quinta-feira, 21 de julho de 2011

O LANCE NO BLOG




















Uma mesa de bar (neste caso o Z Café na Padre Chagas no aniversário de minha irmã), um jogo no telão (neste caso Uruguay e Peru pelas semi da Copa América na última terça), 3 ou 4 caras (neste caso meu cunhado, 2 irmãos seus e eu), e espumante e cerveja preta a vontade, são mais do que suficientes para um bom debate sobre o que ? Futebol é claro !

Na pauta seleções e a importância do futebol de cada um dos chamados principais países. Defendi que Brasil, Argentina e Uruguay são os quentes das América do Sul, e que Itália, Alemanha e Holanda são os fundamentais do continente europeu. A Holanda nunca foi Campeã do Mundo, Inglaterra, França e Espanha já levantaram uma vez o caneco, então por que a Holanda está na lista e as últimas 3 não ? Ok, Vamos lá.

O Uruguay é Bi-Campeão do Mundo e Bi-Campeão Olímpico e de característica inconfundível, a Argentina é Bi-Campeã do Mundo e Bi-Campeã Olímpica (atual) e produziu gente como Labruna, Di Stéfano, Maradona e agora Lionel Messi, o Brasil além de Didi, Garrincha, Tostão, Gerson, Rivelino, Pelé, Romário e Nazário, é "só" Penta-Campeão Mundial.

Na europa Itália e Alemanha juntas carregam 7 títulos mundiais, além da produção de jogadores inesquecíveis, a Holanda de 3 vices, fez pela questão tática no futebol o que nenhuma outra fez em todos os tempos, tem influência em várias gerações, e inclúo o atual Barcelona nisto. Guardiola é discípulo de Cruiyff, ele mesmo diz que foi apartir de Cruiyff e Ryjkaard no comando do time catalão, que o Barça adquiriu os atuais traços e forma de jogar (entrevista a Placar do mês de junho).

França, Espanha e Inglaterra tem conquistas esporádicas. A França em 98 ganhou merecidamente com uma geração de jogadores de exceção para o seu futebol, uma conquista isolada tanto quanto a Espanha na África e pelos mesmos motivos, uma geração de exceção e neste caso sem grande brilho, as duas não tem trajetória contínua no futebol, basta vermos seus currículos.

E a Inglaterra ? Conquistou o mais polêmico título das Copas numa final totalmente discutível contra a Alemanha (foto acima), produziu jogadores que exceção a Bobby Charlton jamais foram os melhores do mundo, mesmo que obviamente tenha tido outros jogadores de médio para bom como Bobby Moore, Linecker e "Beckham", e agora o matador Rooney. Qual o papel da Inglaterra no cenário do futebol mundial ? Histórico e documental sem dúvida por ter inventado o esporte, ou seja, foi a pioneira, e só.

LANCES RÁPIDOS

* Os nossos parabéns hoje ao Leão da Franzen e ao Régis Castilhos que conosco jogou no Grêmio e no Geraldo Santana que estão de aniversário !

* Quem esteve de aniversário ontem foi Mário Vargas, da AFM Caxias. O Campeão dos lisos do Centro-Sul Brasileiro concede um bate-papo para o Gothe Gol que estará publicado no próximo sábado. É o ENTREVISTA DO PERSONAGEM, agora sempre após a realização de uma competição importante, e que teve na estreia Alessandro da Riograndina depois do Estadual de Equipes de cavados. Mário fala de sua conquista, da volta da AFM Caxias ao topo, comenta as nuances entre as modalidades e de influências do jogo, e conta quando começou na brasileira, onde, quais os seus times dentro e fora da mesa. Imperdível !

* Nos cavados da Copa Duque de Caxias no Círculo Militar, Mallet já pode encomendar o chopp da festa de mais um título, depois do tropeço de Leandrinho para Azambuja na última terça. Precisa de uma vitória em 2 jogos, contra o próprio Azambuja e Nei. Repete-se com a dupla Mallet e Diogo o acontecido em seus tempos de Franzen, ou seja, ganham a maioria dos canecos. São jogadores que aliam alto nível técnico com regularidade.

* Dia de lisos hoje no CM que teve na terça o seu aniversariante, que recebe atrasado também os nossos parabéns, Paulo Schemes.

* E o amigo Dani comandou a 2ª Copa da Ligua Inglesa, na maior confraria de times britânicos do Futmesa do Brasil. Na decisão o seu Chelsea caiu para o West Ham de Rogério Careca.

* Na AFUMEPA vai acontecendo nos cavados o tradicionalíssimo Torneio de Inverno.

* Toda a minha torcida pelo Uruguay na final de domingo da Copa América contra um Paraguay que não venceu na competição, para o bem do futebol.

* Tudo bem que se trata de uma pré temporada, mas na Copa Liga Total ! vencida pelo Borussia Dortmund em Mainz na inauguração da Arena local, moderníssima, o Bayern mostrou os mesmos problemas da temporada passada. Falta de criatividade no meio campo, um futebol burocrático e uma defesa horrorosa.

* O 14 de Julho de Livramento realiza hoje no João Martins na fronteira, amistoso internacional de preparação a Copa FGF, contra o Cerro do Uruguay. A boa notícia é o retorno de Enzo ao elenco, que esteve um ano fora. Ótimo centroavante.

* Depois da realização de jogos em atraso, Fábio assume a ponta da tabela do Grupo A e Roberto mantém a liderança do Grupo B da série Ouro da Copa Acanguaçu em Canguçu.

* No COP em Pelotas nos cavados a competição teve mais 5 jogos realizados esta semana e Jeferson e Moraes seguem na ponta das Chaves A e B respectivamente.

* Quem está mais próximo de Porto Alegre, é o amigo e botonista Ricardo Bacci Acunha, o Ricardinho, por anos parceiro das mesas, e que hoje reside em Belo Horizonte. Passa a trabalhar em São Paulo a partir do dia 08 de agosto próximo, quem sabe em melhores condições para uma escapadinha visando ver os amigos e participar de alguns torneios do Futmesa na capital Gaúcha.

* Dia de lisos na Franzen e com FutBBBmesa do botonista Breno. Para curtir a câmera online é só acessar a página do ManchesterFM nas DICAS DE LINKS do Gothe Gol.

* Já estou curioso pela convocação da seleção brasileira de Mano Menezes pós Copa América para o amistoso de 10 de agosto próximo diante da Alemanha em Stuttgart na Mercedes Arena. Tarefa espinhosa para Mano que este ano jogará ainda com Itália, Espanha e duas vezes contra a rival Argentina.

* Amanhã é dia do REVISTA no Gothe Gol.

NO CONSELHO TRICOLOR




















Noite para esquecer o que NÃO fez o Tricolor no Orlando Scarpelli diante do Figueirense pelo Brasileiro. Um verdadeiro show de falta de qualidade técnica, com um cem número de erros de passes e outros. Sempre digo que nestas condições, o técnico passa isento, foi assim no Brasil com o Paraguay pela Copa América no último domingo.

Mas neste caso nem Julinho Camargo se salvou. É verdade que com exceção a 1 ou 2 jogadores, escalou o time que qualquer um de nós no comando escalaria, é verdade que substituiu bem durante a partida, mas errou na postura da equipe no gramado, muito recuada e dominada pelo adversário no meio campo. Salvou-se apenas Marcelo Grohe na noite em Floripa, e não foi só pela defesa salvadora do pênalti que garantiu o empate. O Grêmio que já tinha o melhor goleiro brasileiro no futebol, agora tem os dois melhores.

Julinho não se salva pela postura recuada e pela falta de solução do time para criar situações de gol, ao contrário da seleção de Mano que criou várias oportunidades contra o Paraguay. O Grêmio finalizou duas vezes, com Douglas de fora da área no 1º tempo e Mário Fernandes em jogada espetacular na etapa final, só.

O raciocínio do técnico foi o de pegar o Figueira no contra-ataque, já que imaginava um adversário ofensivo saindo para o jogo em casa, como de fato foi. Mas na medida em que tecnicamente e individualmente o desempenho dos jogadores foi abaixo da crítica, teve sua estratégia completamente comprometida, e não encontrou soluções.

Substituiu bem, pois a entrada de Lúcio foi para reforçar a marcação na avenida do lado direito de ataque do Figueirense, o que reduziu os problemas na etapa decisiva, Miralles foi uma tentativa de melhorar a lucidez ofensiva tirando um Leandro superado pela marcação, e Marquinhos um sangue novo na posição de um Douglas apático.

