quarta-feira, 11 de maio de 2011

CONEXÃOLiso

Por Maurício Ferreira, o Chambinho

AGORA TUDO É ESTADUAL !!!














Bom dia amigos do futebol de mesa ! Tá chegando a hora tão esperada por todos os botonistas e amantes do liso, é isso mesmo, amanhã começará em Pelotas sob organização da AFM PELOTAS e FGFM a grande competição do ano na modalidade no nosso Estado, e é válido lembrar que será a primeira vez que este campeonato sairá do eixo Caxias-Poa desde que começou a ser realizado no ano de 2006.

No ano de 2006 Vinhas levou a melhor, 2007 foi a vez de André, 2008 Pizza ¨Bamby¨, em 2009 novamente Vinhas ¨Massaranduva¨, e o nosso último campeão foi o lendário Sérgio Oliveira no ano de 2010. A partir de amanhã estará aberta a disputa para sabermos quem é o número 1 do Estado e se algum desses botonistas que já realizaram este grande feito, chegará lá novamente.

Com certeza não será nada fácil, pois estarão nas mesas todas as feras e não são poucas, veremos abaixo quem são eles e como foi realizada esta preparação para esta grande competição. Começaremos falando da AFM Caxias que é o nosso berço da modalidade no nosso estado.

AFM CAXIAS

 






Bem, como todos sabem, em Caxias só se joga e respira liso, portanto todos conhecem da força e do perigo que estes botonistas representam nas competições.

A gurizada de Caxias está disputando a segunda fase da copa Caxias e também treinando muito forte para chegarem na ponta dos cascos. O time da AFM CAXIAS será representado por Alexandre Prezzi, André Marques, Daniel Crosa, Daniel Maciel, Luciano Carraro e Mário Vargas.

Quem chega neste estadual com muita sede pelo título é o excelente botonista e grande amigo Daniel Maciel, pois em 6 torneios disputados este ano, sagrou-se vice-campeão em 5 e no outro chegou na terceira colocação. Este botonista que esbanja técnica nas mesas tem tudo para chegar nas fotos e se ficar com o caneco de campeão será muito justo, pois até agora bateu na trave e todos sabem que bola pra isso ele tem de sobra, porém não posso deixar de ressaltar a presença de duas grandes feras que estão sempre chegando, que são Carraro e Mário, e se por acaso os troféus forem de vidro...huummmm, aí o Mário leva, pois em Caxias ele é conhecido como o ¨LIMPA VIDRO¨.

Na foto abaixo as 3 feras levando mais uns vidrinhos para suas estantes, no caso o Obelix esta representando seu filho Pizza Bamby que repetirá a mesma cena da foto, ou seja, estará ausente novamente, uma ausência e tanto, pois trata-se de um dos melhores que eu já vi jogando liso, inclusive já levantou um Estadual para Caxias. Com certeza todos nós da AFM Caxias lamentamos muito sua ausência.




















AFM PELOTAS









A anfitriã chega com tudo para este Estadual, além da presença do grande favorito ¨CHEFE¨, esta equipe será completada por nada mais nada menos que Marcelo Vinhas (Massaranduva), Mateus Pierobom, Augusto ¨NEUER¨, Bruno Vieira, Osmar (Amaury Jr.), Otávio Vinhas, Tiago Pierobom, Sérgio Pierobom e Cristhian.

No campeonato interno quem continua puxando a fila é o grande Mateus Pierobom, que vem atropelando, inclusive o ¨CHEFE¨. Espera-se muito dos botonistas desta entidade, pois além de jogarem em sua casa, o nível técnico dos jogadores é altissímo, e aposto em 2 medalhões para chegarem nas fotos que são Marcelo Vinhas e Matheus Piierobom. Que o ¨CHEFE¨ me desculpe, mas desta vez acho que não vai ser fotografado, porém nunca pode-se descartar esta possibilidade.

A boa notícia que tivemos de última hora é que Pedrinho retornará ao Brasil à tempo para prestigiar esta competição e se sobrar uma vaga ele se juntará aos demais para ir em busca do caneco. 

CÍRCULO MILITAR









Após o encerramento do torneio interno, onde os 3 primeiros colocados garantiram vaga no Estadual, os botonistas Marcelo Mallet, Paulo Shemes e Bruno Shemes conquistaram as 3 vagas destinadas ao CM. 

