segunda-feira, 23 de maio de 2011

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















A AFUMERG já definiu seu time para o Estadual de Equipes dos cavados. Betão (foto) puxa a turma formada por Diogo, Terroso, Marcio e Adão como coringa do time.

AFUMERG com Geraldo Santana e ABP por enquanto, são as esquadras que correm por fora contra os principais favoritos. A este grupo de associações podem se somar GEL, Encruzilhadense, DE'LEI, União, SOGIPA e Canguçu.

Santa Vitória pode competir, e com pelo menos Robson e Marquinhos no seu quarteto, sem contar Vinicius e Umberto, pode vir forte. O Estadual pode ser o de maior participação de todos os tempos, contando com um máximo de 18 times !

Em nossa ENQUETE na barra lateral segue o equilíbrio, com ligeira vantagem no momento desta publicação, para a Academia de Pelotas, em quase 50 votos eletrônicos já postados.

* foto by arquivos do Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Duas vitórias e Piruka alcançou a ponta da tabela do Pelotense 2011. Na APFM Ederlin é o vice-líder e Aldyr esta na 3ª colocação.

* Em Encruzilhada do Sul, Joni venceu mais uma e segue na ponta.

* Leão da Fronteira arrancou um bom empate fora de casa na segundona contra o Riograndense em Santa Maria.

* Udinese ficou com a última vaga italiana para a próxima Champions, a do play-off. Roma e Lázio disputarão a Europa League.

* Pato fora da Copa América com lesão no ombro. Chance de Damião ir cavando o seu espaço. Precisa ser mais coletivo, se conseguir perceber isso vai ter sucesso na seleção brasileira.

* Semi hoje na Franzen decidindo os cavados. Sou Leão contra Robin e Pufal contra o Cajú. Palpite.

* Lá no verão o Gothe Gol falava de Marcão no COP. Ontem estreou nos lisos do COP, que teve em sua 1ª rodada, Enílton como destaque.

* Próximo final de semana é dia de mais um encontro do Bola Branca, tradicional grupo do Futmesa Gaúcho.

* Troféu Expedicionário de cavados do Geraldo Santana tem "rodada" na noite de hoje. Na realidade ninguém sabe que jogos devem acontecer, nem há definição de uma data para o término do campeonato. Próxima competição tem que mudar completamente como organização.

* Daniel Maciel, Pizza pai, André, Carraro, Pizza filho, Mário Vargas e Alex Prezzi já estão grantidos para a reta final da Copa Caxias 2011 no liso. Crosa é o favorito para a última vaga, o outro candidato é Yago.

* Breno Kreuzner com belo time novo. Um entusiasta do liso, agora comanda uma seleção brasileira de encher os olhos.

* Academia curtiu seus cavados neste último sábado e encerra a primeira competição no próximo sábado. Na Chave A Vinhas já carimbou sua passagem para as semi, na Chave B Pedrinho começa a encaminhar seu lugar. Vamos apostar em Osmar e Tiago também nas semi.

* Riograndina com seu leque de torneios nesta segunda.

* Mais hino alemão na manhã do domingo. Vettel apesar do sufoco de Hamilton, venceu seu 4º GP em 5 provas na F1, o da Espanha, em Barcelona.

* Nacional vence o Danubio e caminha para o título do Clausura a duas rodadas do fim. Para completar o Peñarol poupando jogadores para a Libertadores, ficou no empate com o Defensor.

* Semana promete com as semi da Copa do Brasil, e a decisão da Champions League no Wembley em Londres no sábado com Barça e United. No domingo data FIFA, com Alemanha e Uruguay entre outros confrontos e mais uma rodada do brasileirão.

BR' 11






















Sem dúvida que vai valer muito a pena acompanhar o Brasileirão 2011. Sempre surgem novos valores, mas alguns que já estão aí, merecem a devida atenção.

Neymar e Ganso do Santos merecem a badalação, Leandro do Grêmio será destaque, Damião tem a chance de num campeonato de melhor nível mostrar sua vocação de artilheiro.

Mas de todos um dos que mais me agrada é Lucas do São Paulo, que alia a exuberância técnica com um futebol coletivo.

Depois da rodada de abertura neste final de semana, mesmo não sendo este o foco do espaço, cabe uma avaliação inicial.

Grêmio - Tenho minhas críticas a Portaluppi, mas a derrota não passou por ele, o time teve seus principais jogadores em dia ruim, apagados, e em clássico, jogo igual, o detalhe faz muita diferença. Infelizmente os dois gols sofridos para o Corínthians foram produto de falta de atenção grave. Sofrer gol de lateral já explica tudo.

Cruzeiro - O grande time do 1º semestre caiu na estreia para o Figueirense. Não é candidato ao título por causa da má estreia ? Vamos falar sério.

