sábado, 21 de maio de 2011

GOTHE CROMO GOL




















Anunciamos durante a semana que hoje era dia de completar uma página eletrônica aqui no GOTHE CROMO GOL, mas uma nova idéia foi lançada por um internauta (via email), e vai fazer com que a página de Santa Vitória do Palmar só seja completada um pouco mais para a frente. Boas idéias merecem muita atenção, e aqui o Blog é feito por todos, e não só pelos planos do Editor.

Mas de qualquer forma o que se completa neste sábado, é o quarteto Campeão Estadual de Equipes de liso deste ano, assim depois de Robson Bauer, Guido Stein e Umberto, hoje vamos conhecer a história de Vinicius Auch, que a galera andou brincando de chamar de Celso Roth, por motívios óbvios, e não pela forma como o seu time se comporta nas mesas.

Até o LANCE DE DOMINGO ! Vem com novidades sobre o outro Estadual, o de Equipes cavado no início de junho, já que o Web Leitor já respira a competição no Gothe Gol como sempre, com informações, ENQUETE, etc, o que enfim acabou estabelecendo a pauta, no que se pode observar numa rápida navegada pelos links de nossas DICAS. Agora, curta a história de Vinicius Auch.

" Primeiramente, gostaria de agradecer ao Gothe pelo convite e parabenizá-lo, junto aos seus colunistas, por seu blog, o qual procuro ler diariamente, em especial esta parte do cromo, onde estão várias das grandes figuras e campeões do futebol de mesa com suas respectivas histórias. A todos vocês, meu muito obrigado....

Vamos lá, tentar contar um pouco desta história.

Quem sou

Chamo-me Vinicius Antonini Auch, sou natural de Pelotas – RS, com raízes muito fortes ligadas a Santa Vitória do Palmar-RS, pois toda a família do meu pai é natural de lá; cidade a qual procuro passar todo o tempo possível nos meus momentos de folga. Santa Vitória do Palmar é uma cidade do interior muito pacata e agradável de viver, possui aproximadamente 31.000 habitantes. Como atrativos possui a uns 20Km de distância a Praia do Hermenegildo, a maior praia do mundo em extensão territorial, e, mais adiante, a uns 40km de distância, está o Chuí, cidade fronteira com o Uruguai, excelente lugar para se fazer compras. Santa Vitória do Palmar é uma ótima cidade para se viver com tranqüilidade, de acordo com a realidade de uma cidade do interior gaúcho.

Descoberta e História no Futebol de Mesa

Por volta dos meus 6 a 8 anos de idade, ainda como uma simples brincadeira de criança com meu PAI, descobri  o futebol de mesa com os botões panelinhas, pequenas bolachas plásticas em formato de rampa que tinham o escudo de qualquer time colado na parte superior, comprado facilmente em qualquer loja de brinquedos da época. Praticávamos em um campo pequeno na cor verde, feito do material Eucatex com laterais de proteção em madeira (vulgo “Xalinguinho ou Estrelão”, como era chamado aqui na região), jogávamos ajoelhados no chão da sala de casa ou sobre a mesa da cozinha, por inúmeras horas quando possível.

Por volta dos 8 a 9 anos de idade descobri  os botões puxadores, já construídos em acrílico com várias cores e alturas, os quais representavam uma grande evolução na época. Todos os meus amigos de condomínio passaram a jogar junto comigo, assim protagonizando vários torneios nos corredores do prédio e condomínio, com direito a torcida nas escadas.

Neste mesmo ano de 1989, Jader Morales, do Circulo Operário Pelotense, professor da mesma escola em que meu PAI lecionava, convida meu PAI para jogar o campeonato oficial do COP. Como conseqüência, passei a acompanhá-lo por lá aos sábados e conheci o futebol de mesa oficial, com botões lindos, torneados, embutidos etc... Logo em seguida, é claro, meu maior desejo já era ter um time com botões deste nível, mas apenas escutava que não tinha tamanho nem idade para isto ainda. Como todo bom brasileiro, não desisti, segui acompanhando meu pai quase que todos os sábados para olhar os seus jogos e os jogos dos outros botonistas.

No verão de 1991, depois de muito pentelhar meu PAI e meu TIO, durante um jogo  treino na garagem da casa do meu TIO, em Santa Vitória do Palmar, ganhei de meu TIO 5 botões brancos atacantes de um time que ele já não jogava mais para que eu ficasse brincando e parasse de atrapalhar. Prontamente parei e fiquei a espera do término do jogo treino deles, após o jogo imediatamente já peguei meus 5 botões e fui brincar de chutar a gol, e não é que dos 5 primeiros chutes acertei os 5, até hoje me lembro a cara deles abobados, “o guri está chutando melhor que nós”.

