quarta-feira, 4 de maio de 2011

COLUNISTAS

Substituir um cara que escreveu 114 semanas, não importa se no NYT ou se no Gothe Gol (risos), não é tarefa fácil. Cristian Costa assume a interinidade de Rafa Tosh com a já lendária NA AVALANCHE e depois de um tempo vamos ver como fica.

Não é a primeira vez que o Gothe Gol recebe um jornalista, mas um jornalista botonista é a primeira vez. Sempre disse aqui que o Cristian tem o melhor texto das páginas de Futmesa, vai continuar no seu blog a fazê-los, mas por um tempo vai dar uma canja para os nossos internautas.

Hoje a ordem natural seria NA AVALANCHE publicada na sequência da coluna do Caco, pois sempre revezo a ordem, mas pela estreia do Cristian, tenho certeza que posso tomar a libertade de invertê-las. 

Vai sobrar para todo mundo, do Editor do Gothe Gol até para aquele que não vai sacar que sobrou para ele, mas é justamente isso, aliado a um viés ácido, que faz do texto do Cristian um conjunto interessante de ser lido, e que agora vai estar ao lado do Caco, ou seria sobre, ou seria sob, o CACOLORADO.

Aproveitem.

NA AVALANCHE por Cristian Costa




















Faz três noites que eu não durmo. Estou realizando um sonho: saio da mídia underground, dos canais independentes de comunicação da internet e entro no mundo das grandes corporações. Olha a fotinho que eu enviei para meu redator: estilo páginas amarelas da Veja.

O site do Gothe é a minha grande chance na mídia de alto alcance e não pretendo desperdiçá-la. Para começar vou falar mal do meu antecessor

O Rafael Tosh é um... grande cara. Durante anos comandou a coluna com um sucesso estrondoso. Sem papas na língua, raspou a boca do ouro do parnasianismo dos sites de botão (churrasco delicioso, clima de total confraternização e bobagens deste tipo) e impregnou a linguagem do bar da esquina.

Falava para o povo. Usava a linguagem popular e as manhas dos campos de pelada onde foi criado para criticar bastiões da política tricolor e jogadores enganadores. Exaltava seus times com amor e dava pequenas estocadas nos tradicionais adversários sem perder a compostura. Misturava fidalguia e grossura na mesma frase, mesmo as duas palavras sendo antônimas.

Humor ácido, rápido e conquistador. Perdi a conta do número de risadas que dei lendo a coluna do Rafael. Seu temperamento mal humorado por natureza ganhava cores surreais nas páginas do blog.

Criou definições. Influenciou gerações de botonistas. O Tosh era amado por gremistas e colorados. Sem distinção. Saiu por cima, em grande estilo. Típico de caras abençoados pela sorte da vida. Vai deixar saudades e um desejo de quero mais em cada um dos seus milhares de leitores, entre eles eu: obviamente.

Hoje de noite tem dois jogos onde a chance de tudo dar errado é grande, mas algum dia o Billy Bob Thorton pensou que ia pegar a Angelina Jolie. Então, vou sentar a minha bunda na frente da TV a partir das sete horas munido de esperança.

O problema é que sempre tem um Brad Pitti na vida do cara para acabar com todas as ilusões e mostrar que tu na verdade nasceu para perder e sofrer !!

CACOLORADO por Caco Castellan


















Tempo de Decisões II

Nesta semana, a segunda etapa das semifinais da Champions League e Libertadores.

Na Champions, a final deverá acontecer entre Barcelona e Manchester, já confessei não ser nenhum amante do futebol Europeu, mas admiro o jogo bem jogado e não posso negar que me encanta a mecânica de movimentos do Barcelona e do Manchester, prováveis finalistas deste ano.

Dois estilos, dois esquemas, duas diferentes propostas de jogo; ambos com jogadores capazes de desequilibrar e com uma semelhança capaz de explicar a distância que os separa dos demais.

