por Marcelo Vinhas
O Quarto Semestre
Sim, os seis últimos meses de uma gestão. Embora possa parecer, isso não é nenhum tipo de comemoração, mas sim uma coluna meramente informativa, falando sobre a reta final dos meus tempos de presidente da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa. Pelos meus cálculos, depois dessa, restarão três colunas. Inicia-se uma contagem regressiva.
Porém não basta parar e começar a contar quando ainda há trabalho a ser feito. A manutenção sempre pode ser mais difícil que a conquista. Me coloco no direito de falar sobre conquista por já termos alcançado praticamente todos os objetivos traçados há três semestres. Para a gestão, metas atingidas. Para o nosso futmesa, conquistas.
Fundamentando o que foi dito, poderíamos apresentar números, e mais alguns números. No entanto a maior conquista não é nossa e não estava traçada entre nossos objetivos, além de ser intangível e imensurável. Falo de um ambiente de convívio. Falo de um clima de integração que se vive a cada campeonato sem depreciar a competitividade que já existia. Porém é importante lembrar que esse ambiente também não é conquista de uma nem duas gestões, mas do futmesa em sua totalidade. É parte de um processo evolutivo o qual espero que seja constante.
Falando agora de números, cito o número um. Sim, há um clube em processo de filiação. Se tudo correr conforme o planejado, dentro de 90 dias teremos 21 entidades filiadas. Há tempo e espaço para mais.
Nos próximos dias os dirigentes de todos os clubes filiados à FGFM receberão a proposta de Código Disciplinar da federação. A proposta foi elaborada pelo Presidente do Tribunal de Justiça, pelo Diretor Jurídico e por demais membros do TJ. Respectivamente, Paulo Zilberknop, Tiago Pufal, Sérgio de Oliveira, Pedro Hallal e Antonio Carlos Oliveira (Caco). A proposta será colocada em votação com o objetivo de nos dar suporte a todas as decisões de nível disciplinar, isolando a subjetividade da interpretação dos fatos e da aplicação das penas. Na verdade esperamos que esse código funcione mais de maneira preventiva.
Mudando o foco, li no Gothe Gol que o Twitter do botonista Ednei Torresini manteve uma média de 17 acessos em sua TwitCam durante o Centro-Sul. Para quem ainda não tem Twitter, informo que está na hora de criar um! Nem que seja para acompanhar o Twitter da FGFM durante as competições. Ainda não podemos prometer a mesma freqüência de atualização como a do blog FGFM Online, mas será feito o possível. Basta seguir: www.twitter.com/fgfmonline
Gosto muito de ouvir a opinião de pessoas que pensam no coletivo. Rodrigo Bernardes me falou sobre a possível expansão do uso dessa ferramenta, o que deverá ocorrer em setembro no Círculo Militar, durante o Estadual Experimental Máster juntamente da Taça RS Experimental de Liso. Preparem seus Twitters!
Por enquanto é isso. Espero vocês daqui a dois meses, na próxima coluna.
Um comentário:
Meu PRESIDENTE,
Eu tive a oportunidade de presenciar o ambiente saudável e competitivo do XXIX Centro Sul, em Caxias e pude constatar a eficiência de sua administração. Sem ostentação, com coeerência, com acertos imensos, todos estavam comungando de uma união fraternal e amistosa. Se persegui um sonho, esse foi concretizado por sua administração. Senti em todos os momentos a amizade superar a volupia da conquista. Obrigado por ter administrado o futebol de mesa gaúcho com essa imensa categoria.
Estamos em boas mãos e espero ter a alegria de encontrá-lo inúmeras vezes. Você é o exemplo de botonista que idealizei em meu sonho. Bem diferente de antigos botonistas que visavam só a conquista pessoal.
Um abraço e continue sendo essa pessoa fantástica.
Adauto Celso Sambaquy
Postar um comentário