Desde então passei a acompanhar meu PAI e brincar no COP com estes 5 atacantes. Para minha surpresa em meu aniversário, novembro de 1992, o presente dado por meu TIO foi o complemento deste time branco, desde então passei a treinar e jogar no COP com este time. Em seguida, recebi a notícia que estaria liberado para jogar o torneio interno na 4ª divisão do COP, após completar meus 13 anos. Neste mesmo ano, conheci o Guido Garcia e toda turma de Santa Vitória do Palmar, colegas de associação e treinos do meu TIO na cidade.

Até meus 16 anos oscilei muito entre a 2ª e 3ª divisão, não conseguindo me firmar. No Brasileiro em Pelotas de 1996, conheci a modalidade liso, cuja qual, até o presente momento, nunca tinha escutado falar. Foi quando, então, Jader Morales me chamou na sala da organização e me convidou a jogar com seu time para completar o quadro de participantes, mesmo sabendo que seria um verdadeiro fiasco, como todo pirralho fominha por jogar botão, aceitei para brincar e aprender.

E realmente foi um fiasco, mas posso afirmar que também aprendi muito, pois no decorrer da temporada consegui me firmar na 2ª divisão do COP e, no ano seguinte, consegui chegar à 1ª divisão e me manter por lá. Passei a fazer jogos melhores e aprender mais ainda com meus companheiros de associação, viajando e disputando campeonatos estaduais e adquirindo a experiência que não tinha.

Nestas viagens e torneios jogados aprendi muito sobre o futebol de mesa, passei a fazer amigos no meio e conheci grandes campeões, muitos deles minhas grandes referências que mais adiante irei comentar.

Por volta do ano de 2003, me vi obrigado a parar com o futebol de mesa, por não ter mais vontade nem alegria em jogar. Tudo isso devido a vários fatores, sendo o principal, a falta de respeito entre companheiros de associação: “ O que uma pessoa é capaz de fazer para ganhar? ”. Até hoje não compreendo perfeitamente o que as pessoas são capazes de fazer para ganhar, mas sei que EU sou apenas capaz de jogar com alegria e respeito ao adversário, isso já me basta... A vitória, quando merecida, é apenas conseqüência, fruto que se colhe, neste caso de um simples JOGO DE BOTÃO.

             Em 2009, na praia do HERMENEGILDO, recebi o convite do UMBERTO para voltar a jogar com o principal objetivo, brincar de jogar botão. Prontamente aceitei, sem imaginar o quanto aprenderia com esta equipe. Meu espírito e alegria em jogar foram resgatados por esta turma de amigos, a qual tenho grande orgulho de fazer parte hoje, e, se Deus quiser, para sempre. O orgulho de jogar e ser amigo de ROBSON, GUIDO e UMBERTO é algo imensurável para mim, pois sempre foi um sonho de criança jogar ao lado destas lendas, grandes referências dentro do futebol de mesa nacional.

Em maio de 2009 fui convidado a participar do primeiro campeonato representando Santa Vitória do Palmar, era o torneio de aniversário da APFM em Pelotas – RS. Jogamos EU, UMBERTO e ROBSON e pela primeira vez senti o peso e a alegria de vestir esta camiseta. Fui jogando, pegando ritmo, com sorte fui passando de fase, jogo a jogo me sentindo mais animado, com mais ritmo de jogo e, quando vi, estava na final... E contra quem? Meu amigo e companheiro de associação, ROBSON. Perdi a final para ele, mas a alegria de voltar a jogar estava evidente dentro de mim, mesmo com a derrota.

 OBRIGADO UMBERTO por acreditar em mim e me colocar nesta brilhante equipe.

Neste mesmo campeonato fui convidado pelo presidente da APFM, na época Marcos “Piruka”, a participar do campeonato interno da associação para me manter treinado e fazer número no campeonato deles. Prontamente aceitei, pois sou morador da cidade de Pelotas e seria a melhor forma de seguir jogando regularmente, já que na época ainda estávamos remontando a associação e nem filiados à Federação Gaucha estávamos ainda. Disputávamos apenas campeonatos comunitários, mas para mim foi muito marcante este um ano e meio que estive jogando amistosamente na APFM, uma vez que tive o prazer de rever alguns bons e velhos amigos, e muito mais, fazer novos amigos que hoje ainda preservo com muito carinho.

Hoje posso afirmar para vocês, jogar por Santa Vitória do Palmar realmente é diferente de tudo que já tinha visto e participado antes. Existe uma explicação para isto? Eu não tenho, apenas é um sonho que realizo a cada dia que passo ao lado destes amigos.