Fluminense - O atual campeão brasileiro perdeu na estreia no clássico para o São Paulo em casa. Clássicos como este, Grêmio e Conrítnhians e Palmeiras e Botafogo, comportam a vitória de qualquer um dos times. Lucas no São Paulo arrebentando, jogou muito.

Atlético MG - O Galo arrancou bem. Este filme já sabemos como termina.

Vasco - Venceu de virada o Ceará fora de casa, grande resultado. O irmão gêmeo carioca do Galo.

Santos - Com time B e treinador B também (Murircy foi pra casa descansar, gripado), arrancou um empate do caro time adversário. O Santos é time diferenciado do brasileiro, e completo, é o favorito. Tem melhores jogadores, grupo afinado e o melhor jóckey.

América MG - Também larga na liderança afinal bateu o Bahia. Como é decisiva esta primeira rodada.

Avaí - Levou 4 do time do Fla, usando time B. O Mengão é mesmo demais.

Coxa - Ao lado do Cruzeiro, time sensação do país, perdeu em casa para o poderoso Atlético GO. Já tem uma sequência de 3 jogos sem vencer, depois de 24 invictos. Certamente o mundo não terminou nas cercanias do Couto Pereira.

Palmeiras - Felipão arranca com vitória, tem estrela. O Bota seguirá mais 3 ou 4 jogos sem a dupla Loco Abreu e Herrera. Loco ainda estará na celeste na Copa América da Argentina.

É bom lembrar que os times ainda seguem em período de contratações e as fotos irão mudar muito ainda em duas semanas, na janela para quem vem de fora, enfim.

NO CONSELHO TRICOLOR




















Estreio novo espaço aqui no Blog, pois na condição de Conselheiro do Grêmio e hoje integrante da Grêmio Empreendimentos, o que não faltam são comentários, questionamentos e pedidos via email, MSN, torpedos, etc, de torcedores, internautas, amigos, enfim.

O espaço irá me permitir os comentários necessários, e responder de uma forma mais ampla o que é colocado, sem que fique disperso no noticiário cotidiano. É justo, já que respondo por uma cadeira no Conselho do clube. Agradeço a sugestão do Web-leitor que dentro da sua legitimada curiosidade, lançou a idéia e o desafio. Não terá uma periodicidade, surgirá quando forem adequados comentários e respostas. Vamos lá !

A torcida agiu de forma corretíssima diante da derrota na estreia do brasileiro para o Corínthians e em casa. Mostrou sua insatisfação ao final do jogo com vaias e não durante a partida quando apoiou a equipe, que não esteve bem tecnicamente. Mais certo ainda porque saiu com críticas fortes de dentro do estádio, e não depois de desligar o tubo. Estavam em campo, com o time.

Volto a dizer o que já escrevi na matéria do brasileiro, mais acima, a derrota não passou pelo treinador, mesmo que eu tenha as minhas críticas, os melhores nomes não estiveram bem e o time só pode neste caso sentir mesmo.

A crítica é sempre necessária, ajuda dirigentes e comissão técnica, além é claro dos jogadores, mas exceção a aquela de quem sai do estádio na bronca, quando com mais tempo para ser pensada, deve ter por base uma informação com dados adequados, e não os famosos achômetros & chutômetros. As vezes falamos de alguma informação que alguém nos falou ou ouvimos falar, como se fosse a correta. Se não for correta, é a expressão de um desabafo passional, e ponto.

Os times vão se transormar muito ao longo das primeiras semanas do campeonato brasileiro como comentamos, e na chamada janela ainda mais, estamos na 1ª rodada e usar de verdictos é no mínimo muito arriscado.

Lembram da liderança do Ceará no ano passado por um bom punhado de rodadas, e do próprio Grêmio na 1ª fase ?

Concordo com o Portaluppi, falta um misto maior de juventude com experiência, além de melhor qualidade técnica. Mas o Leandro de 18 anos já é uma realidade, Mário Fernandes está sobrando e joga na ala ou na defesa tranquilamente, não há um só cronista esportivo daqui ou de fora, que não reconheça em Mário um jogador diferenciado. Foi o melhor ontem. Jovens como ele, Leandro, Neuton e mesmo Saimon que falhou no 2º gol, não podem ser vítimas do preconceito nos momentos difíceis. E o experiente Lúcio que fez um pênalti infantil ? Ele mesmo reconheceu.

Ninguém nega que Rodolfo tem sido a maior decepção do elenco neste 1º semestre, mas quero que alguém aponte um único nome que tenha se levantado contra sua contratação quando ela aconteceu, na torcida, na oposição ou na mídia. Futebol não tem espaço para oportunismos. Estou frustrado com o seu desempenho, sou crítico, mas sou um dos 100% que aprovaram sua contratação.

