quinta-feira, 28 de julho de 2011

O LANCE NO BLOG

Alenio Cheble com o FutRIOmesa, os LANCES RÁPIDOS, NO CONSELHO TRICOLOR com o Editor, uma passada por Munique na Audi Cup, Gremistas indignados, provincianos maravilhados com o velho mundo, mais uma boa quinta no Gothe Gol. Bom Dia ! Vamos em frente !

FutRIOmesa por Alenio Cheble




















Estamos chegando em agosto e aqui no Rio, os principais atletas começam a respirar o Campeonato Brasileiro e principalmente os estaduais classificatórios para o brasileiro. Teremos no mês de setembro a definição dos campeonatos estaduais sênior livre e liso e no mês de outubro os estaduais livre e liso da categoria principal, onde qualquer um pode sair vencedor.

CAMPEONATOS ESTADUAIS

O campeonato estadual livre será disputado pelos 8 melhores atletas do ranking carioca e são eles:
Alenio, Robson, Hercules, Horacio, Anderson, Weber, Cláudio e Marco Moyses.

No liso ainda haverá a disputa da ultima etapa, a Taça Guanabara no próximo dia 13/08 e os 8 líderes do ranking atual são :

Marco Martins, Sidney, Alenio, Robson, Marcos Barbosa, André, Weber e Horacio. Sendo que apenas Marco tem vaga garantida no estadual por ter conquistado as duas primeiras etapas.

As competições de sênior também já estão definidas, onde temos no livre classificados:
Pedro, Marco Moyses, Waner, Cláudio, Sabóia, Thomaz, Julio e Raul.

E no liso:

Marcos Barbosa, Julio, Zé Carlos, Pedro, Toninho, Sabóia, Cláudio e Waner

CAMPEONATO BRASILEIRO

Depois do excelente resultado obtido pelos cariocas no ano passado, em Porto Alegre, com um título na categoria especial e um vice-campeonato nos juniores, o Rio de Janeiro parte a Recife buscando manter o bom rendimento do ano anterior.

Os atletas tem treinado e se dedicado para fazer um excelente papel já que a responsabilidade e cobrança dos nossos atletas aumentou bastante.

Temos um grande numero de pessoas já confirmadas na competição com passagem comprada e até muitas equipes formadas para jogar o Brasileiro de Clubes que também será realizado no mesmo final de semana.

Provavelmente estamos indo com uma delegação de praticamente 20 atletas, o que é muito significativo para nosso estado que tem em torno de 60 atletas federados.

NOTÍCIAS

No próximo domingo teremos  no Jornal O Globo e no Extra uma matéria sobre o futebol de mesa da Portuguesa. Nessa matéria estaremos divulgando o esporte, o campeonato brasileiro e conseguimos junto a esse conceituado jornal, a realização e divulgação de campeonato aberto patrocinado pelo jornal com a finalidade de buscar novos adeptos ao futebol de mesa carioca.

Na primeira semana de agosto haverá a disputa da Copa Rio sub 14 e sub 18. Julgo ser essa uma das competições mais importantes para o futebol de mesa carioca, pois o trabalho sério com os garotos é que garantem o futuro do nosso esporte.

Hoje em dia, com computador, internet, outras facilidades e atividades, fica difícil reunir e atrair novos adeptos para o nosso jogo. São campeonatos como esses que garantem a continuidade e porque não, o crescimento e evolução do nosso esporte.

Essa segunda etapa definirá os classificados para o estadual e a disputa entre a garotada está cada vez mais acirrada e sem favoritos, o que torna os jogos emocionantes e de excelente nível técnico.

Grande abraço a todos.

* logo by Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Na AFUMERG em Rio Grande após uma rodada onde venceu 2 de seus jogos e empatou um, Diogo lidera a 5ª Etapa de cavados da entidade, seguido por Jorgito e Terroso.

* Quem está retornando a Pelotas para residir é Joni. Deverá jogar seu Futmesa na APFM ou no COP, mas no Estadual Especial de cavados ainda vestirá a camisa da Encruzilhadense. A preocupação que fica é com a entidade de Encruzilhada do Sul, formada por jovens, e que agora fica sem seus dois principais líderes, além de Joni, Christian, que também não reside mais em Encruzilhada.

