CARLOS KUHN E MATEUS CAMPEÕES NOS LISOS
Com grande campanha, Carlos Kuhn da AFUMEPA (em pé de verde na foto), conquistou o título de Campeão Sênior do liso Gaúcho. Derrotou na decisão ao Campeão Brasileiro Master de lisos, Lauro Moretto da Franzen. A 3ª posição ficou para o dono da casa Pizzamiglio, o Pizza Pai (AFM Caxias), e a 4ª posição coube a Badia do Círculo Operário Pelotense - COP.
No Júnior a final aconteceu em duelo caseiro da AABB Caxias, com vitória de Mateus que ficou com o caneco, sobre Bruno. A 3ª posição coube a Yago, considerado favorito antes do início da competição e o 4º lugar ficou com Carlos da ABP de Passo Fundo.
* foto by FGFM Online
PROMOÇÃO 8 ANOS DE GOTHE GOL
Entramos amanhã no mês de agosto, mês dos 8 Anos do Gothe Gol ! O Futmesa tratado como esporte começou em agosto de 2003 e caminha para 4 anos de atualizações diárias ininterruptas. Informação, comentários, debate, transmissões diretas, enquetes, séries, colunistas, colaboradores, interatividade e promoções tomaram forma, com preocupação de conteúdo, imagem e linguagem inconfundíveis.
A data será comemorada com a PROMOÇÃO 8 ANOS DE GOTHE GOL, premiando o vencedor com um kit completo ESPN/Copa Gerd Wenzel 2011 (camisa, boné e mochila ESPN) e uma publicação de luxo, "Maracanã 60 Anos", livro especial produzido para preservar a história do templo sagrado do futebol brasileiro e mundial, antes da reforma que está em curso para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Mande um email para gothe@terra.com.br e diga quem vai ganhar o Campeonato Gaúcho Especial de cavados que acontece neste mês de agosto na cidade de Pelotas, e que já tem ENQUETE disponível em nossa barra lateral. Na segunda-feira posterior ao campeonato, dia 22 de agosto, conheceremos o vencedor em sorteio se necessário, entre os acertadores do Campeão.
A promoção inicialmente imaginada com a entrega de uma camisa 7 do Grêmio de Portaluppi foi cancelada em razão da saída do técnico do clube, já que o marketing do Tricolor cederia uma camisa autografada de Renato quando conhecessemos o vencedor, para ajustar o tamanho da camisa ao ganhador da promoção.
8 ANOS DE GOTHE GOL neste mês de agosto, participe, mande o seu e-mail e no caso de vitória receba seu prêmio em qualquer endereço gratuitamente. Não esqueça de informar nome completo, endereço completo e é claro, diga quem para você será o Campeão Gaúcho Especial dos cavados 2011.
Clique na imagem, amplie, e confira algumas das fotos do livro
LANCES RÁPIDOS
* Com base no sorteio acontecido na Marina da Glória no Rio de Janeiro ontem, aí vão as 32 seleções que estarão no Brasil em 2014, segundo a nossa Redação. "Recorte" e guarde. Além do Brasil é claro, na zona sul americana, Uruguay, Argentina, Paraguay e Chile, com a Venezuela disputando a respecagem.
* Na zona européia com direito a 13 vagas para a Copa de 2014, Alemanha, Espanha, Itália, Croácia, Holanda, Portugal, Noruega, Inglaterra e Eslováquia e na respecagem da zona República Tcheca, Turquia, França e Polônia.
* Na zona africana Egito, Costa do Marfim, Nigéria, Argélia e Gana.
* Entre os asiáticos, Japão, Coréia do Sul, China e Austrália indo o Irã para a respecagem.
* Na CONCACAF México, Estados Unidos e Costa Rica, passando o Canadá para a respescagem.
* Na Oceania a Nova Zelândia irá para a respecagem.
* logo Porto Alegre by FIFA
Reserva na Celeste que conquistou a Copa América, bastou uma partida e ele retornou sendo decisivo em sua estréia no Campeonato Brasileiro. Loco Abreu num tiro de longe de muita qualidade marcou o gol da vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro em Sete Lagoas, Minas Gerais. É o artilheiro do Bota na temporada com 14 gols.
* foto by Globo.com
OUTRAS
* Nos primeiros votos da nova ENQUETE sobre o Estadual Especial de cavados, o mais importante caneco da temporada do Futmesa Gaúcho, até o momento desta edição, Mallet do Círculo Militar lidera com 22% das escolhas dos internautas.
* Nos gramados o Leão da Fronteira (14 de Julho de Livramento) faz neste domingo amistoso internacional diante da seleção uruguaya Sub-17 que eliminou o Brasil com uma vitória de 3 gols no Mundial da categoria realizada no México. O Uruguay foi o vice-campeão. Por coincidência o Estádio João Martins do 14 fica na rua Uruguay em Livramento. O Leão pepara-se para a Copa FGF.
NO CONSELHO TRICOLOR
Duas falhas, uma defensiva de marcação no gol de Thiago Neves de cabeça e outra grave de Victor diante de Ronaldinho, e o Grêmio voltou a perder no Brasileiro, para o Flamengo neste sábado no Engenhão.
Por mais incrível que possa parecer, o time evoluiu em sua armação e apresentou melhor nível técnico em relação aos jogos com o Figueirense e o América MG, os 2 últimos.
A entrada de Adilson ao lado de Gilberto Silva na marcação deu equilíbrio ao meio de campo, desafogou Rochemback e permitiu que o meia de ligação pudesse preocurar-se em criar, e Escudero foi bem. Na frente faltam os gols, Leandro cresceu na comparação com o jogo contra o América no Olímpico, mas André Lima não consegue jogar, sem ritmo algum após o retorno de grave lesão. Até Lins, pasmem, entrou bem.
O Grêmio merecia ao menos o empate no jogo com o Fla, mas não existe esta de justiça em futebol e a vitória contra o Galo na próxima quarta deve ser o único foco. Manteria o time com a formação que começou o jogo no Rio, ou seja, com Douglas na reserva de Escudero (com um meia só de criação ele precisa de intensa movimentação e este não é o caso de Douglas), mas arriscaria mudar o ataque, colocando Miralles no lugar de André Lima no retorno de sua suspensão por expulsão. O time com Adilson, Gilberto Silva e Rochemback mais um meia de ligação é o que venho pregando faz tempo e foi o que deu mais consistência ao meio do Grêmio, e uma posse de bola que não tínhamos, é preciso manter.
A contratação de Wellington Paulista é providencial, mesmo que esteja longe de resolver todos os problemas, e mesmo que não seja um jogador das minhas paixões.
* logo by Gothe Gol
COSMOS FLASH BACK by GOTHE GOL
Clique na foto e amplie para leitura
domingo, 31 de julho de 2011
sábado, 30 de julho de 2011
SÊNIOR E JÚNIOR JOGAM NO LISO EM CAXIAS
Caxias do Sul na serra Gaúcha é sede de mais uma competição de lisos desde ontem, desta vez o Estadual de Sênior e Júnior que vai ser decido neste sábado (tinha datas previstas até o domingo).
As duas primeiras rodadas já aconteceram. Na 1ª no Sênior, destaque para o Campeão de 2010 Breno da Franzen que largou atropelando a Luis Fernando da Academia de Pelotas (6 a 0), no Júnior o favorito Yago do Círculo Militar de Porto Alegre que fez 3 a 0 em Cesar da ABP.
Na 2ª rodada destaque para a derrota de Breno para Crosa da AFM Caxias por 1 gol no Sênior e para a vitória de Mateus da AABB sobre Gustavo da AFM Caxias por 3 gols no clássico local.
O internauta pode conferir todos os jogos e os Grupos da fase classificatória no FGFM Online que está em nossa barra lateral nas DICAS DE LINKS. Confira agora os nossos favoritos para buscar as vagas e continuar a luta pelo título.
SÊNIOR
No Grupo 1 Breno defende o título e Crosa joga em casa. Sergio da AFUMEPA tenta embolar o Grupo e passar como um dos melhores terceiros;
No Grupo 2 Pizza da AFM Caxias e Osmar da Academia são nossas apostas;
No Grupo 3 Kuhn da AFUMEPA e Figueira da Academia;
No Grupo 4 Douglas do CM e Bodur da AFUMEPA. Moretto da Franzen é candidato a entornar o caldo e ser um dos melhores terceiros;
No Grupo 5 Steyer da AFUMEPA e Zilber da Academia são as nossas fichas;
A 2ª fase deve ter os 2 melhores de cada Grupo e os 2 melhores terceiros formando 4 Grupos de 3 técnicos.
JÚNIOR
No Grupo 1 David do CM e Gustavo da AFM Caxias (puro chute);
No Grupo 2 Yago do CM e Hemerson da AFM Caxias
Não temos conhecimento da fórmula da disputa.
* logo e foto by FGFM
LANCES RÁPIDOS
* As fases decisivas do 1º turno do Troféu Geraldo Santana, quartas, semi e final acontecem no dia 13 de agosto, um sábado, que contará com churrasco de confraternização a partir das 17 horas. Mas o 2º turno começará antes disso para manter o ritmo da competição, com rodadas no dia 08 de agosto e até mesmo no próprio dia 13. A fase classificatória do 1º turno tem seus últimos jogos hoje e na segunda-feira (1º de agosto)
* Definidas as semi das séries ouro e prata da Copa Acanguaçu em Canguçu. Na série ouro Cleiton joga com a vantagem do empate diante de Roberto para chegar a decisão, mesma vantagem que Benhur terá contra Fábio. Na série prata a vantagem do empate é de Tadeu ou Juliano, quem enfrentar a Gustavo, e de Dedé que cruza com Wagner.
* Na Marina da Glória no Rio de Janeiro rola o sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. É o 1º evento oficial de Copa do Mundo no país (15hs).
* Entre cidades fora do país, Belgrado na Sérvia lidera o acessos ao Gothe Gol as vésperas do Portal do Futmesa completar 8 anos na rede, 3 anos e meio com inéditas atualizações diárias (1º de agosto). Teddington no Reino Unido, Montevideo no Uruguay, Londres no Reino Unido, Lisboa em Portugal, Buenos Aires na Argentina, Porto em Portugal, Denver no Colorado (EUA), Paris na França e Guadalajara no México completam o TOP 10.
* Entre as cidades brasileiras a sede do Blog em Porto Alegre lidera a lista de acessos seguida de Pelotas/RS, São Paulo/SP, Rio Grande/RS, Rio de Janeiro/RJ, Cascavel/PR, Caxias do Sul/RS, Novo Hamburgo/RS, Belo Horizonte/MG e Canoas/RS.
COSMOS FLASH BACK by GOTHE GOL
Tudo a disposição já a partir da segunda-feira para Manoel Gonçalves de Rio Grande produzir e assinar o novo time do Editor. A idéia com o New York Cosmos é trazer de volta via mesas jogadores do passado, e que confesso, vi quase todos atuar. O 1º da série COSMOS FLASH BACK que irá trazer algumas informações dos escolhidos, como origem e onde jogaram em suas carreiras, é o goleiro reserva do novo time, o alemão Hubert Birkenmeier que está com sua história no final da lista de jogadores. É só clicar na imagem e conferir.
Os jogadores do novo Cosmos
Goleiros - O americano Brad Friedel e o alemão Birkenmeier;
Laterais - Os brasileiros Carlos Alberto Torres, Rildo e Marinho Chagas;
Zagueiros - O alemão Beckenbauer, o polonês Zmuda e o italiano Cannavaro;
Volantes - O holandês Rijsbergen e o iuguslavo (a época), Bogicevic;
12 graus - O peruano Ramón Mifflin e o americano Ricky Davis;
25 graus - Pelé, o holandês Neeskens, o belga Van der Elst e os paraguayos Roberto Cabañas e Romerito;
15 graus (cobradores de penalidades) - O português Seninho, o chileno Caszely, o iuguslavo Dragan Vujovic e os americanos Brian McBride e Mark Liveric;
Centroavantes - O italiano Giorgio Chinaglia e o irlandês Robbie Keane
Clique na imagem para ampliá-la
sexta-feira, 29 de julho de 2011
FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA
Com credenciamento previsto para a partir das 18:30hs de hoje, começa o IIº Campeonato Estadual de lisos de Sênior e Júnior. A noite desta sexta-feira deverá contar com as duas primeiras rodadas da competição que acontece até o domingo na sede da AFM Caxias, na serra Gaúcha. Deverão ser 30 jogadores, 20 entre o Sênior e 10 no Júnior. O Gothe Gol acompanha em sua edições regulares podendo acontecer alguma edição especial. Acompanhe também a competição através do blog da FGFM, à disposição em nossa barra lateral nas DICAS DE LINKS.
* banner by Estadual Sênior e Junior de lisos
espaçoGABI
Sushi Hadouken
Mais um sushi em Porto Alegre ! E lógico que eu não podia deixar de conferir pra vir contar pra vocês !
O mais novo sushi bar localiza-se no bairro chácara das pedras e seu cardápio oferece, além da sequência de sushis e sashimis, pratos à la carte da culinária internacional.
O ambiente é decorado com bom gosto e requinte, com mesas internas e externas, além de oferecer um excelente serviço !
As imagens não foram feitas por mim, e sim retiradas da página do restaurante no Facebook. O que mostra que a comida conquistou meu paladar, já que fiquei tão entretida com o jantar que esqueci completamente de te tirar as fotos !
Mas sei que assim que vocês passarem lá esse final de semana para confeirir minha dica, vão entender bem o que estou falando ! Um bom sushi, um vinho rosé, não há quem não se entregue ! Bom final de semana e bom apetite !
Avenida Teixeira Mendes, 1161 - Chácara das Pedras, Porto Alegre / RS
* logo by Gothe Gol
LANCES RÁPIDOS
* Sábado de jogos da reta final da fase classificatória do 1º turno do Troféu Geraldo Santana de cavados. Dois jogos em atraso para recuperar, Azevedo e Saul, Otávio e Foschiera e ainda outros 3 jogos da tabela original, Azevedo e Gustavo, Foschiera e Saul e ainda Cristian Costa e Foschiera. A próxima segunda-feira, 1º de agosto, é o dia de encerramento da fase classificatória.
* O futebol na TV começa hoje com Brasil e Egito pelo Mundial Sub-20, que acontece na Colômbia. No SporTV às 23hs.
* No SporTV 2 já no sábado às 22hs, rola Portugal e Uruguay pelo Sub-20.
* O futebol na TV começa hoje com Brasil e Egito pelo Mundial Sub-20, que acontece na Colômbia. No SporTV às 23hs.
* No SporTV 2 já no sábado às 22hs, rola Portugal e Uruguay pelo Sub-20.
* O Torneio Barcklay's Asia com times ingleses terá sua decisão no sábado entre Aston Villa e Chelsea com transmissão pela ESPN Brasil às 09:25hs.
* Também no sábado pela manhã tem New York Red Bulls vs. Paris Saint Germain pela Copa Emirates na ESPN às 09:55hs.
* O destaque do brasileirão é igualmente no sábado às 18:30hs no Engenhão com Flamengo e Grêmio.
* Loco Abreu reestreia no brasileiro pelo Botafogo diante do Cruzeiro no sábado às 18:20hs. Foi para a Copa América e retornou e segue o artilheiro do time na temporada com 13 gols marcados.
* No começo da noite ainda no sábado tem desafio internacional com o amistoso entre Barcelona e Manchester United com TV, na ESPN (20hs).
* Agora chegando ao domingo o futebol segue na TV com a Copa Emirates na ESPN às 09:55hs e cruzam Boca Juniors e PSG.
* Já ao meio-dia pela mesma Copa Emirates o New York Red Bulls enfrenta o Arsenal (ESPN).
* Para quem curte, F1 no domingo às 9hs com o GP da Hungria. Com o crescimento de McLaren e Ferrari a moleza de Vettel diminui, embora ainda tenha uma forte vantagem na liderança do campeonato. Na Alemanha na última prova, Vettel teve seu pior resultado na temporada, um 4º lugar.
* Carlos Kuhn é o adversário de André Marques na decisão do Abertura de lisos da Franzen, depois de vitória sem sustos contra Ricardo Bodur nas semi. A final acontece na próxima quinta-feira. A redação do Gothe Gol tentou prestigiar a transmissão de imagens da partida, mas estas não foram transmitidas, por problemas técnicos provavelmente.
* No Círculo Militar os lisos da Copa Duque de Caxias caminhou para a definição só na rodada final. Paulo Schemes cruza com o outro candidato ao título, Yago, em jogo que promete muito e onde Paulo será o Campeão com um empate. A disputa pelas outras posições do G4 é acirrada entre Azamba, Caco, Bruno e Nilmar.
* Em Pelotas o COP inova e faz o que muitos solicitam que aconteça nos torneios da FGFM, uma versão Master. O Círculo Operário Pelotense dá a largada de seu Iº Torneio Master na próxima terça-feira.
* Começa amanhã em Cascavel no Paraná a Iª Taça SESC/AFUMECA de Futmesa.
* No Espírito Santo no sábado e no domingo rola a 5ª Etapa da Copa Espírito Santo de lisos, e que decide o seu grande Campeão. Guasti venceu a 1ª etapa, Fernando Miranda a 2ª, Anderson Silva a 3ª e Rodolfo Feliz a 4ª etapa.
* Na AFUMEPA André Souza lidera a competição de inverno de cavados, seguido de Elisandro, Dani Junqueira e Sergio Oliveira. Nos lisos da mesma competição, Kuhn e Bodur que fizeram uma das semi do Abertura da Franzen lideram, Kuhn em 1º, seguido de Bodur, com Felipe em 3º e Marcos Steyer na 4ª posição.
NEW YORK COSMOS
* Também no sábado pela manhã tem New York Red Bulls vs. Paris Saint Germain pela Copa Emirates na ESPN às 09:55hs.
* O destaque do brasileirão é igualmente no sábado às 18:30hs no Engenhão com Flamengo e Grêmio.
* Loco Abreu reestreia no brasileiro pelo Botafogo diante do Cruzeiro no sábado às 18:20hs. Foi para a Copa América e retornou e segue o artilheiro do time na temporada com 13 gols marcados.
* No começo da noite ainda no sábado tem desafio internacional com o amistoso entre Barcelona e Manchester United com TV, na ESPN (20hs).
* Agora chegando ao domingo o futebol segue na TV com a Copa Emirates na ESPN às 09:55hs e cruzam Boca Juniors e PSG.
* Já ao meio-dia pela mesma Copa Emirates o New York Red Bulls enfrenta o Arsenal (ESPN).
* Para quem curte, F1 no domingo às 9hs com o GP da Hungria. Com o crescimento de McLaren e Ferrari a moleza de Vettel diminui, embora ainda tenha uma forte vantagem na liderança do campeonato. Na Alemanha na última prova, Vettel teve seu pior resultado na temporada, um 4º lugar.
* Carlos Kuhn é o adversário de André Marques na decisão do Abertura de lisos da Franzen, depois de vitória sem sustos contra Ricardo Bodur nas semi. A final acontece na próxima quinta-feira. A redação do Gothe Gol tentou prestigiar a transmissão de imagens da partida, mas estas não foram transmitidas, por problemas técnicos provavelmente.
