domingo, 15 de maio de 2011

LANCE DE DOMINGO




















É claro que o assunto é controverso, "incômodo", mas existe algo mais cruel do que ser desclassificado de uma competição na sua 1ª fase ou na fase de quartas de final ? Vale para o salto em distância em olimpíadas, para um torneio de 5 Marias ou para o Futmesa.

Certo, vamos ver então. Cair logo na 1ª fase além do "desdém" tácito dos adversários, traz aquela sensação de que apenas estivemos preenchendo uma das chaves do evento. Normalmente depois do acontecido, quando olhamos a chave, a sensação de frustração fica sendo maior, pois notamos que ela era perfeitamente possível de ser vencida.

Sempre tem aquele que sai falando que estava na chave da morte e tal coisa, e se somarmos a esta desclassificação o custo da viagem, para quem veio de fora, o peso da saída prematura se acentua ainda mais. Não teria sido melhor ir apenas para apitar uma Taça RS ? Afinal neste caso, o objetivo é bem preciso.

Depois de uma noite, um dia inteiro e mais uma manhã de craques, você praticamente só olhando, tudo já foi conversado, todas as piadas feitas, você é o que melhor conhece o gosto de todos os salgados do bar, e provavelmente já comprou pelo menos uma régua ou um goleiro do Piruka ou outro fornecedor.

Nas quartas talvez seja ainda pior. Depois de jogar entre 6 a 8 ou 9 jogos, esteve tão perto de terminar com uma premiação e não teve "competência", caiu na praia. É claro que seus amigos dirão que você fez um grande campeonato, que ficou entre os 8 melhores, pense bem, eram 64, 40 adversários ! O blog do seu clube será só elogios, você entre tantas feras foi quase uma, faltou sorte na bola que bateu na trave, ou no sorteio do penúltimo cruzamento. Você cruzou com o Campeão !

Mas quem depois da próxima competição lembrará do seu 5º, 6º, 7º ou 8º lugar ? Na página da Federação estarão lá tradicionalmente os 4 premiados do ano na tal competição, onde está o seu nome ? Na verdade com o tempo o seu nome se misturará aos nomes dos eliminados na 1ª fase e outras fases mais.

Mas o importante é competir já disse um tal Barão francês, dizem os mais céticos que numa oportunidade em que precisava apenas de um empate contra um tal de Silvio, saiu vencendo e tomou a virada com 2 gols de retruque. Na verdade o Barão e ninguém mais lembra.

Em Pelotas, a manhã deste domingo, reta final do Estadual Especial de liso 2011, "escolheu" os 4 jogadores que todos lembrarão, aqueles que serão premiados, que estarão na história. Um que outro no final vai posar para a foto de cara de poucos amigos, fazendo de conta que não ficou satisfeito com o 3º lugar, o 4º, ou mesmo o vice campeonato. Mas a verdade é que todos jogarão as semi sem nenhuma pressão, satisfeitos, pois chegaram onde todos queriam chegar, e de agora em diante é "apenas" detalhe.

Então, vamos conferir quem são os semifinalistas, daqui um pouco mais quem são os finalistas, pois aqui no Gothe Gol, desde a 1ª fase, todos estiveram, e bastará daqui a alguns anos uma pesquisa rápida, e todos estarão, sempre.

Degani da Riograndina usou a vantagem do empate e eliminou a Mateus da Academia, Rodrigo da AFUMEPA com a vantagem, confirmou vencendo a Pedrinho da Academia (Pedrinho derrubou o Editor), Vinhas da Academia passou vencendo a Osmar também da Academia e nas penalidades Robson superou a Yago. Dos favoritos do Editor e dos internautas, só Mateus não chega, dando lugar a uma sensacional e inesperada campanha de Rodrigo, que está de parabéns, como os demais semifinalistas.

SEMIFINAIS
 
Degani x Rodrigo, com vantagem do empate para Degani;

Vinhas x Robson, com vantagem para Vinhas

Qualquer um dos 4 merece estar na decisão sem dúvida, mas aqui no Gothe Gol vamos continuar arriscando, e nossas fichas vão para uma final entre Vinhas e Degani, e convenhamos, seria espetacular !


LANCES RÁPIDOS

* Manchester em festa na Inglaterra. O United mesmo com alguma dificuldade confirmou mais uma Premier League ao empatar com o Blackburn, e o City conquistou a Copa batendo o Stoke City.

* Rochemback na seleção brasileira de Mano para a Copa América ? É torneio para ganhar, ainda mais em solo argentino, e Mano já fez nos amistosos as experiências que deveria fazer. Deve levar os melhores do momento para a Copa América, sem pensar em 2014.

* Cristiano Carneiro com bloqueio na reta final do Troféu Expedicionário de cavados do Geraldo Santana. Na sexta, depois de duas derrotas seguidas em sua campanha, empatou com Fosca. São 3 jogos sem vitória na reta final.

* Cristian Costa bateu a Bopp ontem e segue líder, agora com 27 pontos em 15 jogos. Tem mais um jogo para encerrar a sua participação. Todos os resultados e a classificação atualizada estarão amanhã no BREAKFAST.

* O Bayern de Munique bateu de virada na Allianz ao Stuttgart na despedida da Bundesliga e fechou na 3ª posição. Jogará o play-off da Champions League 2011/2012, já que o Leverkusen venceu fora o Freiburg e confirmou o vice-campeonato.

* A chance de um Campeão sem levar gols no liso como Sérgio da AFUMEPA no Especial 2010 se repetir, é de uma talvez, ao infinito. O acontecido ano passado é um daqueles fatos raros no esporte. O título, Sérgio mereceu com sobras, a defesa intacta foi resultado da ineficência dos seus adversários na hora das finalizações.

Um comentário:

Daniel disse...

Camarada belo texto, e parabéns por mais uma cobertura sensacional.

Posso estár enganado mas quatro feras do cavado faram uma semi-final do Liso, expectacular.
Não tenho mais duvidas que o cavado aliado a tecnica dos jogadores dá um embazamento maior para jogar o Liso.
E concerteza colheremos otimos resultados nas competições nacionais.

Parabéns gurizada bela competição.

Dani Junqueira