sábado, 16 de julho de 2011

GOTHE CROMO GOL - SILVIO SILVEIRA




















Era 1987, dois primos e grandes amigos inseparáveis jogavam botão em seus estrelão, Silvio e Douglas sempre foram doentes pelo jogo de botão. Douglas traz a notícias que seu tio Alfredo Degani Brito estava fazendo botões "PROFISSIONAIS", corremos em sua oficina e vimos aquelas obras de arte, e olha que eram botões simples, pedido feito ao nossos pais e um mês depois atendidos, eu com um colorado todo vermelho com um círculo branco, meu principal jogador era BALALO, o do Douglas era azul com um círculo branco e outro preto e seu principal jogador era Renato Portaluppi, tivemos que arranjar uma mesa maior, meio que improvisada, daí nasceu nosso embrião pela paixão da regra Brasileira.

Associamos-nos na ARFM em 1987, me lembro das "feras" que lá jogavam: Clair Marques, Carlos Alberto Perazzo, Jair, Ademir, Brito, Vladimir, Betão, da gurizada muito boa: Parada, Marcio, Alexandre, Jarnis, Alan, logo em seguida vieram outros como Cristian Costa (hoje no Geraldo Santana), Valdo, etc... Ficamos encantados com a estrutura da ARFM, sou fã desde lá, hoje não da estrutura, hoje com certeza da amizade e união de nossos botonistas, não vejo nada parecido !

Bom anos passaram, Douglas continuou na paleta e eu evoluí para a régua, apesar disso Douglas sempre foi mais competitivo (de fato era melhor jogador que eu), eu sempre fui o mais sortudo, em 1989 fomos jogar o Estadual Junior na longínqua Santana do Livramento, terra do tri campeão da categoria CARECA, tive a honra e o prazer na semi-final conseguir eliminar nos penaltis essa fera, com um joguinho miúdo, mas competente sem dúvida ! (fato marcante até hoje, o jogo miúdo é claro)

Lembro-me que na entrega da premiação dentro de Livramento o Sr. João Carlos Custódio falou no microfone, "Ao campeão que desclassificou o nosso tri campeão Careca, jogando um futebol de mesa feio, mas de resultado, parabenizo Silvio Silveira da ARFM"... me lembro que o Clair ficou louco, quis o microfone e já deu muito pano para manga, que tinha sido uma grosseria, por mim tudo bem eu era campeão estadual, não importa o que dissessem e tinha ganho na mesa dentro da regra, mas jogando com 9 cavadores e muita bola presa, hehehehehe, retranqueiro desde sempre !

Bom, com início da faculdade, foram anos afastados e depois novamente por motivos profissionais acabei retornando em 1999 e 2000, onde me afastei e retornei somente em 2005 após conclusão do curso de Ciências Econômicas, juntamente com quem sempre segui: Douglas Brito que era o presidente da ARFM nesta época, lembro de ele muito argumentar, e eu não queria de forma alguma retornar, alegava que meu tempo já tinha passado, com muito esforço prometi retornar, e justa na minha primeira partida, tomei 3x0 do Perazo, é banho de água fria, mas comecei a novamente tomar gosto pelo futebol de mesa, joguei meio que desconhecido o estadual de 2005 em Pelotas, o qual Marcelo Vinhas foi campeão, acabei saindo na segunda fase, onde peguei um grupo bastante forte com Diogo Mallet, Augusto e Carlos Kuhn, acabei empatando os 3 jogos.

Em 2006 sete gols a bater definiram meu primeiro título estadual especial, gols de muita sorte como o da final contra Luis Antônio do COP, acho que a vinda de Alex Degani no final de 2005 para a ARFM impulsionou a todos que por lá jogavam, mas isto é um capítulo a parte, pois sem sombra de dúvidas todos nós fomos influenciados por sua técnica diferenciada.