* No Círculo Militar os lisos da Copa Duque de Caxias caminhou para a definição só na rodada final. Paulo Schemes cruza com o outro candidato ao título, Yago, em jogo que promete muito e onde Paulo será o Campeão com um empate. A disputa pelas outras posições do G4 é acirrada entre Azamba, Caco, Bruno e Nilmar.
* Em Pelotas o COP inova e faz o que muitos solicitam que aconteça nos torneios da FGFM, uma versão Master. O Círculo Operário Pelotense dá a largada de seu Iº Torneio Master na próxima terça-feira.
* Começa amanhã em Cascavel no Paraná a Iª Taça SESC/AFUMECA de Futmesa.
* No Espírito Santo no sábado e no domingo rola a 5ª Etapa da Copa Espírito Santo de lisos, e que decide o seu grande Campeão. Guasti venceu a 1ª etapa, Fernando Miranda a 2ª, Anderson Silva a 3ª e Rodolfo Feliz a 4ª etapa.
* Na AFUMEPA André Souza lidera a competição de inverno de cavados, seguido de Elisandro, Dani Junqueira e Sergio Oliveira. Nos lisos da mesma competição, Kuhn e Bodur que fizeram uma das semi do Abertura da Franzen lideram, Kuhn em 1º, seguido de Bodur, com Felipe em 3º e Marcos Steyer na 4ª posição.
NEW YORK COSMOS
Seguindo hoje para Rio Grande a arte do Cosmos (foto) para a assinatura de Manoel Gonçalves. Branco perolado será colocado nas mesas pelo Editor do Lagoão 2011 que acontece em dezembro, jogando antes alguns amistosos. Como única novidade em relação aos outros times "da casa", Bayern de Munique, Fluminense, 14 de Julho de Livramento e Nacional de Montevideo, os levantadores para a cobrança de penalidades passarão de 14 para 15 graus. Se o resultado for aprovado, "jogadores" de Bayern, Flu, 14 e Nacional serão ajustados.
Nosso abraço hoje aos amigos de Gramado e São Lourenço do Sul no Rio Grande do Sul, Itajaí e Camboriú em Santa Catarina, Foz do Iguaçu no Paraná, Campinas, Piracicaba e Americana em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Goiânia em Goiás, Ibirité em Minas Gerais, Fortaleza no Ceará, Bologna na Itália e ainda Porto e Ponta Delgada em Portugal.
Nosso abraço hoje aos amigos de Gramado e São Lourenço do Sul no Rio Grande do Sul, Itajaí e Camboriú em Santa Catarina, Foz do Iguaçu no Paraná, Campinas, Piracicaba e Americana em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Goiânia em Goiás, Ibirité em Minas Gerais, Fortaleza no Ceará, Bologna na Itália e ainda Porto e Ponta Delgada em Portugal.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
O LANCE NO BLOG
Alenio Cheble com o FutRIOmesa, os LANCES RÁPIDOS, NO CONSELHO TRICOLOR com o Editor, uma passada por Munique na Audi Cup, Gremistas indignados, provincianos maravilhados com o velho mundo, mais uma boa quinta no Gothe Gol. Bom Dia ! Vamos em frente !
FutRIOmesa por Alenio Cheble
Estamos chegando em agosto e aqui no Rio, os principais atletas começam a respirar o Campeonato Brasileiro e principalmente os estaduais classificatórios para o brasileiro. Teremos no mês de setembro a definição dos campeonatos estaduais sênior livre e liso e no mês de outubro os estaduais livre e liso da categoria principal, onde qualquer um pode sair vencedor.
Nada justifica empatar com o América MG em casa, convenhamos. A torcida Tricolor tem todo o direito a vaia, aos xingamentos, passionalismos e até ao pânico, por que não ?
Seria errado dizer que os vermelhos não obtiveram bons resultados em seu passeio a Alemanha na Audi Cup. Não se repetiu o vexame do último torneio internacional, o time saiu invicto e com um inesperado 3º lugar (e depois tem uns que dizem que o Pato é Gremista, rsrs...), observaram uma gurizada, tiveram o seu dia de 1º mundo e não estranharão mais a adaptação a nova Arena do Tricolor, e de quebra tiveram o sonho de fazer compras na loja do Bayern de Munique realizado. Tinga (na foto acima sendo entrevistado para o Globo Esporte RS), confessou que comprou uma camisa de um verdadeiro meio campista, no caso o holandês Arjen Robben.
FutRIOmesa por Alenio Cheble
Estamos chegando em agosto e aqui no Rio, os principais atletas começam a respirar o Campeonato Brasileiro e principalmente os estaduais classificatórios para o brasileiro. Teremos no mês de setembro a definição dos campeonatos estaduais sênior livre e liso e no mês de outubro os estaduais livre e liso da categoria principal, onde qualquer um pode sair vencedor.
CAMPEONATOS ESTADUAIS
O campeonato estadual livre será disputado pelos 8 melhores atletas do ranking carioca e são eles:
Alenio, Robson, Hercules, Horacio, Anderson, Weber, Cláudio e Marco Moyses.
No liso ainda haverá a disputa da ultima etapa, a Taça Guanabara no próximo dia 13/08 e os 8 líderes do ranking atual são :
Marco Martins, Sidney, Alenio, Robson, Marcos Barbosa, André, Weber e Horacio. Sendo que apenas Marco tem vaga garantida no estadual por ter conquistado as duas primeiras etapas.
As competições de sênior também já estão definidas, onde temos no livre classificados:
Pedro, Marco Moyses, Waner, Cláudio, Sabóia, Thomaz, Julio e Raul.
E no liso:
Marcos Barbosa, Julio, Zé Carlos, Pedro, Toninho, Sabóia, Cláudio e Waner
CAMPEONATO BRASILEIRO
Depois do excelente resultado obtido pelos cariocas no ano passado, em Porto Alegre, com um título na categoria especial e um vice-campeonato nos juniores, o Rio de Janeiro parte a Recife buscando manter o bom rendimento do ano anterior.
Os atletas tem treinado e se dedicado para fazer um excelente papel já que a responsabilidade e cobrança dos nossos atletas aumentou bastante.
Temos um grande numero de pessoas já confirmadas na competição com passagem comprada e até muitas equipes formadas para jogar o Brasileiro de Clubes que também será realizado no mesmo final de semana.
Provavelmente estamos indo com uma delegação de praticamente 20 atletas, o que é muito significativo para nosso estado que tem em torno de 60 atletas federados.
NOTÍCIAS
No próximo domingo teremos no Jornal O Globo e no Extra uma matéria sobre o futebol de mesa da Portuguesa. Nessa matéria estaremos divulgando o esporte, o campeonato brasileiro e conseguimos junto a esse conceituado jornal, a realização e divulgação de campeonato aberto patrocinado pelo jornal com a finalidade de buscar novos adeptos ao futebol de mesa carioca.
Na primeira semana de agosto haverá a disputa da Copa Rio sub 14 e sub 18. Julgo ser essa uma das competições mais importantes para o futebol de mesa carioca, pois o trabalho sério com os garotos é que garantem o futuro do nosso esporte.
Hoje em dia, com computador, internet, outras facilidades e atividades, fica difícil reunir e atrair novos adeptos para o nosso jogo. São campeonatos como esses que garantem a continuidade e porque não, o crescimento e evolução do nosso esporte.
Essa segunda etapa definirá os classificados para o estadual e a disputa entre a garotada está cada vez mais acirrada e sem favoritos, o que torna os jogos emocionantes e de excelente nível técnico.
Grande abraço a todos.
* logo by Gothe Gol
LANCES RÁPIDOS
* Na AFUMERG em Rio Grande após uma rodada onde venceu 2 de seus jogos e empatou um, Diogo lidera a 5ª Etapa de cavados da entidade, seguido por Jorgito e Terroso.
* Quem está retornando a Pelotas para residir é Joni. Deverá jogar seu Futmesa na APFM ou no COP, mas no Estadual Especial de cavados ainda vestirá a camisa da Encruzilhadense. A preocupação que fica é com a entidade de Encruzilhada do Sul, formada por jovens, e que agora fica sem seus dois principais líderes, além de Joni, Christian, que também não reside mais em Encruzilhada.
* O Barça é mesmo berço inesgotável de jogadores com potencial, e o brasileiro Thiago Alcântara, filho de Mazinho e que brilhou na Audi Cup decidindo o título com o Bayern de Munique é um destes exemplos. Joga nas seleções sub da Espanha, é bom nós abrirmos o olho.
* Nos cavados da Franzen depois dos últimos resultados Róbin segue na frente da tábua de classificação com Alam em 2º, Mário em 3º e Burgel na 4ª posição.
* Na Copa Duque de Caxias dos cavados do Círculo Militar de Porto Alegre, a briga é pelo vice-campeonato. Minhas fichas estão em Leandrinho, enquanto Mallet já encomendou a faixa de Campeão.
* Pelo 2º turno do XXIº Lourenciano o líder Hammes caiu para Colares, mas segue liderando a competição.
* E vai sair mesmo o Cosmos do Editor. Com lay-out já definido, toma desenho e segue amanhã ou na segunda para Rio Grande, para arte única de Manoel Gonçalves que vai esculpí-lo em branco perolado. Pelé, Neeskens, Beckenbauer, Marinho Chagas, Rijsbergen, Chinaglia, Carlos Alberto, Roberto Cabañas, Robbie Keane, Cannavaro, Rildo, Brad Friedel, Caszely e Romerito entre outros, compõem o grupo. O New York Cosmos jogará o Lagoão em setembro.
* Foi Mateus o 2º de um Vinhas invicto no 1º turno dos lisos da Academia de Pelotas. Alexandre ficou em 3º e Augusto com a 4ª colocação.
* Liso movimentado na noite portoalegrense. A Franzen define quem enfrentará a André Marques na decisão do Abertura 2011. Rola a semifinal entre Carlos Kuhn e Bodur, e com FutBBBmesa de Breno Kreuzner no blog ManchesterFM, sempre a disposição em nossa barra lateral nas DICAS DE LINKS. Início previsto do sinal às 19:15hs.
