados na escola, como forma de captar novos atletas. Tais conteúdos serão divididos entre as disciplinas de Religião e Moral e Cívica.

13. Antes de cada campeonato, ao invés da execução do hino nacional, será lido o livro “O Pequeno Príncipe” para todos os participantes.




















LANCES RÁPIDOS

* Antes que como em outra oportunidade emails cheguem a nossa Redação com reclamações sobre conteúdos de nossos colaboradores esclareço, os conteúdos são de suas responsabilidades. Se uma abordagem possuiu o viés debochado ou escrachado por pura diversão, corneta ou falta de argumentação, isso reflete o desejo do colaborador, que da parte do Editor ganha completa liberdade para se expressar. A credibilidade pelo formato de suas posições em função do estilo utilizado fica por conta da avaliação dos internautas.

* Falando em colaboradores, 55% de nossos internautas desejam a troca do nosso colunista vermelho que faz duas semanas que não comparece, apesar dos altos salários. É o resultado de nossa ENQUETE na barra lateral.

* Paulo Fernando ficará de fora das finais do Troféu Geraldo Santana de cavados no sábado e talvez da próxima Copa do clube. Está hospitalizado desde o último dia 16 em função de complicações sérias repentinas. Coversamos com o amigo PF no feriado do dia 20 e nos revelou que deverá ter alta até o próximo sábado, ficando em repouso pelos próximos 30 dias.

* A próposito, Cristian Costa que coordena o Futmesa do Geraldo confirmou as finais do 2º turno para o próximo sábado e a decisão apenas para a segunda-feira, quando Cristiano Carneiro enfrenta o vencedor do 2º turno.

* Para deixar claro aos internautas, o Experimental Estadual Master que acontece junto com a Taça RS de liso neste final de semana no Círculo Militar em Porto Alegre, é nos cavados. As confirmações já pularam de 5 para 10 jogadores. As competições devido ao número de inscritos já estarão encerradas no sábado e não no domingo como inicialmente programado.

* Passando pelos estaduais experimentais em questão, os donos da casa vem com o jovem craque Yago e ainda Bruno nos lisos e no Master será representada por um trio de respeito. Paulo Schemes que dispensa apresentações, Senador Ávila que foi semifinalista do Lagoão 2011 e Caco, ex-campeão do Lagoão.

* Breno e Moretto jogam a Taça experimental de lisos com a camisa da Franzen. Dois campeões.

* Dia de rodada em Canguçu, nos cavados.

* Confronto difícil hoje para o Grêmio no brasileiro, diante do Bota de Loco Abreu no Estádio Olímpico. Precisamos da reabilitação do tropeço em São Januário. Estarei no Olímpico é claro.

* Leão da Fronteira goleou ontem o Guarany de Camaquã por 4 a 1 no João Martins em Livramento. Assumiu no momento a liderança da chave da fronteira da Copa FGF, a Copa Lacy Ughini.

* Nosso colaborador as vezes viaja, mas de bobo não tem nada. Além de craque em sua atividade profissional onde faturou bolsa britânica de 7 milhões de reais, era até o começo da rodada do brasileiro na noite de ontem o líder nacional do Bolão ESPN do campeonato brasileiro, à frente de milhares de apostadores. Pedrinho Hallal na hora que entender de Futmesa desta mesma forma, ninguém mais segura.

* Continuamos a receber mensagens sobre o debate que se refere aos ajustes desejados pelos botonistas nos cavados da regra brasileira. Agradeço os elogios a abertura de mais este espaço que dialoga sobre avanços no Futmesa, tratado por todos com a devida seriedade. Certamente será pauta das conversas do Editor com os amigos botonistas do Rio de Janeiro que encontraremos no final deste mês para amistosos e bate-papo na Portuguesa e na Light.

* Vermelhos com pretensão de vaga na Libertadores. Nunca imaginei que tivessem condições, continuo com a mesma opinião e o time dentro ou fora de casa contra adversários apenas médios, vem confirmando a tese.

* Sexta é dia de REVISTA no Gothe Gol. A programação completa do Futmesa e do futebol e + é claro.

ARQUIBANCADA PELOTENSE by GOTHE GOL




















* Xavante já inciou a operação desmanche após queda para a 4ª divisão do futebol brasileiro. Além do técnico Sérgio Ramirez, foram-se o goleiro Luciano, o lateral Tiago Mattos, os zagueiros Vinícius e Asprilla e os meias Carlos Alberto e Léo Medeiros. Restou a Copa Lacy Ughini nesta temporada e a segundona Gaúcha em 2013.

* NO COP no último giro da Taça local, Edison obteve o melhor rendimento somando 4 pontos em 6, com vitória sobre Lacerda e empate com Getúlio.

* Copa da APFM seguiu. Ederlin despachou a Edson sem necessidade de jogo de volta, enquanto Marcelo e Ítalo na igualdade terão que fazer o 2º confronto. Os jogos são válidos pela 2ª fase.

* Que fase de nosso colunista do CONEXÃOliso ! Na rodada do sábado da Academia nos lisos Pedrinho Hallal meteu 3 a 1 em Augusto e 3 a 1 em Tiago Pierobom.

* Pelotas caiu fora de casa nesta quarta pela Copa Lacy Ughini em Bagé no Estrela D'Alva para o Guarany. Caiu para a 3ª posição.

* Quem imagina a Copa Lacy Ughini sem importância, não se deu conta que a competição poderá dar ao Campeão uma vaga na série D do brasileiro 2012 e da 5ª Recopa Sul brasileira que reúne os campeões das Copas realizadas no 2º semestre nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e ainda ao vice-campeão uma vaga na Copa do Brasil 2013.

NAVEGANDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Caldas Novas em Goiás, das belas cascatas de Cajati em São Paulo e da simpática Novi Sad na Sérvia (abaixo na montagem). Abraço aos internautas hoje de Diadema em São Paulo, Macaé e Niterói no Rio de Janeiro, Santo Antonio de Jesus na Bahia, São Luis no Maranhão, Manila nas Filpinas, Miami Beach na Flórida (EUA) e Porto em Portugal.

* logo e montagem by Gothe Gol

14 comentários:

Pedro C Hallal disse...

Foi só falar mal da modalidade preferida do editor que ele me boicotou. Vejam que tem um pedaço repetido da coluna.

PZ disse...

Com as excelentes sugestões do Pedrinho, eu diria que a questão ficou plenamente resolvida, ou seja, a média de gol das partidas de "embarrados" irá fatalmente aumentar e em progressão geométrica. Faltava alguém que lidasse com o problema de uma forma direta e objetiva, além de ser didático nas sugestões, parabéns professor Pedrinho .

GOTHE disse...

Meu nobre Colunista Pedrinho,

peço desculpas pelo problema do texto, mas foi colagem direta de seu arquivo sem revisão, já corrigimos.

Se hoje não tivermos nenhum leitor, assim mesmo já ganhamos o dia, pois você foi prestigiado pelo Chefe.

Em relação aos impropérios que tenho recebido, hoje foram mais 3 em relação a tua coluna, seguro firme aqui, porque penso que é isso que traz diversidade e sucesso ao CONEXÃOLiso, rsrs.

Se vai ficando caricato ao longo do tempo, não me cabe julgar, rsrs... sei que tem repercutido bem e isso conta no Conselho Editorial do Gothe Gol.

Um grande abraço,
Gothe.

Pedro C Hallal disse...

Oi Gothe

A repetição dos três primeiros parágrafos não consta no documento que te enviei.

Ganhei o dia com o apoio do CHEFE.

Abraços

Pedro C Hallal disse...

Cristian, acho que depois dessa coluna o aumento ficará adiado para 2029.

GOTHE disse...

Pedrinho,

após mais uma tentativa de correção, creio que agora a coluna está corrigida. Não sei extamente qual está sendo o problema de "eco" no texto, rsrs...

Quanto ao aumento, não queria ter que abrir o assunto publicamente, mas fui eu quem ligou para o Camarada Cameron sugerindo que usasse a sua influência para a já famosa bolsa de pesquisa. Deu certo !

Um abraço,
Gothe.

Pedro C Hallal disse...

Posso entender então que meu aumento já foi concedido, mas de forma indireta?

Anônimo disse...

Parabéns ao Pedrinho pelas colocações e sugestões.O fato de termos 7 botões no ataque, lembrou-me um fato do Lagoão onde estavam jogando Sr. Lacerda x Sr.Adão e deu tiro de meta, quando vi o Lacerda tinha 7 botões no ataque , estranhei e perguntei "Lacerda, tens de ganhar?(achando que o jogo estava empate)" eo Lacerda me responde -"não Badia, estou ganhando de 1x0 do Adão" então eu questiono, para que os 7 botões no ataque então? eo Seu Lacerda, com toda garra, força e "tesão" responde -" É QUE EU QUERO GANHAR BEM DO ADÃO"!!!!!!
Final do jogo Lacerda1x0Adão

GOTHE disse...

Recebo email de Web leitor pelotense que solicita não ser identificado que revela segundo seu ponto de vista, que os ataques ao cavado nada mais são que uma manobra diversionista do Xavante autor para tirar do foco a ótima fase do Brasil e do "Mengão" também, rsrs...

Confesso que não havia levado em conta tal possibilidade, mas com o apoio explícito de outros Xavantes aqui neste espaço, começa a fazer um certo sentido.

Um abraço,
Gothe.

Pedro C Hallal disse...

Talvez esse leitor tenha razão... ainda mais se for torcedor do EC Pelotas...

Aproveito para lembrar a todos que no último BRAPEL o Pelotas jogou como nunca e perdeu como sempre...

Cristian Ferreira da Costa disse...

pedrinho, em função do grande volume de trabalho, só pude ler hoje a tua coluna...muito bom!!! hahahahahahahah

gostei do lance de quem chuta arrumar o goleiro!

Pedro C Hallal disse...

Olá Cristian

Existe uma preocupação de alguns com a média de gols no "embarrado". Acho que, caso aprovada, a sugestão ajudará a aumentar a média de gols da modalidade.

Um abraço, Pedrinho

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Sugestão ao Pedrinho Lalau: quando de chute a gol não tem falta, ou seja, o que chuta pode "ir rasgando" que "não dá nada", só gol! Tem gente que já vem pondo em prática isso (huahuahua!!!!)

Pedrinho Gmail disse...

Boa bola Aldyr!!!