quinta-feira, 19 de maio de 2011

O LANCE NO BLOG




















Quando o rolo compressor vermelho nos esmagava como moscas, meia dúzia de Gremistas viviam apavorados, mas muitos partiram para a construção do Olímpico em 54 e a década de 60 foi só de conquistas.

Enquanto o Grêmio vencia tudo com Alcindo & Cia, muitos vermelhos pegaram em carrinhos de mão, como o próprio dublê anos depois, e o Beira-Rio foi inaugurado em 69, seguindo-se uma década de 70 infelizmente vermelha.

Quando o time de Falcão (aí sim ele mesmo, craque fantástico), Carpeggiani, Caçapava, Valdomiro, Figueroa, Manga e Dario vencia tudo, meia dúzia de Gremistas choravam nos botequins, mas Hélio Dourado e muitos outros Gremistas arregaçavam as mangas e tornavam o Olímpico, Monumental. Vieram duas décadas, 80 e 90, de vitórias memoráveis.

Enquanto muitos posam de bebe chorões diante de uma década difícil do Tricolor (na verdade são meia dúzia de Gremistas na ZONA DE CONFORTO, se comparados a imensa maioria), muitos se dedicam ao clube, passando trabalho para comprar um ingresso e frequentar as ruins acomodações da geral, fazendo esforço para pagar sua mensalidade e estar nas sociais ou cadeiras, as vezes mais próximo, colaborando com o clube gratuitamente.

Lembro que estive 19 anos na geral do Olímpico, metade deste tempo sem vitórias, sem cobertura, no frio, chuva, sol, saco de mijo (muito na moda na época). Estava no campo na conquista da Libertadores 83, mas estava na desclassificação para o Xavante em quartas de final do ruralito, eu disse, quartas de final !

Estava em campo em grandes glórias, mas estava em campo em TODAS as partidas da segundona de 2005. Sempre tive minhas críticas, tenho até hoje, mas nunca chorei, sempre tive a convicção que pagando mesmo com dificuldade meu ingresso na geral (sou sócio apenas a partir de 89), minha mensalidade, ou tendo possibilidade de viver organicamente o clube, poderia colaborar melhor com o Grêmio, do que derramar lágrimas.

Passo nos jogos pelo Saul, que está sempre em qualquer lugar do estádio, sempre onde o Grêmio estiver, cruzo na rua no entorno com o Cristian que frequenta a geral, com o Rafa no pátio interno, com o Chambinho que quando pode rala e vem de São Paulo, com tantos Gremistas que tem fortes críticas e várias glórias, todos fora da ZONA DE CONFORTO.

As ruas, os botequins, os bares, o PPV e a internet, quando únicas vias de acesso a paixão Gremista, são a ZONA DE CONFORTO. Ir para casa ao lado, pagar a conta do bar e se levantar para ir embora, desligar a TV, correr para os blogues e o Twitter, isso quando o time, o Clube, os jogadores, a comissão técnica e os dirigentes deixam a desejar, é simples. Cada um já se perguntou o que faz ?

Por isso mesmo contra todas as adversidades, fiz o convite para um passeio hoje por este novo desafio do Grêmio, a construção sim, da mais moderna ARENA de futebol do Brasil, entremeado de mais informações, de Futmesa e de futebol também.

Afinal, o que há em comum entre a turma que não teve medo do rolo compressor, nem dos vermelhos de 70 e nem dos de agora ? Nunca fomos e nunca seremos aquela meia dúzia.




















* Para quem já está de olho no Estadual de Equipes dos cavados, cujas inscrições a FGFM anuncia até o dia 23 deste mês, a primeira informação é que deve ter forte participação. Quem já confirma presença a redação do Gothe Gol, é a ABP de Passo Fundo, que faz tempo não tem jogado.

* Apesar da badalação em torno dos lisos, o belo Estadual da modalidade em Pelotas recém realizado e o Centro-Sul que foca mais o liso em Caxias do Sul, também no mês de junho, o Estadual de Equipes é o filé do Futmesa Gaúcho do primeiro semestre, que já contou também com o Estadual de Equipes do liso e o Sênior e Júnior nos cavados.

* O Centro-Sul, mesmo no liso, não tem a mesma rivalidade dos cavados regional e não é mais novidade para os botonistas Gaúchos. Sozinho, Vinhas já é Tri do liso nesta competição, sem citar outros botonistas do Rio Grande do Sul.




















* Na Riograndina uma possível marmelada no clássico Duda e Michel é o tema, pois com o resultado Michel ingressou no octogonal final do interno de cavados. O Futmesa Gaúcho que já viu muito disso em competições da própria FGFM, tem assistido cada vez menos cenas como essas, se é que ainda acontecem. Mas como ninguém viu o episódio agora citado, não há comprovação, então fica no patamar das possibilidades.

* Rola também na Riograndina a Copa do Brasil, em paralelo com o octogonal final. Reza a lenda para encerrar sobre a entidade, que Degani não comporia a Equipe atualmente Campeã Gaúcha no Estadual de cavados, desgostoso com a "marmelada" do interno. Nós do Gothe Gol, apostamos que vem a Porto Alegre em 03, 04, e 05 de junho no Círculo Militar.




















* Luis Felipe Lobato do GEL de São Lourenço do Sul, envia email e confirma a definição dos dias 09, 10 e 11 de setembro para a realização do 13º Lagoão. Com certeza a expectativa é grande para a realização da maior competição regional Gaúcha.




















* A reta final do Abertura 2011 de cavados da Franzen vai acontecendo. Leão lidera a chave A e Pufal a chave B.

* Em Encruzilhada no Campeonato com Oficiais (não confundir com o Encruzilhadense 2011),  Joni e Luini cruzaram pela liderança. Joni venceu e lidera. Sem novidades.




















* No Círculo Militar os cavados da Copa CM se encaminham para os 8 que decidirão o caneco. Mallet já aguardava seus adversários, e agora sabe que Diogo, Azambuja e Renato estarão presentes. Yago e Nilmar estão com um pé e meio na vaga, e há duas em disputa por 6 botonistas. Leandrinho e Rodrigo deverão ocupá-las.




















* O futebol argentino caindo pela tabelas e o Veléz Sarsfield, líder do Clausura argentino, chega fácil a semifinal da Libertadores.

* Atenção total a convocação hoje de Mano Menezes para os amistosos contra Holanda e Romênia ("despedida" de Nazário). A lista para a Copa América não deve após, ser muito diferente.




















* Depois de uma boa estreia em casa, o 14 esteve muito mal na noite de ontem contra o melhor time da segundona. Além da derrota de 3 a 1 para o Juventus de Santa Rosa, teve Luis Paulo, Botcha e Fabio Souza expulsos. Duplo prejuízo. O time terminou com 7 jogadores no gramado, pois Claudio Jr saiu machucado e o técnico já havia feito as 3 substituições.

* Tudo igual nas semi da Copa do Brasil. Mas o Avaí fez um gol em São Januário, gol qualificado.

*  Santos chega as semi da Libertadores, empate suado com o Once Caldas.

* Católica e Peñarol e ainda Cerro e Jaguares decidem que será o adversário de Veléz e Santos respectivamente.




















* Quem não curtiu ainda, uma dica. Uma navegada no Manchester FM, blog de Breno Kreuzner que tem postado nos últimos dias vídeos feitos no Estadual Especial do liso em Pelotas. Uma boa pauta. Está a disposição em nossa barra lateral nas DICAS DE LINKS.

* Falando em dicas ainda sobre o último Estadual, vale uma passadinha no blog do nosso colunista Cristian Costa, e uma lida na postagem que leva o título HIPÉRBOLE. Quer um texto inteligente, um enfoque diferente do Estadual de liso, dar boas risadas ? Vai até lá, está nas DICAS DE LINKS do Gothe Gol.




















* Curiosidades da Bundesliga. O peruano Pizarro do Werder Bremen ultrapassou neste último campeonato ao brasileiro Giovane Elber, como o estrangeiro que mais marcou gols no futebol alemão. São agora 142 gols contra os 134 de Elber.

* Falando em futebol alemão, cresce a chance do atual Bi-Campeão da Copa Gerd Wenzel, Jeferson de Pelotas, ficar da fora da edição 2011, por motivos particulares.




















* O Conselho Deliberativo do Grêmio se reúne no próximo dia 25 para votar a diminuição das cláusulas de barreira em suas eleições para a própria composição do Conselho e do Conselho de Administração (leia-se Presidência).

* Mesmo o grupo que dirige o clube tendo hoje a maioria no Conselho, o que permitiria a manutenção do poder com as atuais regras, fez questão de protocolar a proposta de redução das cláusulas de barreira, compromisso de campanha. É bom lembrar que uma proposta semelhante foi no passado derrotada pela hoje oposição.

* Meu compromisso como Conselheiro sempre foi votar pela diminuição das cláusulas de barreira, a profissionalização dos mais variados setores do clube, o término de suplementações orçamentárias sem aprovação prévia do Conselho, e ações de pacificação do ambiente dos torcedores.





















* Sexta é dia de REVISTA no Gothe Gol, programação é o que não falta.

* Você sabe qual é a sensação de completar uma página de um álbum de figurinhas. Pois é, vamos completar neste sábado a página eletrônica dos Campeões Estaduais de Equipes dos lisos 2011 ? Vem aí Vinicius Auch no GOTHE CROMO GOL.




















Final de caminhada no canteiro de obras da nova ARENA do Grêmio. Quem acompanha apenas pela mídia, ou passa no entorno, não tem como ter uma verdadeira idéia do que está acontecendo, e principalmente o que será a Arena.

Já são mais de 500 operários trabalhando, 800 quando considerados os indiretos, em turnos que vão até às 21hs.

Em junho deverão haver ações de marketing. Estas atividades acontecerão com a torcida no próprio canteiro de obras, torcida que entre outras atrações poderá conferir sempre online a evolução da Arena.

Estaremos em data a ser divulgada inaugurando o Espaço Arena no Estádio Olímpico, onde o visitante poderá conhecer o projeto, a maquete, imagens e tudo sobre a Arena, assistido por profissionais.

O interior ganhará exposições itinerantes, pois o futebol profissional receberá um novo onibus da Volks, e o atual será customizado para conter também maquete, fotos, memorial, loja e espaço para associar o torcedor.

Já está começando a construção de um mirante de 9 metros de altura, envidraçado, que irá permitir que a obra possa ser acompanhanda na construção de seus principais anéis, com ingresso gratuíto para sócios e crianças em visitações.

São ações de marketing gradativas, pois a idéia é lançar a venda dos espaços e produtos Arena no último trimestre deste ano, talvez em setembro, no aniversário do Grêmio. Isso significa negociar camarotes VIP, cadeiras, áreas de alimentação, comércio e diversão, entre outros espaços. É o plano de negócios, que irá desenbocar na venda dos direitos do naming rights, o nome que receberá a Arena.

A profissionalização de todo o processo está mantida, com a contratação de uma Gerenciadora para fornecer a posição dos trabalhos de forma independente do empreendedor e da construtora. A transposição dos espaços do Olímpico para a Arena e a transposição dos mais variados tipos de associados, será definida por estudos e projetos de profissionais específicos de cada setor, que já estão sendo contratados no mercado.

Hoje estaremos recebendo o Ministério do Esporte, que nos solicitou visitar as obras da Arena, e uma conversa sobre o trabalho. Pois a Arena já é considerada o único estádio brasileiro com um projeto de sustentabilidade, onde todas as operações estão planejadas para gerar receitas, incluindo os custos de manutenção, que em equipamentos como estes são onerosos.

Nenhum estádio que hoje está sendo preparado no Brasil, seja para a Copa 2014 ou não, tem garantida sua sustenbilidade depois de inaugurado como a Arena. A decisão pela construção da Arena só foi tomada pelo Grêmio depois que a Amsterdam Advisory, empresa responsável pela construção e operação da Amsterdam Arena do Ajax e do Estádio do Dragão do Porto, concluiu estudos técnicos que garantiram sua viabilidade econômica/financeira, seu padrão de construção verde e seu padrão de fato FIFA.




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Dearborn no Michigan (EUA) e Fundão no Espírito Santo (ao entardecer).

Uma abraço especial aas amigos Pedrinho, Vinhas e Osmar da Academia e Paim da ABP, que trocaram emails com o Editor, e também aos internautas de São Lourenço do Sul no Rio Grande do Sul, Tubarão, Blumenau e Camboriú em Santa Catarina, Ribeirão Preto, Guarulhos e Piracicaba em São Paulo, Imperatriz no Maranhão, Fortaleza no Ceará, Cidade do México no México e Cambridge no Massachusetts (EUA).

* fotos e montagem by Gothe Gol

7 comentários:

Cristian Ferreira da Costa disse...

Com o Grêmio onde o Grêmio estiver!!

O Geraldo Santana tb estará no Estadual de Equipes. Paguei ontem a inscrição!!

Daniel disse...

Camarada, consegui um pc aqui no Mãe de Deus e aqui estou.
Belissima matéria de hoje arrebentou.
Ontem fiz aqui na area de comentarios, um desabafo como torcedor que sou.
Já fui muito mais participativo em outros momentos do nosso clube, pricipalmente em crises no passado, que não vejo a necessidade de cita-los no momento.
Mas recebi varios imails de gremistas me regulando e não concordando com minha opinião e uma critica de meu irmão muito forte.
Respeito a todos e todas as opiniões.
Mas uma referencia farei, quando comentei sobre a Arena de nosso clube em nenhum momento me referi, que não deveria estar sendo construida ou qualquer critica a ela.
Concerteza será o maior feito da História do clube, no estado e do Brasil, será um marco inigualavél por ninguém.
Não devemos misturar as realizações do clube, com o futebol mesmo que está fronteira seja tão paralela e transponivel.
O momento futibolistico de nosso clube é sim muito dificil, as dificudades são imensas.
E as posturas de nossos comandantes podem sim aumenta-las.
Fui, um dos primeiros que achava que a vinda de Ronaldinho era sim uma bela jogada de Marketting para movimentar todo o mundo de investimentos que gira envolta dele.
Precisavamos e continuamos precisando de investimentos no futebol.
Nunca acreditei no futebol atual dele, pois estava acompanhando sua carreira e não vi possibilidades de ser o que era.
E está se confirmando o que penço agora no Flamengo, e já começou a ser contestado por sua torcida.
Gremistas a pergunta que faço como tinhamos condições de traze-lo no inicio do ano e agora NÃO conseguimos trazer por exemplo o lateral esquerdo do Caxias.
Mas tudo bem fica aqui o meu pedido de desculpas ao meu irmão Marcus e a todos os gremistas.
Mas o momento é sim de ser TORCEDOR e pedir time.
Obrigado pelo espaço Camarada .
Abraço a todos

Dani

GOTHE disse...

Camarada Dani,

A matéria estava pronta antes da tua manifestação, terça à noite.

Os COLUNISTAS formam publicados na quarta, inseri os tópicos de jogos ontem no final da noite e publiquei hoje.

Se o que recebi após o tropeço no clássico fosse apenas o teu comentário, isso seria muito tranquilo, não faz idéia do que recebo por todos os meios.

Todos tem direito a crítica, todos são Gremistas.

O Grêmio está sim com dificuldades no futebol e devemos lutar para saná-las, sem comprometer os próximos anos.

Mas algumas coisas não podem ser colocadas no mesmo patamar de outras, e a história ensina isso.

A título de informação, e isso deve ser definitvamente compreendido, é INFORMAÇÃO e não interpretação. O Ronaldinho seria incialmente bancado por um empresário que tinha interesse promocional no Ronaldinho, depois sendo loteado por outros patrocinadores, ganharia do Grêmio o teto salarial e nada mais.

Por outros jogadores este mesmo empresário, que não é do mundo do futebol, não tem interesse.

Então para outras operações que não sejam o Ronaldinho, o clube conta apenas com o seu próprio bolso, ou agentes que queiram fazer outro tipo de negócio.

Algumas lendas sem o menor sentido, como esta, se tinham dinheiro para o Ronaldinho por que não tem para outros, tem que ser definitivamente enterradas. A verdade sobre Ronaldinho é a que relatei.

Um abraço,
Gothe.

Saul Martini disse...

Que texto MESTRE, que fotos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A.R.F.M disse...

Amigo Gothe... Hoje senti falta do "Conexão Liso", que já é um sucesso no blog!!!
1 abraço a todos, em especial ao Chambinho
Alex Degani

GOTHE disse...

Camarada Degani,

O CONEXÃOLiso é quinzenal. Dia 26 próximo o Chambinho estará novamente publicado falando ainda de Estadual e certamente trazendo ao debate um novo cenário da modalidade pós campeonato.

Um abraço,
Gothe.

Maurício disse...

Valeu Alex, na próxima quinta (26) estarei publicando a matéria!!!

Um grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).