* O Barça é mesmo berço inesgotável de jogadores com potencial, e o brasileiro Thiago Alcântara, filho de Mazinho e que brilhou na Audi Cup decidindo o título com o Bayern de Munique é um destes exemplos. Joga nas seleções sub da Espanha, é bom nós abrirmos o olho.

* Nos cavados da Franzen depois dos últimos resultados Róbin segue na frente da tábua de classificação com Alam em 2º, Mário em 3º e Burgel na 4ª posição.

* Na Copa Duque de Caxias dos cavados do Círculo Militar de Porto Alegre, a briga é pelo vice-campeonato. Minhas fichas estão em Leandrinho, enquanto Mallet já encomendou a faixa de Campeão.

* Pelo 2º turno do XXIº Lourenciano o líder Hammes caiu para Colares, mas segue liderando a competição.

* E vai sair mesmo o Cosmos do Editor. Com lay-out já definido, toma desenho e segue amanhã ou na segunda para Rio Grande, para arte única de Manoel Gonçalves que vai esculpí-lo em branco perolado. Pelé, Neeskens, Beckenbauer, Marinho Chagas, Rijsbergen, Chinaglia, Carlos Alberto, Roberto Cabañas, Robbie Keane, Cannavaro, Rildo, Brad Friedel, Caszely e Romerito entre outros, compõem o grupo. O New York Cosmos jogará o Lagoão em setembro.

* Foi Mateus o 2º de um Vinhas invicto no 1º turno dos lisos da Academia de Pelotas. Alexandre ficou em 3º e Augusto com a 4ª colocação.

* Liso movimentado na noite portoalegrense. A Franzen define quem enfrentará a André Marques na decisão do Abertura 2011. Rola a semifinal entre Carlos Kuhn e Bodur, e com FutBBBmesa de Breno Kreuzner no blog ManchesterFM, sempre a disposição em nossa barra lateral nas DICAS DE LINKS. Início previsto do sinal às 19:15hs.

* Também deveremos ter rodada do interno de liso no Círculo Militar.

* Estadual Sênior de lisos em Caxias do Sul que começa amanhã deverá ter 20 botonistas. Já no Júnior a competição na serra Gaúcha contará com cerca de 10 jogadores.

* Sexta de REVISTA no Gothe Gol, dia do início do Estadual de Sênior e Lisos em Caxias do Sul, do retorno do espaçoGABI e tudo de Futmesa e futebol.

NO CONSELHO TRICOLOR




















Nada justifica empatar com o América MG em casa, convenhamos. A torcida Tricolor tem todo o direito a vaia, aos xingamentos, passionalismos e até ao pânico, por que não ?

Quando um avião tem problemas, e no momento sérios, só não tem direito ao pânico o piloto, esta é a regra. 

Ontem se repetiu no jogo do Olímpico o que vinha acontecendo faz 3 ou 4 meses, para dizer o mínimo, a má fase técnica da maioria dos jogadores do grupo, em especial daqueles que sabemos tem qualidades e que jogam mais do que vem apresentando desde os últimos meses de Portaluppi.

Jogar por muito tempo de ouvido, sem uma partitura, sem um desenho, sem uma organização, é um dos fatores que levam um jogador a um desempenho técnico ruim. Quando pego a bola faço o que ? Quem se desloca para receber a bola ? Em que quadrante do campo ?

Observe o Barça com seu 3º time na Audi Cup, tem mecânica idêntica ao 1º time, isto da confiança aos jogadores que sabem nas mais variadas situações o que fazer, mesmo sob pressão do adversário. Alguém já reparou que quando o sistema defensivo dos catalães é pressionado em seu campo, e um jogador recebe a bola de costas para o adversário, ele jamais gira para sair jogando ? Qual a mecânica que serve para um desconhecido balaugrana ou mesmo para Xavi e Iniesta ?

Um jogador se desloca para uma posição fora dos acontecimentos, quase sempre na mesma linha dos acontecimentos e recebe um toque de primeira deste que recebeu de costas, e então, de frente para o campo contrário é ele quem define por onde o time se desafogará, tocando a bola e não com um balão que rifaria a jogada e faria a bola retornar.

Isto demanda treino, repetição, desenho. Mas o nosso ilustre Rafael Marques, ou o Collaço, ou o Lúcio, ou outro, recebe a bola sob pressão e por não ter uma mecânica definida de jogo, apela para o tradicional balão. Pior, se algum no desafogo recebe a bola de costas, gira para sair jogando, via de regra perde a bola porque está marcado e facilita ainda mais as coisas para o adversário. Por não haver mecânica, Douglas imagina que pela sua arte pode resolver sozinho, e como aconteceu com ele contra a Argentina na seleção e várias vezes no Grêmio, erra, arma contra-ataques fatais, etc.

A ordem no Barça é que o jogador só gira quando estiver muito próximo da área, e só alguns são autorizados a fazer isto, os melhores, os demais tocam a bola num excercício de paciência que é resultado de treino, repetição. 

Mas se seu time não tem faz meses um desenho e uma mecânica, jogando apenas inspirado em figura mítica, vontade, "inspiração", é preciso reorganizá-lo, e fazer isso em curtíssimo prazo sob a  pressão de resultados é tarefa extremamente complexa, mas é preciso. Lúcio não tem mais cacoete de lateral e nunca foi meia, Rocca antes corria por tudo e hoje é melhor ter uma faixa de campo para jogar e não consegue se posicionar ainda, Escudero sempre esquecido no banco está longe de encontrar seu espaço numa meia de dois canhotos, Leandro não consegue jogar com André Lima que está totalmente fora de ritmo por causa da séria lesão. Não se apaga uma memória de meses de  "jogo" em segundos.

A pressão mina convicções, a baixa produção técnica do grupo tem o mesmo poder, a bobagem de Saimon na lateral com Mário Fernandes na zaga, alterada depois do gol achado pelos mineiros é prova disso, o resto é consequência, afobação, bola queimando no pé, intermináveis passes errados. Os desafios numa sequência com Flamengo invicto, Atlético MG, Palmeiras e Fluminense são terríveis, mas é hora de superação, de fechar numa convicção de time e sistema, mesmo sem tempo para repetí-lo a exaustão.

Fecho com as minhas convicções de Mário na lateral com Vilson e Saimon além de Lúcio, a volta de Adilson na 1ª função do meio (já notaram que desde sua saída por lesão o caos no setor de marcação se instalou ?), compondo com Gilberto Silva a retenção, Rocca marcando e armando e Douglas, Miralles pelo melhor momento (só precisa sequência, pena a expulsão) e André Lima (com ritmo de jogo). Gabriel, Escudero e Leandro as primeiras opções de banco. Mesmo sem dinheiro e sei que ele não existe, precisamos contratar um zagueiro de qualidade.

* logo by Gothe Gol

BOAS COMPRAS




















Seria errado dizer que os vermelhos não obtiveram bons resultados em seu passeio a Alemanha na Audi Cup. Não se repetiu o vexame do último torneio internacional, o time saiu invicto e com um inesperado 3º lugar (e depois tem uns que dizem que o Pato é Gremista, rsrs...), observaram uma gurizada, tiveram o seu dia de 1º mundo e não estranharão mais a adaptação a nova Arena do Tricolor, e de quebra tiveram o sonho de fazer compras na loja do Bayern de Munique realizado. Tinga (na foto acima sendo entrevistado para o Globo Esporte RS), confessou que comprou uma camisa de um verdadeiro meio campista, no caso o holandês Arjen Robben.

* imagem by Globo Esporte RS de 27 de julho de 2011




















Nossa saudação como sempre muito especial aos novos amigos de Takachito no Japão (acima na montagem e Itaituba no Pará. Abraços aos amigos de Franca e Guarulhos em São Paulo, Aracajú no Sergipe, Maceió nas Alagoas, Santiago no Chile e Maputo em Moçambique.

* montagem by Gothe Gol 

Nenhum comentário: