domingo, 29 de maio de 2011

LANCE DE DOMINGO



















O United é um grande time, sem dúvida, mas perto do Barça nem chega a parecer. O time catalão sobrou na decisão da Champions League, e só não fez um placar histórico, porque no último quarto deu uma bela brincada e resolveu fazer só bonito. A diferença é monstruosa, rolou o que chamamos por aqui no Brasil de chocolate, o Barça está uns 2 degraus acima, no mínimo.

A maior e melhor seleção que já vi jogar na vida foi a brasileira de 1970, atrás poderiam estar a Alemanha e a Holanda de 74, a Argentina de 78 e o Brasil de 82. Entre times já começo a aceitar que este Barcelona talvez seja o melhor que já vi jogar, apesar dos times de Bayern e Ajax dos anos 70 e o Flamengo de 80 entre os brasileiros, e só estou me referindo a grupos que efetivamente vi jogar, sem referências meramente históricas.

Mas além do talento inequívoco e do conjunto atual do Barça, onde um meio com Xavi, Iniesta e o incrível Messi diz tudo, a final mostrou um United muito envelhecido, do conservador Ferguson, que manteve os inexistentes Park e Chicharito (o mexicano pode ser bom na Premier League), no gramado o tempo todo, e se fez valer de peças de museu (e não falo do agora aposentado Van Der Saar), mas dos que já deveriam estar como ele aposentados, como Giggs, Scholes e outras figurinhas carimbadas. Salva-se Rooney, sempre perigoso, mesmo isolado. Quem quer ser Campeão e não teme o adversário deixa Nani e Anderson no banco ?

* foto by Terra

CHAMPIONS GAÚCHA




















Falando no mais cobiçado título europeu, é bom dizer que estamos a menos de uma semana do mais cobiçado caneco Gaúcho do 1º semestre, o Estadual de Equipes.

A temporada teve um brioso Estadual da categoria abrindo a temporada no liso com 7 clubes, que não mediram esforços para conseguir montar seus times e subir a serra, e temperado positivamente pela conquista de Santa Vitória em Caxias do Sul, quando AFM Caxias e Academia eram apontadas como favoritas.

Seguiu-se nos cavados o Sênior e Júnior, com Zilber e Yago Campeões em Pelotas. Abril recebeu também na cidade de Pelotas a competição Gaúcha individual no liso, ilustrada por uma excepcional decisão entre o Campeão Degani da Riograndina e Vinhas da Academia.

Mas o " 28 de maio" do Futmesa Gaúcho no 1º semestre chega agora com o Estadual de Equipes dos cavados. O Círculo Militar, a nossa Londres nos "Wembley's" assinados por Paulo Schemes, receberá números que explicam a grande tradição, história e rivalidade.

São mais de 20 anos de Equipes nos cavados, esta será a 21ª Edição. De 18 times possíveis, 14 estarão nas mesas, reunindo próximo de 70 botonistas !

Será a 8ª oportunidade em que Porto Alegre receberá o Equipes cavados, e a AFUMEPA foi a 1ª Campeã. Pelotas foi sede 7 vezes da competição.

A  APFM é Tetra Campeã, 2004, 1998, 1993, 1992;

A  AFUMERG  é Tri Campeã, 2005, 2003, e 2001;

Santa Vitória também é Tri , 1999, 1997, 1996;

As Bi campeãs são a  Franzen 2009 e 2007, a Riograndina 2008 e 2006, o COP  2000 e 1995 e a AFUMEPA 1990 e 1991.

A Academia de Pelotas é a atual Campeã.

A APFM nas últimas dez edições, oito delas esteve entre os quatro melhores.

A extinta RIOCELL, Campeã  Estadual de 2008, frequentou o pódio por mais seis vezes, vice em 2004 e 2005, terceiro lugar em 1997 e 2006 e quarto lugar em 2000 e 2008. Números impressionantes.

Uma grande curiosidade do Estadual de Equipes, é que dos anos de 2000 a 2004, todos os 4° colocados estão extintos, Riocell em 2000, Polônia em 2001, Gevi em 2002, Grêmio em 2003 e Juventus em 2004.

Na ENQUETE sobre o campeonato em nossa barra lateral com quase 100 votos eletrônicos postados, sempre foi mantido o empate técnico entre Academia de Pelotas e Riograndina para a conquista da edição 2011 do Estadual de Equipes na opinião dos internautas. Que ENQUETE pode ser dar ao luxo de apontar 2 favoritos com as participações de COP, Pelotense, AFUMEPA, Círculo, Franzen e Santa Vitória ?

Muita rivalidade, mais de 20 anos de história e tradição única estarão na mesas em breve. A nossa Champions League no 1º semestre, vai mais uma vez consagrar um quarteto ou quinteto num verdadeiro rally, o mais representaivo entre as associações filiadas a Federação Gaúcha de Futebol de Mesa.

* montagem by Gothe Gol e colaboração de dados de Dani Junqueira

LANCES RÁPIDOS

* Faltou nas dicas de sexta o replay da decisão da Copa da África para assisitir a partir das 15hs no SporTV2 neste domingo. Jogam Alemanha e Uruguay no Rhein-Neckar-Arena, em Sinsheim, e no confronto de 10 jogos de história, foram 7 vitórias alemãs, 2 empates e uma vitória uruguaya em 1928. Joachim Löw segue testando novos valores na Nationalleft, como Hummels e Schmelzer na defesa, e Träsch, Kroos e Schürrle no meio de campo. O time só não vai jogar tão descaracterizado como na derrota para a Austrália no último amistoso em 29 de março por 2 a 1 em casa.

* Geraldo Santana não teve jogos no sábado pelo Troféu Expedicionário de cavados, apesar de alguns "acordos" para jogar.

* Domingo também de 500 milhas de Indianápolis, além do GP de Monaco de F1. Muita tradição nas pistas.

* Na terça, os palpites da Redação para o Estadual de Equipes de cavados.

* O Dublê só não passará o inverno Gaúcho sem time para dirigir, porque no campo, merecidamente, foi ídolo dos vermelhos e tem uma maior tolerência da Direção e da torcida, além da evidente cumplicidade da imprensa. Avisamos aqui desde o princípio que não era o jockey que o time precisava, e fizemos isso antes de sua estreia sem qualquer oportunismo, não aproveitando os resultados como a eliminação para o Peñarol na Libertadores em casa, o empate com os reservas do Santos (fora de casa) e a derrota em casa para o Ceará do dinossauro Iarley pelo brasileiro. O ruralito já dizíamos aqui, como terminou, poderia ser um fator contrário para a evolução do time vermelho, dando uma sobrevida ao Dublê, prejudicial ao clube. O que foi uma sorte nas penalidades, seria um peso no brasileirão, está escrito. E teve gente que imaginou que era só torcida contra, ou corneta.

* Segunda de muito Futmesa, futebol, NO CONSELHO TRICOLOR e mais no BREAKFAST NA REDAÇÃO.

Um comentário:

Daniel disse...

Esta chegando o nosso espetáculo, semana que vem é a nossa vez.
O Estadual de Equipes tem o seu glamur natural, será concerteza o melhor encontro de nossos botonistas de todo o estado.
Uma grande festa para disputarmos o maior titulo e para reencontrarmos grandes amigos.
Até lá e abraços a todos.

Dani Junqueira