quarta-feira, 20 de julho de 2011

COLUNISTAS

NA AVALANCHE por Cristian Costa

Tricolores

De memória, lembro de duas vitórias em Floripa. Os 7x1 de 2008 e o 2x0 de 2002. Se a gente perder, começa a complicar, pois na rodada seguinte folgamos (jogo contra o Santos foi adiado). Cairíamos do bloco intermediário para o pelotão dos desesperados. O triunfo é uma necessidade.

Uma vitória nos levaria aos 14 pontos. Na rodada seguinte ao jogo contra o Santos pegamos o América Mineiro em casa. Temos de vencer. Time mineiro, aliás, já sabe a tabela da série B em 2012.

Aposto em um efeito suspensivo para o Douglas. Sonolento, é melhor que todos os outros.

Copa América

Copa América é que nem Gauchão: ninguém faz festa se ganha, mas todo mundo critica se perde.

Assisti a alguns jogos. Minha torcida era para os chilenos conquistarem esse título inédito. Mas o Chile deu uma de Chile e mesmo com um bom time de futebol ficou no caminho.

A competição levou o Wianey Carlet a orgasmos. Monte de 0x0 e quem jogou melhor nas quartas perdeu. Sorte dos uruguaios que abrem caminho para a décima quinta conquista e a hegemonia do continente (Uruguai e Argentina estão empatados com 14 títulos).

País passa por um momento espetacular no futebol. Resultados angariados depois da revolução nas categorias de base da seleção. Lá o estudo é tão importante quanto futebol. Deem uma olhada nesse artigo.


Campeonato Brasileiro

Eu avisei que os paulistas iam ter boas notícias na quinta e no domingo.

Os torcedores do Inter têm que se dar conta de uma coisa: tem presidente que ganha título e tem presidente que paga título. Simples assim. Acho errado é vaiar os jogadores pois muitos deles fizeram parte de campanhas vitoriosas.

Nos bastidores, fala-se muito em Gabiru, mas cresce o nome de Chico Spina, herói do título brasileiro de 79, última vez que o colorado ganhou a competição.

Na quarta e na quinta o Guga terá motivos para sorrir.

Futebol de mesa

Tem novo colunista na praça: é o Caju, no site da Franzem. Na primeira coluna já me atacou com comentários depreciativos (maldita democracia da internet). Vou ficar calado, por enquanto. Prometo não divulgar fotos dos tempos do Grêmio. Porém, tal material será mantido sob sigilo desde que não sofra represálias novamente.

Clima no Geraldo Santana é muito bom ultimamente. Maurício Cadore está dando um ótimo andamento ao campeonato. Poucos jogos adiados, prática comum nos últimos tempos.

Olimpíadas

A partir de hoje abro um espaço visando às Olimpíadas de Londres. A nadadora de provas abertas Poliana Okimoto classificou-na madrugada de ontem para os jogos. Ela terminou em sexto no campeonato mundial na modalidade 10Km. Quarenta e cinco brasileiros já estão com passagem garantida para a capital da Inglaterra.

Batendo a porta os pré-olímpicos das Américas de basquete. Se o time masculino não for dessa vez pode largar. Estados Unidos, campeões mundiais, não participam da competição pois já tem a vaga assegurada.

O torneio acontece na Argentina e dá mais duas vagas diretas para o continente. Terceiro e quarto lugares disputam a repescagem mundial. Argentina, mesmo sem alguns “NBA” é favorita disparada. Canadá e Porto Rico serão nossos grandes adversários na luta pela classificação.

Frase da semana:

“Joga pouco, mas é esforçado”

Pirênio depois de vencer Leon no interno do Geraldo Santana.

Um abraço ao botonista da regra gaúcha: Rodrigo Toledo, novo pai da praça. Lembre-se sempre, meu amigo, pai é quem cria !!!!!

INTERação por Guilherme Gonçalves

Equívocos

Esta direção está sendo marcada por uma grande sequência de equívocos. Demitir Falcão é só mais um entre tantos. Tudo começou com a permanência de Celso Roth, após a eliminação vergonhosa em Abu Dhabi. Está aí o primeiro grande erro; o segundo foi acreditar em que tínhamos um grande elenco, sendo que - no máximo - temos um bom time. Não temos lateral-direito, zagueiro, e a carência no ataque é enorme.

O presidente Giovani Luigi está-se mostrando fraco e sem convicções. Quando Falcão estava mal, ele o apoiava; e no momento em que o Inter tinha-se encaixado e encontrado a formação ideal com Muriel, Nei, Bolívar, Juan, Kleber; Tinga, Guiñazu, Oscar, D´Alessandro; Zé Roberto, e Damião, o nosso presidente o demite. Que culpa Falcão tem, se não temos substituto para Oscar e Juan? Que culpa Falcão tem, que quando um meia é improvisado no ataque e está suspenso não temos um segundo atacante para colocar em campo? Que culpa Falcão tem, se nosso melhor lateral-direito é o Nei ?

