quinta-feira, 26 de maio de 2011

CONEXÃOLiso

Por Maurício Ferreira, o Chambinho

QUE COISA LINDA !!!

















Bom dia amigos e amantes do futebol de mesa, pois é, que coisa mais linda que foi este campeonato estadual, foi simplesmente fantástico. Primeiramente todos nós temos à obrigação de agradecer ao nosso grande presidente Marcelo Vinhas e ao grupo da Academia pela excelente organização, também deixo aqui os parabéns a todos participantes e aos que incentivaram e ajudaram a realizar este grande espetáculo.

Exatamente 15 dias atrás escrevi sobre a preparação das associações e também sobre as grandes feras que poderiam levantar este caneco, ao final da competição tivemos algumas decepções, mas em um balanço geral aconteceu o que já prevíamos, dos quatro finalistas somente Rodrigo da AfUMEPA não foi mencionado.

A surpresa positiva que tivemos neste estadual foi a belíssima campanha do próprio Rodrigo, que não chegou a grande final por detalhe. A grande campanha de Yago do Círculo Militar já não considero uma surpresa, pois sei da capacidade deste botonista que já não é mais promessa, é uma realidade cada vez mais concreta. 

Falando em surpresas, tenho que falar da surpresa negativa que ficou por conta da turma de Caxias, todos esperavam melhores resultados destes, pois estamos falando de uma escola especialista nesta modalidade e que tem botonistas que desfilam muita técnica, habilidade e competitividade nas mesas, porém desta vez não conseguiram o resultado esperado, mas no esporte é assim, tem dias que parecem noites.

 Vou falar de uma afirmação que em minha opinião não foi surpresa nenhuma, sim vou falar dele, o multi campeão Alex Degani. Ele defende as cores da ARFM e simplesmente na modalidade cavado levantou todos os canecos possíveis a nível estadual e nacional. O cara é realmente um monstro, e provou para todos que veio para modalidade liso para fazer história. Em sua primeira competição já levou o caneco para sua nova estante e ao término da grande final disse assim: “este foi o título mais importante que já conquistei”, e foi as lágrimas visivelmente emocionado. Agora parem para pensar, se este foi o mais importante para um botonista que simplesmente já ganhou tudo, imaginem a determinação que este campeão obteve para este grande feito e posso dizer mais, este é só o começo, pois sabemos da obstinação de Alex em levantar canecos e com certeza ele será mais um forte guerreiro que ajudará o nosso RS a chegar ao topo do Brasil. Alex, já escrevi antes em alguns comentários em outros blogs, porém não poderia de deixar aqui os meus parabéns por esta grande conquista !!!




















Este título realmente foi um marco não só para ele, mas também para o futebol de mesa gaúcho, pois termos um campeão que simplesmente nem mesa tem em sua associação para treinar, e o cara é campeão invicto no meio de tantas feras, é realmente um feito histórico.

Analisando tudo o que vem acontecendo na modalidade, podemos afirmar que os craques do cavado chegam ao liso com algumas vantagens, como por exemplo, o chute a gol, pois no cavado as chances de chutar ao gol são menores e por conseqüência a mira tem que estar afiada, e isso transformando para o liso, onde as chances ao gol são bem maiores, os botonistas que vem do cavado executam com maior êxito do que aqueles que somente jogam na modalidade liso, mas é claro que aqueles que se dedicam e treinam este fundamento, também podem o executar com o mesmo sucesso. Mas o que posso afirmar como um Riograndino, onde comecei e aprendi a jogar botão, é que o pessoal de Rio Grande e Pelotas são botonistas especialistas neste fundamento.

Hoje mais do que nunca estamos preparados para chegar a novembro em Recife com um esquadrão de primeira classe, temos simplesmente um exército de guerreiros, que além de demonstrarem muita raça, são botonistas extremamente técnicos e competitivos. Neste último brasileiro foi por um pequeno detalhe que não levantamos a nossa bandeira no lugar mais alto, Marcelo Vinhas (Massaranduva) bateu na trave e por muito pouco não saímos campeões, porém já ficou muito claro que é questão de detalhe e hoje afirmo aqui que voltaremos de Recife com este caneco tão almejado na mala. 

Nosso esquadrão de ouro chegará neste brasileiro recheado de craques, seria uma grande injustiça ficar citando nomes, pois certamente posso deixar alguém de fora e isso seria uma grande sacanagem, portanto esperamos ver estes guerreiros cada vez mais fortificados e preparados para conseguir chegar lá e realizar este feito inédito na categoria especial.

Pessoal, mais do que nunca esta confirmado o quanto o liso cresceu e vem tomando conta do nosso RS, isso é realmente empolgante para nós botonistas que temos como tradição a modalidade cavado. Eu particularmente venho jogando as duas modalidades e sei que jogar liso é muito prazeroso e que nesta modalidade priva aquele botonista que exibe uma boa técnica e que joga sem medo, já no cavado o anti jogo vem predominando e isto esta tirando a vontade de muitos praticarem a modalidade.

Muito bem amigos, quero aproveitar esta oportunidade para fazer um pedido ou até mesmo um apelo aos botonistas que amam o nosso esporte e que realmente gostam de jogar botão, para que tenham respeito com a modalidade cavado, pois o que estamos presenciando ultimamente é uma grande falta de respeito com a esta, com colegas emitindo suas opiniões simplesmente desprezando esta modalidade que é o nosso berço e tradição (exceção AOS AMIGOS de Caxias). 

É de grande valia ressaltar que este foi o sexto (6º) estadual da modalidade liso, enquanto no cavado já foram realizados trinte e quatro (34). Pessoal, se quisermos que nosso esporte continue crescendo e sendo respeitado, temos que dar exemplo, e este começa no nosso meio botonístico, pois se nós continuarmos com esta falta de companheirismo entre as modalidades ficará difícil de conseguirmos alcançar nossos objetivos, temos que estar sempre unidos.  Amigos, coloquem a cabeça no travesseiro e reflitam e não esqueçam nunca de onde viemos e como aprendemos a jogar botão, ou afinal somos ou não somos unidos?

Encerrando a matéria de hoje vou esclarecer a foto que ilustra o início do texto. Na foto podemos ver duas belíssimas dançarinas, as duas chamam-se Sheila, porém uma é loira e a outra morena, certo? Tomando aquela geladinha e conversando com 3 amigos, foi questionado sobre o gosto de cada um e o primeiro disse: “Eu gosto mais da loira”... já o segundo amigo diz: “Bah eu sou mais a morena”...portanto o terceiro amigo que com certeza é o mais EXPERIENTE, INTELIGENTE, COMPREENSIVO....dos três, diz assim:

TANTO FAZ, AS DUAS SÃO MUUIITTOOOO GOSTOSAS E EU GOSTO DE MULHER MEU CHAPA !!!

Deixo aqui uma questão em aberto,

E VOCÊS MEUS CAROS AMIGOS, GOSTAM DE QUÊ ???

Um grande abraço a todos e até a próxima !!!

O LANCE NO BLOG




















A notícia é ruim para quem gosta de Futmesa, mas Silvio não tem tido a recuperação que gostaria da cirurgia da fratura na perna e deverá ficar de fora do time da Riograndina no Estadual de Equipes dos próximos dias 03, 04 e 05 de junho no Círculo Militar em Porto Alegre. Seu time deve vir com Degani, Alessandro, Michel e Sandro.

* foto by arquivos do Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* No REVISTA desta sexta vamos ter ESPAÇO GABI com é claro, a Gabi Veríssimo, e mais uma bela dica de gastronomia, bar ou balada.

* Bela a notícia de antecipação da chamada janela de contratações para o brasileiro de agosto para 15 de junho, possibilitando que as contratações de fora joguem já a partir da 5ª rodada.
* Renato esta deixando o Sevilha para voltar ao futebol brasileiro. Que tal o Grêmio ?

* O Conselho Deliberativo do Grêmio ontem à noite em votação histórica, reduziu de 30 para 20% a clausula de barreira para as eleições do próprio Conselho e do Conselho de Administração. A proposta exdrúxula de Cacalo, ex-presidente, que sempre foi contra a redução, de clausula de barreira zero, agora que está na oposição e sofreu pesada derrota no último pleito, foi amplamente rejeitada. A decisão do Conselho será levada a ratificação dos sócios provavelmente no mês de setembro próximo. Votamos pela redução de 30 para 20%, conforme promessa na campanha que nos elegeu Conselheiro para o mandato 2013/2016.

* Malett x Mallet foi a decisão dos cavados da Copa CM, e deu Diogo, que bateu na decisão a Marcelo. Leandrinho foi o 3º e Rodrigo o 4º colocado. De qualquer forma, Malett ou Mallet, tal qual fizeram e suas passagens pela Franzen, já dominam o botonismo do CM. Nos lisos, Marcelo Mallet foui o Campeão da Copa CM.

* Comprovando a tese do colunista Cristian Costa de que Caco deixara sua coluna aqui no Gothe Gol para se dedicar ao Futmesa, Caco foi o Campeão da série prata da Copa CM de cavados. Começou a dar certo a estratégia do CACOLORADO.

* Lesões de Leandro e Rodolfo complicam ainda mais a trajetória do Grêmio neste início de brasileiro. Clube já está atrás de um novo zagueiro, e ainda tenta um meia, um volante, um lateral esquerdo e mais um atacante.

* Toda a minha torcida para o Santos chegar a decisão da Libertadores. Gsotaria que fosse contra o Peñarol, como nos velhos tempos.

* Coxa merece e está na decisão da Copa do Brasil. O Vasco, na boa, achou esta decisão. O pastor como sempre...
* A 4ª edição da Copa Gerd Wenzel vai caminhando para ter a data de 09 de julho confirmada. Gerd Wenzel não poderá vir por compromissos pessoais, mas o torneio segue com o apoio dos canais ESPN e do site de futebol alemão do jornalista.