Em 2007 meio mascarado (pois era sonho de menino; injustificável) com a conquista do estadual não fiz boas campanhas nas competições externas, igualmente em 2008, salvo o equipes em Passo Fundo, onde em uma fantástica competição com a Academia de Pelotas fomos campeões. Em 2009 um estadual atípico, mesmo sem estar jogando um grande futebol de mesa, consegui com muito esforço uma campanha muito além de minhas expectativas e obtive êxito conquistando-o, e em 2010 repetindo a mesma história, com muita emoção vi 3 botonistas da ARFM serem campeões, esse título foi nosso, com certeza !

Ou seja em 24 anos de Futebol de mesa o que mais conquistei foi amigos, Douglas mais que um primo um irmão, sempre comento com ele que gosto quando Diogo e Marcelo Mallet se apóiam nas competições, faz sempre lembrar deste irmão não de sangue, mas de coração, meus colegas de associação da antiga, Clair, Perazo, Omar, Roberto, Jair, Ademir, Vladimir, Betão, Monteiro, Ivan, Mário, Ronir, Jéferson, Sérgio e os mais recentes: João, Leonardo, Cristiano, Sandrão, Michel, Alex, Duda, Alessandro, e tantos outros me orgulham muito de me chamarem de amigo, e todos os outros os quais gosto muito e pude conhece-los através do futmesa.

Se tivesse que escolher um botonista, o melhor, sem sombra de dúvidas Alex Degani, mas vejo o nível no RS muito bom. Na minha associação sem medo de errar, Duda, Alessandro, Michel, Azevedo, João, Leonardo, Cristiano, Ronir, são muito bons, e aqueles de fora que sempre me encantam muito: Vinhas, Rodalles, Panda, Moraes, Mallet, Careca, Thiago Leão, Sérgio Oliveira, Leandrinho, e tantos outros. Se me perguntassem: e o Liso ? Liso para mim é um sonho distante, bem distante, mas quem sabe ?????

* foto by arquivos do Gothe Gol

5 comentários:

ASSOCIAÇÃO RIOGRANDINA FM disse...

Silvio... És um cara fora de série, na mesa e fora dela!!! Sou teu fã... Seja como botonista, seja como ser humano... Hoje, significas um dos pilares da nossa ARFM, devido a trabalho e empenho que tens para levar a nossa ARFM... Analogicamente, seria como se tu fosse o "Julinho Camargo" e o Mariozão o "fantoche"... rsrsrs

Me orgulho do teu futmesa, competitivo e de resultado... Não esquece, meu brother (como diria nosso amigo Ivan): "Lugar de espetáculo é no circo"... Tenho certeza de teu sucesso também nos lisos!

Esperamos agora a chegada do "Fernando Lúcio Silveira" para pasarmos alguns ensinamentos ao mesmo!!!

abraço, meu velho!!!
não esquece que te considero um 9º!!!!

Alex Degani

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Silvio,
Apesar de havermos conversado pouco, posso dizer que só pelo seu esforço no XXIX Centro Sul, com uma bengala para ajudá-lo, você conseguiu escrever seu nome entre os melhores.
O futebol de mesa é a oitava maravilha do mundo, pois, além dos troféus que cada um ambiciona, nos proporciona uma conquista muito maior, que são os amigos. São os irmãos, no meu caso: filhos, que acabam fazendo parte de nossa vida para todo o sempre.
Parabéns pela pessoa que és, por tudo quanto conquistaste e por ser um economista ( o meu curso superior também é Ciências Econômicas). Continue prestigiando o nosso esporte, pois se ontem fui eu, hoje é você e amanhã serão os meninos que você incentivar.
Um abraço
Adauto Celso Sambaquy

lhroza disse...

LH.ROZA
Alo grande SILVIO...Muito marcante a sua narrativa deste nosso lazer que é o FUTMESA, pois de tropeços,vitórias e quedas se constrói a experiência...
Um abraço

Daniel disse...

Grande abraço amigo Silvio.
Só mostra o quanto a associação de voçês é unida, forte, e forjada por muita técnica.

Abraço a todos

Dani

paulo monteiro disse...

Silvio embora pouco convívio que temos sou um admirador teu, não só pelo futebol de mesa que praticas, mas também pela pessoa que és.
Abraços