Em uma associação que tem um plantel com grandes jogadores da modalidade, o grande campeão (cavado) Marcelo Mallet, mostrou para todos que ¨QUEM SABE... SABE...¨, pois é, ele levantou seu primeiro caneco na modalidade, bem como seu primo Diogo fez em sua primeira participação.

Por motivos particulares Paulo e Marcelo não poderão comparecer no Estadual, e quem segue rumo à Pelotas junto com Bruno será Yago e provavelmente Douglas.

AFUMEPA









Desta entidade sempre esperamos alguém nas fotos, pois quando falamos em AFUMEPA no meio botonístico, estamos falando em tradição.  Até o momento estão confirmados para representarem o time verde Sérgio Oliveira (atual campeão Estadual), Felipe, Leandro, Bodur e Rodrigo ou Dani.

Com certeza Sérgio e Felipe devem figurar entre os finalistas, pois estamos falando de 2 botonistas extremamente técnicos e competitivos.

FRANZEN







Esta será representada por 2 botonistas muito qualificados, Breno e Borba, isso mesmo, não é dupla sertaneja, são os famosos Woody (Toy Story) e Lúcio (Grêmio), que vivem em cima das mesas, dois fominhas de carteirinha que chegam amanhã em Pelotas com as réguas afiadíssimas. Vamos ver como se comportará o atual campeão da copa cidade de POA e o sempre chegador Breno, ou seria o Woody ?

GERALDO SANTANA














Quem irá representar esta associação que disputará seu primeiro estadual de liso será o ¨SEMPRE FAVORITO¨ Moreira e Leon. Desta vez Moreira promete que irá jogar as ¨VERA¨.... pois em outros torneios que ele participou  jogou as ¨BRINCA¨....hehehehehehe. Grande Moreira, o mais importante é que quando ele cai fora ele faz o que mais sabe.... nos ensina na volta das mesmas com seus conselhos de campeão !!!

COP














No último sábado (7), foi realizado nas dependências do COP uma bonita homenagem ao falecido Nilson, que também serviu de preparação para o Estadual. Na modalidade liso participaram deste grande treino de luxo Badia, Rodalles, Fernando, Alex e João, onde o que valeu foi o prazer de jogar entre amigos. 

No final desta confraternização, Badia levou a melhor pra cima de Rodalles e de virada venceu por 2x1. Os 3 botonistas que representarão o COP são Badia, Rodalles e Jeferson. Espera-se muito de Rodalles que neste último campeonato brasileiro mostrou para todos que também esbanja muita técnica nos velozes, como ele mesmo denomina os lisos.

APFM














Na Pelotense foi realizado um torneio com 10 participantes, onde os 3 primeiros garantiram a presença no Estadual. O primeiro a garantir a vaga foi Edson e quem irá ajudar a defender as cores azul e laranja serão Piruka e Marcelo Conceição. O excelente e experiente botonista Piruka é a grande aposta desta associação para figurar entre os finalistas.

HPC









Desta grande equipe espera-se muito neste Estadual, pois estarão nas mesas os atuais campeões estaduais por equipe. Robson (Zé Carioca), Guido (Power Guido) e Umberto são magníficos jogadores e acima de tudo 3 grandes seres humanos, grandes amigos que tem aquele famoso cacuete de levantarem canecos. Já o amigo Vinícius (Celso Roth) por motivos particulares, não poderá participar desta competição.

Não vou apostar nem em um e nem em outro, pois sei das qualidades dos 3 e seria injusto uma única aposta, pois é, o caldo engrossou de vez !!!

ARFM









O que dizer desta associação que na verdade ainda não esta executando a modalidade em suas dependências, mas tem nada mais nada menos que o multi campeão Alex Degani como se fosse uma criança quando coloca seus ¨rosinhas¨ nas mesas e continua desfilando toda sua técnica e competitividade no mesmo nível do cavado?   

É pessoal, ele vem com muita sede, ele já deu uma mostra em 2 torneios que participou e levou mais 2 canequinhos para sua ¨FAMOSA ESTANTE¨.

Quem vem junto com ele é João Garima que vem se dedicando aos treinos, e pelo que pude acompanhar também esta afiado para o campeonato. Agora a chapa esquentou e o pessoal da ARFM sempre representa perigo em qualquer que seja o torneio !!!