* Também deveremos ter rodada do interno de liso no Círculo Militar.
* Estadual Sênior de lisos em Caxias do Sul que começa amanhã deverá ter 20 botonistas. Já no Júnior a competição na serra Gaúcha contará com cerca de 10 jogadores.
* Sexta de REVISTA no Gothe Gol, dia do início do Estadual de Sênior e Lisos em Caxias do Sul, do retorno do espaçoGABI e tudo de Futmesa e futebol.
NO CONSELHO TRICOLOR
Nada justifica empatar com o América MG em casa, convenhamos. A torcida Tricolor tem todo o direito a vaia, aos xingamentos, passionalismos e até ao pânico, por que não ?
Quando um avião tem problemas, e no momento sérios, só não tem direito ao pânico o piloto, esta é a regra.
Ontem se repetiu no jogo do Olímpico o que vinha acontecendo faz 3 ou 4 meses, para dizer o mínimo, a má fase técnica da maioria dos jogadores do grupo, em especial daqueles que sabemos tem qualidades e que jogam mais do que vem apresentando desde os últimos meses de Portaluppi.
Jogar por muito tempo de ouvido, sem uma partitura, sem um desenho, sem uma organização, é um dos fatores que levam um jogador a um desempenho técnico ruim. Quando pego a bola faço o que ? Quem se desloca para receber a bola ? Em que quadrante do campo ?
Observe o Barça com seu 3º time na Audi Cup, tem mecânica idêntica ao 1º time, isto da confiança aos jogadores que sabem nas mais variadas situações o que fazer, mesmo sob pressão do adversário. Alguém já reparou que quando o sistema defensivo dos catalães é pressionado em seu campo, e um jogador recebe a bola de costas para o adversário, ele jamais gira para sair jogando ? Qual a mecânica que serve para um desconhecido balaugrana ou mesmo para Xavi e Iniesta ?
Um jogador se desloca para uma posição fora dos acontecimentos, quase sempre na mesma linha dos acontecimentos e recebe um toque de primeira deste que recebeu de costas, e então, de frente para o campo contrário é ele quem define por onde o time se desafogará, tocando a bola e não com um balão que rifaria a jogada e faria a bola retornar.
Isto demanda treino, repetição, desenho. Mas o nosso ilustre Rafael Marques, ou o Collaço, ou o Lúcio, ou outro, recebe a bola sob pressão e por não ter uma mecânica definida de jogo, apela para o tradicional balão. Pior, se algum no desafogo recebe a bola de costas, gira para sair jogando, via de regra perde a bola porque está marcado e facilita ainda mais as coisas para o adversário. Por não haver mecânica, Douglas imagina que pela sua arte pode resolver sozinho, e como aconteceu com ele contra a Argentina na seleção e várias vezes no Grêmio, erra, arma contra-ataques fatais, etc.
A ordem no Barça é que o jogador só gira quando estiver muito próximo da área, e só alguns são autorizados a fazer isto, os melhores, os demais tocam a bola num excercício de paciência que é resultado de treino, repetição.
Mas se seu time não tem faz meses um desenho e uma mecânica, jogando apenas inspirado em figura mítica, vontade, "inspiração", é preciso reorganizá-lo, e fazer isso em curtíssimo prazo sob a pressão de resultados é tarefa extremamente complexa, mas é preciso. Lúcio não tem mais cacoete de lateral e nunca foi meia, Rocca antes corria por tudo e hoje é melhor ter uma faixa de campo para jogar e não consegue se posicionar ainda, Escudero sempre esquecido no banco está longe de encontrar seu espaço numa meia de dois canhotos, Leandro não consegue jogar com André Lima que está totalmente fora de ritmo por causa da séria lesão. Não se apaga uma memória de meses de "jogo" em segundos.
A pressão mina convicções, a baixa produção técnica do grupo tem o mesmo poder, a bobagem de Saimon na lateral com Mário Fernandes na zaga, alterada depois do gol achado pelos mineiros é prova disso, o resto é consequência, afobação, bola queimando no pé, intermináveis passes errados. Os desafios numa sequência com Flamengo invicto, Atlético MG, Palmeiras e Fluminense são terríveis, mas é hora de superação, de fechar numa convicção de time e sistema, mesmo sem tempo para repetí-lo a exaustão.
Fecho com as minhas convicções de Mário na lateral com Vilson e Saimon além de Lúcio, a volta de Adilson na 1ª função do meio (já notaram que desde sua saída por lesão o caos no setor de marcação se instalou ?), compondo com Gilberto Silva a retenção, Rocca marcando e armando e Douglas, Miralles pelo melhor momento (só precisa sequência, pena a expulsão) e André Lima (com ritmo de jogo). Gabriel, Escudero e Leandro as primeiras opções de banco. Mesmo sem dinheiro e sei que ele não existe, precisamos contratar um zagueiro de qualidade.
* logo by Gothe Gol
BOAS COMPRAS
Seria errado dizer que os vermelhos não obtiveram bons resultados em seu passeio a Alemanha na Audi Cup. Não se repetiu o vexame do último torneio internacional, o time saiu invicto e com um inesperado 3º lugar (e depois tem uns que dizem que o Pato é Gremista, rsrs...), observaram uma gurizada, tiveram o seu dia de 1º mundo e não estranharão mais a adaptação a nova Arena do Tricolor, e de quebra tiveram o sonho de fazer compras na loja do Bayern de Munique realizado. Tinga (na foto acima sendo entrevistado para o Globo Esporte RS), confessou que comprou uma camisa de um verdadeiro meio campista, no caso o holandês Arjen Robben.
* imagem by Globo Esporte RS de 27 de julho de 2011
Nossa saudação como sempre muito especial aos novos amigos de Takachito no Japão (acima na montagem e Itaituba no Pará. Abraços aos amigos de Franca e Guarulhos em São Paulo, Aracajú no Sergipe, Maceió nas Alagoas, Santiago no Chile e Maputo em Moçambique.
* montagem by Gothe Gol
quarta-feira, 27 de julho de 2011
COLUNISTAS
INTERação por Guilherme Gonçalves
Tivemos muitos desfalques para a competição, mas nos mostramos valorosos adversários e mais uma vez demonstramos poder de reação. Sem contar que Leandro Damião foi Leandro Damião. Que baita atacante, só não entendo porque o Santos faz de tudo para o Neymar e o Ganso ficarem e a torcida colorada têm que escutar que a venda é uma questão de tempo.
Estou com medo do futuro colorado. O momento atual do Inter mostra que não podemos nem sequer pensar em perder Leandro Damião. E ainda precisamos de reforços. Sem contar que necessitamos primeiro, encontrar um treinador. Dorival segue como principal opção, mas li que Bianchi foi oferecido. Sem que recentemente contratamos um estrangeiro e não deu tão certo, embora tenha nos deixado classificados para as semi-finais da Libertadores mas realmente acredito que alguém com o currículo do ex-técnico multi campeão do Boca deve ser analisado com muito carinho.
NA AVALANCHE por Cristian Costa
Tricolores
Pense na pessoa mais burra que você conhece. Perto do torcedor de futebol, ele é um catedrático. Um PHD em Física Quântica. Um Albert Einstein.
Ninguém que caminha sobre a terra é mais burro que o torcedor de futebol. Nem o animal da subespécie Equus africanus asinus é tão burro quanto o torcedor de futebol.
E se ele for gremista, então, aí nem se fala.
Em 2009 lideravam, até a décima rodada do brasileiro, a tábua dos artilheiros com 14 gols o astro Adriano, jogador de seleção brasileira com títulos do Calcio vestindo a camiseta da Inter, e Jonas, atacante contratado pelo Grêmio em 2007 e que desde o primeiro semestre daquele ano vinha dando resposta significativa.
Jonas além de liderar a artilharia do torneio, consagrava-se também como um jogador do penúltimo lance - era um dos princiapis passadores pra gol ao lado do lateral Fábio Santos.
Jonas se machuca e Adriano caminha tranquilamente para o posto de maior entre os maiores. A torcida tricolor e sua direção paquidérmica esquecem disso. Em 2010, o jogador é cogitado em uma troca com o lateral Vitor (Goiás). Uma espécie de Leon do futebol de mesa, ou seja, a chamada eterna promessa.
O negócio não sai, para desespero de muitos torcedores conhecedores de futebol. Jonas então pensa: “já que é assim, vou apostar em mim”. Faz um contrato com salário “baixo” e multa ridícula. Arrebenta em 2010. Tem gente ainda falando que ele não era tudo isso. O Jonas só foi o artilheitro do brasileirão e o jogador que mais deu passes para gol no time do Grêmio. Só isso!!! Além de dar rirmo a equipe com sua constante movimentação e inteligência para entender o jogo.
Mas ele se foi. Não adianta apontar culpados. Se foi essa ou a outra direção. O fato: perdemos o nosso melhor atacante desde o Marcelinho Paraíba.
Dias antes tinhamos deixado escapar um lateral esquerdo que conviveu com as vaias sistematicamente no Olímpico: Fábio Santos. Passei todo o 2010 brigando com os entendidos de futebol nas redes sociais a respeito desse jogador.
Eu o defendia veementemente. Fábio é lento, é verdade, mas tinha a leitura do jogo. Sabia apoiar com qualidade por fora do campo (foram mais de dez assistências em 2009) e por dentro (lembram do gol no grenal no 2x2?). Se não era um Alex Degani, em um país que nem a seleção tem um lateral esquerdo decente, o Fábio era um Carlos Kunh, ou seja, um excelente jogador e muito útil.