A Direção trabalha para a renovação de alguns nomes importantes, já o fez com o jovem Leandro, com Gabriel que não desaprendeu, buscou Miralles do Colo-Colo que ontem fez mais um bom trabalho na rodada chilena. Alguém imagina se o Miralles tivesse ido para o Santos o que os oportunistas estariam dizendo da Direção nesta segunda-feira ?

São os mesmos que crucificaram o Borges, e que agora dentro de suas coerências estão criticando a Direção por liberar o jogador para a Vila Belmiro. Meu único receio não é que a Direção não contrate, mas que contrate além das possibilidades do clube, em função da pressão dos resultados ruins do momento.

Fala-se de dinheiro, muito dinheiro, como se fosse só pegar e ir a feira. Ou o clube não teve que tapar um rombo de 29 milhões de reais do orçamento de 2010 que não é desta gestão ? (Estes são números públicos).

Para quem não conhece como funciona, uma informação adicional. Quando um clube antecipa um recurso de contrato de direitos de televisão, já deixa nos cofres de quem detêm os direitos de uma competição, o que já devia por antecipações anteriores. Imaginar que o clube dispõe de 50 milhões ou mais de reais para investir, é só produto de falta de conhecimento. Tenho ouvido muito isto de meus interlocutores, os famosos 50 milhões, então está aí a informação correta.

Coloque na conta também dívidas de curto prazo, também pagas com estes recursos e se poderá imaginar o "poder de fogo" para contratações. Marquinhos do Avaí deve vir, mas ainda há problemas, outro jogador de fora esta a caminho, salvo supresas, pois o mundo do futebol muda a cada maior oferta, é movido por melhores propostas, se é que alguém não sabe disso.

Um jogador que pode estar sendo trazido me desegrada, brasileiro jogando fora, e que na minha opinião apenas atende a pressão da mídia, dos resultados ruins, da torcida que deve ser mesmo passional (faz parte), e de algumas bobagens que lemos por aí.

Estreia extensa demais, mas estreia de espaço é assim mesmo. Sonho com o Grêmio no padrão do Clube dos 13, com o controle dos seus contratos, com o controle dos seus associados, com uma espetacular articulação política tanto interna quanto externa, e belas relações diplomáticas com quem dirige o nosso futebol. Nunca vi tanta competência, diria o José Simão a respeito do C13.

Brincadeira minha é claro desejar isso para o Grêmio. Até a próxima.

* foto by arquivos do Gothe Gol

DE VOLTA




















Editor colaborador do Gothe Gol em boa parte do ano de 2010, o jovem jornalista e administrador Guilherme Gonçalves (foto), assume a coluna vermelha do Blog a partir desta quarta-feira. Está de volta !

Caco, reajustando sua agenda profissional e com novos desafios, se ausenta do espaço, como Rafa, até um retorno.

Quem conhece Guilherme sabe de sua defesa incondicional pelos vermelhos e de suas críticas fortes também.

Agora serão dois jornalistas pilotando o COLUNISTAS na quarta feira, e a dupla já estará junto esta semana. O brasileiro será esquadrinhado por especialistas aqui na Gothe Gol.

Meu agradecimento ao Caco que nos possibilitou belos textos e análises cirúrgicas ao longo deste tempo. Sempre digo, escrever não é tarefa fácil, você sentar em silêncio à frente de um computador para redigir e dividir este tempo com trabalho, estudos, filhos, família e outra atividades, não é a moleza que muitos imaginam. Um abraço Caco !

* foto by arquivos do Gothe Gol




















Nossa saudação espcial aos novos amigos de Moreno em Pernambuco (à esquerda na montagem) e Toledo no Paraná.

Abraço aos amigos de Lisboa e Portimão em Portugal, Miami na Flórida (EUA), Belgrado na Sérvia, Manaus no Amazonas, Belém do Pará, Fortaleza no Ceará, Natal no Rio Grande do Norte, Bayeux na Paraíba, Recife em Pernambuco, Salvador na Bahia, Brasíla no DF, Belo Horizonte e Juiz de Fora em Minas Gerais, Dourados no Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro no Rio, São Paulo, Mogi das Cruzes, Campinas,  Sorocaba, Bauru e Ribeirão Preto em São Paulo, Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá no Paraná, Florianópolis, Sombrio, Lages, Tubarão, Itajaí, Criciúma, Blumenau, São José e Joinville em Santa Catarina, Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, São Lourenço do Sul, Passo Fundo, Bagé, Lajeado, Caxias do Sul, Pelotas e Rio Grande no Rio Grande do Sul.

* montagem by Gothe Gol

Nenhum comentário: