sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















Impossível não me debruçar sobre o tema, mesmo que neste caso envolva minhas atividades profissionais, algo que procuro evitar neste espaço do ponto de vista crítico, mantendo o informativo. Perdemos a Copa das Confederações 2013 e estive na base  de todo o trabalho que procurou garantir desde 2008 não só a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre como também a Copa das Confederações. A frustração é inevitável, mesmo que agora não responda mais por assuntos de Copa pela municipalidade e responda pela nova Arena do Grêmio.

Várias teorias vão se formando como sempre no Rio Grande do Sul, teorias conspiratórias, políticas, etc. Na realidade todos procurando proteger responsabilidades, nosso hábito aqui é nunca assumir nossas contas, elas são sempre dos outros.

A realidade é uma só no entanto, o proprietário do estádio escolhido em Porto Alegre não apresentou no tempo hábil as garantias necessárias exigidas pela FIFA para que Porto Alegre estivesse inclusa na Copa das Confederações. Quando a cidade manifestou seu desejo de receber 2013, o proprietário do Beira-Rio assumiu o compromisso de sua participação e por questões que não nos cabe avaliar, fracassou na meta estabelecida. É tecnicamente o responsável pela capital dos Gaúchos não receber o evento, simples assim, sem filmes de Hollywood.

Sendo o estádio privado, restava ao gestor público os bastidores, as articulações aí sim políticas, que pudessem superar os entraves técnicos, não foi possível reverter o quadro. Ao tempo que respondi pela titularidade da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 de Porto Alegre - SECOPA, ressaltei que era direito do Beira-Rio sediar os jogos, mas que particularmente trabalhava com um plano B porque a cidade era a única no Brasil que contava com esta condição. Basta rever minhas falas na imprensa a época, ou minhas palestras sobre o tema e que foram várias em entidades empresariais, de classe, de trabalhadores, universidades e outras, para confirmar o que aqui relato.

O novo comando da SECOPA trabalhou com outras convicções dirigidas a imaginar que o proprietário do estádio escolhido cumpriria com seus prazos e projeções anunciados e que uma articulação maior antecipada para um plano B não era necessária, as convicções se dão por circunstâncias e motivações sempre diferenciadas e todas devem ser respeitadas, não cabe a crítica, elas apenas ao longo do tempo e dos acontecimentos se mostram acertadas ou não, é assim que funciona.

Não há como negar que há uma perda de visibilidade para Porto Alegre, perdas econômicas, quebra de expectativa no setor turístico, etc, mas há a necessidade sobretudo de ao invés de teorias que só repassam responsabilidades aos demais atores do processo, que possamos cada um assumir nossa parcela de participação no episódio, pois é preciso crescer, sempre.

LANCES RÁPIDOS

* Pontos corridos, fórmula Fraga, enfim. Nada disso. Na Academia de Pelotas em seu interno de lisos o que rola é a fórmula PH. Serão 6 os botonistas a decidirem o caneco e rola uma quartas de final com apenas 4 jogadores (2 jogos), porque os dois vencedores de turno vão direto para as semifinais. Vinhas venceu o 1º turno, Mateus e Pedrinho são os candidatos ao 2º turno. Na prática Vinhas, Mateus, Pedrinho, Augusto, Tiago e Christian deverão ser os 6 finalistas. Quartas com só 4 jogadores ? É a fórmula Pedrinho Hallal, mas pode ser sim bem interessante. Tem rodada neste final de semana.

* Sábado tem TV COM para vermelhos e 14 de Julho de Livramento às 16hs pela Copa Laci Ughini. O Leão da Fronteira buscando vaga para as quartas de final em Porto Alegre. Clássico !

* No PPV rola o Grêmio às 18hs contra o Américo MG na Arena do Jacaré pelo campeonato brasileiro. Uma vitória agora depois de passar pelo Santos na Vila pode significar ainda uma última esperança de tirar deste campeonato algo a mais.

* Nos lisos do Círculo Militar de Porto Alegre Bruno voltou a ponta da tabela ao superar o Senador Ávila e ficar num lucrativo empate com Azambuja.

* Wagner fez 2 a 1 em Torre pela Taça AABB de cavados em Canguçu e manteve a liderança na tábua de classificação. Cleiton "roubou" a vice-liderança de Torre e Dedé segue na 4ª posição.

* Nos lisos da Franzen Breno segue na ponta depois de atropelar a Gerson Oliveira, já Kuhn o vice-líder superou Bürgel e segue tranquilo como favorito para o caneco, já que tem 1 ponto menos que o líder, mas 3 jogos menos. Está sobrando.

* A dica no futebol europeu fica por conta do derby de Manchester pela Premier Legaue que rola via ESPN às 10:25hs no domingo. No Old Traford, o United tenta retomar a liderança do City.

* Sábado de mais um giro do Troféu Porto Alegre Futmesa Clube de cavados do Geraldo Santana.

NAVEGANDO


















Nossa saudação aos novos amigos de Noida na Índia (foto). Abraço hoje aos internautas de Mogi Guaçu em São Paulo, Palmas no Tocantins, João Pessoa na Paraíba, Milão na Itália e Thessaloniki na Grécia.

* montagem Arena by Gothe Gol

7 comentários:

dr Maia disse...

Com a devida vênia, ouso discordar das tuas considerações.
Antes de tudo é preciso lembrar que o projeto de Copa do Mundo em Porto Alegre só existe por obra e graça do S.C. Internacional, eis que no momento do anúncio da Copa 2014 no Brasil a ARENA ainda não passava de um sonho, razão pela qual, se dependêssemos do Gremio, o projeto Copa no Rio Grande do Sul não aconteceria. Não poderíamos, naquele momento, sequer pleitear a realização da Copa em nosso pago. Isso é fato, é dado real e concreto que não se discute.
Além disso, o poder público gaúcho, por razões mais do que óbvias, nunca fez muita questão de bancar o Beira-Rio no projeto Copa do Mundo ou mesmo na Copa das Confederações, pois o comando das secretarias municipais e estaduais que tratavam da Copa sempre estiveram nas mãos tricolores. Não é verdade?
Ora, como será que a FIFA e a CBF interpretavam essa conduta esquizofrênica do Poder Público gaúcho, que não apoiava com tanta convicção o Beira-Rio e tratava de empurrar, quando havia brecha, um plano B através da Arena do Grêmio, creio que isso também possa ter nos prejudicado. Saliente-se que, sendo o projeto colorado frágil e acrescentand0-se à isso um certo desamparo político, pelas razões supra citadas, formou-se um coquetel que só poderia acabar como terminou.
Se é certo afirmar que, as trapalhadas da Diretoria colorada contribuíram para a perda da Copa das Confederações em Porto Alegre, também é certo dizer e afirmar que a possibilidade da ARENA sediar a Copa do Mundo só existe porque o Internacional ousou e colocou Porto Alegre no mapa da COPA do Mundo.
Sei que o espaço é mais gremista que colorado, porém, resolvi utilizar do espaço para defender aquilo que me interessa que é a instituição Sport Club Internacional.

Abraço (Leonardo, GEL Futmesa)

GOTHE disse...

Dr. Maia,

o espaço está sempre a disposição e o blog vive da opinião dos internautas, portanto agradeço a sua participação.

Quanto as suas certezas, são perfeitas e respondem ao conjunto de informações sobre o tema que lhe é possível ter, por isso o meu respeito total ao que escreveu, sob sua perspectiva, está corretíssimo.

Formamos nossa visão sobre os assuntos com o que acessamos na mídia e somamos a nossas conversas diárias nossos ambientes de convivência.