Mas sempre vaiado e questionado (queria ver onde estão os que diziam que o Gilson era melhor que ele), o jogador pediu uma fábula de dinheiro pra ficar. A direção não topou e ele foi desfilar o seu “péssimo” futebol no Corinthias, onde é titular absoluto. Aliás, não jogou na derrota contra o Cuzeiro.
Foram embora Jonas e Fábio Santos, mas o torcedor não contente escolheu outra vítima: Borges. Um atacante letal e com faro de gol. Se André Lima arrebentou na fase final do brasileiro, muitos esquecem que Borges era um dos três líderes da Chuteira de Ouro da Placar (ao lado de Jonas e Neymar) quando se machucou na primeira das três lesões de 2010.
Novamente a pressa por resultados imediatos, fez o Grêmio se desfazer do melhor atacante do grupo. Borges saiu escorraçado pela torcida. No lugar dele ficaram habilidosos atacantes que só matam a bola de canela. O endeusado André Lima (jogador bom é o que dá carrinho na bandeirinha de escanteio propagam os entendidos), na sua melhor fase não ata a chuteira do Borges na sua pior fase.
Agora a bola da vez é o Douglas. Vocês já ouviram falar em Ronaldo Nazário? Não! Então, vou lhes contar: Ronaldo foi um artilheiro insaciável. Fez gols as dezenas onde jogou - Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter, Real Madrid, Milan, Corinthians.
Jogou ao lado de craques de nível superior como Zidade, Rivaldo, Pirlo, Figo e por aí vai. Ronaldo disse em alto e bom som: o jogador mais inteligente que eu já joguei na vida chama-se DOUGLAS!!!!!!!
Mas, esse jogador é vaiado, vaiado e vaiado nas arquibancadas do Olímpico. Por que o torcedor de futebol acha que entende mais de futebol que o Ronaldo. O funcionário público, o açogueiro, o jornalista, o contador, o farmacêutico só não estão em campo por que adoram sua profissão. Onde trabalham dezenas de horas diárias em troca de míseros trocados.
Todos eles poderiam ter sido jogadores de futebol, mas não quiseram. Por que ganhar milhões correndo atrás da bola, se eu posso ganhar uma mixaria atrás do balcão.
E assim mais um jogador com ótimo futebol perde o tesão de jogar por aqui. Com razão. Se não gostam de mim por que vou me matar. Vamos negociá-lo por algum dinheiro e ele vai brilhar em algum lugar onde apreciem futebol de verdade, assim como o Jonas está bem no Valência, o Fábio é lider do brasileiro no Corinthians e o Borges não parou de meter gol desde que chegou no Santos (como fez em todos os clubes onde passou).
O torcedor do Grêmio só vai ficar satisfeito quando tivermos onze espartanos dando carrinho até na bandeirinha de escanteio. Esses sim merecem vestir a camiseta tricolor. Só um porém, quem observa e gosta de futebol, sabe que jogadores como Yura, China e Dinho eram muito mais que trogloditas: sabiam e muito jogar futebol.
Futebol de mesa
O Breno matou a pau ao falar da regra dos 15 segundos. Concordo em gênero, número e grau. Inicio a campanha: joguem em 15 segundos!! Quando apitar qualquer jogo de nível estadual, vou cobrar sistematicamente o cumprimento da regra. Todos deveriam fazer isso para o bem do futebol de mesa.
E no liso isso vale mais ainda. Demorar um minuto para executar o mais simples dos lances, não tem nada a ver com o jogo.
Uruguai
Tabarez é o cara. Revolucionou o futebol uruguaio e ainda deu a sorte de pegar uma boa geração. Ganhou a Copa América com dois laterais razoáveis, um volante horroroso (Arévalo), e sem Cavani ( na minha opinião o melhor jogador uruguaio ao lado do Suárez).
Professor Tabarez incentiva o jogador a ampliar horizontes e os resultados estão ocorrendo em campo. Mas mesmo se eles não viessem, esse professor ginasial já teria dado uma enorme contribuição ao futebol.
Olímpiadas
O Brasil garantiu mais quatro nomes nos jogos olímpicos. A nona colocação no revezamento 4x100 livre no mundial de natação garantiu a equipe brasileira em Londres – os 12 primeiros estão dentro. A expectativa era classificar pra final (fomos quarto no mundial de Roma em 2009), mas a não utilização de Cielo, poupado, foi crucial para não atingirmos o objetivo.
As meninas ficaram com o décimo terceira colocação e agora entram em uma espécie de repescagem mundial onde o quatro melhores tempos em qualquer competição oficial carimbam a vaga nos jogos olímpicos.
A transmissão da Record do campeonato mundial está sendo de chorar. Devia haver uma lei que só a sportv, a ESPN e a Bandeirantes pudessem trasmitir competições oficais de esporte.
E a Globo hein...se deu muito bem. Vai lucrar trinta milhões de reais do governo e da prefeitura do Rio para fazer a festa de abertura. E a promessa do seu Ricardo Teixeira da utilização apenas de dinheiro privado vai pro ralo como tudo que esse senhor fez através do tempo.
Copa Audi
Definidos os finalistas da competição: Barcelona e Bayern. O time catalão venceu nos pênaltis. O mais alegre era Thiago, filho do ex-jogador Mazinho. O garoto de 13 anos foi o destaque da partida e marcou o primeiro gol do jogo que terminou em 2x2. “Foi lindo. Estrear e marcar gol. Só estranhei o peso da bola. Muita pesada em relação a que jogamos nos fraldinhas”.
Outra figura contentíssima era o comerciante José Pinto. Ele foi sorteado na Promoção “seja lateral esquerdo do Barça”. Entretanto, o morador de Sevilha, com a contusão de Valdes, teve que ir para o gol. “O professor Guardiola pediu e eu fui lá. Já joguei no time da minha rua e até não me saí tão mal. Só tomei dois”, comemorava a figura pitoresca que é dono de uma padaria na cidade localizada na Andaluzia.
Guardiola não poupou elogios ao adversário. “ O Ronaldinho e seu irmão Assis estão de parabéns. Muito bom o time deles”, elogiou.
Amanhã o time da máfia Moreira enfrenta o Milan do capo Berlusconi. Será um duelo das duas famílias mais poderosas da Europa e América do Sul.
Perseguição
Agora é oficial: estou sendo perseguido na internet por dois maníacos. O filhote do Castor de Andrade e colunista da associação mais fashion do futebol de mesa, Macelo Caju, acusa-me de pederastia. Já o torcedor fanático do lobinho (ele mente que é xavante só pra ficar com fama de mal na rede), amigo íntimo do cantor inglês Elton John e dono da associação mais aristocrática do RS, Pedrinho Hallal, espalha aos quatro ventos que sou freqüentador assíduo do baixo meretrício.
Logo eu, um virtuoso das cabeças aos pés. Minha rotina faria até o papa Bento XVI bocejar de tédio.
Acordo todos os dias às 6h, religiosamente. Visto meus suspensórios, minha camisa italiana e me encaminho até a igreja Santa Terezinha para a missa. Depois, me troco na sacristia com a ajuda do Padre Carlos (geralmente demoro em torno de meia hora já que tanto eu como o padre somos meio atrapalhadinhos na hora de despir e vestir).
Eu e Carlos, já devidamente trajando nossos abrigos da Adidas, fazemos a volta completa na Redenção. Meia volta correndo e meia volta caminhando. Depois vou para casa e tomo um banho completo para livrar-me das impurezas da rua.
Chego às 9h no trabalho – sou contínuo na Empresa de Correios e Telégrafos desde a minha juventude -, e permaneço até as 18h. Depois passo na padaria Pão de Açúcar e compro sempre mimos para as mulheres da minha vida. Minha mãe, Edith, e as tias Carlota, Ximena e Maria. Moro com elas no Bom Fim.
Às 20h já estou deitado depois de comer e ler um bom livro do Sidney Sheldon, meu escritor predileto.
Essa é minha rotina digna de palmas de noviças e freis. Então, meus dois leitores não acreditem no que vcs leem por ai porque está longe da verdade.
Frase da semana:
“Treinador de futebol é um olheiro com grife”
Autor: Eu
Um abraço aos botonistas do Sudão do Sul, país recém criado na África.
Avaí x Inter
O primeiro jogo do Internacional sem Falcão mostrou os jogadores comprometidos a reabilitarem o Inter no campeonato brasileiro. Acredito que o Inter não jogou um grande futebol, mas teve méritos pelo poder de reação da equipe e pela fase excelente que vive nosso goleador e garçom Damião. O primeiro tempo foi ruim e mais uma vez o Inter foi garfeado no brasileirão. Uma penalidade máxima muito duvidosa foi marcada contra nossa equipe, sem esquecer é claro do erro grotesco no último jogo contra o São Paulo, quando o jogo estava empatado e Damião saiu cara a cara com o goleiro e o bandeirinha marcou um impedimento inexistente. Mas enfim, o Inter lutou bravamente e com a volta de Andrezinho conseguiu a recuperação e os três pontos.
Copa Audi
O Inter mais uma vez está representado o Brasil em uma competição Internacional. Méritos ao clube que tem se destacado, estando inclusive na liderança do ranking da Conmebol publicado recentemente. A equipe comanda pelo técnico interino, Osmar Loss, não fez feio e empatou com o grande poderoso Barcelona. Tudo bem que digam que muitos das principais estrelas do time não estavam em campo, mas a escola catalã de futebol mostrou porque é o melhor time da atualidade. O Inter assim como o Barcelona jogou bastante descaracterizado, além de um treinador tampão, jogaram Moledo, Lucas Roggia, Zé Mário e João Paulo, todos meninos que no máximo jogaram no time B do Inter.
Tivemos muitos desfalques para a competição, mas nos mostramos valorosos adversários e mais uma vez demonstramos poder de reação. Sem contar que Leandro Damião foi Leandro Damião. Que baita atacante, só não entendo porque o Santos faz de tudo para o Neymar e o Ganso ficarem e a torcida colorada têm que escutar que a venda é uma questão de tempo.
Amanhã teremos outro teste pela frente. Enfrentaremos o Milan e provavelmente jogaremos mais desfalcados ainda. Mas o que importa é a festa e a divulgação da marca Inter pelo mundo. Nos últimos anos temos enfrentados equipe do porte do Barcelona e Inter de Milão, enquanto nosso co-irmão joga amistoso contra o sindicato dos atletas, isso é algo para se orgulhar.
Futuro
Estou com medo do futuro colorado. O momento atual do Inter mostra que não podemos nem sequer pensar em perder Leandro Damião. E ainda precisamos de reforços. Sem contar que necessitamos primeiro, encontrar um treinador. Dorival segue como principal opção, mas li que Bianchi foi oferecido. Sem que recentemente contratamos um estrangeiro e não deu tão certo, embora tenha nos deixado classificados para as semi-finais da Libertadores mas realmente acredito que alguém com o currículo do ex-técnico multi campeão do Boca deve ser analisado com muito carinho.
NA AVALANCHE por Cristian Costa
Tricolores
Pense na pessoa mais burra que você conhece. Perto do torcedor de futebol, ele é um catedrático. Um PHD em Física Quântica. Um Albert Einstein.
Ninguém que caminha sobre a terra é mais burro que o torcedor de futebol. Nem o animal da subespécie Equus africanus asinus é tão burro quanto o torcedor de futebol.
E se ele for gremista, então, aí nem se fala.
Em 2009 lideravam, até a décima rodada do brasileiro, a tábua dos artilheiros com 14 gols o astro Adriano, jogador de seleção brasileira com títulos do Calcio vestindo a camiseta da Inter, e Jonas, atacante contratado pelo Grêmio em 2007 e que desde o primeiro semestre daquele ano vinha dando resposta significativa.
Jonas além de liderar a artilharia do torneio, consagrava-se também como um jogador do penúltimo lance - era um dos princiapis passadores pra gol ao lado do lateral Fábio Santos.
Jonas se machuca e Adriano caminha tranquilamente para o posto de maior entre os maiores. A torcida tricolor e sua direção paquidérmica esquecem disso. Em 2010, o jogador é cogitado em uma troca com o lateral Vitor (Goiás). Uma espécie de Leon do futebol de mesa, ou seja, a chamada eterna promessa.
O negócio não sai, para desespero de muitos torcedores conhecedores de futebol. Jonas então pensa: “já que é assim, vou apostar em mim”. Faz um contrato com salário “baixo” e multa ridícula. Arrebenta em 2010. Tem gente ainda falando que ele não era tudo isso. O Jonas só foi o artilheitro do brasileirão e o jogador que mais deu passes para gol no time do Grêmio. Só isso!!! Além de dar rirmo a equipe com sua constante movimentação e inteligência para entender o jogo.
Mas ele se foi. Não adianta apontar culpados. Se foi essa ou a outra direção. O fato: perdemos o nosso melhor atacante desde o Marcelinho Paraíba.
Dias antes tinhamos deixado escapar um lateral esquerdo que conviveu com as vaias sistematicamente no Olímpico: Fábio Santos. Passei todo o 2010 brigando com os entendidos de futebol nas redes sociais a respeito desse jogador.
Eu o defendia veementemente. Fábio é lento, é verdade, mas tinha a leitura do jogo. Sabia apoiar com qualidade por fora do campo (foram mais de dez assistências em 2009) e por dentro (lembram do gol no grenal no 2x2?). Se não era um Alex Degani, em um país que nem a seleção tem um lateral esquerdo decente, o Fábio era um Carlos Kunh, ou seja, um excelente jogador e muito útil.
Mas sempre vaiado e questionado (queria ver onde estão os que diziam que o Gilson era melhor que ele), o jogador pediu uma fábula de dinheiro pra ficar. A direção não topou e ele foi desfilar o seu “péssimo” futebol no Corinthias, onde é titular absoluto. Aliás, não jogou na derrota contra o Cuzeiro.
Foram embora Jonas e Fábio Santos, mas o torcedor não contente escolheu outra vítima: Borges. Um atacante letal e com faro de gol. Se André Lima arrebentou na fase final do brasileiro, muitos esquecem que Borges era um dos três líderes da Chuteira de Ouro da Placar (ao lado de Jonas e Neymar) quando se machucou na primeira das três lesões de 2010.
Novamente a pressa por resultados imediatos, fez o Grêmio se desfazer do melhor atacante do grupo. Borges saiu escorraçado pela torcida. No lugar dele ficaram habilidosos atacantes que só matam a bola de canela. O endeusado André Lima (jogador bom é o que dá carrinho na bandeirinha de escanteio propagam os entendidos), na sua melhor fase não ata a chuteira do Borges na sua pior fase.
Agora a bola da vez é o Douglas. Vocês já ouviram falar em Ronaldo Nazário? Não! Então, vou lhes contar: Ronaldo foi um artilheiro insaciável. Fez gols as dezenas onde jogou - Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter, Real Madrid, Milan, Corinthians.
Jogou ao lado de craques de nível superior como Zidade, Rivaldo, Pirlo, Figo e por aí vai. Ronaldo disse em alto e bom som: o jogador mais inteligente que eu já joguei na vida chama-se DOUGLAS!!!!!!!
Mas, esse jogador é vaiado, vaiado e vaiado nas arquibancadas do Olímpico. Por que o torcedor de futebol acha que entende mais de futebol que o Ronaldo. O funcionário público, o açogueiro, o jornalista, o contador, o farmacêutico só não estão em campo por que adoram sua profissão. Onde trabalham dezenas de horas diárias em troca de míseros trocados.
Todos eles poderiam ter sido jogadores de futebol, mas não quiseram. Por que ganhar milhões correndo atrás da bola, se eu posso ganhar uma mixaria atrás do balcão.
E assim mais um jogador com ótimo futebol perde o tesão de jogar por aqui. Com razão. Se não gostam de mim por que vou me matar. Vamos negociá-lo por algum dinheiro e ele vai brilhar em algum lugar onde apreciem futebol de verdade, assim como o Jonas está bem no Valência, o Fábio é lider do brasileiro no Corinthians e o Borges não parou de meter gol desde que chegou no Santos (como fez em todos os clubes onde passou).
O torcedor do Grêmio só vai ficar satisfeito quando tivermos onze espartanos dando carrinho até na bandeirinha de escanteio. Esses sim merecem vestir a camiseta tricolor. Só um porém, quem observa e gosta de futebol, sabe que jogadores como Yura, China e Dinho eram muito mais que trogloditas: sabiam e muito jogar futebol.
Futebol de mesa
O Breno matou a pau ao falar da regra dos 15 segundos. Concordo em gênero, número e grau. Inicio a campanha: joguem em 15 segundos!! Quando apitar qualquer jogo de nível estadual, vou cobrar sistematicamente o cumprimento da regra. Todos deveriam fazer isso para o bem do futebol de mesa.
E no liso isso vale mais ainda. Demorar um minuto para executar o mais simples dos lances, não tem nada a ver com o jogo.
Uruguai
Tabarez é o cara. Revolucionou o futebol uruguaio e ainda deu a sorte de pegar uma boa geração. Ganhou a Copa América com dois laterais razoáveis, um volante horroroso (Arévalo), e sem Cavani ( na minha opinião o melhor jogador uruguaio ao lado do Suárez).
Professor Tabarez incentiva o jogador a ampliar horizontes e os resultados estão ocorrendo em campo. Mas mesmo se eles não viessem, esse professor ginasial já teria dado uma enorme contribuição ao futebol.
Olímpiadas
O Brasil garantiu mais quatro nomes nos jogos olímpicos. A nona colocação no revezamento 4x100 livre no mundial de natação garantiu a equipe brasileira em Londres – os 12 primeiros estão dentro. A expectativa era classificar pra final (fomos quarto no mundial de Roma em 2009), mas a não utilização de Cielo, poupado, foi crucial para não atingirmos o objetivo.
As meninas ficaram com o décimo terceira colocação e agora entram em uma espécie de repescagem mundial onde o quatro melhores tempos em qualquer competição oficial carimbam a vaga nos jogos olímpicos.
A transmissão da Record do campeonato mundial está sendo de chorar. Devia haver uma lei que só a sportv, a ESPN e a Bandeirantes pudessem trasmitir competições oficais de esporte.
E a Globo hein...se deu muito bem. Vai lucrar trinta milhões de reais do governo e da prefeitura do Rio para fazer a festa de abertura. E a promessa do seu Ricardo Teixeira da utilização apenas de dinheiro privado vai pro ralo como tudo que esse senhor fez através do tempo.
Copa Audi
Definidos os finalistas da competição: Barcelona e Bayern. O time catalão venceu nos pênaltis. O mais alegre era Thiago, filho do ex-jogador Mazinho. O garoto de 13 anos foi o destaque da partida e marcou o primeiro gol do jogo que terminou em 2x2. “Foi lindo. Estrear e marcar gol. Só estranhei o peso da bola. Muita pesada em relação a que jogamos nos fraldinhas”.
Outra figura contentíssima era o comerciante José Pinto. Ele foi sorteado na Promoção “seja lateral esquerdo do Barça”. Entretanto, o morador de Sevilha, com a contusão de Valdes, teve que ir para o gol. “O professor Guardiola pediu e eu fui lá. Já joguei no time da minha rua e até não me saí tão mal. Só tomei dois”, comemorava a figura pitoresca que é dono de uma padaria na cidade localizada na Andaluzia.
Guardiola não poupou elogios ao adversário. “ O Ronaldinho e seu irmão Assis estão de parabéns. Muito bom o time deles”, elogiou.