Barcelona e Manchester apresentam uma linha de 4 defensores, e a frente destes 6 jogadores que se duplicam em funções de defender e atacar conforme a posse de bola, destes, um tem maior identificação com os trabalhos defensivos, Carrick e Busquets e outro mais ofensivo, Villa e Chicharito, os demais flutuam entre ataque e defesa dando grande mobilidade a suas equipes e dificultando a marcação adversária.

Este posicionamento enlouquece os “doutos” comentaristas brasileiros que gostam de numerar esquemas de jogo: 4–4-2, 3-5-2 etc. e rotular jogadores, é meia pela esquerda ou pela direita, só joga pelas pontas e assim vai, quando, no meu entender a coisa é bem simples, tem jogadores que sabem e os que não sabem jogar bola, ponto, o resto é perfumaria de quem se acha mais conhecedor.

Barcelona e Manchester tem uma troca de passes precisa, para frente em direção ao gol adversário suas linhas se movimentam com harmonia e mostram um perfeito entrosamento, fruto sem dúvida de muito treinamento e muita qualidade.

Basicamente as equipes se repetem a cada jogo o que aumenta o entrosamento,  talvez isto seja possível pelo menor desgaste enfrentado pelos europeus em seus campeonatos nacionais sem nossas longas viagens. 

No Manchester, não existe o grande solista a média da qualidade de seus jogadores é que é alta e a afinação é exemplar, no Barcelona que também tem alta média de qualidade estão Messi e Iniesta um solista, outro grande maestro da seleção espanhola. 

No Barça, só quem destoa é o glorioso Puyol, que coisinha bem ruinzinha, só joga lá porque é Catalão, é uma usina de suor, como já se disse sobre certos praticantes do nosso Futebol de Mesa, se além deste esforço todo houvesse um pouquinho só de talento, seria um grande jogador.

Na Libertadores, as previsões da semana passada se confirmam, e hoje a noite será de muito esforço para que a dupla avance para o sonhado confronto nas quartas de final da competição, vamos torcer para que os resultados nos coloquem frente a frente.

Nada melhor para um clube que segundo algumas vozes não tem treinador, ou teria um digamos....” ghost coach” e outro clube que não tem time, do que os clássicos, é uma excelente oportunidade para como diria Ibsen Pinheiro, arrumar a casa. E, continuo achando que o Portaluppi não sofrerá com o inverno gaúcho.

Finalizando, não poderia deixar de dar as boas vindas ao Cristian, e dizer que me sinto como você Cristian se sentiria em dividir um espaço com alguém que você muito admire. 

Abraços Colorados.


5 comentários:

Maurício disse...

Cristian parabéns pela ótima estréia, na verdade sou um leitor dos textos já faz muito tempo... Tenho certeza que tu és a pessoa perfeita para substituir o Rafa... Tu leva jeito pra coisa... E para outras também...Hahahahahaha!!!

Grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho)

Rafa Tosh disse...

Muito obrigado Cristian pelo comentário. Guardarei a tua coluna em meus arquivos. Fico muito feliz em ler isso tudo do melhor de todos. Cristian, tu é o cara!!!!!

Cristian Ferreira da Costa disse...

hahahahha...quem me dera, rafa, quem de dera!! boa maurício...toda essa raiva só porque te fiz ver o jogo comigo nas arquibancada dm meio ao pobrerio...garanto que aquela gentalha nunca passou perto de veneza ou milão...hahahah

abraço pros dois!!

Maurício disse...

Hahahahaha...até parece eu um guaipeca de Rio Grande...Cristian lá é meu habitat natural, jamais vais me ver no anel superior e muito menos nas sociais...SEMPRE COM A GERAL!!!

Imagina como esta a classe média...se os pobres andam por Veneza, Firenze...hehehehehehe!!!

Grande abraço e mais uma vez parabéns meu bruuuxoooo!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

GOTHE disse...

Depois populista é político, rsrs. Os homens do povo ! Tá bom.

Abraços,
Gothe.