AABB CAXIAS









O que tenho de informação sobre esta associação é que a mesma se fará presente com seu representante Enio Durante, um botonista que exibe uma vasta experiência na modalidade.

Amigos e amantes do futebol de mesa, a chapa esquentou e amanhã as feras estarão começando esta grande disputa. Peço desculpas se por acaso esqueci de citar alguma associação e consequentemente algum botonista no texto acima, mas o que eu pude obter de informções foram as que escrevi acima.

Conforme podemos acompanhar na enquete do Gothe Gol, na opinião dos internautas os 4 grandes candidatos ao título serão , Marcelo Vinhas,  Alex Degani, Robson Bauer e Matheus Pierobom, portanto não podemos esquecer alguns nomes que com certeza estarão fazendo parte dos finalistas, tais como Daniel Maciel, Carraro, Mário, André, Yago, Sérgio Oliveira, Felipe, o ¨CHEFE¨ é claro, Rodalles, Piruka, entre outros.

Então é isso pessoal, agora é colocar os ¨GURIS¨ na mesa, que vença o melhor e que tudo termine como a foto abaixo !!!




















Um grande abraço à todos e daqui a 15 dias, estaremos falando novamente, desta vez sobre tudo que ocorreu nesta magnífica competição e também das competições que seguem nas respectivas associações !!!

O LANCE NO BLOG


Quinta de decisão da Taça Amizade na AFUMEPA, entre Leandro Brandão (foto acima) e o Editor do Gothe Gol. Brandão estará com o seu Grêmio e Gothe com o Nacional de Montevideo na partida que acontecerá às 19hs. O torneio foi disputado em 23 de abril, mas a final foi adiada para que os botonistas pudessem assistir a semifinal do 2º turno do ruralito entre Cruzeiro e Grêmio, que terminou com a vitória do Tricolor.

* foto by arquivos do Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* ENQUETE de muito sucesso e quase 300 votos eletrônicos no Gothe Gol, indicou os favoritos dos internautas para a zona de premiação do Estadual Especial de liso, que acontece em Pelotas a partir de amanhã. Foi tudo muito apertado entre o quarteto escolhido. Percentualmente Vinhas (Academia), Degani (Riograndina) e Bauer (Sta.Vitória), terminaram com 16% das escolhas cada um, com diferença de um único voto entre eles. Na 4ª posição Mateus Pierobom (Academia) com 15% dos votos do Web-leitor. João Gariba (Riograndina) foi a surpresa da ENQUETE com a 5ª posição. Confirmará na mesa ?

* Ítalo da APFM anuncía torneio de seu blog, o Gol à Gol. Serão 16 vagas no cavado e 16 no liso na competição que será realizada na cidade de Pelotas no dia 18 de junho. A inscrição é gratuíta. No italopetrecheli@hotmail.com é possível fazer a inscrição até o dia 10 de junho.

* Depois de Guga, o tênis brasileiro infelizmente sofre de forte irregularidade, mostrando que os nossos jogadores não possuem o nível dos TOP 10. Belluci depois de uma semifinal do Masters 1000 de Madrid onde caiu só para o Campeão, Djokovic, não passou da 1ª rodada do Masters 1000 de Roma.

* Torneio da Audi na metade do ano em Munique terá o time da casa, o Bayern, diante do Milan, e o Barça contra os vermelhos exóticos de Porto Alegre. Mesmo sem Messi, que não jogará, vira em quanto ?

* 14 se despediu da 2ª fase da segundona com um empate fora de casa contra o Panambi. Na 3ª fase terá a companhia de Riograndense de Santa Maria, Brasil de Pelotas, Juventus de Santa Rosa e Glória de Vacaria.

* A nota triste da noite foi a derrota de virada do Esportivo de Bento em casa para o Cerâmica de Gravataí. O sonho de retorno a série A do ruralito fica adiada para a próxima tempoarada.

* A notícia boa da noite sem dúvida foi a eliminação do Fla de Luxembrugo na Copa do Brasil para o Ceará no Presidente Vargas. A maior farça do futebol brasileiro, fica pelo caminho.

* O Santos passou por Manizales na Colombia com vitória diante do Once Caldas, já sem Ganso. Boas chances do futebol brasileiro chegar as semi da Libertadores.