São poucos os que tem acesso a detalhes ou vivem o cotidiano das situações. E assim mesmo não possuem prerrogativas muitas vezes para lançar publicamente todos os dados e informações, existem diferentes níveis de informações portanto.

Uma máxima é indesmentível, tivesse o proprietário do estádio cumprido com as obrigações que ele mesmo assumiu por sua própria vontade e não estaríamos debatendo sobre a eliminação de Porto Alegre da Copa das Confederações, estaríamos falando alegremente sobre a chance de receber este ou aquele jogo no Beira-Rio, estaríamos vibrantes e entusiasmados e não na defensiva ou frustrados.

O fato interessante também a considerar é que gerar oportunidades não nos dá o direito de eliminá-las, uma mãe não pode tirar a vida do filho pelo simples fato de tê-lo gerado, afinal sem ela não haveria filho, correto ?

Temos é que aprender a não transferir responsabilidades e cumprir o que assinamos, imaginar que diante dos interesses da FIFA a nossa rivalidade GREnal tem algum significado, é desconhecer o seu universo.

O universo GREnal está nos limites do Rio Grande do Sul e do nosso imaginário que canta em seu hino uma revolução perdida. O mundo lá fora é bem outro, quer nós o aceitemos, ou não.

Um abraço,
Gothe.

dr Maia disse...

Concordo contigo e discordo no mesmo aspecto do meu comentário anterior (olha eu sofrendo da esquizofrenia gaudéria). Jamais passaria pela minha cabeça que, em não sendo possível realizar a Copa no Beira-Rio, que seria melhor não não realiza-la. Não se trata disso e se tal entendimento transpareceu no meu comentário foi porque estava mal redigido.
Meu intuito foi e será somente o de proteger o Internacional, eis que os dirigentes são transitórios e serão cobrados pela trapalhada no momento e foro adequado que será a eleição colorada.
O que eu pretendi, dentro do meu modestíssimo conhecimento sobre o tema, foi unicamemente trazer a luz outros elementos e aspectos que fizeram parte de todo o cenário que contribuiu para a perda da Copa da Confederações.
Que a Fifa não está nem aí para a rivalidade Grenal eu não tenho dúvida alguma, porém como agente político que sou, não posso deixar de considerar que o poder público tem um papel muito importante na realização do evento e creio que, em alguns momentos, nem todo mundo remou para o mesmo lado. Enfim, na minha opinião é dever do RS garantir a realização da Copa em nosso pago, seja no Beira-Rio ou na ARENA, entretanto, entendo que se existe um competição entre os dois estádios ela precisa ser feita as claras para que todos lutem com as armas que possuírem à disposição.
Que vença o melhor e o mais organizado, para que sobretudo, Porto Alegre continue no mapa dos grandes eventos mundias.

Grande abraço, saudações coloradas da terra do doce e dos Pelotinos...hehehehh!

Fabio Cunha disse...

Vai ser muito difícil o pessoal da beira lago admitir que são os maiores culpados por essa situação. E o pior de tudo é que se conseguirem tirar do papel a obra do Remendão, eles vão se considerar os únicos responsáveis pela vinda da Copa para Porto Alegre. Historicamente a empáfia vermelha não permite ver os próprios erros e sempre se consideram os maiorais.

dr Maia disse...

Pois é Fábio, tu há de convir que, conforme tua opinião, se a Copa não vier a culpa é toda nossa, ao inverso, se a Copa vier o mérito só pode ser todo nosso, não é mesmo.
Agora, nosso empáfia é fruto da nossa superioridade em Grenais, portanto, mais uma vez a culpa não é nossa, e sim do Gremio.




ps. O que importa é que no futmesa o clima é sempre agradável e de bom nível, a menos que o esquadrão colorado seja desafiado para algum Grenal de embarrados, porque jogar curling é coisa de fresco! kkkkkkk!

Pedro C Hallal disse...

O editor não cansa de implicar comigo!!! Estou começando a achar que o Gothe é Xavante e Flamengo...

dr Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.