Amanhã o time da máfia Moreira enfrenta o Milan do capo Berlusconi. Será um duelo das duas famílias mais poderosas da Europa e América do Sul.
Perseguição
Agora é oficial: estou sendo perseguido na internet por dois maníacos. O filhote do Castor de Andrade e colunista da associação mais fashion do futebol de mesa, Macelo Caju, acusa-me de pederastia. Já o torcedor fanático do lobinho (ele mente que é xavante só pra ficar com fama de mal na rede), amigo íntimo do cantor inglês Elton John e dono da associação mais aristocrática do RS, Pedrinho Hallal, espalha aos quatro ventos que sou freqüentador assíduo do baixo meretrício.
Logo eu, um virtuoso das cabeças aos pés. Minha rotina faria até o papa Bento XVI bocejar de tédio.
Acordo todos os dias às 6h, religiosamente. Visto meus suspensórios, minha camisa italiana e me encaminho até a igreja Santa Terezinha para a missa. Depois, me troco na sacristia com a ajuda do Padre Carlos (geralmente demoro em torno de meia hora já que tanto eu como o padre somos meio atrapalhadinhos na hora de despir e vestir).
Eu e Carlos, já devidamente trajando nossos abrigos da Adidas, fazemos a volta completa na Redenção. Meia volta correndo e meia volta caminhando. Depois vou para casa e tomo um banho completo para livrar-me das impurezas da rua.
Chego às 9h no trabalho – sou contínuo na Empresa de Correios e Telégrafos desde a minha juventude -, e permaneço até as 18h. Depois passo na padaria Pão de Açúcar e compro sempre mimos para as mulheres da minha vida. Minha mãe, Edith, e as tias Carlota, Ximena e Maria. Moro com elas no Bom Fim.
Às 20h já estou deitado depois de comer e ler um bom livro do Sidney Sheldon, meu escritor predileto.
Essa é minha rotina digna de palmas de noviças e freis. Então, meus dois leitores não acreditem no que vcs leem por ai porque está longe da verdade.
Frase da semana:
“Treinador de futebol é um olheiro com grife”
Autor: Eu
Um abraço aos botonistas do Sudão do Sul, país recém criado na África.
terça-feira, 26 de julho de 2011
CONEXÃOLiso por Pedrinho Hallal
Aborrecentes e vovôs duelam em Caxias
Oficialmente, a publicação da Conexão Liso foi adiada por uma semana para coincidir com as datas do II Campeonato Estadual Sênior e Júnior na modalidade liso. Nos bastidores, no entanto, existem boatos de que o editor estaria descontente com o teor dos textos desse colunista. O apelido “embarrado” para a modalidade preferida do editor virou febre na internet. E olha que eu ainda nem comecei a cutucar o time do editor de forma mais contundente... isso ocorrerá mais próximo da terceira (ou quarta?) queda para a segunda divisão. Após o empate com o Figueirense e a décima terceira colocação na tabela, o sinal amarelo já está piscando...
O time da beira do rio, por falar nisso, demitiu Ninguém e contratou Fernandão para um cargo que eu nunca entendi bem qual é. O que fará o tal diretor técnico? É um estágio antes de virar treinador? Fica a sugestão para o time da beira do rio em contratar Cristiano (ARFM), que entende mais de moda e de futebol do que seu antecessor. Tudo se encaminha para a crise nos dois times imundos da capital. Ao mesmo tempo, o Xavante continua dando orgulho para sua torcida, liderando sua chave na série C. Pena que querem nos prejudicar no tapetão. Pra quem não conhece ou finge não conhecer o Xavante, vale a pena assistir o vídeo abaixo:
Já o Brasil que veste amarelo passou vergonha na Copa América, o que costuma ser ótimo para a Copa do Mundo, que é o que realmente importa. Um campeonato que tem um finalista invicto (NÃO GANHOU NENHUM JOGO) parece jogo de futebol de mesa na modalidade “embarrado”. Viva o 0x0, viva o sono! Pelo menos o nosso Uruguai conquistou o título de forma merecida.
No GotheGol, a negociação salarial com os colunistas está ficando insustentável: Cristian Costa insiste em contratar umA assistente para coletar dados para seus textos. Apesar dos apelos de Cristian, o editor insiste que o trabalho da assistente deva ser voluntário. Cristian tentou explicar que mulheres dificilmente aceitam “trabalhar” voluntariamente para ele, mas o editor está irredutível.
Em relação ao campeonato dos aborrecentes e dos vovôs na terra dos polenteiros, as previsões do colunista não divergem (e nem poderiam) daquelas manifestadas durante o Centro Sul brasileiro, realizado na mesma cidade. Esperamos manter o ótimo aproveitamento nos palpites.
Será algum guri capaz de desbancar o já multi-campeão Yago? Pelo que temos visto, seus maiores adversários são Marcelo (APFM), o mano Renan (CM) e Kevin (União). Confirmadas as participações desses botonistas, Yago não terá vida fácil na serra gaúcha. Além disso, devemos lembrar que a categoria “aborrecentes” é marcada por surpresas, e sempre existe a chance de aparecer um novo craque no grupo. Leon Amaral, por exemplo, pode surpreender.
Entre os vovôs a peleia é complicada. Paulo Schemes, após uma série de vice campeonatos nos últimos anos, conquistou o título do Centro Sul e deve brigar pelo caneco novamente. Osmar Iost, como sempre, está entre os favoritos. O atual campeão Breno costuma chegar, mas precisa calibrar a pontaria, o que faltou no Centro Sul. Sérgio Oliveira seria um dos meus favoritos, especialmente agora em nova fase, estilo Julinho Camargo. No entanto, pelo que tem jogado, passar da primeira fase já é lucro. Vários outros brigam pelo caneco, incluindo Daniel Pizzamiglio, o qual foi autorizado a disputar a competição devido ao comportamento que lembra o de uma pessoa da categoria Master.
Mas não poderíamos deixar de apostar seco no CHEFE. Atual campeão estadual senior na modalidade “embarrados”, Zilber está disposto a unificar os títulos. O Michael Phelps do futebol de mesa tem treinado pelo menos duas horas por dia para garantir o caneco. Nas casas de aposta londrinas, 68% das apostas são para o título do CHEFE, sendo que os 32% restantes são para o título invicto do CHEFE.
A primeira divisão do futebol de mesa nacional dá as boas vindas aos botonistas da ARFM, que agora se dedicam também a modalidade liso. Pelo que se viu dos primeiros resultados, Duda e Sílvio chegam para ficar. Aliás, Duda conseguiu quatro vitórias em quatro jogos na sua estréia na modalidade, uma marca que deve ser destacada. Alex Degani ainda tenta convencer Guga a seguir apenas nos cavados, mas a pressão dos outros botonistas é grande, e Guga deve estrear em breve na primeira divisão.
Já que o Cristian começou a falar em Londres 2012, não pude me conter. Aviso a todos que:
1. O Brasil não chegará a final do voleibol masculino.
2. O Brasil não chegará a final do futebol feminino.
3. Leandro Guilheiro não ganhará medalha no judô.
4. Fabiana Murer terá sua vara roubada novamente e não conquistará medalhas.
5. César Cielo será campeão olímpico.
6. As meninas do voleibol serão campeãs.
7. Tiago Camilo ganhará o ouro no judô.
8. O Brasil conquistará pela primeira vez o ouro no futebol.
2. O Brasil não chegará a final do futebol feminino.
3. Leandro Guilheiro não ganhará medalha no judô.
4. Fabiana Murer terá sua vara roubada novamente e não conquistará medalhas.
5. César Cielo será campeão olímpico.
6. As meninas do voleibol serão campeãs.
7. Tiago Camilo ganhará o ouro no judô.
8. O Brasil conquistará pela primeira vez o ouro no futebol.
Meus leitores podem estar se perguntando de onde tirei isso. Ora, não é óbvio? Consegui ingressos e estarei assistindo a final do voleibol masculino, do futebol feminino, o judô no dia do Leandro Guilheiro e o atletismo no dia da Fabiana Murer. Não consegui ingressos para as finais do voleibol feminino e futebol masculino, nem para o dia que o César Cielo nada, nem para o dia que o Tiago Camilo luta. Quem conhece minha fama de pé frio já pode ficar rico nas casas de apostas.
TORNEIO DE ANIVERSÁRIO DA APFM
E não é que “esse alemão deu bom mesmo”, conforme previam Marcelo Vinhas e Mateus Pierobom? Augusto 3 pontos conquistou o título do torneio de aniversário da APFM após golear Róbson na final por 4x1. Os espectadores dizem que a atuação lembrou muito a da seleção brasileira na final da copa de 1970, com Pelé e cia. O placar, pelo menos, foi o mesmo. Com esse título, Augusto se livra de vez da sina das finais, começada depois de uma derrota em final de Zona Sul para um iniciante, este que vos escreve.
PERDA
Embora não fosse jogador de liso, este texto não poderia deixar de mencionar a perda de BETÃO, o qual eu me nego a chamar por outro nome. Desde que comecei a (tentar) jogar futebol de mesa, ele esteve lá, em quase todos os campeonatos. Famoso no meio, Betão deixa várias estórias para nós. As bolinhas no estilo “Betão”, as marcações de lateral no estilo “Betão”, a interpretação da regra no estilo “Betão”. Nesses anos de convivência, conversei poucas vezes com o Betão, joguei apenas uma vez contra ele. Mas posso afirmar, com certeza, que o futebol de mesa perdeu um de seus grandes personagens, um daqueles botonistas famosos, folclóricos, do estilo Moreira, Zilber, Piruka, Ivan, Breno, para citar apenas alguns. Um botonista daqueles que todos conhecem, que os aborrecentes quase “temem”. Sorte que não vou participar do campeonato em Caxias. Com certeza, será difícil chegar lá e notar a ausência do Betão. Com o passar do tempo, fui aprendendo a olhar para frente, e não para trás. Por isso, ao invés de lamentar a perda, já posso imaginar um clássico entre Nilson e Betão em algum lugar perto daqui. Clássico esse que será jogado com a bolinha e arbitragem do Betão.
LANCES RÁPIDOS
* Saimon foi bem na zaga, Mário Fernandes foi bem na zaga e na lateral direita. Um pouco cedo para Julinho Camargo inventar na busca de solução para a ausência de um jogador da posição, portanto Saimon na ala no lugar de Gabriel surpreende e preocupa para o jogo com o América MG amanhã no Olímpico pelo Brasileirão. Lúcio na lateral esquerda no lugar de Collaço me parece um acerto. Julinho dá a impressão de busca de afirmação "criando", e isto não é bom. A preocupação também em manter o posto, o que poderá levá-lo a jogar mais uma vez recuado atuando fora no próximo sábado contra o Flamengo no Rio, também é uma perspectiva inadequada. Hora da Direção de Futebol intervir.
* Não sou crítico da Copa Audi, pois é uma boa chance de fazer marketing para os vermelhos. A confirmação na entrevista coletiva em Munique de quem ninguém conhece o "campeão de tudo", mostra o acerto desta participação, por ser um torneio de exibição. Para os europeus o torneio com o Porto Alegre representa a volta do futebol após as férias e certamente jogarão cada etapa das partidas com times completamente diferentes, é partida para trocar toda a equipe e fazer observações. O Barça por exemplo, chamou 12 jogadores do time B para o torneio. Mas vale a conferida na ESPN, boa diversão para quem gosta de futebol.
* Academia de Pelotas tem a confirmação do retorno de Juarez Fuão e contará também com um novo jogador, Cauane Silva.
* Dia de cavados na Copa Duque de Caxias, Mallet com as duas mãos no caneco.
* Amanhã é dia de COLUNISTAS no Gothe Gol e na quinta tem Alenio Cheble com o FutRIOmesa e ainda mais LANCES RÁPIDOS.
RETA FINAL
A fase classificatória do 1º turno do Troféu Geraldo Santana de cavados entra em sua reta final. Na noite de ontem foram 8 jogos e Cristiano Carneiro ao bater o Editor por 2 gols confirmou a melhor campanha na geral, o que o faz entrar na quartas com a vantagem do empate, e passando, seguir com a vantagem nas semi.
No Grupo A Paulo Fernando tem vaga garantida no G4, mas pode ter o 1º lugar tomado por Azevedo que tem 2 jogos pela frente, e que na prática também já está nas quartas. As outras duas vagas tem 4 pretendentes com chances, Cristian Costa, Otávio, Foschiera e Saul Martini.
No Grupo B Cristiano Carneiro e Leon Amaral carimbaram suas passagens, Gothe, Pirênio, Paulo Dias e J.Lucas (foto) são os candidatos as outras duas vagas.
Confira os jogos e a classificação
Grupo A
Cristian 2x2 Paulo Fernando
Grupo B
Gothe 3x0 Gustavo Borges
Valter 1x4 Pirênio
Maurício 0x0 Paulo Dias
Cristiano 2x0 Gothe
Maurício 2x0 Gustavo Borges
Valter 1x3 Leon
Gustavo Borges 1x2 Pirênio
Classificação
Grupo A
1º Paulo Fernando com 16 pontos em 7 jogos;
2º Azevedo com 1 em 5;
3º Cristian com 10 em 6;
4º Otávio com 8 em 6;
5º Foschiera com 7 em 4;
6º Saul com 7 em 5;
7º Bopp com 3 em 7;
8º Gustavo com 1 em 6;
Grupo B
1º Cristiano com 22 em 8;
2º Leon com 16 em 7;
3º Gothe com 13 em 7;
4º Pirênio com 12 em 7;
5º Paulo Dias e J.Lucas com 10 em 7;
7º Maurício com 6 em 7;
8º Valter com 3 em 7;
9º Gustavo Borges com 0 em 7
* foto by arquivos Gothe Gol
Nosso abraço hoje aos amigos de Santa Cruz do Sul no Rio Grande do Sul, Rio do Sul em Santa Catarina, Salvador na Bahia, Manaus no Amazonas e Lima no Peru.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
BREAKFAST NA REDAÇÃO
Estadual Sênior e Júnior de lisos em Caxias do Sul é a grande atração da semana do Futmesa Gaúcho. Os novos talentos e a turma da experiência disputando em Caxias do Sul mais um caneco e que o Web- leitor vai poder acompanhar no noticiário habitual do Gothe Gol.
* logo by Estadual de lisos Sênior e Júnior
LANCES RÁPIDOS
* Edilberto Hammes segue líder do 2º turno do XXIº Lourenciano de cavados em São Lourenço do Sul. Os jogos do 2º turno acontecem até o dia 06 de agosto.
* Dia de rodada dos cavados do Geraldo Santana. No destaque de hoje Cristiano Carneiro e Gothe pelo Grupo B, jogo que está sendo recuperado. No dia 1º de agosto se encerra a fase classificatória do 1º turno do Troféu Geraldo Santana.
* Na convocação de Mano Menezes do Brasil para o clássico contra a Alemanha em Stuttgart no próximo dia 10 de agosto, as novidades ficaram por conta de Renato Augusto do Leverkusen, Luiz Gustavo do Bayern de Munique, Ralf do Corínthians, Fernandinho do Shakthar Donestk, Jonas do Valência e do zagueiro Dedé do Vasco. Nada acrescenta e Mano ousa pouco depois do fracasso da Copa América.
* Pela série C, o Brasil ficou no empate em 1 gol em casa contra o Joinville, pouco. Mas não há como esperar muito mais do Xavante.
* Nos lisos da Copa Duque de Caxias Paulo Schemes segue líder perseguido de Yago.
* Duda na Riograndina é o dono dos cavados até o momento, liderando o ranking da temporada com o dobro da pontuação do 2º colocado, Michel.
* Amanhã é dia de CONEXÃOLiso com Pedrinho Hallal e + LANCES RÁPIDOS.
APFM COMEMORA SEUS 36 ANOS
Neste último sábado a APFM comemorou seus 36 anos com um torneio no tradicional Caixeiral, nas modalidade lisos e e cavados.
Nos lisos Augusto da Academia também de Pelotas ficou com o título, tendo Robson Bauer de Sta.Vitória como vice, e Edson e Piruka da casa na 3ª e 4ª colocações respectivamente.
Nos cavados o Campeão foi Fernando do COP (na foto à direita), formando o quarteto premiado do Círculo Operário Pelotense com Rui, Enílton e Leonardo.
Os parabéns do Gothe Gol e dos internautas com certeza aos bens vividos 36 anos da Associação Pelotende de Futebol de Mesa.
* foto by Gol à Gol
A FACE
A face da conquista uruguaya da Copa América passa pelo bom futebol, sem dúvida, passa por bons jogadores como Forlán e Luíz Suárez sem dúvida, passa pelo talento tático de Oscar Tabárez sem dúvida, mas passa fortemente pela índole de seus personagens e de sua gente.
Com apenas 3 milhões de habitantes, 2 títulos mundias e 2 olímpicos, além das qualidades necessárias para vencer no futebol, o Uruguay agrega a índole de seus jogadores, postura, dedicação, compromisso. Os jogadores em campo sabem que representam seu povo, sabem da importância de seus exemplos para toda uma geração, exemplos dentro e fora de campo.
Ao invés do culto a pessoa, o culto ao grupo, ao invés do eu, o coletivo. Ao invés de lançar moda em brinquinhos, bonés e "penteados" modernos, lançar o exemplo de empenho integral. Muita alegria e muita festa merecidas.
Enquanto isso aqui no Brasil, o Gremista Douglas sem a bola nem mesmo pensa em correr pelos seus companheiros de time, alguém viu os craques de ataque da Celeste parados sem a bola ? Enquanto isso no Brasil, como mostrou a Globo na noite de ontem, Diego Souza e Alecssandro do Vasco conversavam e riam durante a exceução do hino brasileiro, antes do jogo contra o Galo pelo brasileirão. Belo exemplo aos jovens fans.
Como é possível não admirar a Celeste pelo bom futebol e o empenho ? Como é possível não admirar estes profissionais ? Como não é possível admirar este "minúsculo" país e sua gente ? Há milhões de excelentes brasileiros, mas na média nossos problemas dentro e fora dos gramados são de produto de uma determinada índole.
Tivessem perdido e os uruguayos certamente saíriam doídos do gramado, culpando a si mesmo por não terem conseguido o caneco, nós preferimos olhar para a marca do pênalti de um gramado ruim, porque claro, nós por aqui nunca temos responsabilidade sobre nada.
* foto by Terra
Nossa saudação muito especial aos novos amigos de Parnamirim no Rio Grande do Norte e Hamilton no Canadá. Abraço aos internautas de Heillbronn na Alemanha, Buenos Aires na Argentina, Assunção no Paraguay, Cidade do México e Guadalajara no México, Boston no Massachusetts e Nova Iorque (EUA), Rio Branco no Acre, João Pessoa na Paraíba, Recife em Pernambuco, Feira de Santana na Bahia, Brasília no DF, Belo Horizonte em Minas Gerais, Rio de Janeiro no Rio, São Paulo, São Vicente, Bauru e Mogi das Cruzes em São Paulo, Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa e Cascavel no Paraná, Joinville, Sombrio, Camboriú, Blumenau, Lages e Criciúma em Santa Catarina, Canoas, Santa Maria, São Lourenço do Sul, Rio Grande, Pelotas, Carazinho, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canguçu, Caçapava do Sul e Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
* montagem by Gothe Gol
Assinar:
Postagens (Atom)