* Dia de rodada em Canguçu e tem clássico. O líder Eduardo enfrenta o vice Benhur !

* Quartas da Copa Caxias 2011 no liso confirmadas com Daniel Maciel (1º) x (8º) Yago, Mário Vargas (2º) x (7º) Alex Prezzi, Pizza filho (3º) x (6º) Carraro e Pizza pai (4º) x (5º) André.

* Em Encruzilhada no torneio de OFICIAIS, agora Christian é o líder com Joni em 2º, mas Joni tem 1 jogo menos.

* Segundo informações chegadas a redação, data final para o encerramento do Troféu Expedicionário de cavados do Geraldo Santana é o dia 11 de junho. Faz sentido, haverá Copa no dia 18 de junho, e o novo campeonato, por chaves, inicía no dia 20 de junho. Então, é jogar até o dia 11, pois ainda restam 18 jogos a serem disputados. Publicaremos a relação dos jogos faltantes amanhã no REVISTA.

* No COP, Virginio  e Badia estão no quadrangular final do Sênior cavado. Outros 3 empatados em pontos terão que ir para as penalidades por duas vagas, Getúlio, Edison e Zé. Se Getúlio levantar o 2º turno será o Campeão, já que conquistou o 1º turno.

* Dia de Futmesa na Riograndina e pode rolar além de jogos do octogonal final da 1ª etapa do interno local, e jogos pela Libertadores, as semi da Copa do Brasil com Jeferson x Duda e Alessandro x Michel.

* Alexandre Magnus, 3º na 1ª etapa, venceu a 2ª etapa do interno da AFUMTIBA em Curitiba.

* Rangel lidera o interno em Cascavel seguido de Victor Mecking. Victor tem 2 jogos menos.

* ENQUETE segue como prevista. Palmo à palmo Academia de Pelotas e Riograndina conquistam os votos dos Web Leitores como favoritas ao título do Estadual Equipes de cavados 2011, a grande competição do 1º semestre do Futmesa oficial Gaúcho.

* Serão 14 as equipes do Estadual de cavados 2011. Confira com exclusividade no Gothe Gol. Academia, APFM e COP de Pelotas, Sta. Vitória do Palmar (HPC), Riograndina e AFUMERG de Rio Grande, ABP de Passo Fundo, AFM de Caxias do Sul, AABB de Canguçu, AFUMEPA, Círculo Militar, União, Franzen e Geraldo Santana de Porto Alegre. Serão de 56 à 70 craques no Círculo Militar dias 03, 04 e 05 de junho.

* Mais uma janela será lançada no Gothe Gol ! O " ENTREVISTA DO PERSONAGEM " estreia no Estadual de Equipes de cavados neste começo de junho, e vai atrás daquele botonista da competição que poderá até não ser o Campeão, que por um motivo especial foi o grande personagem do torneio que está sendo disputado. O espaço atende a mais uma boa idéia de um internauta do Gothe Gol.

XAVANTE CANDIDATO A + 1 ANO NA SEGUNDONA













É a maior torcida do interior Gaúcho ? Dizem que sim. Talvez seja uma das maiores torcidas entre internautas do Gothe Gol, afinal a cidade de Pelotas tem altíssima partipação de acessos aqui, perdendo apenas para Porto Alegre e às vezes para São Paulo, e uma vez já bateu Porto Alegre, alcançando a 1ª posição.
 
Mas na segundona Gaúcha isso não tem feito a diferença, pois a torcida Xavante não tem levado o time a bons resultados na 3ª fase da competição, e o risco de permanência na segundona, enquanto o arquirival Pelotas está na 1ª divisão do futebol Gaúcho, é enorme. Ainda sem vitórias na 3ª fase, no último confronto (foto by site seundonagaucha), o Brasil em casa no Bento Freitas ficou no empate com o Brasil Farroupilha.

















Nossa saudação aos novos amigos de Carmo no Rio de Janeiro (foto). Abraço aos amigos de Santa Cruz do Sul no Rio Grande do Sul, Camboriú em Santa Catarina, Osasco e Santo André em São Paulo, Niterói no Rio de Janeiro, Aracajú no Sergipe, Toronto no Canadá, Madrid na Espanha e ainda no Porto, Felgueiras e Coimbra em Portugal.

4 comentários:

Cristian Ferreira da Costa disse...

eu tb gosto de mulher!!!!

Rafa Tosh disse...

Os xavantinhos terão que mais uma vez só assistir o glorioso Lobão na elite do futebol gaucho.

Janio disse...

Reconheço que nesta questão de segundona vocês tricolores são PHD.

ASSOCIAÇÃO RIOGRANDINA FM disse...

Chamba!!!! Eu gosto de mulher, mas prefiro as morenas, assim como no futmesa prefiro o... hehehehe

abraço