O papel de Falcão era dar um padrão ao time, e isto ele tinha dado. Eu no início o criticava, pois achava que ele escalava mal e mudava constantemente a equipe, mas ao longo do trabalho mostrou uma melhora clara e enfim se mostrava um treinador competente. Ele deu sua cara ao time, e o Inter havia conquistado três vitórias seguidas, e depois começaram os desfalques: contra o Vasco jogamos um jogo de igual para igual e perdemos mais por azar do que incompetência, e contra o Corinthians enfrentamos o líder do campeonato lá e se tivéssemos vencido não teria sido nenhum crime. Aí, contra o São Paulo jogamos com um time desfigurado e não havia opções para substituir nossas ausências a altura. E chumbo no treinador! Que desde o início escancarou o que só a direção negou: não temos um grupo para ser campeão, para isso precisamos de duas ou três peças.

Agora que Luigi queimou nosso maior ídolo, estão falando em três reforços, entre eles Jô e Sandro Silva. Mas porque estes reforços não vieram antes? Será que nosso presidente pretendia queimar nosso treinador por motivos obscuros? Ou isso é só despreparo para a função mesmo?

Novo treinador

Agora começa a onda de especulações que envolvem todos neste momento. As duas opções mais fortes até o momento são Cuca e Dunga. Confesso que não gostaria de ver nenhum dos dois a frente do Internacional.
Cuca é muito competente, mas a seu desfavor conta seu desequilíbrio e seu destempero. Já Dunga é um perfil que eu rechaço no futebol, me declaro contra treinadores retranqueiros. Se ele conseguiu utilizar três volantes na Seleção Brasileira, onde ele podia ter os jogadores que quisesse à disposição, imagina o que ele não faria com o meio de campo do Inter.

São poucos treinadores no mercado neste momento e não tem nenhum que me encha os olhos agora. Talvez Dorival Jr. fosse uma opção de qualidade, sabe usar a base e fez uma campanha fantástica com o Santos, embora seu trabalho no Atlético MG não seja uma grande credencial para o agora. Só rezo para que esta direção não seja desesperada ao ponto de anunciar algum auxiliar de treinador.

Reforços

Depois de muitas súplicas do ex-técnico e muitas criticas de imprensa, a direção do Inter fala em reforços. Pelo que ouvi Jô (ex-Corinthians) e Sandro Silva (ex-Botafogo) estão acertados. O primeiro eu acredito que seja uma boa aquisição, mas somente se Leandro Damião ficar. Não adianta em nada vender Damião para trazer Jô, até porque não seria um reforço e sim uma reposição sem a mesma qualidade. Já Sandro Silva eu acho totalmente desnecessária, estamos bem servidos de volantes, esta contratação só seria interessante se a direção estivesse pensando nele para a lateral-direita, função que ele já desempenhou improvisado em outros times.

Precisamos de um zagueiro e urgente, com a saída de Juan para a Sub-20 só temos Bolívar, Índio, Rodrigo Moledo e Dalton. Sendo que Moledo não sabemos o que esperar e Dalton foi reserva até no Atlético PR. Ouvi falar em Breno, acho difícil esta negociação se concretizar, mas caso se confirme, seria um excelente reforço e acredito que viria para ser titular absoluto.  

Além de zaga também precisamos de um lateral-direito, cada dia que vejo Nei jogar me dói os olhos. De bom ele só tem o esforço, porque marca muito mal e apoia pior ainda. Também temos urgência em um segundo atacante, para que Zé Roberto fosse opção tanto para o ataque quanto para o meio de campo.

Boa sorte

Apesar de contrário a decisão da direção, eu desejo toda a sorte do mundo ao novo treinador e espero que ele faça um ótimo trabalho e que leve o Inter às conquistas que estamos acostumados. Também desejo boa sorte ao Falcão e que ele saiba que a torcida colorada está e estará sempre ao seu lado.

Volta de um ídolo

Fernandão está de volta ao Beira-Rio. Ele prometeu voltar e hoje está cumprindo sua promessa. Ele saiu daqui como um jogador vitorioso e cheio de conquistas e agora chega como um diretor de futebol sem experiência alguma na função. Mas acredito no seu sucesso, ele sempre foi um líder e um jogador com a inteligência acima da média. Por seu perfil, nos tempos de atleta, mostrou as qualidades para se dar bem na função. Seja bem vindo de volta, Capitão!

Parabéns

Para finalizar, gostaria de parabenizar o meia colorado Andrezinho, o qual eu tive o prazer de tirar foto ao lado dos meus gêmeos e dizer para ele continuar sempre assim: atencioso e simpático. Fico muito feliz de ver um jogador assim no Inter.

2 comentários:

lhroza disse...

LH.ROZA...
DIA DO AMIGO
"Quem pensa muito faz pouco...As pessoas, sejam CORNETEIROS OU NÃO,entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que permanecem"...Por isso agradeço aos mesmo que tenha conquistada nesse nosso lazer que é o FUTMESA

Saul Martini disse...

Oi Cristian, não divulga as fts do Cajú no tempo do Grêmio e nem comenta nada sobre a ida dele e o Gerson Azevedo para Buenos Aires! heheheh..abraçoa tds!!