* Na Franzen alinham para a finais dos cavados Leão, Pufal, Robin, Mano, Cajú, Burgel, Val e Rogerinho.

* Já na Riograndina os 8 finalistas da 1ª etapa serão Alessandro, Duda, Ronir, Silvio, Sandro, Degani, Perazzo e a última vaga será decidida entre Michel que precisa vencer a Duda em jogo restante ou Roberto Rosa.

* Dia de rodada na Copa Acanguaçu, em Canguçu. A rodada estará cercada pelo cheiro de um belo churrasco.

* Tudo indicava que Pedrinho Hallal assistiria o Estadual de Liso de sua Academia pela BBC, torcendo é claro para o boss Zilber. Nada disso, não só estará fora de Londres, mas precisamente em Pelotas, como estará jogando o Estadual em substituição a Bruno que desistiu de atuar no torneio. Tem chances ? Ele mesmo diria: " Of course ".

* Sexta de REVISTA no Gothe Gol.

CLÁSSICO




















No domingo passado rolou um dos maiores clássicos do futebol mundial. Peñarol e Nacional chegaram iguais na tábua de classificação do Clausura ao derby.

O Peñarol motivado por chegar as quartas da Libertadores virando para cima dos vermelhos da Beira-Rio, o Nacional buscando o seu espaço na gangorra do futebol uruguayo.

O Gothe Gol que já a algum tempo vem acompanhando rodada a rodada o certame dos vizinhos, acompanhou um pouco mais de perto o clássico, até porque alguns jogadores dos dois principais times da banda oriental da América do Sul, interessam ao Grêmio para disputar o brasileiro. Vamos ver como eles foram, com a análise do jornal El País (foto acima).

O Nacional venceu com um gol  de Garcia, o artilheiro, que saiu do banco para colocar o time do Parque Central na liderança do Clausura e da Tabla Anual. O Peñarol tem um jogo menos. O Campeão uruguayo será conhecido em dois jogos entre o vencedor do Apertura, o Defensor, e o Campeão do Clausura (2 jogos). Em caso de empate em pontos no Clausura, o que é possível, um jogo extra decidirá o título.

Além de Garcia que definiu a partida, o grande destaque da partida foi o zagueiro Sebatián Coates. Não só foi perfeito por cima e por baixo defensivamente, como saiu jogando, criou jogadas, inclusive a do gol de Garcia. Ganhou nota 10 do El País, " Un gigante que creció hacia abajo ". " El Morro " García, de quem gosto muito, levou um 9, afinal decidiu.

No perdedor Peñarol, o destaque foi outro dedensor, Alejandro González (levou um 8). O Grêmio anda de olho em Olivera e Martinuccio. Segundo o El País, Olivera que foi titular ficou com um 6, " No fue desequilibrante, pero igual tuvo intervenciones importantes... ". Martinuccio substituiu Urretaviscaya aos 68' no meio campo, " Le dio mayor agressividad al ataque, sin desequilibrar, su potencia creó algunos apuros que la defensa rival no habia tenido antes ". Não teve nota devido ao pouco tempo em campo.

É bom lembrar que na noite de ontem, Olivera e Martinuccio marcaram na vitória do Peñarol sobre o Universidad Católica pela partida de ida das quartas da Libertadores no Centenário em Montevideo. Tudo bem que marcaram em duas grandes falhas do goleiro chileno, mas mostraram oportunismo.

* montagem by Gothe Gol




















Certamente bons ventos trouxeram os internautas de Osório, terra de ventos e eólicos (foto) ao Gothe Gol. Nossa saudação muito especial aos osorienses.

Nosso abraço aos amigos de Guarulhos e Diadema em São Paulo, Santa Luzia, Campina Verde e Barbacena em Minas Gerais, Maceió nas Alagoas, Belém do Pará e Poplar na Inglaterra.

3 comentários:

Glaiton disse...

Muito boa a matéria da Conexão Liso; penso que contribui para aumentar ainda mais as expectativas em relação a essa competição.
Parabéns Chambinho!

Cristian Baptista disse...

Sabe tudo esse Chambinho.....

Maurício disse...

Gostaria de agradcer aos amigos Glaiton, Cristian e Cristian Baptista pela palavras de incentivo e pedir desculpas aos internautas pelo transtorno, pois como o próprio editor colocou hoje em seu texto, o blog ficou 16 horas sem acessos.

Abraços!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).