domingo, 22 de maio de 2011

LANCE DE DOMINGO




















Cedo da manhã se não estiver enganado, o nosso amigo e colaborador do Gothe Gol, na ante sala do bloco cirúrgico do Hospital Mãe de Deus, ligou para a Redação.

Tinha a idéia de um novo torneio, não poderia esperar a cirurgia para contar. Bronca da esposa (justificada !), ainda encontra tempo para mais uma informação.

Na pressa, o quinteto da AFUMEPA para o Estadual de Equipes se transformou num quarteto, publicamos na própria sexta.

Faltou Felipe, o 1º do ranking da entidade, junto é claro com Elisandro, Emerson, Rodrigo e Marcus Junqueira. Mas está ele aí agora, na foto acima, certamente um jogador muito forte que dá a AFUMEPA o direito de pensar em um bom campeonato.

* foto by arquivos do Gothe Gol

BAYERN CHEGA A LIDERANÇA E MANTÉM O SONHO




















Reta final de Troféu Expedicionário de cavados do Geraldo Santana (embora alguns ainda tenham 6 ! jogos para fazer), e as estratégias começam a sair dos armários. Vale evitar os clássicos, tentar acumular pontos contra adversários que no papel parecem que não ofereção tanta resistência, eventuais ausências, enfim, nenhuma novidade.

Na Cidade Desportiva da Munique local, essas práticas seguem descartadas, e a ordem é jogar. Tanto assim que o Bayern do Editor (foto acima), esteve na mesa na tarde do sábado para um derby diante do agora United de Leon Amaral (que vendeu sua Argentina).

Com o resultado de 1 a 0 em partida onde errou pelo menos 7 ou 8 oportunidades de frente para a meta adversária, o Bayern com o gol de Auguenthaler ainda no 1º tempo, alcançou pela primeira vez no campeonato a ponta da tabela, com o mesmo número de pontos (27), mas 2 jogos menos, do que o Grêmio de Cristian Costa.

Se algo mudou, foi que o United de Leon com outra derrota na sequência, também por 1 gol para o West Ham de Saul, agora está de fora da briga pelo caneco. Mas ainda são 9 os botonistas (achei antes que eram 9, mas até então na verdade eram 10 em 17 partcipantes), que podem sonhar com a faixa de Campeão, ou pelo menos com um lugar na zona de premiação. Cristian Costa, Cristiano, Juliano, J.Lucas, Paulo Fernando, Régis, Saul, Moreira e Gothe.

Nunca, nem em 8 anos de Grêmio, houve uma competição tão equilibrada, onde tantos técnicos chegassem a parte final em condições de brigar pelo título, ou na pior das hipóteses, brigar por um lugar na zona de premiação. Se não houverem novas estratégias, a segunda-feira promete jogos que poderão ser decisivos.

* foto by Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Primeiros números da ENQUETE em nossa barra lateral, revelam a realidade do duelo Riograndina vs. Academia de Pelotas para o Estadual de Equipes de cavados. Muito equilíbrio.

* Leandro garantido até 2015, renovação com o ala Gabriel por 3 anos, ele que foi importante no reerguimento do time no brasileiro de 2010, contratação do argentino Miralles, a volta de alguns lesionados, outros jogadores sendo negociados, Maylson indo para o Sport. Aos poucos e com serenidade, os acertos vão acontecendo no Grêmio.

* Schweinsteiger fica fora dos jogos da seleção alemã pela Eurocopa, devido a lesão. Estará ausente também do amistoso diante do Uruguay no domingo 29 de maio.

* AFUMERG com novo blog na praça. Acesse www.associacaoafumerg.blogspot.com para conferir. Esta nas DICAS em nossa barra lateral.

* Fla, Vasco a Galo arrancaram com vitória no brasileirão. Nenhum chegará entre os 4 melhores. Anotem.

* O dublê se superou e conseguiu empatar com os reservas do Santos, um time totalmente focado na Libertadores. Mas na sequência vem os poderosos Ceará e América MG.

EQUIPES, UM ESTADUAL DOS GAÚCHOS




















Como diz um conhecido, brincar de escorregador é bem mais divertido do que arrastar peso, mas o X do 1º semestre do Futmesa Gaúcho é o Estadual de Equipes dos cavados, sem dúvida.

E quem pensa que o Estadual se resumirá a rivalidade expressa pela ENQUETE do Gothe Gol, entre Riograndina e Academia, se engana.

A Academia conquistou o Sênior cavado, a Riograndina fez a festa no Estadual Especial liso, a Academia reafirma estar sempre no topo, o que é verdade, pois é inclusive a atual Campeã, a Riograndina anuncia seus craques para o torneio listando a quantidade de seus títulos, rivalidade mais do que comprovada, mas como cabe aos novos tempos do esporte, com altíssimo nível, elegância.

Mas quando você olha para Cristian Baptista, Renan, Cícero e Chambinho na AFM Caxias, Edson, Aldyr, Charles e Piruka na APFM, Fernando, Ochoinha, Curi, Roberto e Zé Mello no COP, Elisandro, Felipe, Rodrigo, Emerson e Marcus na AFUMEPA, uma provável Franzen com Pufal, Leão, Robin, Mano e Cajú, um Círculo Militar que tem Mallet, Diogo, Leandrinho, Nilmar e outros para escolher, é possível imaginar que já temos um Campeão ?

Riograndina e Academia tem hoje sim a maior rivalidade, mas na terra que guarda suas tradições com força, onde o hino riograndense é mais cantado do que o brasileiro, pelear e vencer o Estadual de Equipes, o individual e a Taça RS de cavados, será sempre o primeiro reconhecimento a buscar, a cada ano.

12 comentários:

Pedro C Hallal disse...

Meu amigo Gothe, permita-me discordar do editor...

Seria interessante fazer uma enquete para ver qual o título mais valorizado na atualidade. Eu apostaria fácil no estadual de lisos, mesmo tendo menos participantes do que o estadual de cavados...

Basta perguntar aos nossos melhores jogadores...

Claro que uma jogador médio tem mais chances de cavado, talvez por isso ainda existam dificuldades na transição... mas a transição é inevitável...

ASSOCIAÇÃO RIOGRANDINA FM disse...

Gothe, tens que dar o braço a torcer... Liso é Série A!!!! hehehehehe

GOTHE disse...

Camarada Pedrinho,

Discordo. A transição já está feita, não há dificuldades. O Estadual de Equipes de lisos não contou com algumas entidades pois não tem a tradição dos cavados.

Veja, não estou falando em importância, estou falando em tradição.

Quando um Gaúcho ganhar o brasileiro de liso, e creio que isso já vai acontecer este ano, na edição seguinte outro Gaúcho irá ganhar e equilibrar na modalidade as disputas locais.

Sem ser este aspecto mais a grande motivação e novidade, estará no cotidiano do nosso esporte.

Não sou contra a modalidade ou não faria a cobertura com a intensidade com que é feita, quem viu o brasileiro 2010 aqui no Gothe Gol, acompanhou um cobertura absolutamente igual para cavados e lisos, entre outros torneios.

Participei inclusive do Riachão e do Aniversário de Porto Alegre, no liso.

Mas ter você e o Degani fazendo argumentações aqui em relação ao liso, quando falo de aspectos culturais, corrobora com o exposto na edição deste domingo.

Tenho certeza que ninguém dos cavados estará aqui dando títulos a modalidade, série A, B ou C, ou defendendo sua predominância, pois o cavado neste Estado esta na história e nos princípios de cada um.

Um abraço,
Gothe.

Pedro C Hallal disse...

Alex, o Gothe acabará dando o braço a torcer e jogando somente nos "rápidos"... Só tenho dúvidas se o "rampa" será útil...

GOTHE disse...

Pedrinho,

Não tem utilidade os 25 graus no liso. Me parece, posso estar errado porque estou longe de ser um especialista, que pela velocidade que ganham os botões no liso, os graus dos atacantes deve ficar no máximo nos 12 graus.

O Degani tem o espírito de competição. Está focado num brasileiro de liso, como estava no Estadual, e enquanto tiver "rivais", não deixará de disputar os cavados.

Como ele fala com muita propriedade, o que o move é vencer na grama e não só no saibro, e neste caso, a essência não é a modalidade.

Se amanhã ou depois houver outra modalidade, ele terá o desafio pessoal de vencer nela também e ela passará a ser a série A.

Foi isso que eu quis dizer com o liso entrar no cotidiano dos nossos botonistas e o cavado estar na tradição. O liso vai entrar no cotidiano das vitórias logo.

Um abraço,
Gothe.

A.R.F.M disse...

é isso aí Gothe... Tem que jogar "saibro" e "winbledon" hehehehe.... Deixa o Pedrinho! Sabias que ele joga muito mais Liso que Cavado? Liso o predinho, como ele mesmo fala, "joga muito"!!!!

1 abraço a todos os amigos do futmesa!!!!

Pedro C Hallal disse...

Eu abro as apostas para o estadual especial 2011. Eu voto em Guga da ARFM. Fica o registro.

A.R.F.M disse...

hehehe... Pedrinho, tem que ter mais postura em nossas discussoes....

rafinha gaúcho disse...

Vi que os comentários acima foram de "gente grande" no esporte, não vo entrar no mérito desta discussão, meu comentário é sobre a matéria lançada e acho sim que academia e riograndina são as favoritas, porém td é possível qt as outras entidades...

mas meu maior lamento, ou talves esteja eu desatualizado...mas queria entender o porque a encruzilhadense não recebe mais os email das competições? se quer sei se ja começou as inscrições do estadual por equipes, poxa, criamos uma liga de oficial aqui justamente para não apenas enchermos competições...no juniors já foi assim porém sabiam que aqui em encruzilhada temos varios garotos e porisso nos procuraram pois também não fiquei sabendo de datas de inscrições...o que está acontecendo??pq não estamos sendo avisados de datas de inscrições??? tinhamos muitas vontades de também engrenar nos "rapidos" mas desta forma vamos apenas gastar dinheiro com os materiais e não vamos ser avisados...assim não vale...
desculpe minha insatisfação qt a isso, mas isso nos chateia saber que não vamos participar de uma competição que estamos treinando para participar.

Gothe, me desculpe usar seu blog para o manifesto, faço isso pois sei que aqui alguem vai fazer algo , pois sabemos da grandeza do seu blog..

Não sei se estou certo ou errado, e se mudou algo que eu não sei retire tds minhas palavras e peço desculpas...caso contrário irei fazer um protesto em nosso blog...

GOTHE disse...

Prezado Rafinha,

O espaço é para todos. Como não é apenas um recado, pois para isso teríamos o faleconosco@fgfm.com.br, e sim uma manifestação que acrescenta outros elementos, não há porque o Gothe Gol não ser veículo desta.

Vamos aguardar que a FGFM responda, e sobretudo que a Encruzilhadense esteja presente no Estadual de Equipes.

Mesmo assim não invalida a dica de envio de um email ao faleconosco@fgfm.com.br pois pode estar havendo problemas de comunicação que devem ser corrgidos rapidamente.

Um abraço,
Gothe - Editor.

Marcelo disse...

Prezado Joni Rafael,

Concordo contigo, pois eu também nunca recebi nenhum Edital por e-mail.

Já tentaste acessar o site da FGFM?

Marcelo Iost Vinhas.

rafinha gaúcho disse...

Todos nós sabemos que as entidades recebem emails com a programação, e so me manisfetei pois n recebo a duas competições E NÃO EDITAIS...

Mas como fui procurado e a situação foi resolvida assim espero, peço desculpas para o presidente Marcelo Vinhas POR NÃO TER TIRADO MINHAS DÚVIDAS DIRETAMENTE COM ELE AO INVÉS DE ME MANIFESTAR NO BLOG E TAMBÉM DE TER ME EXPRESSADO MAU QUANDO FALEI QUE SOMENTE ME PROCURARAM POIS EU TINHA GAROTOS PARA JOGAR O JUNIORS...ESTÁ AI MINHA DESCULPAS MAS QT A ISSO...

Mas lavento mais uma vez de não participar do equipes...pois a divulgação não chegou a mim como antes se fazia...

mais uma vez me desculpe senhor Marcelo Vinhas, jamais estaria tentando te "detonar" em público pois vc é a pessoa que mais ajuda encruzilhada do sul dentro do esporte....