Mas Julinho precisava ter tomado a iniciativa no jogo, ter sido mais ousado e me pareceu querer garantir o emprego neste início de trabalho, arriscou pouco. Não estou aqui defendendo um time só ousado, seria assim com Portaluppi e sairíamos da capital catarinense sem ao menos 1 ponto, é verdade, mas era preciso mais, embora eu reconheça a noite onde a pobreza técnica de alguns bons jogadores, comprometeu o todo.

Cada um de nós é um técnico, Julinho faz o seu 3º jogo, e assim como gostei da vinda do Renato num momento em que a necessidade era empolgação e motivação para sair do buraco, aprovo a chegada de Julinho pois é hora de organizar o time, e um tempo é igualmente necessário para isso, afinal a passionalidade a cada resultado de pouco serve, e o time passou taticamente desorganizado por uns bons meses.

Eu no comando (todos nós sonhamos comandar o time do coração), tentaria para uma experiência Victor, Mário Fernandes, Vilson, Saimon e Lúcio; Adilson, Gilberto Silva, Rochemback e Douglas; Leandro e Miralles. Os reserva imediatos ? Grohe, falta um zagueiro e aí a Direção errou em não contratar, Pessali, Marquinhos, Escudero e André Lima.

Lúcio ainda é mais lateral que Collaço, Mário rende melhor na lateral direita, Vilson e Saimon compõem melhor o setor defensivo. Com 2 volantes de ofício, Adilson e Gilberto Silva, Rochemback teria mais liberdade, e Douglas já que não marca mesmo, estaria de fato livre para criar e se movimentar por todo o campo. Leandro e Miralles tem maior movimentação e velocidade, e alimentados por Douglas e Rochemback devem ser mais eficientes.

Vamos as atuações de ontem

Grohe - Sem reparos, tem sido da importância do Rochemback de antes para o time;

Gabriel - Parecia ter de volta o seu futebol, mas voltou aos erros e a burocracia;

Mário Fernandes - Uma grave furada no começo, mas depois foi o melhor da defesa tirando tudo, e ainda fez uma grande jogada partindo de trás e chegando a área adversária para quase marcar;

Rafael Marques - Um susto a cada intervenção, sempre;

Collaço - A exceção é quando produz muito. Durou um jogo;

Gilberto Silva - Discreto mas sem comprometer, o pênalti foi discutível;

Rochemback - Faz muito que caiu tecnicamente, vem comprometendo defensivamente;

Escudero - Tem boa qualidade, é um lutador, mas não pode ser o homem que auxilia a marcação pelo lado esquerdo;

Douglas - Uma boa assistência, um belo chute e vários passes errados criando perigosos contra-ataques para o Figueira, precisa ser desonerado de uma vez de recuar, no mínimo para não comprometer;

Leandro - Se entregou a marcação e foi nulo, estava arrumando briga e tinha boas chances de ser expulso por um árbitro muito fraco;

André Lima - Uma caricatura de jogador, sem domínio de bola, sem nada;

Lúcio - Atenuou o caos do setor esquerdo;

Miralles - Devendo bastante ainda, talvez precise começar uma partida para ganhar algum ritmo;

Marquinhos - Esteve muito pouco tem em campo.

* logo by Gothe Gol




















Nossa saudação muito especial como sempre aos novos amigos de Plovdiv na Bulgária, Paterson em Nova Jérsei (EUA) e Wiesbaden na Alemanha (na montagem acima). Abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Canguçu, Pelotas e Rio Grande no Rio Grande do Sul, Joinville, Sombrio, Blumenau, Chapecó e Criciúma em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel e Paranaguá no Paraná, São Paulo e Sorocaba em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Palmas no Tocantins, Belo Horizonte, Ibirité e Ribeirão das Neves em Minas Gerais, Brasília no DF, Salvador na Bahia, Londres e Kesington no Reino Unido e Hannover na Alemanha.

Um comentário:

Rafa Tosh disse...

Brilhante leitura sobre as escolas fundamentais do futebol mundial. Quanto ao time ideal do Grêmio, o meu também seria este que o editor sugeriu, talvez sem Adilson.