Modalidade Liso

Como relatei anteriormente, conheci esta modalidade em 1996 no Campeonato Brasileiro realizado em Pelotas – RS, modalidade esta que me ajudou em muito no crescimento dos fundamentos. Neste campeonato tive uma participação terrível, pois nunca tinha acompanhado um jogo se quer, porém mesmo assim meu PAI, convidado a completar o quadro dos veteranos, conseguiu ser vice-campeão na categoria sênior, sem nunca se quer ter visto ou jogado uma partida de liso assim como eu. Para ambos, isto serviu para tomarmos gosto pela coisa. Compramos um time de liso, mas por falta de incentivo, ficou no esquecimento.

Quando em 2009 recebi o convite do Umberto para voltar a jogar por Santa Vitória do Palmar, nunca imaginei que voltaria a jogar liso, para mim uma modalidade esquecida aqui no RS, apenas muito praticada nos estados lá de cima. Quando menos espero vejo meu companheiro Robson delirando de alegria e muito empolgado com a idéia de passar a jogar somente na categoria liso, que era um jogo completamente diferente, outro jogo, um jogo que dependeria da técnica e onde, geralmente, só a melhor técnica venceria. 

No embalo e acreditando na sua palavra, também para completar a equipe, mandei fazer um novo time de liso e fui acompanhar a turma. Realmente, hoje acredito que talvez ele tenha mesmo razão, é um jogo lindo e exige muito mais fundamentos dos técnicos, mas, ainda assim, posso dizer que sou um amante das duas modalidades, um amante do futebol de mesa em geral.

No futuro não sei, mas hoje ainda tenho prazer em praticar as duas modalidades.

Ídolos

- Meu principal ídolo até hoje é meu Pai, Virginio Auch, meu amigo, companheiro, treinador, crítico e o principal, preparador físico do meu time, com aquela polida, aquela lixadinha, sempre feitas por ele quando algo não esta legal... E todos nós sabemos o quanto isto é fundamental para se ter um bom desempenho seja na competição que for. A ele o meu muito obrigado por tudo que fala e faz por mim sempre....

- Meu tio, Bismarck Auch, a pessoa que praticamente me iniciou, junto com meu pai, no futebol de mesa, me deu o primeiro time oficial, etc...

- Guido e Robson, os quais conheci quando eu ainda era pirralho e não tinha idéia do que seria jogar botão. Com o passar dos anos descobri o que era esta dupla, para mim os maiores jogadores até hoje vistos dentro do futebol de mesa, jogadores quase que completos, tanto no ataque como na defesa, algo lindo de se olhar.

- Nilson e Nilmar, a dupla quase imbatível dentro do COP. Não sei quantos anos consecutivos fazendo a final do campeonato interno, aprendi muito com vocês dois.

Titulos

Quem não gostaria de ser um grande campeão?

Eu adoraria ser, mas não tenho isto como uma meta pessoal. Não me considero um grande botonista, muito menos um grande campeão, não tenho inúmeros títulos e não sinto falta de conquistá-los. Minhas maiores conquistas foram fora da mesa, grandes amigos que fiz e ainda faço com o passar dos anos e campeonatos, estes sim os maiores títulos que tenho, no meu ponto de vista.

O prazer de jogar ao lado de Robson, Guido, Umberto e Marquinho, hoje, para mim, é maior que qualquer título que eu possa conquistar, assim como no passado o prazer que tive de jogar ao lado de Nilmar, Nilson e Fernando Tillman.

A estas duas equipes de amigos o meu muito obrigado, vocês foram alguns dos títulos que conquistei dentro do futebol de mesa...

Amigos

Eu gostaria de citar alguns, mas seria difícil não esquecer de alguém  e cometer uma injustiça. Então, a vocês meus amigos, “todos fazem parte desta história e sem vocês nada disto teria acontecido”.

Muito obrigado pelo apoio e respeito de sempre, até o próximo campeonato...

Abraço !!! "

12 comentários:

CACO disse...

Vinícius,tenhas certeza que és um jogador do mesmo nível daqueles a quem admiras. Parabéns pelo belo depoimento, declarações de amizade e respeito pelos companheiros são um grande incentivo para novas gerações seguirem o caminho do FM.
Gostaria também de registrar aqui que tivemos, eu e o João Gabriel a oportunidade de receber de ti uma grande atenção, quando oferecestes ao JG um pouco daquilo que aprendestes com os grandes mestres, de forma espontânea e simples e com uma efetiva vontade de ver mais um jovem crescendo no esporte.
Nosso muito obrigado e um grande abraço. Caco e João Gabriel.

Maurício disse...

Grande Vinicius ou melhor CELSO ROTH!!!

Tchê brincadeiras a parte, quero dizer que foi um grande prazer te conhecer e concordo em gênero, grau e número com teu relato, pois para mim jogar botão também é isso... É confraternizar, brincar, dar muita risada e fazer novos amigos... e é claro que sempre vamos buscar as vitórias, porém posso Te afirmar que isso é mais um detalhe do que uma busca sem limites!!!

ROTH parabéns e espero que este teu relato sirva de exemplo para os botonistas que estão começando!!!

Grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

Guido - Maletas para Futebol de Mesa disse...

Vinícius:

Nós da Associação Santavitoriense de Futebol de Mesa é que nos sentimos honrados com tua presença entre nós. Tens o espírito da entidade - fazer amigos jogando botão. E se não fosse já o suficiente, tens, para completar, a alma pura. Obrigado por ser nosso amigo - não existe nada maior do que isso!

Fernando Tillmann disse...

Vinicius o prazer foi meu, primeiro ter te conhecido como pessoa, amigo, companheiro e claro gostar de jogar Futmesa como eu e ser Corintiano.
Agradeço pela lembrança, um forte abraço, que Deus ilumine teu caminho.
"Aqui tem um bando de louco..."

afumerg disse...

Queria pedir o apoio de vocês para divulgarem o NOVO blog da AFUMERG:
http://www.associacaoafumerg.blogspot.com

Muito Obrigado

GOTHE disse...

Amigo,

Nas DICAS do Gothe Gol já atualizamos o endereço. Amanhã na edição de domingo faremos uma chamada.

Mas fica aqui uma dica construtiva. Está de difícil de leitura em função do fundo. Na nossa opinião, será preciso modificar.

Um abraço,
Gothe.

Robson Betemps Bauer disse...

Grande amigo e parceiro. Para alguns apenas "MOSNTRO" pelo seu jogo agressivo.
Cara, estas tuas palavras mostram bem quem vc é. Pessoa amiga, solidária, parceira, comprometida e querida. Por si só, vc tem todos atributos da nossa associação pois vc se enquadrou como uma luva na nossa EQUIPE DE AMIGOS. É muito bom ter vc do lado meu amigo. Que bom que vc está conosco e se tem alguém que precisa agradecer somos nós pelo privilégio de estar ao seu lado.
Joga muito, e para quem não estava neste estadual por equipes de liso, me atrevo a dizer que fomos campeões muito em função de sua ajuda, pois vc foi espetacular neste campeonato.
Outra coisa meu amigo, vc fala desta final que o venci, mas não comentou que até então tínhamos jogado duas vezes onde me ganhou nas duas oportunidades. Tu joga muito cara.
Vc sabe que voltei a jogar futebol de mesa para a prática do liso, mas nunca deixaria de estar ao seu lado e do Marquinho no estadual por equipes de cavado. Não é esforço algum, só espero corresponder a altura. Vamos lá !!!
Parabéns pela tua história e que bom que o Gothe premia pessoas vitoriosas dentro e fora da mesa.

Abraço meu amigo, vc merece !

Daniel disse...

Baita cara, grande pessoa, um imenso caracter, um coração enorme, joga muito, e é um campeão nato, teus titulos, teus amigos.
Veio seja muito feliz e que a vida te de sempre muita saude,que deus te cuide sempre.
Um grande abraço

Dani Junqueira

Nilmar disse...

Grande Vinicius,
Fico lisonjeado pelas belas lembranças da época do COP,e mais feliz ao vê-lo com este merecido reconhecimento pelo belo caracter e amigo que és. Para mim é um privilégio contar com tua admiração e amizade, e saiba que é reciproca.
Grande abraço do Amigo
NILMAR

Mav Informática LTDA disse...

Muito legal a história! E Fico mais feliz ainda em ter acompanhado de perto tudo isso! Me criei com o monstro lá no COP e hoje em dia tenho orgulho e falar que é meu amigo pessoal! Além de ter sido o responsável pelo convite de jogar no HPC.
Um forte abraço a todos amigos do HPC especialmente para o meu amigo Vinicius!

AFM Caxias do Sul disse...

Grande Amigo Vinicius!

Parabéns pela simplicidade e humildade, pois além de grande Botonista, você é uma excelente pessoa.
Abraço!
Maciel

Umberto Nunes disse...

Vinícius, posso dizer hoje que és um dos maiores jogadores de futebol de mesa da atualidade, nem consigo mais sequer empatar contigo nos treinos. Que saudade de quando não eras o Celso Roth, somente era meu freguês...mas amadureceste, estás jogando muito, levaste nossa comompetição de liso com a melhor campanha (5 vitórias e 1 empate)e acima de tudo estás ao nosso lado. Eu é que agradeço teres aceito meu convite, meu amigo.